1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Novela América alerta sobre pedofilia

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Regente, 25 Jul 2005.

  1. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    FOnte: Folha Online.

    Ai meu Deus >..<. Alertar um caramba, a autora quer é causar polêmica pra aumentar o ibope da novela. E é claro, ela nem deve ter considerado as repercussões negativas que isso traria.
     
  2. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    realmente....
    alertar o caramba....
    entaum ela deveria alertar tambem sobre malstratos em rodeios e coisa parecida....
    aliás não só ela e a novela América que só são preocupados com ibope mas toda a programaçao da globo....
    eu odeio essa emissora nojenta!!! :evil:
     
  3. Suel***

    Suel*** Usuário

    Não sei não........isso pode sim estar sendo feito p/ alcançar mais pontos no ibope, mas acredito q mtos pais vão ficar mais alertas com os seus filhos....Essa pode não ser a principal intenção, mas acho q poderá conscientizar mtas pessoas.....
     
  4. Shantideva

    Shantideva Adoro elfos ruivos!

    Bom, de certo modo vc tá com razão regente, pra eles aumentar o IBOPE é sempre bom; mas acho que vale pelo alerta sim; muitos pais são relapsos em relação ao que os filhos vêem na internet e não os policiam. E como a gente sabe que crianças e principalmente adolescentes assitem à essa novela, fica o aviso pra elas tb.
     
  5. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Mas eu pergunto a vocês, E POR ACASO AS PESSOAS NA VIDA REAL SÃO MAIS CONFIÁVEIS?!?!?!

    Estupros - Mais fácil pessoalmente;
    Assaltos - Mais fácil pessoalmente;
    Pedofilia - Mais fácil pessoalmente;
    Casar e tudo só pra ficar com o dinheiro - Possível só pessoalmente;
    E tudo mais possível...;

    Os "pais responsáveis" acreditam que seus filhos são incompetentes, burros, ignorantes, e que não se pode ter a mínima confiança neles. :tsc:
     
  6. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    O problema é como a tv faz isso (não vou dizer 'a globo' pq ela não é a única). Para alertar, meio que generalizam ao pintar o retrato do ambiente virtual. Para um pai que não tem noção exata do que é, vale o que a tv disse: na internet só tem tarado. :dente:
     
  7. nana

    nana Usuário

    existe Estupro virtual? :dente:

    Sobre o que a Joy disse.. foi exatamente isso que pensei.. é a forma como se coloca a questão que deixa os pais atordoados.. porém, até hoje não vi algum lugar que fale sobre isso sem exagerar ou sem acabar dando idéia de generalização.. é fogo.
     
  8. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Bom, eu acho q um dos propósitos originais desta novela era justamente os maus tratos com animais.

    Em todo caso, eu gosto da atitude das novelas atuais da globo (apesar de odiar tmb a emissora), não vou esconder. Não é só sobre os animais e sobre pedofilia ñ, mas eles tmb estão alertando sobre deficientes físicos, e esse pra mim, IBOPE à parte, é a mais nobre das questões envolvidas.
     
    Última edição: 25 Jul 2005
  9. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    PQP tinha que ser tao perto do Nacional?
    Ai pode piorar tudfo para mim ir...do jeito que minha familia e eles vao achar que todas as pessoas da internet sao pedofilos...
     
  10. nana

    nana Usuário

    talvez, estes assuntos quando abordados em novelas ou programas toscos que passam a tarde com pessoas declarando bobagens.. são a pior forma de alertar, pois deixa as pessoas paranóicas. Devia-se mostrar os lados da Internet.. bons e ruins.. e ai sim alertar os pais. Algo mais educativo, menos fantasioso.. é o mesmo que fazem em Malhação, abordam temas de forma absurdamente fantasiosas.
     
  11. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    Nossa nem fala em Malhação....
    é muito surreal...
    (pelo menos era... faz tnt tmpq naum assisto)...
    Realmente td isso é fantasioso...
    soh mostram o menininho prestes a ser abusado mas naum mostram a importancia da internet na educaçaum...

    quando naum generalizam fantasiam....
    eu odeio a globo!!!!!!!
    sem flar em questoes politicas....
    haja manipulaçaum....
     
  12. V

    V Saloon Keeper

    Nenhuma história de ficção deveria ter a obrigação de "alertar" sobre nada.

    Inventaram essa idéia de fazer campanha social em novela porque muitos conservadores paranóicos (principalmente religiosos) não encara com bons olhos a retratação de problemas reais como drogas, adultério, etc - basicamente, o raciocínio é mais ou menos o seguinte: se alguém está fazendo alguma coisa "errada" na novela, então a novela está "influenciando" as pessoas a fazer o mesmo (
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    ).

    Alguns se limitam a não assistir (o que é até bom, porque novelas fedem), e outros chegam ao ponto de reclamar, como se a influência de Satã no horário nobre fosse a principal causa dos problemas da sociedade. Seja como for, isso acarreta baixa nas audiências, e a solução encontrada foi retratar os problemas de forma completamente didática, estereotipada, em geral estúpida, e muitas vezes errada, pra que as pessoas possam se enganar fingindo que aquilo é um "serviço" ou whatever.

    Btw, TV aberta é uma merda, independente do canal.
     
  13. Tisf

    Tisf Delivery Boy

    A minha opinião é que qualquer iniciativa com relação à isso é louvável. Não acho que "novela fede", principalmente porque passa pelo cunho cultural e no nosso caso, está enraizada. Muita gente acha que seriados americanos são idiotas, sem graça, outros acham maravilhosos, então não estou entrando no âmbito de gostar ou não delas; hoje saiu uma pesquisa que praticamente 2 bilhões de pessoas assistem novelas.
    O que eu acho é que usando desse meio pra alertar sobre problemas ou questões é fazer com que se leve isso ao conhecimento de muitos que nunca teriam acesso à informações. Por isso a responsabilidade de não se fazer algo superficial, mas ao mesmo tempo acessível.
    Lógico que não estou pegando o exemplo de Malhação, mas sim de uma novela das 8 ( ou 9 né :lol: ), assistida por pessoas de várias idades, diferentes classes sociais, que sempre foi uma espécie de referência na vida dos brasileiros, criando musas nacionais, jargões, manias, e por aí vai.
    Particularmente não gosto de América, mas não condeno o fato da autora tentar tocar em certas questões, aproveitando esse imenso público que tem. Um exemplo recente sobre essa dicotomia novela/realidade foi a aprovação do Estatuto do Idoso no Congresso na esteira dos dois atores que faziam idosos. Se temos exemplo de aproveitamento para aumentar ibope? Claro que sim, sempre há intenções assim, e não sou bobo de acreditar o contrário.
     
  14. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Que a globo faz a cabeça do povo e que apelam pra ganhar Ibope isso ñ é segredo de nenhum de nós. Mas acho q deveríamos reconhecer quando se trata de questões positivas e polêmicas, ao invés de banalidades.
     
  15. Regente

    Regente Serenity Painted Death

    Quis dizer que é possível conseguir estuprar alguém com o uso inicial da Internet, como no exemplo de "Adulto fingindo ser criança e convidando um amigo". Mas sendo a fonte principal.

    Mas continua ser mais fácil pessoalmente, de por exemplo fazer amizade ou simplesmente encurralar em uma esquina.
     
  16. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Uma coisa é encurralar na esquina. Outra é levar a criança pra casa, aproveitando-se da ingenuidade e "confiança" da mesma ...
     
  17. Eu concordo com o reagente Cósmico... Ela (a autora) nem quer saber de alertar ninguém. Quer polêmica pra gerar ibope mesmo. Pessoas "leigas" na internet vêem isso e ficam achando que é um perigo absurdo. Minha mãe é um exemplo... ¬¬
     

Compartilhar