• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Novas regras para eleição de Presidente

Edrahil

Usuário
Acho que seria interessante que pudessemos discutir possíveis novas regras para a eleição de presidentes.

Eu dou a idéia de mudar a regra para candidatura: somente poderia ser canditado a presidente quem já tivesse exercido o mandato de prefeito de capital, governador ou ministro de governo, nos últimos 8 anos, além de ex-presidentes.

Isso ajudaria a limitar a candidatura a pessoas que realmente tivessem experiência administrativa.

Deixo claro, antes que Lordpas e cia venham dizer que isso seria para impedir que pessoas como Lula pudessem chegar à presidência, já informo que não é essa a intenção, mas sim termos pelo menos canditados com experiência para a vaga.

O que acham???
 
Eu acho que deveria restringir mesmo. Na verdade, eu nem gosto do presidencialismo. Acho que deveria ter uma assembléia ou algo do tipo presidida por um chefe com os poderes, por exemplo,de um Primeiro Ministro. Tipo: você vai lá e elege uma espécie de "Parlamento", e alguém é eleito a partir desse parlamento para presidi-lo. Mas teria mandato de 1 anos, no minimo, com possibilidade de reeleição, sendo que o "paralamento" duraria 4 anos.

Mas como esse tópico fala exclusivamente sobre presidentes, vou dizer o que penso a respeito: tô com o Edrahil, embora acredito que isso restringirá o poder para uma elite, impedindo pessoas como o Lula, como ele mesmo disse, de chegar ao poder. Creio que essas medidas que o Edrahil propôs e que eu também tô defendendo deveriam ser propostar/criadas só quando o país tiver um nível de educação/cultura/qualidade de vida melhor, de modo que, mesmo com as restrições, qualquer pessoa possa vir a ser presidente, pois todas elas tenham tido, antes, a oportunidade de estudar.
 
Caranthir, mas repiso que a idéia seria limitar para que pessoas com experiência pudessem chegar à presidência.

Se analisarmos que ele não tinha experiência administrativa, podemos dizer que fez um bom trabalho, embora questionável para muitos. Ele é um exemplo de pessoa que se preparou para o governo, mesmo que alguns digam não tenha feito um bom governo.
 
Eu sei, Edrahil. Entendi sua posição e concordo com ela. Governar um país requer um bom nível de experiência, e o Lula pode ter conseguido governar sem ela, mas não são todos que conseguem. Mas pra isso acontecer os governos atuais precisam ser mais atuantes, e tals... e nesse ponto eu concordo absolutamente com o Cristóvam, candidato à presidência: educação é uma prioridade.
 
Acho complicado a restrição. Até porque não se garante a lisura nesses casos. As pessoas elegíveis podem estar sendo acusadas de crimes, corrupção, etc.

Não sei, não consigo conceber, é concentração demais. :tsc:
 
Levando em conta a lembrança do Tisf em relação Aos processo de corrupção, deveria ser impedida a candidatura de quem está sofrendo processo por corrupção. Quem poderia dar mais idéias nesse sentido?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo