1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Novo livro: O Senhor dos Anéis - O Mundo de Tolkien

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 18 Jan 2003.

  1. Celebithil

    Celebithil Usuário

    Hmmm... Discussão interessante...>BOm to com uma eprgutna..>Onde você cosneguem tanto amterial sobre a vida do TOlkien??? (Acho que num tem nad aa haver comm o tópico...mas quando li este tópico fiquei itneressado ems aber onde vocês cosneguram tanto material...>"

    Celebithil
     
  2. Tilion

    Tilion Administrador

    Sobre a vida dele, basicamente em 3 livros: The Letters of JRR Tolkien; a Biografia oficial (escrita pelo Humphrey Carpenter) e a biografia não-oficial, escrita pelo Michael White.
     
  3. Celebithil

    Celebithil Usuário

    hmmmmmmm... Interessante....Muito obrigado Tilion...

    Vo ver se consigo eles para um estudo!!!

    Celebithil
     
  4. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Comprei este livro já faz tempo, quando fiquei deslumbrado pela revelação do legendário tolkieniano como a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e fui atrás de referências. Só acabei pegando para ler este ano.

    Estou com a opinião dividida sobre o livro. Dois aspectos:

    1) Ele faz paralelos muito bons com outros mitos, especialmente com aqueles em que consegue demonstrar a influência nas histórias da Terra-média. Mas nem sempre fica claro o que é de fato fonte mitológica para Tolkien - que é a proposta do livro - e o que é mera semelhança fortuita. Por vezes, inclusive, ele faz comparações puxadas em que chega é difícil encontrar um elo comum (há muitos exemplos mas não houve um em especial que tenha me marcado para citar). O livro se perde um pouco com as analogias, quando podia focar mais nas inspirações;

    2) Ele comete muitos equívocos sobre o legendário tolkieniano. O autor me passa a impressão de ser um bom conhecedor de mitos diversos, mas não um profundo conhecedor de Tolkien. E nem falo de erros passáveis, como ignorar que "Sindar" é plural ou que "Silmaril" é feminino (isso bem pode até ser falhas da tradução), mas conceituais. Um que me deu vontade até de abandonar a leitura foi, ao fazer uma comparação entre hobbits e os goblins clássicos, "ambos habitantes de buracos" etc, ele emendar (não com estas exatas palavras) "nenhum dos dois possui alma, pois esta é privativa dos humanos". Hobbits são humanos, pelo amor de Ilúvatar! Até um jogador iniciante do Adivinhe quem eu sou sabe disso!

    A conclusão é que é um livro interessante, e tem o que acrescentar a um interessado nas origens do legendário tolkieniano, mas tem que fazer vista grossa para algumas forçações de barra e engrossadas em Tolkien.
     
    Última edição: 10 Jan 2020
    • Gostei! Gostei! x 2

Compartilhar