• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Papa Francisco

Lin:

O Senhor disse a Moisés e a Arão, no Egito:
"Este deverá ser o primeiro mês do ano para vocês.
Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito, para a sua família, um para cada casa.
Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi-lo com seu vizinho mais próximo, conforme o número de pessoas e conforme o que cada um puder comer.
O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.
Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.
Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.
Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento.
Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.
Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.
Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor.
Êxodo 12:1-11

Depois desse dia, o povo judaico celebra a Páscoa até hoje nesse mesmo ritual, lembrando que Deus os poupou do anjo da morte.
 
Não Rauthar, as duas não são celebradas juntas. Isso aconteceu ano passado por coincidencia, pois o calendário judeu é diferente do católico, o que fica impossivel colocar datas "juntas" entre o feriado de uma com a outra.

- - - Updated - - -

Pois é. Serei "herege" mais uma vez (:lol:) mas direi que as festividades católicas são uma miscelânea de festividades de várias culturas. :mrgreen:

Não mais, pois todas essas culturas se tornaram cristãs. Todo o antigo paganismo europeu se converteu em Igreja Católica, portanto as celebraços que há dois mil anos atrás eram pagãs hoje são celebrações cristãs e estão profundamente ligadas a Igreja. E sinceramente, se Jesus nasceu ou não no dia 25 de dezembro é tão irrelevante que nem merece ser usado como argumento...
 
Não Rauthar, as duas não são celebradas juntas. Isso aconteceu ano passado por coincidencia, pois o calendário judeu é diferente do católico, o que fica impossivel colocar datas "juntas" entre o feriado de uma com a outra.

Disso eu sei. Até pq aqui no Brasil a Páscoa acontece x dias depois do Carnaval. Em países que não tem Carnaval, acontece em dias diferentes.
 
Para uma pessoa como o Calion sim... pois isso é pra mostrar pra ele que a Igreja que ele diz seguir é tão "herege" quanto qualquer um que o está respondendo no tópico! :mrgreen:

Não, não é. A Igreja não é herege, muito menos por ter escolhido datas de algumas festividades não-cristãs. Aliás, isso pode ser atéo inverso, a Igreja escolheu essas datas exatamente para tentar sufocar as celebrações pagãs e substituir pelas celebrações cristãs.

- - - Updated - - -

Disso eu sei. Até pq aqui no Brasil a Páscoa acontece x dias depois do Carnaval. Em países que não tem Carnaval, acontece em dias diferentes.

Acho que não. A Páscoa é celebrada 40 dias depois do Carnaval e o Carnaval existe em toda sociedade cristã, a diferença eu acho é que tem sociedades que não comemoram, que não tem feriados e etc, enquanto a nossa tem.
Portanto, a Pascoa cristã ocorre sempre 40 dias depois do Carnaval, que tem sua data definida todo o ano pela Igreja e etc. A Pacoa Judaica é celebrada no dia 15 do Nissam, todos os anos, porém, como o calendário judaico é diferente, assim ocmo a Pascoa cristã nunca tem data fixa, faz com que as duas celebrações raramente ocorram juntas.
 
Não, não é. A Igreja não é herege, muito menos por ter escolhido datas de algumas festividades não-cristãs. Aliás, isso pode ser atéo inverso, a Igreja escolheu essas datas exatamente para tentar sufocar as celebrações pagãs e substituir pelas celebrações cristãs.

Acho que ela só quis enfatizar o fato do Calion achar heresia dizer que Jesus não nasceu dia 25, o que é fato.

E, man, na boa, adivinha quem aqui no fórum está incorporando certinho o Doutor Zaius, do primeiro filme do Planeta dos Macacos?

Dr.Zaius.jpg
ISSO É HERESIA!


I LOVE YOU DOCTOR ZAIUS!
 
Última edição por um moderador:
Disso eu sei. Até pq aqui no Brasil a Páscoa acontece x dias depois do Carnaval. Em países que não tem Carnaval, acontece em dias diferentes.
Colocando em termos simples: a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera (no Hemisfério Norte). O Carnaval é definido com base na Páscoa, e não o contrário (a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, tem sempre 40 dias, começando na Quarta-feira de Cinzas. O Carnaval é na terça-feira anterior).

Isso em todo o mundo católico, indiferentemente se o país tem Carnaval ou não.

E, a propósito, pelo uso que o Calion anda fazendo delas, ele não tem a menor noção do que as palavras "hereges", "apóstatas" ou "cismáticos" realmente significam.
 
Acho que ela só quis enfatizar o fato do Calion achar heresia dizer que Jesus não nasceu dia 25, o que é fato.

Pois é...

Se a gente, ao dizer que espiritismo pode ser cristão, é herege... imagine a Igreja, que tomou feriados pagãos pra transformar em datas cristãs depois!! :mrgreen:
 
Porra, esse tópico que era para ser legal, se envolvesse uma discussão sadia sobre religião, virou meio que uma disputa pessoal entre a Lindoriel e o Calion, que parecem não ter a mínima noção sobre o que estão falando.
 
Última edição:
Pessoal, desculpem esse meu post flood mas vou abrir um precedente aqui pra falar do Papa Francisco I nesse tópico sobre hereges e o Calion e ... oh, wait... :eh:

Enfim:

Jesuíta sequestrado por ditadura argentina está "em paz" com papa

Berlim, 15 mar (EFE)

- O jesuíta Franz Jalics, um dos padres sequestrados pela ditadura argentina quando Jorge Mario Bergoglio era arcebispo da província de Buenos Aires, vive na Alemanha e está "em paz" com o papa Francisco, segundo fontes da ordem.

O sacerdote, que mora desde 1978 na Alemanha e atualmente na pequena cidade bávara de Wilhelmsthal, com Kronach, viajou há alguns anos a Buenos Aires, a convite do arcebispado da capital argentina, e "abordou a questão", afirmaram fontes dessa ordem em Munique à edição digital do jornal "Der Spiegel".

"Está em paz com Bergoglio", acrescenta o porta-voz jesuíta, Thomas Busch, sem especificar o conteúdo da conversa.

Jalics foi sequestrado em 1976, junto com o também jesuíta Orlando Yorio, quando ambos atuavam em uma favela portenha na época da ditadura argentina (1976-1983).

A polêmica da suposta colaboração do papa Francisco com a junta militar, concretamente nesse caso, foi abordada alguns anos atrás pelo jornalista argentino Horacio Verbistky e agora ressurgiu após a eleição do pontífice.

O próprio Bergoglio contestou as acusações em 2010, no livro "El Jesuita" e refutou a colaboração.

O ativista de direitos humanos e Prêmio Nobel da Paz argentino Adolfo Pérez Esquivel, rejeitou esses dias taxativamente tais acusações na rede britânica "BBC", onde disse que "houve bispos que foram cúmplices da ditadura argentina, mas Bergoglio não".

O novo papa "é questionado porque dizem que não fez o necessário para tirar da prisão dois sacerdotes. Sei pessoalmente que muitos bispos pediam à junta militar a libertação de prisioneiros e sacerdotes e não se lhes concedia", lembrou Pérez Esquivel.

Os dois jesuítas foram libertados após cinco meses de torturas. Yorio morreu em 2000 no Uruguai e Jalics se refugiou na meditação e a reza para aguentar a experiência sofrida.

O sacerdote, de origem húngara, foi viver à Alemanha em 1978 e aí escreveu um livro sobre sua retirada espiritual, situação na qual segue.

O próprio Jalics retirou fazer declarações sobre esse capítulo e o único pronunciamento foi através do porta-voz da ordem jesuíta de seu distrito a "Der Spiegel", assim como a veículos de imprensa bávaros.

O sacerdote tem atualmente 85 anos e continua se dedicando aos exercícios espirituais contemplativos, conta a rádio pública bávara "Bayerische Rundfunk" (BR).

Jalics está agora de viagem na Hungria, para onde partiu "recentemente", aparentemente para uma estadia de vários meses largamente planejada, indicaram as fontes jesuítas à emissora pública bávara.

O porta-voz da ordem deixou claro, ainda, que Jalics não se "escondeu" para evitar o frenesi da mídia, que sua viagem não tem nada a ver com a eleição do papa e que se espera retorne à Alemanha em 10 de maio.

De acordo com esse porta-voz, Jalics não tem intenção de fazer declaração alguma sobre Bergoglio.

EFE

Fonte: Rádio JP/UOL On Line

É sabido que o Vaticano está trabalhando para defender o Papa Francisco das acusações de suposto envolvimento com a ditadura militar argentina nos anos 70/80.
Acho que, tivesse o cardeal argentino sido escolhido há sete anos (eleição do papa Bento XVI) isso não ocorreria, mas hoje, com a rapidez das notícias correndo via mídias sociais na internet (especialmente via tuíter e facebook) eles vão ter bastante trabalho. =/

De qualquer forma, como já diz a notícia aí em cima, até o ganhador prêmio Nobel da Paz, Perez Esquivel, veio em defesa do Papa Francisco.

Edição do dia 14/03/2013

15/03/2013 00h57 - Atualizado em 15/03/2013 00h57
Nobel argentino nega envolvimento de Papa Francisco com ditadura

O prêmio Nobel da paz argentino, Adolfo Pérez Esquivel, disse que o Papa Francisco não mantinha vínculos com a ditadura militar que governou o país nos anos 1970 e 1980.

Perez Esquivel, uma das vítimas do regime militar, defendeu o Papa de acusações de envolvimento no caso do sequestro de dois religiosos por órgãos de segurança argentinos.

As suspeitas foram veiculadas em um livro do jornalista Horácio Verbitsky, que tem a reputação na Argentina de manter grande proximidade com o governo de Cristina Kirchner.

Em uma biografia autorizada publicada em 2010, Bergoglio defendeu-se das acusações, dizendo que intercedeu junto aos militares pelos dois detidos, entre outros perseguidos por um regime que matou cerca de 25 mil pessoas.

Órgãos da imprensa argentina críticos à presidente, como o jornal Clarín, ressaltaram nesta quinta-feira (14) a difícil relação entre Cristina Kirchner e o cardeal Bergoglio, que costumava se reunir com políticos de oposição e sindicalistas.

Fonte: Jornal da Globo

Política. Política. Política. :tsc:
 
Gente, sonhos proféticos não são de hoje e 99,99% não se concretiza, o que não invalida os 0,01% que se tornam realidade.

Se alguém dissesse: "1% das pessoas que pulam de pontes sobrevivem, então sobreviver ao pular de pontes é provável." você pularia? Em termos percentuais e estatísticos invalida sim, no máximo esses acertos seriam aberrações estatísticas (não sei se o termo é esse mesmo). A chance de alguém acertar as 6 dezenas da mega sena é de 1 em 50 milhões, a chance maior é de ninguém acertar, mas alguém acerta, apenas estatística.


Genial!

Parece que estais tornando o Acaso em uma divindade. Para começar, é um absurdo alegar que todas as condições necessárias para a água líquida, por conseguinte, à vida, e, ainda por cima à vida inteligente pudessem existir no mesmo lugar do Universo, e ao mesmo tempo, por acaso. Agora estais dizendo que, além de todos esses "acasos", ainda haveria o acaso, de, alguém, dizendo um nome ao acaso, num momento qualquer, por um motivo qualquer, acertasse "por acaso" o nome de um Papa que sucederia um Papa que sequer havia renunciado ainda, no momento do sonho.
Sinceramente, isso faz algum sentido?

Sim, as condições para haver vida estão por todo o Universo, mas 1º o Universo tem 13 bilhões de anos pra ocorrer vida, não estamos aqui há tanto tempo para escaneá-lo durante todo o tempo
e 2º não estivemos em todo ele pra sabermos e há ou não há vida, a Equação de Drake sugere que possa haver várias civilizações tão "inteligentes quanto nós" mas em enhum momento ela sugere que entramos ou entraremos em contato, a estrela mais próxima de nós (Alfa Centauri) fica a 4,5 anos-luz de nós, um sinal de rádio demora 4,5 anos pra sair de lá e chegar aqui, mas uma nave demora milhares de anos, se eles existem eles não sabem que nós existimos.

Ontem mesmo conversei com um físico, que disse ter descartado a existência de Deus, com a alegação de não o termos encontrado ainda.
Ora, e se Ele estiver numa frequência que não pode ser sintonizada com o matéria? E se além disso, a frequência dele possa sintonizar a nossa, com uma porta que só possa ser aberta "do lado de lá"?

A física não funciona assim, frequência indica vibração, e fótons interagem com a matéria, se falarmos de alguma partícula (neutrinos por exemplo) tão pequena que praticamente não interaja (mas em algum momento interage) com a matéria, esse é um caminho de mão dupla, se um não "percebe" o outro, o outro também não "percebe" o um. Deus criou a física, ele sabe como ela funciona. É como aquelas fotos e vídeos de fantasmas? Onde eles só aparecem em filme, mas nunca ao vivo?

Os sonhos com os mortos, em geral, são só sonhos mesmo. Mas Satanás as vezes pode assumir a forma de um ente querido que se foi, para enganar e iludir. (Sem querer ofender aos ateus).

Que é isso? Não é uma ofensa de jeito nenhum, nos rituais que faço às sextas pela meia-noite ele é sempre convidado.

Não adianta tentar comprovar cientificamente. Como já disse, a porta só se abre "do lado de lá".

Só por que você quer que seja assim? Que conveniente. Nas palavras de Bertrand Russell:

Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados – em vez dos dogmáticos terem de prová-los. Essa ideia, obviamente, é um erro. De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um pote de chá de porcelana girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o pote de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos. Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice. Entretanto, se a existência de tal pote de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade e levaria o cético às atenções de um psiquiatra, numa época esclarecida, ou às atenções de um inquisidor, numa época passada.
 
hahaha ai ai Haran, sua posição e suas indiretas fazem a minha felicidade nesse fórum, de verdade :lol:

Enfim, um comentário sem profundidade que não merece maiores reflexões. Ainda preocupado em "desmascarar" a esquerda tenebrosa latino-americana, enfim, não muito mais do que qualquer artigo da Veja possa nos oferecer. E eu realmente não tenho muito saco para dialogar com isso, então...

Nada pessoal cara, apesar do "estudantes" ter sido de um mau caratismo impar, por vc não conhecer absolutamente ninguém que está no movimento da PUC (sim, eu tenho certeza que vc não conhece ninguém). Além disso, mostra falta de conhecimento seu (ó, que novivade) sobre o que rola na PUC. A resistencia ao ato do D. Odilo e da Anna Cintra não vem só dos estudantes, mas dos professores e funcionários também. Então cara, antes de se arriscar a criar esteriótipos negativos sobre o que acontece na PUC ou em outra qualquer universidade brasileira, procure ao menos saber do que está falando.

Não tem indireta nenhuma aí, tudo o que quis dizer o fiz diretamente. Eu sei que você e alguns outros usuários se envolvem ou pelo menos simpatizam com o movimento na PUC, e por isso não gostarão do post ou pelo menos do trecho específico, mas estava longe de querer fazer referência indireta a alguém ou algo, apenas postei sabendo que alguns não vão gostar - como praticamente todo post minimamente controverso faz.

Meu comentário sobre a esquerda na América Latina não quis ser profundo e tampouco abrir diálogo com esquerdistas, assim como quem diz "esse papa foi especialmente abençoado por Deus" não está interessando em discutir a existência de Deus no momento, foi só um fato básico que no post pressupus como verdade para dar minha impressão pessoal e descompromissada sobre o papa. E aliás, também não tenho saco para dialogar com pessoas que retém certos chavões linguísticos e conceituais. Mas de minha parte não vejo motivo para anunciar esse fato, simplesmente não inicio o diálogo, e torço para que elas façam o mesmo.

O fato de conhecer pessoalmente ou não alguém do movimento é irrelevante. Uma porque é um acontecimento público, as partes deram publicamente suas opiniões e fizeram atos públicos. E outra é que esses movimentos estudantis são muitíssimos parecidos em muitos aspectos, desde linhas ideológicas que influenciam esses movimentos até as reivindicações (nesse caso, diretas pra reitor, oposição à lista tríplice, e coisas do gênero) e nos métodos para fazerem-se ouvir, de forma que a generalização (se bem entendida como generalização) é saudável e inevitável, eu não preciso conhecer todo grupo umbandista para ter minha opinião sobre o grupo, se minha opinião repousa fortemente em seu caráter umbandista e não em outras características mais específicas e locais.

Pouco me dizem essas frases e termos que focam-se no julgamento do conhecimento e do caráter da pessoa. Apenas mostre os erros e discordâncias, ou se julga que o post está abaixo da possibilidade de análise lógica, ignore-o. Nesse último pequeno parágrafo de quatro frases você mencionou três vezes minha alegada falta de conhecimento!! Curioso que no outro tópico aconteceu algo bem análogo, o mesmo tipo duplo julgamento, você afirmou que a ligação entre Venezuela e a ditadura era fruto de burrice e mal caratismo, mencionando entre outros motivos os plebiscitos, mas foi o único no tópico a mostrar desconhecimento de fato histórico básico da Venezuela que envolvia os plebiscitos. Então eu frearia essa avidez de julgar e de querer se referir ao conhecimento alheio.

E diga a verdade, você achou sinceramente que eu não sabia que havia adesão de professores e funcionários e que eu pensava que eram em sua totalidade estudantes? Eu tenho mesmo que poluir as frases com o jargão "professores, funcionários, estudantes" sempre, ainda mais naquele post? Convenhamos, foi só uma frase que você levou ao pé da letra (ou melhor, torceu) para criar a oportunidade de mencionar (novamente) minha falta de conhecimento.
 
Elfo Calion, é impossivel Jesus ter nascido em 25 de dezembro... nessa época faz um frio do cão na Judéia, e os pastores estavam do lado de fora das casas... apascentando ovelhas... o que seria impossível nessa época do ano.

E vc não precisa ser elfo pra ser especial... aqui todos somos humanos E especiais, pq não??

- - - Updated - - -



Também... mas essa parte, principalmente, enfatiza que até o costume de troca de presentes se perpetuou com o Natal... ou seja, foi herdado da tradição romana.

1º- Cristo nasceu nessa época justamente por ser impossível nascer nela. Lembra-te, "O SENHOR proverá".
2º- Cristo nasceu nessa época justamente para combater as celebrações pagãs.
3º- Cristo nasceu nessa época justamente por ser a época em que a astrologia ("os três reis magos do oriente") era mais ativa.



Calion, na moral, para de ser ignorante. Jesus nasceu provavelmente em Março, mas quando a Igreja tomou poder na Europa, eles decidiram comemorar o Natal no dia 25 de Dezembro, pra coincidir com a festa da Saturnália. Por isso que hoje temos presentes e árvores no Natal, costumes herdados da antiga Saturnália.

Vai falar também que Jesus morreu exatamente no dia da Páscoa? Então quer dizer que Jesus morreu 30 dias depois do Carnaval numa época que não tinha Carnaval, e seu aniversário de morte muda todo ano?

Tenha dó.

- - - - - - - - - - Update - - - - - - - - - -

Calion, e se eu te dissesse que o Natal originalmente é uma festa pagã? Uma festa da antiga Saturnália, onde eles distribuíam presentes, guardavam árvores nas suas casas para conversar o espírito da Primavera, onde eles sacrificavam animais, possivelmente praticavam orgias, e era uma festa feita no Solstício de Verão exclusivamente em adoração ao deus do Sol?
Eu mesmo só comemoro o Natal pelo espírito natalino, digo, ficar junto a família e amigos, distribuir presentes, etc. Pq festa cristã, o Natal não é.

E aposto que a essa hora vc já deve estar me chamando de herege também. Mas só vá pesquisar antes de falar que isso é mentira, e não deixe que suas emoções de felicidade ligadas à sua religião falem mais alto que sua razão.

1º- O Natal foi explicado acima.

2º- A Páscoa é uma festa tradicional judaica muito antiga. Ela sacrificava cordeiros em nome de Deus.
Cristo, "o Cordeiro de Deus", foi sacrificado nesse dia, propositadamente. Deus planejou isso, de maneira que Cristo substituísse os holocaustos anteriores, para expiar os pecados daqueles "[que] lavaram e branquearam sua vestes no sangue do Cordeiro".


MODE CALION ON

HERESIA!!!!!!!!!!!!!!! Não há nada impossível para Deus!

MODE CALION OFF

:lol:

- - - Updated - - -



Ele é fundamentalista, Rauthar. Dá pra ver. Se a gente começar a discutir a hipótese documental, o Livro de J, os sinópticos, os apócrifos, as discussões entre os primeiros pais da Igreja, o envolvimento dos gnósticos, a influência dos essênios, a razão porque o judaísmo como representado por Cristo apresenta influências helênicas, etc., ele vai chamar tudo de Heresia.

Não convém comentar. A resposta está óbvia. E geraria confusão explaná-la novamente.



Pois é...

A Páscua se não me engano tbm tem origem no Pessach que é festividade judaica. Não tinha nada a ver com a morte de Jesus "itself".

Mas de qqr forma, Jesus nasceu em março?? Que legal, eu tbm!! :ahhh:

:lol:

Cristo não nasceu em Março.

É nóis os Marcianos! EUheuheueheueueuh

E Lin, a Páscoa é uma festa judaica ligada à Moisés.
Quando Deus tirou o povo hebreu do Egito, se não me engano 1 dia antes do feito, Deus mandou os judeus sacrificarem cordeiros e fazerem uma festa, e essa festa seria conhecida como Páscoa, e deveria ser celebrada para sempre pelos judeus, para eles se lembrarem do que Deus fez por este povo.

Aí na hora de sortear uma data pra celebrar a morte de Jesus, adivinha que data caiu?

Não foi sorteado. A morte do Cordeiro de Deus tinha que ser mesmo na Páscoa. Lê acima.

Pois é. Serei "herege" mais uma vez (:lol:) mas direi que as festividades católicas são uma miscelânea de festividades de várias culturas. :mrgreen:

...



Lin:



Depois desse dia, o povo judaico celebra a Páscoa até hoje nesse mesmo ritual, lembrando que Deus os poupou do anjo da morte.

Sim, eles celebram. Mas não deviam continuar oferecendo holocaustos, pois o maior dos holocaustos de Páscoa já foi imolado.

Para uma pessoa como o Calion sim... pois isso é pra mostrar pra ele que a Igreja que ele diz seguir é tão "herege" quanto qualquer um que o está respondendo no tópico! :mrgreen:

É necessário ter uma referência para o que é ou não herege, minha cara.
A Igreja é a anti-heresia, por ser o corpo do anti-Herege Cristo. O herege, naturalmente, é o oposto dela. Chamar a Igreja de herege é tão absurdo quanto dizer que as estrelas são escuras.


Não, não é. A Igreja não é herege, muito menos por ter escolhido datas de algumas festividades não-cristãs. Aliás, isso pode ser atéo inverso, a Igreja escolheu essas datas exatamente para tentar sufocar as celebrações pagãs e substituir pelas celebrações cristãs.

- - - Updated - - -



Acho que não. A Páscoa é celebrada 40 dias depois do Carnaval e o Carnaval existe em toda sociedade cristã, a diferença eu acho é que tem sociedades que não comemoram, que não tem feriados e etc, enquanto a nossa tem.
Portanto, a Pascoa cristã ocorre sempre 40 dias depois do Carnaval, que tem sua data definida todo o ano pela Igreja e etc. A Pacoa Judaica é celebrada no dia 15 do Nissam, todos os anos, porém, como o calendário judaico é diferente, assim ocmo a Pascoa cristã nunca tem data fixa, faz com que as duas celebrações raramente ocorram juntas.

Não. A palavra carnaval vem do latim carne-vale, "que se vá a carne". Era originalmente uma preparação para a Quaresma, com o começo das privações e abstinências da quarta de cinzas.
No século dezessete surgiu a mardi-gras, "terça-gorda"; uma celebração herética que é baseada na ideia de "pecar mais um pouquinho antes da quaresma", e é exatamente o contrário do carnaval medieval. Porém, na maioria dos países latinos, ainda assim, permaneceu o uso do termo carnaval, até os dias de hoje.



Acho que ela só quis enfatizar o fato do Calion achar heresia dizer que Jesus não nasceu dia 25, o que é fato.

E, man, na boa, adivinha quem aqui no fórum está incorporando certinho o Doutor Zaius, do primeiro filme do Planeta dos Macacos?

Dr.Zaius.jpg
ISSO É HERESIA!


I LOVE YOU DOCTOR ZAIUS!

Isso não é fato, ó Deus!
 
Última edição por um moderador:
Passei só pra ver se alguém ainda estava falando sobre o Papa novo. Abs!

Em tempo...

Se alguém dissesse: "1% das pessoas que pulam de pontes sobrevivem, então sobreviver ao pular de pontes é provável." você pularia? Em termos percentuais e estatísticos invalida sim, no máximo esses acertos seriam aberrações estatísticas (não sei se o termo é esse mesmo). A chance de alguém acertar as 6 dezenas da mega sena é de 1 em 50 milhões, a chance maior é de ninguém acertar, mas alguém acerta, apenas estatística.

Morfs, o número que a Pim citou foi puramente ilustrativo, deve ter vindo do IPEM (Instituto de Pesquisa Eu Mesmo). Além disso, se a probabilidade é e^-200 ou e^-500, esse não é o ponto. A questão é só que ela (corrija-me se estiver falando besteira, Pim), acredita que há no mundo forças e energias sutis e que hoje não são compreendidas pela Ciência. Quantas vezes já vimos isso na História? Conceitos que eram idiotas e que viraram lógicos e vice-versa. É só esse o ponto. O que obviamente não quer dizer que devamos acreditar em qualquer sonho profético, isso é óbvio. Por isso que postei a tal charge (que realmente é muito boa, simples e objetiva).
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Eu só peço aos colegas de Fórum que não julguem todos os católicos pelo exemplo do Calion, por favor.

Se duvidar, nem os próprios fundadores da Igreja que criaram os catecismos e os fundamentos acreditam tão-somente de forma enérgica nisso. Dá pra ver que o Calion está por fora dos estudos teológicos realizados pelos Santos na Antiguidade e na Idade Média, bem como em relação aos estudos documentais do final do século XIX e início do século XX - até o Papa Bento XVI demonstrou interesse e estudou tais novidades! Por conta disso, o único herege que vejo aqui é o próprio Calion. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo