• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo Texto: Comparações Tolkenianas

TT1

Dilbert
Nova atualização nos Textos e Ensaios, desta vez o texto Comparações Tolkenianas, que compara os trabalhos de Tolkien em matéria de tom, conteúdo e valores.

Clique Aqui para ler o texto.
 
Primeiramente eu quero dar os parabéns por ter um texto assim: que compara e comenta sobre as três principais obras de Tolkien. Isso é muito bom, era o que faltava ter aqui na Valinor; pois com este texto as discussões podem ser aprimoradas e ajudarão no entendimento de quem é quem nos livros no sentido de se foi escrito para crianças, adultos, jovens... ou para todos...

David Maduram disse:
"Contos-de-fada são histórias que acontecem em um mundo – Um mundo em que a natureza está viva de uma forma quase humana, e as leis que governam o homem e a natureza não são iguais às do mundo que ocupamos...

É nesses casos que eu adoro o impossível plausível :grinlove: Nesses casos tambem é possivel entender o lado dos animais, o que eles pensam, segundo o autor; no livro O Hobbit há aranhas, wargs (lobos selvagens), corvos, tordos, águias e outros que falam, é isso que faz o livro fugir do comum e explorar o além, o além atraves da visão de maldade ou bondade dos bichos, que de normais acabam se tornando fantásticos e/ou mágicos.

David disse:
Smaug perde a taça -- O dragão de Beowulf perde a taça.

Hoje eu peguei aquele livro O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis , do David Colbert, e na página 30 diz o seguinte: " Muitos anos depois quando Beowulf é rei, um dragão cuspidor de fogo começa a destruir seu reino. O dragão deseja vingança porque alguém roubou uma taça dourada de seu tesouro. Beowulf mata o dragão, mas é ferido e acaba morrendo no combate." Apesar da semelhança, a diferença é que Bard não morre, mas o povo de Esgaroth pensa que ele morreu em combate com Smaug, o temível, mas na verdade ele só caiu no lago e voltou. A semelhança é que ambas histórias tem esse enredo de coisas mitológicas...

David disse:
Estruturalmente, conforme destaca Randel Helms, "O Senhor dos Anéis" é "O Hobbit" de forma mais ampla, no sentido de que, nos dois trabalhos, participa-se da visão de toda a vida de um homem como sendo uma demanda. Esta demanda, no entanto, está marcada para todos os homens por dois grandes eventos: a chegada da idade adulta e a chegada da morte.

Concordo. O Hobbit é breve, o SdA é extenso, porém não enjoativo. SdA mistura mais profundamente os mesmo temas d'O Hobbit que misturas os temas um pouco profundo em relação ao SdA, porém de forma alguma inacabado ou pequeno. O Hobbit é uma história em si ''grande'' dentro do que ela explorar, nem a mais nem a menos; e SdA é ''grande'' dentro do que ele pode explorar. Portanto há esta comparação, que SdA seria uma evolução do O Hobbit.

David disse:
Piedade

"Similar ao tratamento que Frodo dis pensava a Gollum [ex: Frodo sente compaixão por Gollum] é o tratamento que Gandalf dispensa ao decadente Saruman, quando ele oferece a Saruman a liberdade para deixar Orthanc, assim como quando Barbárvore liberta Saruman depois da derrota de Sauron. A piedade de Aragorn fica ilustrada no tratamento que dá ao exército que lidera até o Portão Negro"

Eu considero isso uma coisa tão bela nas obras Tolkien ou tantas outras que existem por aí. Pois acima de tudo: ódio, morte (sem ser considerada um dom, como mostra Tolkien em seus livros), vingança, ignorância e restantes existe o Perdão. Ele é quem decide o rumo e o futuro das coisas, pelo menos em peso, pois este seria a cabeça das coisas, já o ódio e as citações que fiz seriam o corpo, que viriam com a decisão do Perdão, pois perdão é escolher sim ou não e este é um fato decisivo. Bilbo na caverna do Gollum mudou o rumo das coisas, por que decidiu deixar ele seguir em paz (pelo menos na sua paz) portanto esse fato é decisivo pois o ponto principal do desfecho do SdA lá com o Frodo e Sam é o Gollum. É como o fato de decidir de entrar ou não numa guerra, a partir desta decisão os fatos começam a se desencadear.
Não é incrível isso ?

David disse:
o mal não pode ser totalmente destruído. Pode ser temporariamente derrotado; pode ser afastado; na visão de O Senhor dos Anéis, não pode ser removido definitivamente do mundo." (...)
David disse:
O Anel é o mal; o mal é representado como um equilíbrio; todos são de um tom de cinza específico, em vez de totalmente brancos ou pretos; o perigo não é perder a batalha contra o mal, mas sim ‘ser incorporado a ele'.

O mal é totalmente inábil para criar; deve apenas perverter.


... para não interferer no livre-arbítrio. Bom, a velha discussão feita num tópico sobre o Bem e o Mal diz que um depende do outro para equilibrar. Sendo assim para ocorrer o Bem acontece o Mal, para ocorrer o mal, acontece o bem e assim vai. Não há como existir o Bem ou o Mal, pois assim não haveria o conceito diso ou daquilo, eles se equilibram e nós escolhemos para que lado ir.

[este foi meu comentário sobre o texto, pelo menos ate a página 4. A respeito do Silma: ainda não tive a oportunidade de lê-lo, então não vou me meter aonde não devo :mrgreen: ]
 
um texto realmnete bom mostra realmente o nivel de Tolken que pode utilizar varios metodos pra atingir seus objetivos tanto em demosntrar diferentes angulos quanto em atingir diferentes publicos asim como em dom casmurro onde o autor diz ao comessar o livro qual publico que ele pretende atingir



Tolkien conhece os metodos para conquistar cada um de seus leitores e ele mostra isso usando metodos muito diferentes em alguns aspequitos para atingir seus leitores.
 
Olá.

Fico feliz que vocês tenham gostado do texto. Quando o traduzi, achei interessante ver sob que óticas as obras são vistas... e estas comparações me abriram os olhos para alguns aspectos que eu não tinha reparado tão bem. 8O

Estou traduzindo mais um, do mesmo estilo e origem, só que dessa vez é uma compilação de críticas à obra tolkeniana... também é bem interessante. :D
 
Tomara que este texto novo esteja logo aqui não so eu mas todos os fãns aqui devem estar locos para devorar qualquer coisa a respeito de SDA.


PS:Que sorte a sua pois pode saber os conteudos dos textos antes de todos nos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo