• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nova biografia

leoff

They will bend the knee or I will destroy them.
Vi hoje uma nova biografia de Tolkien recém-lançada por aqui. Acho que se chama "Tolkien, uma biografia" (ou é só "Tolkien"). O autor é Michael White e a editora é Imago. Tem umas páginas em papel de alta qualidade com uma fotos legais.

Parece ser uma boa alternativa à biografia lançada pela Martins Fonstes, que irritantemente sempre está fora de catálago.
 
É, esse autor já escreveu biografias de Leonardo DaVinci e Isaac Newton. De repente essa biografia do Tolkien pode ser interessante, mas parece que as avaliações da Amazon não foram muito boas...

Amazon

Em todo caso, não esquece que a Biografia do Carpenter é oficial, o escritor teve contato com a família, e tals... e pode estar fora de catálogo aqui, mas em inglês tá disponível a um preço baixo (uns R$35) :)
 
Gildor disse:
Em todo caso, não esquece que a Biografia do Carpenter é oficial, o escritor teve contato com a família, e tals... e pode estar fora de catálogo aqui, mas em inglês tá disponível a um preço baixo (uns R$35) :)

Mas existe a versão em Português?
 
Eu sei que esse topico nao eh o apropriado mas eu nao queria criar um soh para colocar uma noticia, e como esse aqui ta falando de um livro sobre tolkien e suas obras...

Esse eh um livro importando recem lançado:

'Com acesso completo à arte criada durante um período de cinco anos especificamente para o filme, este livro ilustra o criativo desenvolvimento de A Sociedade do Anel, o primeiro episódio da trilogia.

Esta publicação oficial contém 500 imagens exclusivas, desde os primeiros sketches à lápis até as pinturas conceituais que deram origem a várias cenas do filme. Todas as principais locações, roupas, armaduras e criaturas mostradas em detalhes.

The Art of The Fellowship of the Ring também contém fotografias que mostram o processo de criação das criaturas, como Gollum, os Uruk-Hai e o terrível Balrog.

Dentro deste livro você encontrará também trabalhos de John Howe e Alan Lee, os dois artistas que inspiraram a visão do diretor Peter Jackson sobre a Terra-Média.

Com texto compilado de entrevistas exclusivas com o diretor Peter Jackson, o supervisor de efeitos especiais Richard Taylor, os designers Grant Major, Ngila Dickson, Paul Lasaine e outros, este livro único celebra a contribuição dessas pessoas ao sucesso do primeiro filme de O Senhor dos Anéis.'

CAPA:
imp_artfellow_capa.jpg


GIL-GALAD:
imp_artefellow_gilgalad.gif
 
Eu ganhei essa nova biografia! :DDDDD

Bom, eu comecei a ler, ainda to no começo e tals, mas, é legal...tipo, gostei bastante da parte que fala sobre a infancia e tals, explica bem os acontecimentos etc etc ^^

E, como ja disseram, tem fotos muito bacanas! Algumas fotos eu não tinha visto ainda...e mostra o quão lindo o tolkien era!!!! hehehehe :mrgreen:

Ok, brincadeira, mas ele era charmosão ^^ hihihi :D
 
não é esse livro que fala que Tolkien tinha inveja de seus amigos escritores famosos e resolveu escrever um livro à altura? Pelo menos na Veja de semana passada falava assim... que Tolkien, nosso Mestre, tinha inveja de CS Lewis e outros... HUMPF!
 
É essa mesma...mas...acho que isso pode ter um fundinho de verdade. Bem, a parte aí de que ele só escreveu o SdA para ter um livro à altura eu discordo completamente se ler isso na biografia, mas que ele poderia ter um tantinho de inveja do C.S. Lewis, acho que poderia sim... :|

Mas hoje o dificil é achar gente que ame assim os livros do C.S., que parecem ser um tanto fraquinhos....eu li uns trechos e tals, não gostei muito...já os do Tolkien são maravilhosos ^^ e tem muita gente que acha isso ^^
 
Sábado fui na Livraria Cultura e comprei a biografia. Já estou na metade do livro. É realmente muito bom :D
 
Em relação a essa nova biografia, só tenho uma única reclamação: estou na parte em que ele ainda não foi pra guerra, e não consigo entender com clareza as reais distâncias entre as várias cidades que são citadas no decorrer da história.

Bem que podiam ter colocado um mapa ali, né? Facilitaria as coisas. Mas pra quem percebeu a mesma coisa, encontrei esse endereço aqui que traz alguma luz adicional:
http://www.england.worldweb.com/Maps/mapviewer.html
 
Uma coisa um pouco chata nessa biografia não diz respeito ao conteúdo em si, mas à tradução. Alguns nomes foram mal traduzidos.
E mais: os erros de impressão/digitação... tem VÁRIOS deles, principalmente quando um livro vai ser mencionado; ex: em vez de aparecer O Silmarillion, aparece apenas O, e mais nada depois. Isso realmente me irrita.
Qualquer editora decente toma mais cuidados com esses detalhes.
 
Eu tenho uma pergunta pra quem leu a biografia oficial.

Lendo essa biografia nova, chamou bastante minha atenção esse trecho onde o escritor fala sobre os motivos que estremeceram a amizade entre Tolkien e Lewis. Quem leu sabe do que eu tô falando 8)

A minha pergunta é: isso procede? Na biografia autorizada tinha menção a esses "conflitos" entre eles?

Claro, não é nada que seja desabonador a Tolkien, longe disso. Na verdade, até o torna mais verossímil como ser humano. Mas é que eu realmente fiquei curioso pra saber se isso foi real ou o escritor quis "aumentar".

É por essas que não dá pra confiar em biografias, nem mesmo as autorizadas...
 
Eu não tenho a biografia oficial ainda, mas acho que essa informação procede.
Vale notar que Michael White comenta sobre um certo "endeusamento" em relação à certas pessoas que falam sobre Tolkien e sua vida. Creio que ele se referia inclusive ao Humphrey Carpenter, sobre sua Bio e o Letters.

Se você parar e pensar bem, faz um certo sentido esse pensamento do White. Creio que Carpenter "omitiu" certas cartas que pudessem conter algo que ele considerasse "desabonador" à imagem de Tolkien.

Mas como vc disse, acho que isso só torna Tolkien mais "humano", e se Carpenter realmente fez isso, é lamentável.
 
Claro, Tilion. O que eu penso é por aí mesmo. Aliás, foi isso que eu quis dizer quando falei que nem nas autorizadas dá pra confiar. Ora, se é autorizada, quer dizer que necessariamente passou pelo "crivo" de alguma pessoa da família, que pode facilmente indicar um determinado trecho para ser excluído da versão final.

Sendo assim, a "culpa" nem seria diretamente do autor em si. Mas de qualquer forma, é uma pena para a credibilidade da obra, né? :|
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo