1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Novela Eterna Magia, analogia ao Senhor do Anéis.

Tópico em 'Influências, Seguidores e Recomendações' iniciado por yará, 2 Out 2007.

  1. yará

    yará ***Do Bem***

    Como nada se cria, mas tudo se copia, quem está assistindo a novela Eterna Magia, pode ver uma analogia ao Senhor dos Anéis. As Valentinas na trama, possuem um anel que tem poder (para o bem) e só pode ser usado por elas. Porém se usado por pessoas erradas, pode causar um grande estrago.
    Enfim, o autor se baseou em o Senhor dos Anéis e criou essa história doida.
    Gostaria de saber a opinião de vocês...
    Abraços,

    Yará.
     
  2. eowathiel

    eowathiel dançando lambada com um

    Eu só assisti a um episódio dessa novela... Não deu para entender nada... Aqui passa no fim de almoço... e a essa hora estou a trabalhar.... Mas até gostava de saber mais acerca desta história...
     
  3. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Eu não vou conseguir lembrar de exemplos agora, mas "artefatos mágicos" (incluindo anéis) não são exatamente criação de Tolkien, e não apenas no campo da literatura. Diversas culturas em épocas anteriores à Tolkien já atribuíam "poderes" à determinados objetos. A criatividade de Tolkien neste caso se dá na arapuca que o Sauron armou, mas pelo que você disse, não é bem o que aparece na novela.
     
  4. DiegoFerrite

    DiegoFerrite Usuário

    E a idéia de "anéis de poder" vem da mitologia nórdica, mais especificamente no anel de nibelungo (se não me engano).
    Porém, não duvido que o escritor dessa novela não tenha esse repertório e tenha se baseado em senhor dos anéis, por ser uma história mais "em pauta" recntemente.
     
  5. gelloneth

    gelloneth Usuário

    Eu estou assistindo e digo que quem procura pelo em ovo acha :dente:
    Caso você queira pode achar um pouco de SDA em todo lugar ai vai ficar viciada..É como por exemplo o número 23 que se acha em todos os lugares, eu por exemplo : nascimento dia 23, 23 letras no nome, ano do nasciemnto dá 23 e talz...Mas realmente é parecido porem creio que não se basearam ou sequer lembraram de tal fato.
    Porem, sim, há um visivel aparencia com a história dos dois porem um anel é para o bem e somente e o outro para o mal..mas não discutiremos isso pois havera muito mais coisas diferentes do que iguais.

    Abraços
     
  6. Nostawellë

    Nostawellë Nostaw-o-quê!?

    Bom, não é porque tem anel na história que é baseada em Senhor dos Anéis.
    Aneis são coisas usadas em muiiiitas histórias, desde literatura inglesa até seriado. Fora que em SdA os Anéis são só pro mal (inclusive os élficos, só q Galadriel, Elrond e Cirdan conseguiram controlá-los).o O Um não é usado pro bem nem na mão do dono.
    Ela pode até ter se inspirado em usar um anel como objeto mágico em Senhor dos Anéis, mas a história não é cópia não.
    é a mesma coisa que falar que o Tolkien plagiou a história do Anel de Nibelungo, daonde ele claramente se inspirou pra criar o Anel principal.
     
  7. Panddora

    Panddora Usuário

    Tbn acho q ele tirou,ñ só o anel mas outras histórias de Tolkien.Apesar que é verdade q a história do anel de poder já e´bem antiga na mitologia nórdica
     
  8. Liz Culnamo

    Liz Culnamo Usuário

    Eu sou uma negação pra reparar nessas semelhanças x.x
    Mas agora que você falou, lembra um pouquinho...
     
  9. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Também, mas não somente. Pra citar exemplos que lembro e conheço, o mito grego do anel de Gigias e até mesmo na tradição árabe, que repercute num conto de gesta medieval protagonizado por Carlos Magno.
     
  10. Ama

    Ama Usuário

    Bom é verdade q na novela tem o anel de poder q usado para o mal pode causar danos. Mas nao acho q tenha influencia dos S.D.A. fala mais de magia e da magia para o amor... é mais um romance... :think:
     
  11. lukazjau

    lukazjau Usuário

    Ah, pelo que eu ouvi falar, realmente a novela não tem nada a ver com SdA. Não há nenhuma influência de SdA sobre ela. Parece que ela foi influênciada por algum livro do escritor Paulo Coelho, praticamente todos os livros dele falam de magia!!
     
  12. Peonia Cachopardo

    Peonia Cachopardo Supercalifragilisticament e

    Eu concordo com você. Afinal o próprio Paulo Coelho gravou os primeiros capítulos da novela. Mas como eu estava na faculdade na hora da novela, não acompanhei para dizer se havia mais elementos que poderiam ser atribuídos a Tolkien.
     
  13. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Eu não assisti muito a novela, mas digo que a história aparentemente é bem parecida com a de Tolkien, eu sou contra esse tipo de coisa, tipo a novela não explicou os poderes que o Anel tinha sobre elas, só mostrava algumas coisas mas não explicava, Tolkien explicou o poder do Um.
     
  14. BarbaraPan

    BarbaraPan Usuário

    Pois é, cópias surgem mesmo, mas apesar de não ter visto muito a novela, acredito que o fato de ser o anel o objeto com poderes mágicos na novela não significa q seja cópia do Tolkien... acredito muito mais na influência dos livros do Paulo Coelho para a novela, pois ela também falava dos elementos e talz... coisa que ele faz muito nos livros dele.
    Mas q é verdade q não ficou bem explicado aquele anel na novela, isso é mesmo! rsrs
     
  15. Sandaime

    Sandaime a amada do Gandalf...

    se vc quer saber a minha opinião, eu não gostei nada dessa novela, ele (o autor) pode ter se baseado na história dos anéis, mas não combinou nada com a novela! a novela em si é muito sem graça, e eu acho que se ele se baseou nos anéis de tolkien ,não deu muito certo...
     
  16. Arwan

    Arwan Usuário

    Concordo totalmente com o gray, aquele anel não "se encaixou" nem um pouco na novela.. Não acho que o autor tenha se baseado em Tolkien, como a Pan disse deve ser coisa do Paulo Coelho mesmo, é a cara dele..
     
  17. Sindar Princess

    Sindar Princess Que deselegante...

    bom...

    na minha humilde opinião, eu acho que as cabeças pensantes da globo nem cogitariam (ou têm idéia) do que seja senhor dos anéis...

    além do mais, fiquei sabendo que a novela foi um fiasco, pq tentaram mostrar um lado mais pagão das mulheres e seus simbolismos... seria muito interessante, se estas mesmas ostras pensantes pesquisassen sobre o assunto...

    devem ter seguido o conselho do sábio "paulo coelho" e viajado na maionese.

    mas aí a gente tem que pensar tbém, pessoal, na simbologia dos objetos. sabemos que anéis e alianças simbolizam união, comprometimento, um só interligado à vários.

    independente da cultura, ele aparece com este ideal em vários locais do mundo.

    sei disso pq sou psicóloga e sigo a linha junguiana, onde o inconsciente coletivo predomina como teoria, diferentemente da sexualidade de freud.

    quem sabe um dia eu não consiga escrever um artigo pra valinor sobre isto? apesar que já devem ter!
     

Compartilhar