• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo livro sobre Tolkien em Português

Enerdhil

Usuário
Para aqueles que gostariam de ler uma análise da obra de Tolkien (mais especificamente voltada ao SdA) mas que não se sentem confortáveis com textos em outras línguas, foi publicado em Portugal (ie, português de lá) uma tradução do "Tolkien : sur les rivages de la Terre du Millieu" , por Vincent Ferré. A obra foi publicada pela editora Europa-América com tradução de Suzana Serrão agora em março último (é provável que já esteja chegando a uma livraria grande). O texto é bastante profundo na análise do processo de criação do SdA, incluindo sua ligação com a mitologia élfica, versões do HoME, ensaios acadêmicos, cartas e obras de outros autores; com um número imenso de notas em cada capítulo. O sumário do livro tem:

Primeira Parte: Apresentação do SdA
I - Os Protagonistas
II - A Geografia da Terra Média e a Estrutura do Texto
III - Fantasy e Ficção
IV - As Fontes de Tolkien e a Gênese do Texto
V - O SdA na Obra de Tolkien

Segunda Parte: A Morte no SdA
VI - Demanda e Perigo: A Presença da Morte
VII - A Luda da Vida contra a Morte
VIII - A Evolução das Personagens em contato com a Morte: A Iniciação
IX - Morte e Renascimento

Conclusão : Nas margens da Terra Média

Apêndices:
- Resumo da Intriga
- Notas Biográficas
- Prefácios das edições inglesas do SdA (1a. e 2a.)
- Bibliografia Seletiva (quase 100 títulos relacionados e uma dúzia de sites internet)

Há ainda um índice remissivo muito bom. Pouco mais de 360 páginas. Para quem quiser tentar direto, www.europa-america.pt ; o preço do livro está por uns 18 Euros (porém o correio de Portugal para o Brasil custará mais que isso !).

Ah, sim, a E-A também publicou o Tolkien: Homen e Mito, de Joseph Pearce.
 
De 1 a 10, quanto você qualificaria o livro?

Confesso que tenho interesse por obras sobre Tolkien nesse sentido, mas gostria de uma opinião de quem já leu.
 
É verdade! A opinião de alguem que ja tenha lido seria importante.
Uma pequena contribuição seria dizer que eu aposto nesta edição.
As Edições Europa-AMérica possuem uma qualidade excelente de publicações e de raduções.

Todos os meus livros do Tolkien são desta editora.

Pretendo adquiri-la quando estiver disponível nas livrarias nacionais.

Me parece uma boa obra.

Abraços!!
 
Humm! Este livro deve ser bem interessante! Sorte que o meu irmão está em Portugal, quem sabe eu pesso pre ele comprar pra mim! :obiggraz:
 
Livros sobre Tolkien sempre sao bem vindos, ainda mais esses nos quais se adquire um conhecimento fantastico por se tratar de um livro escrito, provavelmente por uma pessoa que entende mto de Tolkien e ja o estudo um bocado !! :)
 
Edrahil disse:
De 1 a 10, quanto você qualificaria o livro?

Confesso que tenho interesse por obras sobre Tolkien nesse sentido, mas gostria de uma opinião de quem já leu.

Essa apreciação é muito subjetiva, depende do interesse que as pessoas tem na obra. Comparando com os do T.A. Shippley (The Road to Middle Earth, Tolkien - Author of the Century) eu daria uns 7,5 ... Dos que foram publicado no Brasil, o únicos que eu julguei merecedores dos R$ foram o do Kyrmse (Explicando Tolkien), que teria uns 5 comparados ao Shippley, e o do L. Carter, que eu daria um 5,5...
 
Pena que não sai no Brasil q mesmo com tradução pior, aumento o número de tolkien-leitores... :roll:
Aguém sabe um lugar q eu possa encomendar da Europa América? :o?:
 
Poxa, pena que não vai sair aqui, e comprar em Euros é pedir para chamuscar o bolso! Vou esperar (mesmo que já esteja mais que cansado disso :roll:...he he he)

**Lúthien Númenessë** disse:
tomatra que não.pq o de potugal É BEM MELHOR!
A qualidade da tradução é bem superior.....É CARO...MAS VALE A PENA :wink:
Mas eu não saberia ler muito bem, já que tem algumas expressões em Portugal que são totalmente diferentes das daqui! :disgusti:

Edrahil disse:
De 1 a 10, quanto você qualificaria o livro?

Confesso que tenho interesse por obras sobre Tolkien nesse sentido, mas gostria de uma opinião de quem já leu.
Com certeza!
mas já pelo conteúdo de estudos do livro está quase nota 10!
 
Achei super legal, vou fazer de tudo para ler esse livro. Tenho bastante curiosidade em saber mais sobre as idéias, inspirações e mentalidade de Tolkien. Já li muita coisa, mas acho que quanto mais melhor. :lol:
 
Tambem gosto desses livros escritos por estudiosos de Tolkien. É mais um modo de saber o que outras pessoas pensam sobre as obras do mestre.
Pena que esses tipos de estudos quase nunca sao publicados por aqui. :(
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo