• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novas edições das obras de Tolkien

Haran

ㅤㅤ
Olá pessoal,

Gostaria de saber mais sobre as novas edições dos livros de Tolkien ainda a serem lançadas, entre as quais ouvi falar de duas: a versão ilustrada de O Silmarillion e a nova tradução de O Senhor dos Anéis. Essas edições já foram lançadas? Caso negativo, quando serão lançadas? Há outras novas edições fora essas duas?

Aproveitando o tópico, as edições de O Hobbit e O Senhor dos Anéis apresentadas no link abaixo possuem, sem levar em conta a capa, alguma diferença dos livros "tradicionais"?

http://tudo.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/BookStore.woa/wa/prod?pitId=49888&source=search_b

Agradeço desde já.
 
Acho que são as versões em inglês, não, Haran? Quanto à versão ilustrada do Silma e a nova tradução do SdA, não sei de nada...
 
Haran, essa edição de O Hobbit e SdA com as capas desenhadas pelo Tolkien não são diferentes das demais publicadas no Brasil não. Contém o mesmo texto, a mesma tradução, com os mesmos acertos e falhas.

A edição de O Silmarillion ilustrada pelo Ted Nasmith foi lançada em 2004, mas só no exterior.
Lá também foi lançado ano passado uma edição de 50 anos de SdA, muito bonitona, com o texto todo revisado e tals, inclusive com supervisão do Christopher Tolkein. É a "edição top de linha" digamos assim.

A nova tradução de SdA está sendo feita pela Waldea Barcellos, pelo que sei. Ela é a tradutora de "O Silmarilion". Parece que os poemas ficaram por conta do Ronald Kyrmse, tradutor de "Contos Inacabados" e consultor de tradução de todos os livros do Tolkien publicados aqui no Brasil.
Essa edição nova deve ser lançada em 2006 ou 2007, creio eu.

O Kyrmse também estava trabalhando na tradução de "The Adventures of Tom Bombadil", que a Martins Fontes deve lançar em 2006.

E, como todos já sabem, o Gabriel "Tilion" Brum traduziu "The Letters of JRR Tolkien", que a Livraria Arte & Letra vai lançar daqui a uns meses. =]
 
Pandatur disse:
E, como todos já sabem, o Gabriel "Tilion" Brum traduziu "The Letters of JRR Tolkien", que a Livraria Arte & Letra vai lançar daqui a uns meses. =]

Daqui a uns meses não. Já está praticamente indo pro forno. :obiggraz:
 
E corre um boato ... me disseram por aí ... nada confirmado ... que as HoME vão aparecer. Mas é só divagação.
 
Só sei de uma coisa: a MF enrola muito com esse negócio de edições novas!
Já chegaram até a falar que a atual (com erros e partes faltando), era uma edição de qualidade..!
 
Se tem duas editoras que me irritam, uma delas é a Martins Fontes. Todo dia em que passo numa livraria me vem em mente as novas edições, revisadas, que concerteza serão melhores que as atuais.

Às vezes parece que a própria MF não demosntra desejo algum de que as novas edições sejam publicadas. Admitir erros é difícil.
 
Pandatur disse:
E, como todos já sabem, o Gabriel "Tilion" Brum traduziu "The Letters of JRR Tolkien", que a Livraria Arte & Letra vai lançar daqui a uns meses. =]

Alguém sabe exatamente a data de lançamento?
 
Já foi lançado. Arte e Letra

Sobre a nova edição do SdA: muito cuidado. Eu ouvi críticas fortes em relação à qualidade da tradução dessa nova tradutora. Não lembro exatamente onde, mas sei lá. E tem mais: não há garantia alguma que a tradução nova será melhor que a antiga que é boa, apesar dos erros e omissões.
 
E eu não sei o que tá acontecendo com As Aventuras de Tom Bombadil, que o Kyrmse já estava traduzindo em novembro de 2004
 
Deriel disse:
E eu não sei o que tá acontecendo com As Aventuras de Tom Bombadil, que o Kyrmse já estava traduzindo em novembro de 2004
Parece que a tradução já está pronta tem um tempo. Deve ser a MF que, como sempre, está enrolando.
 
Pode ser enrolação, como pode não ser. Pode haver um cronograma (aliás, tenho certeza que há) dos lançamentos, e "Tom Bombadil" não deve ser uma das prioridades no momento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo