dermeister
Ent cara-de-pau
Tem algum tempo que pedimos algumas sugestões aos jogadores sobre o que melhorar no comando MUDMAIL. O sistema que usamos hoje é complicado, pouco prático, dificulta a vida de quem tem muitos mudmails guardados e não pode ser integrado com nada.
Temos um plano para atualizar esse comando e o objetivo até o momento é:
Abaixo há uma primeira versão do que será o HELP do novo comando (é, tem vezes que criamos os helps antes dos pŕoprios comandos!) que dá uma ideia do funcionamento:
Muito deste comando ainda é só projeto -- há uma pequena parte já criada, mas é experimental e para fins de estudo -- mas tenho planos para ter algo usável em cerca de um mês. Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões neste tópico (ou no IDEA); dúvidas também são bem-vindas (ajudam a descobrir o que anda excessivamente complexo ou complicado).
Temos um plano para atualizar esse comando e o objetivo até o momento é:
- O novo mudmail será OOC e funcionará de qualquer lugar, sem precisar de folhas de papel ou canetas;
- Transformá-lo num equivalente ao email - Hoje ele mais se parece com um mural de leitura restrita, não há como controlar a leitura e a exclusão de uma mensagem entre o remetente e o destinatário sem que um afete o outro. Com o sistema novo uma mensagem é enviada é assim permanece. O remetente e o(s) destinatário(s) tem controle total de leitura e exclusão, sem que um afete o outro.
- Comandos de escrita, leitura e resposta tem uma versão simplificada para mensagens curtas - Quem quer escrever uma única linha de texto não precisa lidar com o editor de texto (que, sabemos, é meio complicado para quem não usa um cliente e um plugin especial. Essa é outra história que estamos tratando).
- Permitir que jogadores mantenham montes de mudmails, sem que isso complique a leitura e a manipulação das mensagens. (Há também uma reazão técnica: o sistema atual fica cada vez mais lento em função do número de mensagens existentes. Isso será evitado pelo novo).
- Permitir integração com o site - Esta será uma segunda etapa, assim que o comando for implantado no MUD. Com ela, dará para ler, escrever e responder os mudmails pelo site do MUD.
- Enviar avisos e alertas por email e mensageiros - Essa é uma terceira etapa. Permitir que jogadores indiquem um email ou endereço de mensageiros (GTalk e Jabber com certeza, MSN talvez) que receberão um aviso sempre que o jogador receber um mudmail.
Abaixo há uma primeira versão do que será o HELP do novo comando (é, tem vezes que criamos os helps antes dos pŕoprios comandos!) que dá uma ideia do funcionamento:
Código:
MAIL Atalho para 'MAIL LIST ALL'
MAIL LIST Atalho para 'MAIL LIST ALL'
MAIL LIST ALL Lista todas as mensagens enviadas e recebidas
MAIL LIST UNREAD Lista as mensagens não lidas
MAIL LIST READ Lista as mensagens lidas
MAIL LIST RECEIVED Lista as mensagens recebidas (lidas ou não)
MAIL LIST SENT Lista as mensagens enviadas
MAIL LIST DELETED Lista as mensagens excluídas (lixeira)
Lista os seus mudmails.
Por padrão, as últimas 15 mensagens são listadas em todos os casos, mas
todos os comandos de listagem de mudmail aceitam um ou dois argumentos
opcionais que permitem indicar o número de mensagens a listar e uma
mensagem inicial. A sintaxe é:
MAIL LIST <número de mensagens>
Lista as últimas 'n' mensagens indicadas, por exemplo, "MAIL LIST 30"
listará as 30 últimas mensagens e "MAIL LIST SENT 20" listará as últimas
20 mensagens enviadas.
MAIL LIST <primeira mensagem> <número de mensagens>
Lista as últimas 'n' mensagens indicadas no segundo argumento, começando
a partir da mensagem listada no primeiro argumento. Por exemplo, "MAIL
LIST 10 30" listará até 30 mensagens começando a partir da décima e "MAIL
LIST UNREAD 10 5" lista até cinco mensagens não lidas, começando pela
décima. Isso permite lidar com grandes quantidades de mensagens sem
grandes problemas -- você não precisa excluir mensagens antigas só para
evitar que elas lotem as listagens.
MAIL READ <número da mensagem>
MAIL SHOW <número da mensagem>
Exibe o mudmail indicado. Estes dois comandos são sinônimos e farão
exatamente a mesma coisa. Mensagens são marcadas como lidas após serem
exibidas com esse comando e param de contar para o aviso "Você possui XX
mensagens não lidas" que aparece no momento da conexão ao MUD. É
possível remarcá-las como não-lidas com o comando "MAIL UNREAD".
MAIL UNREAD <número da mensagem>
Marca a mensagem com o número indicado como não lida. O MUD avisa sobre
a quantidade de mensagens não lidas logo após a conexão, o que torna
este comado útil para lembrar de mensagens lidas mas que ainda precisam
ser respondidas ou de outras providências.
MAIL WRITE
Abre o editor de texto e permite digitar o texto do mudmail.
MAIL REPLY <número da mensagem>
Abre o editor de texto para escrever uma resposta para a mensagem
indicada. Ela será enviada para o remetente da mensagem indicada.
MAIL REPLYALL <número da mensagem>
Abre o editor de texto para escrever uma resposta para a mensagem
indicada. Ela será enviada para o remetente e os destinatários da
mensagem original.
MAIL TO <destinatários>
MAIL TO Maiar
Indica os destinatários do mudmail. Não é necessário indicar este campo
se a mensagem for escrita como resposta (com REPLY ou REPLYALL) já que,
nestes casos, o MUD copia automaticamente a lista de destinatários.
MAIL SUBJECT <assunto>
Define o assunto da mensagem em edição no momento. Este comando é
opcional e, se um assunto não for indicado, o MUD usa as primeiras
palavras do texto como assunto ou, se o mudmail for uma resposta, usa um
assunto derivado da da mensagem original (ex. "Re: xxx").
MAIL POST
MAIL POST <destinatários>
MAIL POST Maiar
Envia o mudmail. Um ou mais destinatários, separados por vírgulas, devem
ser indicados a menos que a mensagem tenha sido escrita com "MAIL REPLY"
(o MUD assume automaticamente o nome do remetente da mensagem original),
"MAIL REPLYALL" (quando assume automaticamente o remetente e todos os
destinatários da mensagem original) ou se os destinatários forem
indicados com o comando "MAIL TO".
MAIL QP <destinatários> <texto da mensagem curta>
Manda uma mensagem curta para os destinatários indicados. A mensagem é
limitada a 150 caracteres e será enviada em uma única linha no texto do
mudmail. Os primeiros 50 caracteres também serão colocados no campo do
assunto. Não há nenhuma outra diferença entre um mudmail comum e um
criado com este comando, a vantagem é poder mandar rapidamente uma
mensagem, sem precisar do editor de texto.
Cuidado! Ao enviar para mais de um destinatário, use vírgulas para
separar um nome do outro sem nenhum espaço adicional *ou* coloque-os
entre 'aspas simples'. Por exemplo, os comandos
MAIL QP astolfo,felisbino Tive que sair e não pude esperar vocês.
MAIL QP 'astolfo, felisbino' Tive que sair e não pude esperar vocês.
tem exatamente o mesmo efeito: mandam um mudmail com apenas o texto
"Tive que sair e não pude esperar vocês" para os jogadores Astolfo e
Felisbino. Porém, o contra-exemplo abaixo está ERRADO:
MAIL QP astolfo, felisbino Este é um exemplo errado.
e acabará mandando a mensagem "felisbino Este é um exemplo errado."
para o jogador Astolfo. Alguma atenção é necessária para evitar isto.
MAIL QR <número da mensagem> <texto da resposta curta>
Manda uma resposta rápida para o remetente da mensagem com o número
indicado. As mesmas limitações de comprimento do "MAIL QP" se aplicam
a este comando, mas o campo "Assunto" receberá um valor derivado do
assunto da mensagem original. Por exemplo, assumindo a existência de
uma mensagem número 42 enviada por Astolfo, o comando
MAIL QR 42 Confirmado! Aparecerei lá.
enviará uma resposta com o texto "Confirmado! Aparecerei lá." para
Astolfo.
MAIL QRA <número da mensagem> <texto da resposta curta>
Este comando é semelhante ao "MAIL QR", porém manda uma resposta curta
a todos os jogadores indicados nos campos de remetente e destinatário
da mensagem original.
MAIL DELETE <número da mensagem>
Exclui a mensagem indicada e move-a para a lixeira. As mensagens não
realmente excluídas até um "MAIL PURGE" e podem ser restauradas com
"MAIL UNDELETE".
Mudmails excluídos não aparecem mais no "MAIL LIST", mas podem ser
exibidos com o "MAIL LIST DELETED".
Atenção! Ao contrário do antigo sistema de mudmail IC, excluir uma
mensagem enviada não remove-a da caixa de entrada do destinatário.
MAIL UNDELETE <número da mensagem>
Restaura uma mensagem excluída e move-a para o local original. Este
comando pode ser a sua salvação :)
MAIL PURGE
Exclui *definitivamente* *todas* as mensagens da lixeira (excluídas com
o comando "MAIL DELETE". Não será mais possível restaurá-las. Use isto
com cuidado. É recomendado verificar todos os mudmails existentes na
lixeira antes de digitar este comando.
Muito deste comando ainda é só projeto -- há uma pequena parte já criada, mas é experimental e para fins de estudo -- mas tenho planos para ter algo usável em cerca de um mês. Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões neste tópico (ou no IDEA); dúvidas também são bem-vindas (ajudam a descobrir o que anda excessivamente complexo ou complicado).