• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novela América alerta sobre pedofilia

• Criador do tópico Criador do tópico Regente
  • Data de Criação Data de Criação

Regente

Serenity Painted Death
No capítulo de anteontem, a novela das oito da Globo, "América", contabilizava mais uma investida em tema polêmico: na cena, Rique, um garoto de 8 anos, se encontraria com seu amigo virtual, Bill, 12, que, na verdade, é um adulto de 58 anos. Por meio dos personagens, a novelista Glória Perez quer promover o que chama de "alerta" às famílias sobre o perigo da pedofilia na internet.

"É um tipo de crime que está acontecendo muito, e os pais precisam ser alertados. Vamos tratar o assunto de forma delicada. O que queremos é fazer um alerta", informou por meio da Central Globo de Comunicação, já que passou a semana em Petrópolis, no Rio, se dedicando à novela.

Cleptomania, rodeios, sexualidade, relacionamento com grande diferença de idade, paternidade, consumo desenfreado, traição, deficiência visual, espiritualismo e o sonho de cruzar a fronteira dos EUA são os temas que compõem a novela.

"Acho interessante colocar esse tema na novela, mas depende da abordagem. Se for algo para esclarecer e alertar, vale. Quando ela criou a personagem Mel ("O Clone'), ligada às drogas, houve uma gritaria inicial, mas ela conseguiu alertar e indicar como as pessoas poderiam buscar ajuda", diz o promotor Marcos Fagundes, 38, da Terceira Promotoria da Infância e da Juventude do Rio, que fiscaliza a programação das TVs em relação ao abuso de menores. O promotor disse que entraria em contato com o departamento jurídico da emissora para se informar sobre o teor das cenas.

Na trama, Rique (Matheus Costa) vive na pensão de Consuelo (Claudia Jimenez), em Miami (EUA), com os pais, que passam por uma crise conjugal e não prestam tanta atenção no filho. No ambiente virtual, onde passa a maior parte do tempo, faz amizade com Bill, um adulto vivido pelo ator Jaime Leibovitch, mas que se passa por criança pelo bate-papo na tentativa de seduzi-lo.

Nas próximas cenas, que vão ao ar entre segunda e terça-feira, Rique aceita ir à casa do novo amigo, mas um alarme de incêndio impede que o encontro prossiga. Assim, a novela garante que não vai avançar o sinal, mas insinuar o que poderia acontecer.

Para compor os personagens, a novelista recorreu a duas fontes: o promotor Romero Lyra, que defende ações contra práticas criminosas na internet, e a pesquisadora Ilana Casoy, 45, do Núcleo de Estudos Forenses do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo Casoy, o "molestador" da novela é sedutor, um indivíduo "dos mais perigosos", que faz de tudo para conquistar a criança, se insinua e, aos poucos, fala de sexo com a vítima. Ele não tem atividades com pessoas da mesma idade e se sente desconfortável com adultos; é solteiro, tem estilo de vida infantilizado, mas não quer machucar a criança; é maior de 30 e tem necessidade de dominação.

"É preciso falar do assunto com os filhos, quebrar o tabu, especialmente porque a internet é um território sem lei", afirma.

Na semana passada, a maior média da novela foi de 50 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 52,3 mil domicílios na Grande SP). Sua média é de 45 pontos com 111 capítulos exibidos até a última quarta-feira.

A abordagem do tema se encontra com a história da própria novelista, que, antes mesmo de a novela começar, no início deste ano, foi atacada por internautas que criticaram a abordagem de rodeios. Como conseqüência --a autora chegou a receber ameaças de morte--, Glória solicitou investigação da polícia, que ainda não encontrou os responsáveis.
FOnte: Folha Online.

Ai meu Deus >..<. Alertar um caramba, a autora quer é causar polêmica pra aumentar o ibope da novela. E é claro, ela nem deve ter considerado as repercussões negativas que isso traria.

realmente....
alertar o caramba....
entaum ela deveria alertar tambem sobre malstratos em rodeios e coisa parecida....
aliás não só ela e a novela América que só são preocupados com ibope mas toda a programaçao da globo....
eu odeio essa emissora nojenta!!! :evil:

Não sei não........isso pode sim estar sendo feito p/ alcançar mais pontos no ibope, mas acredito q mtos pais vão ficar mais alertas com os seus filhos....Essa pode não ser a principal intenção, mas acho q poderá conscientizar mtas pessoas.....

Bom, de certo modo vc tá com razão regente, pra eles aumentar o IBOPE é sempre bom; mas acho que vale pelo alerta sim; muitos pais são relapsos em relação ao que os filhos vêem na internet e não os policiam. E como a gente sabe que crianças e principalmente adolescentes assitem à essa novela, fica o aviso pra elas tb.

Mas eu pergunto a vocês, E POR ACASO AS PESSOAS NA VIDA REAL SÃO MAIS CONFIÁVEIS?!?!?!

Estupros - Mais fácil pessoalmente;
Assaltos - Mais fácil pessoalmente;
Pedofilia - Mais fácil pessoalmente;
Casar e tudo só pra ficar com o dinheiro - Possível só pessoalmente;
E tudo mais possível...;

Os "pais responsáveis" acreditam que seus filhos são incompetentes, burros, ignorantes, e que não se pode ter a mínima confiança neles. :tsc:

O problema é como a tv faz isso (não vou dizer 'a globo' pq ela não é a única). Para alertar, meio que generalizam ao pintar o retrato do ambiente virtual. Para um pai que não tem noção exata do que é, vale o que a tv disse: na internet só tem tarado. :dente:

Regente Cósmico disse:
Estupros - Mais fácil pessoalmente;

existe Estupro virtual? :dente:

Sobre o que a Joy disse.. foi exatamente isso que pensei.. é a forma como se coloca a questão que deixa os pais atordoados.. porém, até hoje não vi algum lugar que fale sobre isso sem exagerar ou sem acabar dando idéia de generalização.. é fogo.

Bom, eu acho q um dos propósitos originais desta novela era justamente os maus tratos com animais.

Em todo caso, eu gosto da atitude das novelas atuais da globo (apesar de odiar tmb a emissora), não vou esconder. Não é só sobre os animais e sobre pedofilia ñ, mas eles tmb estão alertando sobre deficientes físicos, e esse pra mim, IBOPE à parte, é a mais nobre das questões envolvidas.

Última edição:
PQP tinha que ser tao perto do Nacional?
Ai pode piorar tudfo para mim ir...do jeito que minha familia e eles vao achar que todas as pessoas da internet sao pedofilos...

talvez, estes assuntos quando abordados em novelas ou programas toscos que passam a tarde com pessoas declarando bobagens.. são a pior forma de alertar, pois deixa as pessoas paranóicas. Devia-se mostrar os lados da Internet.. bons e ruins.. e ai sim alertar os pais. Algo mais educativo, menos fantasioso.. é o mesmo que fazem em Malhação, abordam temas de forma absurdamente fantasiosas.

Nossa nem fala em Malhação....
é muito surreal...
(pelo menos era... faz tnt tmpq naum assisto)...
Realmente td isso é fantasioso...
soh mostram o menininho prestes a ser abusado mas naum mostram a importancia da internet na educaçaum...

quando naum generalizam fantasiam....
eu odeio a globo!!!!!!!
sem flar em questoes politicas....
haja manipulaçaum....

Nenhuma história de ficção deveria ter a obrigação de "alertar" sobre nada.

Inventaram essa idéia de fazer campanha social em novela porque muitos conservadores paranóicos (principalmente religiosos) não encara com bons olhos a retratação de problemas reais como drogas, adultério, etc - basicamente, o raciocínio é mais ou menos o seguinte: se alguém está fazendo alguma coisa "errada" na novela, então a novela está "influenciando" as pessoas a fazer o mesmo (
icon_rolleyes.gif
).

Alguns se limitam a não assistir (o que é até bom, porque novelas fedem), e outros chegam ao ponto de reclamar, como se a influência de Satã no horário nobre fosse a principal causa dos problemas da sociedade. Seja como for, isso acarreta baixa nas audiências, e a solução encontrada foi retratar os problemas de forma completamente didática, estereotipada, em geral estúpida, e muitas vezes errada, pra que as pessoas possam se enganar fingindo que aquilo é um "serviço" ou whatever.

Btw, TV aberta é uma merda, independente do canal.

A minha opinião é que qualquer iniciativa com relação à isso é louvável. Não acho que "novela fede", principalmente porque passa pelo cunho cultural e no nosso caso, está enraizada. Muita gente acha que seriados americanos são idiotas, sem graça, outros acham maravilhosos, então não estou entrando no âmbito de gostar ou não delas; hoje saiu uma pesquisa que praticamente 2 bilhões de pessoas assistem novelas.
O que eu acho é que usando desse meio pra alertar sobre problemas ou questões é fazer com que se leve isso ao conhecimento de muitos que nunca teriam acesso à informações. Por isso a responsabilidade de não se fazer algo superficial, mas ao mesmo tempo acessível.
Lógico que não estou pegando o exemplo de Malhação, mas sim de uma novela das 8 ( ou 9 né :lol: ), assistida por pessoas de várias idades, diferentes classes sociais, que sempre foi uma espécie de referência na vida dos brasileiros, criando musas nacionais, jargões, manias, e por aí vai.
Particularmente não gosto de América, mas não condeno o fato da autora tentar tocar em certas questões, aproveitando esse imenso público que tem. Um exemplo recente sobre essa dicotomia novela/realidade foi a aprovação do Estatuto do Idoso no Congresso na esteira dos dois atores que faziam idosos. Se temos exemplo de aproveitamento para aumentar ibope? Claro que sim, sempre há intenções assim, e não sou bobo de acreditar o contrário.

Que a globo faz a cabeça do povo e que apelam pra ganhar Ibope isso ñ é segredo de nenhum de nós. Mas acho q deveríamos reconhecer quando se trata de questões positivas e polêmicas, ao invés de banalidades.

deathie disse:
existe Estupro virtual? :dente:
Quis dizer que é possível conseguir estuprar alguém com o uso inicial da Internet, como no exemplo de "Adulto fingindo ser criança e convidando um amigo". Mas sendo a fonte principal.

Mas continua ser mais fácil pessoalmente, de por exemplo fazer amizade ou simplesmente encurralar em uma esquina.

Uma coisa é encurralar na esquina. Outra é levar a criança pra casa, aproveitando-se da ingenuidade e "confiança" da mesma ...

Eu concordo com o reagente Cósmico... Ela (a autora) nem quer saber de alertar ninguém. Quer polêmica pra gerar ibope mesmo. Pessoas "leigas" na internet vêem isso e ficam achando que é um perigo absurdo. Minha mãe é um exemplo... ¬¬

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back