1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Novas edições das obras de Tolkien

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Haran Alkarin, 7 Dez 2005.

1. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Olá pessoal,

Gostaria de saber mais sobre as novas edições dos livros de Tolkien ainda a serem lançadas, entre as quais ouvi falar de duas: a versão ilustrada de O Silmarillion e a nova tradução de O Senhor dos Anéis. Essas edições já foram lançadas? Caso negativo, quando serão lançadas? Há outras novas edições fora essas duas?

Aproveitando o tópico, as edições de O Hobbit e O Senhor dos Anéis apresentadas no link abaixo possuem, sem levar em conta a capa, alguma diferença dos livros "tradicionais"?

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Agradeço desde já.

2. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Acho que são as versões em inglês, não, Haran? Quanto à versão ilustrada do Silma e a nova tradução do SdA, não sei de nada...

3. Pandatur

Pandatur Usuário

Haran, essa edição de O Hobbit e SdA com as capas desenhadas pelo Tolkien não são diferentes das demais publicadas no Brasil não. Contém o mesmo texto, a mesma tradução, com os mesmos acertos e falhas.

A edição de O Silmarillion ilustrada pelo Ted Nasmith foi lançada em 2004, mas só no exterior.
    Lá também foi lançado ano passado uma edição de 50 anos de SdA, muito bonitona, com o texto todo revisado e tals, inclusive com supervisão do Christopher Tolkein. É a "edição top de linha" digamos assim.

A nova tradução de SdA está sendo feita pela Waldea Barcellos, pelo que sei. Ela é a tradutora de "O Silmarilion". Parece que os poemas ficaram por conta do Ronald Kyrmse, tradutor de "Contos Inacabados" e consultor de tradução de todos os livros do Tolkien publicados aqui no Brasil.
    Essa edição nova deve ser lançada em 2006 ou 2007, creio eu.

O Kyrmse também estava trabalhando na tradução de "The Adventures of Tom Bombadil", que a Martins Fontes deve lançar em 2006.

E, como todos já sabem, o Gabriel "Tilion" Brum traduziu "The Letters of JRR Tolkien", que a Livraria Arte & Letra vai lançar daqui a uns meses. =]

4. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Obrigado, Pandatur. ;)

5. Tilion

Tilion Administrador

Daqui a uns meses não. Já está praticamente indo pro forno. :obiggraz:

6. Edrahil

Edrahil Usuário

E corre um boato ... me disseram por aí ... nada confirmado ... que as HoME vão aparecer. Mas é só divagação.

7. Imadofus

Imadofus Banana Hammock!

Vão queimar tudo? Que horror! 8-O

8. Edrahil

Edrahil Usuário

É que chegou uma frente fria. Sabe como, gaúcho é tudo fresco, e precisa de fogo para esquentar. :mrgreen:

9. Telpë - a elfa

Telpë - a elfa Usuário

O meu livro da Sociedade do Anel eh igual akele primeiro ^.^

10. Malgalad

Malgalad Usuário

Só sei de uma coisa: a MF enrola muito com esse negócio de edições novas!
    Já chegaram até a falar que a atual (com erros e partes faltando), era uma edição de qualidade..!

11. Idril

Idril Usuário

Se tem duas editoras que me irritam, uma delas é a Martins Fontes. Todo dia em que passo numa livraria me vem em mente as novas edições, revisadas, que concerteza serão melhores que as atuais.

Às vezes parece que a própria MF não demosntra desejo algum de que as novas edições sejam publicadas. Admitir erros é difícil.

12. Elurín

Elurín Usuário

Alguém sabe exatamente a data de lançamento?

13. Skywalker

Skywalker Great Old One

Já foi lançado.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Sobre a nova edição do SdA: muito cuidado. Eu ouvi críticas fortes em relação à qualidade da tradução dessa nova tradutora. Não lembro exatamente onde, mas sei lá. E tem mais: não há garantia alguma que a tradução nova será melhor que a antiga que é boa, apesar dos erros e omissões.

14. Deriel

Deriel Administrador

E eu não sei o que tá acontecendo com As Aventuras de Tom Bombadil, que o Kyrmse já estava traduzindo em novembro de 2004

15. Pandatur

Pandatur Usuário

Parece que a tradução já está pronta tem um tempo. Deve ser a MF que, como sempre, está enrolando.

16. Tilion

Tilion Administrador

Pode ser enrolação, como pode não ser. Pode haver um cronograma (aliás, tenho certeza que há) dos lançamentos, e "Tom Bombadil" não deve ser uma das prioridades no momento.

Compartilhar