• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novato no Mundo de Tolkien

Pessoal,

Essa é minha primeira mensagem... sou totalmente novo no mundo de Tolkien, aliás, nunca li nenhum livro do autor.

Porém, assisti todos os filmes várias vezes e me interessei muito por me aprofundar mais nesse universo maravilhoso.

Além de Senhor dos Anéis, como uma primeira opção, o que vocês sugerem para um primeira empreitada em relação a livros de Tolkien e Livros com análises de suas obras.... e porque esse seria um ótimo ponto inicial?

Agradeço antecipadamente qualquer bem-vindo e espero me maravilhar ainda mais ao conhecer mais a fundo o trabalho do professor Tolkien.
 
Comece lendo "O Hobbit", seja antes ou após ler "O Senhor dos Anéis" (recomendo ler antes). Depois leia "O Silmarillion", depois "Contos Inacabados".

E seja bem vindo ao Forum Valinor.
 
OK. Conheço os livros e suas sequências apesar de não ter lido...

Pode me dizer os pontos fortes e fracos de cada um??

Valeu mesmo!!!
 
Lendo O Hobbit, vc já vai ter uma base legal pra entender o Senhor dos Anéis, No entanto, vc vai perceber um grande contraste entre o Hobbit e o SdA, no que se refere à forma em qeu o livro é contado - muita gente (eu nem tanto) vê O Hobbit como um livro "infantil". O Silmarillion já é um livro quase histórico, bom pra fechar a sequência entendendo quase tudo. Se vc virar fã mesmo, como muita gente aqui no fórum que é mestre em Tolkien, tem o Contos Inacabados, e ainda a série HoME, de cartas e ensaios do Tolkien.
Mas a sequência que o Pandatur fez é a ideal, pleo menos por enquanto.
 
a melhor coisa é ler todos e depois vc mesmo aponta...
adoro todos todos se destacam individualmente :mrgreen:
 
Bem vindo à Valinor :) !
hellblazerbrasil disse:
Além de Senhor dos Anéis, como uma primeira opção, o que vocês sugerem para um primeira empreitada em relação a livros de Tolkien e Livros com análises de suas obras.... e porque esse seria um ótimo ponto inicial?
O melhor para começar seria mesmo O Senhor dos Anéis (foi o meu caso). Em segundo lugar eu recomendaria O Hobbit, apesar de não ter lido, porque eu considero esses dois "mais leves". E por último, como você já conhece um pouco sobre o mundo que Tolkien criou, mesmo que através dos filmes, não vejo por que não começar pelo Silmarillion, até porque os acontecimentos desse último são anteriores aos dos outros dois (e, na minha opinião, ele é o melhor :obiggraz: ).
Só não comece pelo Contos Inacabados (lógico :roll: ), antes de começar a ler esse você deve ter um bom conhecimento dos outros, para não ficar totalmente perdido :wink: .
 
Valeu, °Arien°.... estava mesmo pensando em começar pelo Silmarillion.... só tenho duas dúvidas: com a base que recebi pelo filme (assisti várias vezes cada um) já posso ir direto para esse livro ou é melhor ler o Senhor dos Anéis (livro) primeiro??

E do que se trata o Contos Inacabados???

Mais uma se não for abusar.... sou meio curioso.... tem algum Livro publicado no Brasil que fala sobre o que acontece depois de SdA?? Li ou vi em algum lugar que a Eowin casa com o Faramir e que o reinado de Aragorn foi muito próspero e tal mas não sei de onde veio essa informação nem se é verdade......

De qualquer forma valeu mesmo!!!
 
Valeu, °Arien°.... estava mesmo pensando em começar pelo Silmarillion.... só tenho duas dúvidas: com a base que recebi pelo filme (assisti várias vezes cada um) já posso ir direto para esse livro ou é melhor ler o Senhor dos Anéis (livro) primeiro??
leia o SDA e vc vira oq muda de um pro outro :wink:
 
Eu comecei lendo pelo SdA, depois hobbit, silmarillion e Contos inscabados, mas a ordem não interessa o que importa é ler :mrgreen: .

Contos Inacabados como já diz o nome, são contos que Tolkien não terminou ou não publicou com notas de seu filho C. Tolkien, leia esse por último senão vc não vai entender lhufas :mrgreen: .

Não há publicação de historia após o SdA, apenas nas HoME "History of Middle Earth" (outra coleção de textos inacabados de Tolkien, sem publicação no Blasil) que há uma referencia há um texto chamado "A nova sombra" que por acaso está sendo discutido aqui na Valinor no Artaqueti Valinórëo.

Clique aqui e leia o texto]
 
hellblazerbrasil disse:
E do que se trata o Contos Inacabados???

O título já fala um pouco por si mesmo! Ele trata de Contos que Tolkien escreveu, e não os acabou. Muitos desses contos são contados em outros livros, como o Silmarillion, eo próprio SdA. Assim, no Contos Inacabados, você ira encontrar um material adicional, um algo a mais sobre muitas das histórias que você já vai ter lido nos demais livros, além de outras histórias que só estão contidas nele. Ele é um compilado feito pelo filho de Tolkien, Christopher, dos textos e rascunhos que seu pai deichou sem serem publicados. E bem por isso, você irá encontrar um monte de apêndices, com notas do próprio Christopher, comentando alguns trechos desses contos! :wink:

Ah, sim: Seja bem vindo! :D
 
Beleza, galera.... vou deixar contos inacabados por último....

Agradeço do conselho do amigo -Felagund- porém não ficou claro se terei muitas dificuldades para ler o Silmarillion antes de ler os livros de SDA.

Será que consigo?

Claro que pretendo ler todos mas prefiro começar por algo diferente do que já vi nos filmes sem ser o Hobbit.... hehehe... puta cara exigente, né??? :wink:
 
Agradeço do conselho do amigo -Felagund- porém não ficou claro se terei muitas dificuldades para ler o Silmarillion antes de ler os livros de SDA.
de nada, mas acho se vc ler o silma primero vc ñ tera duvidas eu comecei assim:

1º-SDA
2º-Silma
3º-Hobbit
4º-CI
5ºAtlas da TM(é otimo)
e ai to querendo le o roveradon
 
hellblazerbrasil disse:
Agradeço do conselho do amigo -Felagund- porém não ficou claro se terei muitas dificuldades para ler o Silmarillion antes de ler os livros de SDA.

Será que consigo?

Claro que pretendo ler todos mas prefiro começar por algo diferente do que já vi nos filmes sem ser o Hobbit
Consegue sim :) ! Acho uma boa. E O Silmarillion vai te dar uma visão mais ampla, porque ele narra vários acontecimentos bem mais antigos e decisivos.
E se você for como eu, vai gostar tanto que vai terminar e começar a ler denovo logo depois.. :mrpurple:
 
hellblazerbrasil disse:
Beleza, galera.... vou deixar contos inacabados por último....

Agradeço do conselho do amigo -Felagund- porém não ficou claro se terei muitas dificuldades para ler o Silmarillion antes de ler os livros de SDA.

Será que consigo?

Claro que pretendo ler todos mas prefiro começar por algo diferente do que já vi nos filmes sem ser o Hobbit.... hehehe... puta cara exigente, né??? :wink:
Sinceramente eu sugiro que você não inicie pelo "O Silmarillion". Sua base são os filmes e muito da obra foi alterado/omitido. Leia "O Senhor dos Anéis" antes, garanto que vai ser muito melhor para você. Feito isso, caso não queira ler "O Hobbit" (que eu ainda assim sugiro como o primeiro da lista), aí você lê "O Silmarillion".

"O Hobbit" possui uma narrativa mais leve, mais simples, bem gostosa e fácil de se ler. O número de informações e nomes são bem poucos comparado às demais obras. É ideal para se iniciar, na minha opinião.

"O Senhor dos Anéis" já possui uma narrativa mais densa, mais séria. Muitos personagens, muita informação, enfim, bem mais profundo que o livro anterior. Além disso existem os Apêndices no final do último livro, onde muito do passado da Terra-Média, principalmente das Segunda e da Terceira Era pré Guerra do Anel é contado. Algumas informações após o desfecho da história também são mostrados nesses apêndices. Lendo SdA você verá que a obra é muito mais grandiosa do que os filmes.

"O Silmarillion" já tem uma narrativa bem diferente. O livro possui um clima mais épico. Pouquíssimos diálogos, muitos nomes, muitos acontecimentos, tudo em um estilo narrativo bem diferente do que vemos em "O Hobbit" e em "O Senhor dos Anéis". É meu livro favorito, mas mesmo assim eu considero que lê-lo depois dos outros dois funciona melhor.

"Contos Inacabados" já são outros 500... como o pessoal disse, o livro possui muitos textos que Tolkien não terminou ou que não se decidiu por qual das versões existentes seria a oficial. É indicado para aqueles que leram todos os livros anteriores, e que queiram realmente desbravar mais a fundo a Terra-Média. Como o próprio livro diz (não nessas palavras), se você sequer ousou ler os Apêndices do SdA, não compre "Contos Inacabados".

Você vai se deparar também nas livrarias com outros dois livros, "Roverandom" e "Mestre Gil de Ham". Esses dois livros não se passam na Terra-Média. São livros infantis, que o Professor escreveu para seus filhos, mas são bem bacanas. Dando uma procurada pelo Forum você pode encontrar alguns tópicos que falem sobre essas obras (a primeira que conta a história de um cão que é transformado em um cão de brinquedo por um mago, e a segunda que conta a história de um fazendeiro que é convocado pelo rei para combater um dragão).
 
Leia O Hobbit antes.
Depois Sda 1, 2 e 3.
Depois Silmarilion.
Depois Contos Inacabados.

O Hobbit é para você se familiarizar com a história e o Universo da Terra Média. É um (excelente) exercício para o Senhor Dos Anéis.

Senhor Dos Anéis é a obra mais detalhada e focada em uma história de Tolkien.

Silmarillion (Meu preferido) é o livro de História de Arda (E antes dela também 8-)). Tem várias e várias historias mas que não são totalmente independentes umas das outras.

Contos Inacabados só é recomendado pra quem gosta muito e já leu Silmarillion (no mínimo) duas vezes....

Mas...Gosto muito de todos!
 
Valeu galera!!

São muitas as opiniões e eu vou seguir todos os conselhos..... vou passar me minha livraria preferida e ver o que eu encontro, dar uma olhada nos preços e só vou comprar levando em conta tudo o que vocês disseram....

E quanto a livros que analisam as obras de Tolkien?? O Altas da TM já foi citado... tem algum outro??
 
Eu tenho o Mundo Mágico do senhor Dos Anéis do David Colbert, o mesmo que escreveu sobre o Harry Potter, eu achei o livro interesante apesar de ter alguns equívocos, e tenho o Atlas da TM e essa é uma ótima fonte de pesquisa e leitura.
 
Olha cara, seja muito bem vindo, mas, sem querer ser chato e insistente começa pelo Hobbit ou SdA, depois você se preocupa com os outros livros.
 
Peregrino disse:
Eu tenho o Mundo Mágico do senhor Dos Anéis do David Colbert, o mesmo que escreveu sobre o Harry Potter, eu achei o livro interesante apesar de ter alguns equívocos, e tenho o Atlas da TM e essa é uma ótima fonte de pesquisa e leitura.
Nesse mundo magico do SDA oq q se fala?
eu sempre tive curiosidade
 
vc deveria ler o senhor dos anéis primeiro , mas ai vai um aviso , o livro é um pouco diferente dos filmes e pode ser alem do que vc esperava. :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo