1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nova divisão política do Brasil (Versão 2.0)

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Mentha Brandybuck, 26 Mai 2004.

1. Mentha Brandybuck

Mentha Brandybuck Evolution

Por isso, estou abrindo outro e deixando o estardalhaço morrer junto com o tópico original.

OK, podem continuar a partir daqui. :mrgreen:

2. Ash Nazg

Ash Nazg Usuário

Estado muito grande = dificil de controlar
    Mesmo sendo pouco povoado um estado como o Amazonas, do tamanho que ele é, e com falta de infraestrutura rodoviaria ele se torna um estado muito dificil de ser governado por apenas 1 governador e alguns deputados. Daria despesa, mas aquele novo estado criado se tornará mais prospero.

3. #Ryu

#Ryu Usuário

hahah Mentha quais os interesses que voce tem para com a esse topico??

ainda bem q vc clonou ele :mrgreen:

quanto ao Amazonas...

A idéia eh criar 3 territórios federais dentro do amazonas
    sendo federal a manutenção eh com dinheiro do governo, ao inves de se manter com as proprias pernas como hoje...
    O Amazonas da prejuízo senão me engano.. e precisda de melhores cuidados... o trafico de drogas entra e sai da floresta com a maior facilidade do mundo

4. Também penso assim. Mesmo antes de se criar um estado, acho que o melhor é criar um território para que depois o Estado seja formado.

No caso da região amazônica, acho que a coisa deveria até ser mais radical: eu penso que Acre, Rondônia, Roraima e Amapá deveriam voltar a ser controlados pela União (territórios) para que houvesse um controle mais rigoroso nas fronteiras e para que o desenvolvimento sustentável fosse implementado com mais afinco.

5. MaDZ

MaDZ Usuário

Pra mim quanto menos políticos, menos possibilidade de corrupçao e com a criação desses estados muitos novos cargos políticos iriam surgir.

6. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Ah sim, então você acha que o Anarquismo e a solução? Sim, realmente seria, mas o Anarquismo é uma utopia. Nunca daria certo. É só juntar um grupo grande de pessoas que já começam as desaveças, disputas, mortes, roubo, etc.

Quanto menos um estado, mas fácil de governar. Sim, mas governar não depende unicamente do tamanho do estado. Há muitos fatores, como clima, industrialização, educação e recursos naturais e hídricos. Não adianta nada ter um estado pequeno e não ter recurso nenhum, como é o caso de muitos estados do Nordeste (falando sem preconceito algum, afinal mamãe é de lá). Acho que antes de criar novos estados, devriam fazer um amplo estudo e levantamento de tudo isso que eu citei.

7. MaDZ

MaDZ Usuário

Claro que tem que existir os estudos e analises devidos e só se fosse viavel eles criariam esses estados. Se isso for feito por gente honesta e os estados governados por pessoas capazes, não há o porque de ser contra. O problema é que todo dia pipocam casos de corrupção.

8. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

O engraçado é que citam o modelo norte-americano se esquecendo de explicá-lo. Não é a divisão em muitos estados que torna mais eficiente sob determinados aspectos a administração dos estados americanos. É a autonomia. Eles vivem um regime com diretrizes confederativas, e nós somos uma federação. Os estados lá, cada um deles, tem leis próprias, e pode se regulamentar de acordo com os próprios interesses e conveniências.

Pra mim esses senadores querem é arrumar emprego pros primos. Já estou vendo nascimento de estados dentro de reservas indígenas. Lamentável.

9. Mentha Brandybuck

Mentha Brandybuck Evolution

Gostou? Fui eu que fiz. :mrgreen:

Eu acho que esse papo de divisão de estados é exatamente o que o meu irmão estava me falando o outro dia: para criarem mais senadores nessas regiões. Vejam, uma região como o Norte, apesar de enorme, tem poucos estados, o que significa pequena representatividade no Senado, enquanto o Nordeste, por exemplo, possui muitos estados e, então, influenciam muito as decisões do senado. Assim, as coisas seriam mais equilibradas.

10. Eönwë

Eönwë Usuário

Não vejo muita vantagem.... Se desmembrassem o Pará, por exemplo, teríamos um estado novo com território ainda enorme, com densidade demográfica ainda menor que a do Pará, sem a infra-estrura em volta de Belém e com toda uma nova série de orgãos burocráticos a ser instituídos. Os custos seriam exorbitantes e o novo estado não conseguiria pagar. Nem o Governo Federal, que não tem dinheiro pra nada.

E ainda há o perigo de o novo estado ser dominado por uma família de políticos coronelistas e corruptos. Como aconteceu no Tocantins, com os Siqueira Campos.

O que eu acho melhor é dar mais poder para as prefeituras. Saúde, educação e saneamento ficariam completamente nas mãos delas. A logística ficaria mto mais fácil.

Compartilhar