1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nova Zelândia fará plebiscito para mudar bandeira nacional

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 1 Set 2015.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    A Nova Zelândia vai realizar um plebiscito para fazer mudanças em sua bandeira. O anúncio foi feito pelo primeiro ministro John Key, nesta quarta-feira (29).

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Defensores da atual bandeira afirmam que uma mudança seria uma desonra aos mortos que lutaram pelo país. Foto: Bulent Kilic / AFP
    Reeleito no mês passado para o terceiro mandato, o político conservador já manifestou que tem preferência pela bandeira preta com uma planta prateada, usada pela seleção nacional de rugby, os "All Blacks".

    O plebiscito será realizado em duas partes. Na primeira votação, marcada para o final de 2015, escolherá o melhor desenho da bandeira, criado por artistas neozelandeses. O segundo pleito, em 2016, vai confrontar o desenho escolhido com a bandeira atual, adotada em 1902, que remete à época em que o país pertencia ao Reino Unido. Todos os partidos possuem um representante no comitê que discute o caso.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    "A bandeira é o símbolo maior da identidade nacional e acredito que seja o momento certo para considerar uma mudança no desenho, trocando-o por um que reflita o status de nação moderna e independente", disse Key, que, no entanto, defende a escolha da população, que pode decidir pela permanência da velha estampa.

    "Conservar a bandeira será um possível resultado e essa consideração será feita com cuidado, respeito e sem favorecimento à mudança", explicou o premier.

    A Nova Zelândia faz parte da Commonwealth, organização em que a maioria dos membros fazia parte do império britânico. O país é uma monarquia constitucional e está sob o reinado da rainha Elisabeth II. Defensores da atual bandeira afirmam que uma mudança seria uma desonra aos mortos que lutaram pelo país. Já os defensores da mudança dizem que a bandeira atual é facilmente confundida com outros pavilhões, como o da Austrália.

    --------------------------------------------------------------------------------------

    Pessoalmente acho a Nova Zelândia uma nação fantástica e o único senão que eu tinha com esse país é ficar usando essa bandeira colonial, praticamente um clone do Reino Unido e sem nenhum elemento que represente esse país. O mesmo penso em relação a Austrália.

    Já passou da hora desse país romper com esse rabo preso e ter uma identidade verdadeiramente nacional. Se tudo der certo farei questão de dar os parabéns!
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  2. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Eu aprovo. Muito feiosa essa bandeira plágio da grã-bretanha.
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  3. Taefel

    Taefel Hobbit grande

    • LOL LOL x 5
    • Ótimo Ótimo x 3
    • Gostei! Gostei! x 2
  4. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Se os habitantes estão incomodados com a bandeira, que mudem.
    Senão. Wareva.
     
  5. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Não sendo aquelas bandeiras com uma faixa de uma cor e uma faixa de outra, por mim tudo bem.
     
  6. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    • Gostei! Gostei! x 4
    • Ótimo Ótimo x 1
  7. Taefel

    Taefel Hobbit grande

    Gostei da terceira. Minimalista e moderna
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  8. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Até é bonita. Mas o simbolismo da folha da Samambaia e do Cruzeiro do Sul são mais legais, IMO.
     
  9. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Opção 1 é a melhor, por fazer referência aos All Blacks.
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Seria bacana algo relacionado a Terra-Média hein?. De qualquer forma, seja qual for a opção escolhida, eles finalmente terão um símbolo nacional representativo.
     
  11. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Acho que são muito mais os All Blacks que fazem referência à samambaia prateada. De todo modo, ver um símbolo que você está acostumado a associar ao time de rugby deles mete respeito, haha.
     
  12. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Gostei mais da terceira também. Mais simples.

    A primeira e a quarta só mudaram as cores, né? O pessoal deve ter gostado muito do estilo pra ele aparecer em duas das opções.
     
  13. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Gostei mais da primeira opção.

    Quem é mais conservador, apegado mais as cores da bandeira atual acho que tende a votar mais na quarta.
     
  14. Seiko-chan

    Seiko-chan Retardada

    Eu não diria que é um plágio, mas uma identidade. Como citado na matéria, o país faz parte da Commonwealth, e a Union Jack no canto é a identidade britânica integral. O que a Commonwealth fez na época foi criar uma identidade para todos os países-membro, e certamente não teve a intenção de coibir ou desrespeitar a identidade do país - porém, como qualquer colônia, só há bem pouco tempo esses países membros estão estabelecendo suas próprias identidades culturais.

    A quarta bandeira é realmente linda, por evocar tanto a alma maori quanto a alma britânica, a descendência em comum e a convivência pacífica como iguais. E muito prática, do ponto de vista das cores. Eu, particularmente, não acharia bacana uma ruptura total e brusca com a Union Jack: as cores são um fator importante na identidade de um país, e seria um bocado difícil a adaptação da própria população a essa ruptura. Basta pensarmos nos comitês olímpicos, uniformes militares e todos os outros materiais já produzidos nessas cores pelo país, e o impacto de simplesmente retirarem o azul, o vermelho e o branco.

    Particularmente, como designer, eu interpretaria manter as cores como uma evocação respeitosa e extremamente necessária ao passado, a seu antepassados, apesar dessa mudança. Isso daria à nova bandeira uma carga simbólica e histórica importantíssima.

    PQP, esses caras são fantásticos! :amor:
     
  15. Tek

    Tek Girls tend not to like me

    A maior característica da NZ é um time de rugby?
     
  16. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    É....
    Historicamente a ligação com rugby é mais importante que a ligação, mesmo que colonial, com o reino unido?

    Ou a folha ali tem outra conotação?
     
  17. Lew Morias

    Lew Morias Luck is highly overrated

    Não que eu manje alguma coisa da história da Nova Zelândia, mas acredito que a equipe de rugby tenha se apropriado da imagem, que deve ter algum simbolismo mais profundo, ligado a história do país.

    Sei lá, nem no Brasil me parece que alguém teria a ideia de trocar a bandeira nacional pela da CBF. :think:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  18. Felagund

    Felagund Well-Known Member

    Acho que a folha de samambaia, assim como a cor preta, devem ter ligação com as tribos Maoris, que são o povo indígena neozelandês
     
  19. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sim, os All Blacks que utilizam a folha símbolo do país em seus uniformes.
     
  20. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Não, o maior símbolo é o Kiwi (tanto o fruto, quanto o passarinho).

    Mas os All Blacks são o produto mercadológico mais importante do país, porque é o melhor time de Rugby do mundo. Para um país de pouco mais de 4 milhões de habitantes, isso é muita coisa, né?
     

Compartilhar