• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novela Nuclear - Angra 3

Regente

Serenity Painted Death
Angra 3

Na semana passada, o Ministro José Dirceu ignorou os pareceres contrários à construção da Usina Nuclear de Angra 3 elaborados pelos Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente. Também não considerou a opinião contrária de grande parte da comunidade científica e a rejeição de mais de 80% da população brasileira.

O governo Lula parece estar disposto a forçar goela abaixo dos brasileiros mais uma usina nuclear suja (lixo atômico produzido), cara (bilhões de dólares para geração de uma pequena quantidade de energia) e perigosa (risco no transporte de material radioativo e de acidentes como o de Chernobyl).

Por trás de Angra 3, está o sonho da retomada da “aventura nuclear brasileira” idealizada durante os anos de chumbo. Ela inclui o projeto do submarino nuclear brasileiro - que consumiu mais de um bilhão de dólares para gerar uma maquete -, o processo de enriquecimento de urânio e a proliferação de pequenos reatores nucleares no Norte e Nordeste do país.

Fonte Green Peace Brasil
==================================================================
Nessa eu tenho que concordar com o pessoal do Green Peace.
Já diz o dito popular de que errar é humano, mas persistir é pura burrice.
Se duas não deram certo por que cargas d'água uma terceira vai dar?
Esses palhaços são pagos pra terem idéias idiotas.

O que você acha que o Ministro Radioativo José Dirceu tem na cabeça
para promover tão insistentemente a construção de Angra 3?

A solução é aplicar o dinheiro que seria gasto com a construção de Angra 3 em energias renováveis, como a solar, eólica e de biomassa.
Aí sim seria uma ótima solução.
Além de serem uma forma de energia "limpa", não produzem resíduos, se bem utilizadas, produzem mais energia que uma usina nuclear.
Sem contar que em 25 anos a usina nuclear precisa ser desmontada e desativada.
 
Eu sou a favor de Angra 3.

A energia nuclear é mais barata que a eólica por exemplo, principalmente depois que o Brasil começar a utilizar Urânio enriquecido aqui dentro. Além de que é mais do que necessário que o Brasil tenha o domínio de tecnologia nuclear, porque é um fator dissuassivo.

Outro fato é que as equipagens de Angra 3 estão quase todas compradas e estocadas, gerando um custo não muito grande para sua montagem e entrada em serviço. A energia gerada não é mínima como foi dito, proporcionalmente ela é mais "potente" por assim dizer que uma usina hidrelétrica, além de que com o devido cuidado gerar menos impacto ambiental. Eu procuro não levar a sério o Greenpeace porque só vejo idéias radicais para travar o desenvolvimento do país (já viram eles tentando bloquear uma Usina Nuclear nos EUA? é muito raro)...

Uma Usina Nuclear não precisa ser desmontada e desativada a cada 25 anos. Tem que somente parála para troca do urânio no/nos reatores, da mesma forma que acontece com os navios e submarinos de propulsão nuclear.

O país não pode se deixar levar por opiniões de ambientalistas se não ta ferrado. Não sou contra proteção do meio ambiente, tem que preservar sim, mas refrear o país.
 
Nessa eu tenho que concordar com o pessoal do Green Peace.
Já diz o dito popular de que errar é humano, mas persistir é pura burrice.
Se duas não deram certo por que cargas d'água uma terceira vai dar?
Esses palhaços são pagos pra terem idéias idiotas.

O que você acha que o Ministro Radioativo José Dirceu tem na cabeça
para promover tão insistentemente a construção de Angra 3?

Conselho: Não acredite em tudo o que o Green Peace diz. :wink:

Existem "mitos" que precisam ser desmentidos e necessidades economicas e científicas que precisam ser supridas.

Podem chiar a vontade, mas idiotice é afirmar com base em afirmações de ambientalistas raivosos que o projeto nuclear brasileiro (Angra III, NE & Submarino) é "idiota".

:tedio:
 
Parece meio história do governo militar e tals, mas a energia nuclear é a energia do futuro. Quando o Brasil se desenvolver nessa area pode crescer e ganhar uma boa grana, açém de é claro estabelecer a sua soberania abosoluta talvez sobre toda America exceto a do norte.
 
Lordpas disse:
Nessa eu tenho que concordar com o pessoal do Green Peace.
Já diz o dito popular de que errar é humano, mas persistir é pura burrice.
Se duas não deram certo por que cargas d'água uma terceira vai dar?
Esses palhaços são pagos pra terem idéias idiotas.

O que você acha que o Ministro Radioativo José Dirceu tem na cabeça
para promover tão insistentemente a construção de Angra 3?

Conselho: Não acredite em tudo o que o Green Peace diz. :wink:

Existem "mitos" que precisam ser desmentidos e necessidades economicas e científicas que precisam ser supridas.

Podem chiar a vontade, mas idiotice é afirmar com base em afirmações de ambientalistas raivosos que o projeto nuclear brasileiro (Angra III, NE & Submarino) é "idiota".

:tedio:

Claro que os ambientalistas nem sempre estãp corretos Lord, que precisamos nos desenvolver tecnologicamente e gerar energia mais barata e tals. Mas ninguém pode negar também que o choque ambiental de uma usina nuclear é enorme, um exemplo são os detritos, não há lugar seguro para eles. E vejam Angra I e II, estão largadas, aqui no Brasil constroem as coisas em nome da ciencia e depois as abandonam, temos que medir bem os passos que damos.
 
Ué, duas coisas:

1) Estar por dentro da tecnologia largamente utilizada em outros paises & a questão do Submarino & o fato de não deixar tudo aquilo largado as moscas.

2) Hidrelétricas também causam devastação ambiental... aliás, muito pouco se utiliza de "energias ecologicamente corretas". Logo existe sim um "mito" muito forte em cima das Usinas Nucleares.

Anyway, a Petrobras tem projetos amplos nessa área, logo uma coisa não anula a outra... Nada impede do Brasil estar por dentro de todas as alternativas...

Ah sim, o Brasil possui uma das maiores reservas do mundo de um elemento (não é o Urânio, é outro que eu esqueci o nome :duh:) que é justamente a matéria prima das Usinas Angra I e II, enquanto exportamos ele a preço de banana, poderiamos usa-lo de forma bem mais rentável...

E quanto a Angra I e II, pelo que eu saiba elas estão funcionando, até tinha lido algo esses tempos dizendo que elas priduziam boa parte da energia do Rio de Janeiro... vou procurar a citação e posto aqui mais tarde.

Aliás, eu já postei isso em algum lugar... :think:

*mais tarde eu acho*
 
Sei lá, Rodrigo. Mesmo lendo o texto, eu tenho uma certadesconfiança do uso dessa tecnbologia no Brasil.
Veja bem, num país que não não investe na conservação nem dos próprios hospitais, não sei qual seria o futuro de uma usina nuclear, por que nós contruímos, mas depois deixamos a desmoronar. A não ser que fosse totalmente privatizada e desvinculada do governo.
 
Temos que ter consciência que o texto foi escrito pela Greenpeace, portanto representa os interesses ou opinião de um dos lados nessa novela. Talvez para chegar a uma conclusão mais precisa, uma notícia neutra ou o outro ponto de vista a respeito da usina fosse levado em conta.
Sem mais! :mrgreen:
 
Peregrino disse:
Sei lá, Rodrigo. Mesmo lendo o texto, eu tenho uma certadesconfiança do uso dessa tecnbologia no Brasil.
Veja bem, num país que não não investe na conservação nem dos próprios hospitais, não sei qual seria o futuro de uma usina nuclear, por que nós contruímos, mas depois deixamos a desmoronar. A não ser que fosse totalmente privatizada e desvinculada do governo.


Não vc está certo nesse ponto sim... É uma questão de priorizar investimentos na verdade e claro, de teoria. No campo conceitual eu defendo amplamente o desenvolvimento da tecnologia nuclear, agora na hora de pesar pros e contras dentro de um contexto financeiro, isso é outra coisa.

Mas se pensarmos, é difícil pq ficamos mais defasados em tecnologia a medida que o investimento se volta pra outra área... em resumo é uma faca de dois gumes...
 
Em relação as usinas nucleares, eu não ficaria contra exceto por um detalhe que acho fundamental... que se esclarecessem com transparência o que governo faz com os resíduos nucleares, já que os mesmos são altamente tóxicos e não podem ser descartados em qualquer lugar.

E apesar dos pesares no quesito degradação ambiental, ainda temos um potêncial hidrelétrico enorme, com um argumento forte que o custo do Kwh comprovadamente é muito mais barato que de uma nuclear.

Já a usina eólica é uma que me agrada muito pois é uma energia totalmente limpa e o Brasil é um país com um litoral enorme, com várias cidades beira-mar de grande potencial eólico. O que atrapalha muito a sua implantação ainda é o custo inicial, mas se houvesse um investimento mais sério e forte talvez pudesse reduzir consideravelmente e assim ser uma opção mais barata em relação as nucleares.
 
Lordpas disse:
Peregrino disse:
Sei lá, Rodrigo. Mesmo lendo o texto, eu tenho uma certadesconfiança do uso dessa tecnbologia no Brasil.
Veja bem, num país que não não investe na conservação nem dos próprios hospitais, não sei qual seria o futuro de uma usina nuclear, por que nós contruímos, mas depois deixamos a desmoronar. A não ser que fosse totalmente privatizada e desvinculada do governo.


Não vc está certo nesse ponto sim... É uma questão de priorizar investimentos na verdade e claro, de teoria. No campo conceitual eu defendo amplamente o desenvolvimento da tecnologia nuclear, agora na hora de pesar pros e contras dentro de um contexto financeiro, isso é outra coisa.

Mas se pensarmos, é difícil pq ficamos mais defasados em tecnologia a medida que o investimento se volta pra outra área... em resumo é uma faca de dois gumes...

Sim, mas o investimento de milhões (muitos milhões) numa usina nuclear, provavelmente desviaria o investimento em outras áreas como as básicas educação, saúde, urbanismo, mas enfim acho que o país não tem suporte para manter essa tecnologia, teoricamente nós podemos construí-la e mantê-las, mas na prática todos sabemos o país onde vivemos. Acho que antes de investir em tecnologia teríamos de investir em educação para formas os perítos em tecnologia, mas aí já envolve política na discussão o que foge completamente do assunto :roll:
 
Tinha que ser da Green Peacy essa merda. Logico que ela é subordinada aos americanos, por isso tanta lorota. Sobre o enrequecimento de Uranio, temos a tecnologia mais ponta de linha do mundo, o melhor reator de enriquecimento mundial é nosso. Os EUAs ate hoje tentam roubar essa tecnologia.


A unica coisa que impede as construções de Angra 3 são os materias que vem da Alemanha. Como la o partido verde esta no comando, isso veem dificultando.

Agora quem nunca estudou quimica vai falar abrobrinha. 100 gramas de Uranio gera a mesma energia que 20 toneladas de carvão. Então a energia liberada em forma de eletricidade é bastante alta e nao pequena como afirma o Green Peacy.

Sou a favor de la, meu pai é engenheiro de la e ele vive me falando sobre o q acontece, portanto vejo a Usina como bem mais segura do que qualquer outra fonte produtora de energia brasileira
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Já a usina eólica é uma que me agrada muito pois é uma energia totalmente limpa e o Brasil é um país com um litoral enorme, com várias cidades beira-mar de grande potencial eólico. O que atrapalha muito a sua implantação ainda é o custo inicial, mas se houvesse um investimento mais sério e forte talvez pudesse reduzir consideravelmente e assim ser uma opção mais barata em relação as nucleares.
não apenas o custo, mas o grande problema das usinas eolicas, é que causam um grande ruido devido as suas pas e poluição visual.
é bonito ver, muito, mas algo bem esporádico, então não gera muita coisa.
quando vc tem um mar de moinhos geradores, o ruido que eles geram é quase insuportavel.
 
Qualquer energia é poluente. Não existe esse negócio de energia "limpa".

Se pegamos um campo enorme e colocamos um monte de cataventos, essas joças alteram pra caramba a circulação dos ventos (e por consequencia o clima), além do problema de ruído (vira um deserto só de cataventos, sem vivalma morando ao redor).

Se queremos usar energia solar onde vamos colocar as coisas na sombra (ou seja, quem estiver embaixo fica sem sol.)

Se fazemos hidrelétricas, tem uma porrada de gases que se formam na decomposição/fermentação/etc. do que ficou por baixo, sem falar de perda de área cultivável. Outro problema é que em epocas de estiagem vem a questão de abrir ou não as comportas das turbinas. Ou seja, zoamos com o clima e ao mesmo tempo queremos a chuva para as turbinas e para o chuveiro.

O ideal seria uma combinação de todas as formas de geração de energia, para que em média não tenhamos muitas zoeiras em nosso clima.
 
Mas o problema é que os detritois nucleares no tem destino, são muito mais poluentes que cataventos, né Prímula...
 
Omykron disse:
FÚRIA Da Cidade disse:
Já a usina eólica é uma que me agrada muito pois é uma energia totalmente limpa e o Brasil é um país com um litoral enorme, com várias cidades beira-mar de grande potencial eólico. O que atrapalha muito a sua implantação ainda é o custo inicial, mas se houvesse um investimento mais sério e forte talvez pudesse reduzir consideravelmente e assim ser uma opção mais barata em relação as nucleares.
não apenas o custo, mas o grande problema das usinas eolicas, é que causam um grande ruido devido as suas pas e poluição visual.
é bonito ver, muito, mas algo bem esporádico, então não gera muita coisa.
quando vc tem um mar de moinhos geradores, o ruido que eles geram é quase insuportavel.


Usinas Eólicas não fazem ruído algum vai por mim :eek:, o único barulho é o do vento passando pelas pás...

A desvantagem das usinas eólicas é o custo de instalação muito grande e a pouca energia produzida por cada um dos geradores. Minha cidade natal tem alguns aerogeradores, mas não foram instalados mais nenhum devido a isso, pouco custo/benefício.
 
Arnostalion ¥ disse:
Usinas Eólicas não fazem ruído algum vai por mim :eek:, o único barulho é o do vento passando pelas pás...

A desvantagem das usinas eólicas é o custo de instalação muito grande e a pouca energia produzida por cada um dos geradores. Minha cidade natal tem alguns aerogeradores, mas não foram instalados mais nenhum devido a isso, pouco custo/benefício.
vc então é surdo ou algo do tipo.
eu fui num local em fortaleza que tem uma pequena usina eolica. meu deus, o barulho que as helices geram é tremendo. e olha que não é grande.
vale lembrar que usinas heolicas também só geram potencia maxima até uma certa velocidade do vento, depois disso as pás ficam com tanta turbulencia no sou bordo de fuga que gera arrasto, diminuindo a produção.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo