• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novo livro: O Senhor dos Anéis - O Mundo de Tolkien

Hmmm... Discussão interessante...>BOm to com uma eprgutna..>Onde você cosneguem tanto amterial sobre a vida do TOlkien??? (Acho que num tem nad aa haver comm o tópico...mas quando li este tópico fiquei itneressado ems aber onde vocês cosneguram tanto material...>"

Celebithil
 
Sobre a vida dele, basicamente em 3 livros: The Letters of JRR Tolkien; a Biografia oficial (escrita pelo Humphrey Carpenter) e a biografia não-oficial, escrita pelo Michael White.
 
Comprei este livro já faz tempo, quando fiquei deslumbrado pela revelação do legendário tolkieniano como a "Mitologia das Mitologias" e fui atrás de referências. Só acabei pegando para ler este ano.

Estou com a opinião dividida sobre o livro. Dois aspectos:

1) Ele faz paralelos muito bons com outros mitos, especialmente com aqueles em que consegue demonstrar a influência nas histórias da Terra-média. Mas nem sempre fica claro o que é de fato fonte mitológica para Tolkien - que é a proposta do livro - e o que é mera semelhança fortuita. Por vezes, inclusive, ele faz comparações puxadas em que chega é difícil encontrar um elo comum (há muitos exemplos mas não houve um em especial que tenha me marcado para citar). O livro se perde um pouco com as analogias, quando podia focar mais nas inspirações;

2) Ele comete muitos equívocos sobre o legendário tolkieniano. O autor me passa a impressão de ser um bom conhecedor de mitos diversos, mas não um profundo conhecedor de Tolkien. E nem falo de erros passáveis, como ignorar que "Sindar" é plural ou que "Silmaril" é feminino (isso bem pode até ser falhas da tradução), mas conceituais. Um que me deu vontade até de abandonar a leitura foi, ao fazer uma comparação entre hobbits e os goblins clássicos, "ambos habitantes de buracos" etc, ele emendar (não com estas exatas palavras) "nenhum dos dois possui alma, pois esta é privativa dos humanos". Hobbits são humanos, pelo amor de Ilúvatar! Até um jogador iniciante do Adivinhe quem eu sou sabe disso!

A conclusão é que é um livro interessante, e tem o que acrescentar a um interessado nas origens do legendário tolkieniano, mas tem que fazer vista grossa para algumas forçações de barra e engrossadas em Tolkien.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo