• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias da Copa do Mundo

Status
Fechado para novas mensagens.
Maradona: 'Sinto-me culpado pela derrota'

BUENOS AIRES - O ex-jogador argentino Maradona disse nesta quinta-feira que as imagens da derrota para Suécia partiram seu coração e se sente culpado por não ter estado no Japão para acompanhar os jogos da seleção de perto. O craque também criticou o treinador Marcelo Bielsa. As informações são do site do jornal 'Olé'.

'Meu coração ficou despedaçado depois que vi as imagens de Batistuta, Verón, Crespo e Aimar chorando. Sinto-me culpado porque os jogadores me queriam com eles e não estive lá', lamentou.

Após diversos pedidos, as autoridades japonesas permitiram a entrada de Maradona no país, mas o craque assistiu ao jogo, pela TV, em Cuba.

'Durante a partida, eu não parava de perguntar porque não fui ao Japão ajudar a minha equipe', disse o mais famoso camisa 10 da Argentina.

Sobre Bielsa, Maradona não poupou palavras.

'Não posso esquecer os erros de Marcelo Bielsa. Ele deveria ter escalado Batistuta e Crespo juntos no ataque desde o começo da partida. Um dia, a Argentina voltará ao topo do futebol. Mas sem ele', afirmou.
 
Brasil goleia Costa Rica e garante primeiro lugar do grupo C

Sem ter que se preocupar com a classificação às oitavas-de-final, a seleção brasileira goleou a Costa Rica por 5 a 2, em Suwon, na Coréia do Sul, e garantiu a liderança do grupo C na primeira fase da Copa do Mundo. Com nove pontos marcados, o Brasil foi a única seleção, além da Espanha, a ter 100% de aproveitamento até agora.

O time passeou em campo no primeiro tempo do jogo, marcando três gols, mas voltou sem determinação após o intervalo e as falhas já conhecidas da defesa quase complicaram a partida. Com um gol marcado e passe para outros dois, Júnior foi a grande estrela da equipe brasileira.


Com a derrota, a Costa Rica se despediu da Copa do Mundo. A Turquia, que venceu a China por 3 a 0, ficou com a segunda vaga do grupo. Nesta sexta-feira, a seleção brasileira ficará sabendo quem será seu adversário na próxima fase. Japão, Rússia, Bélgica e Tunísia são as possibilidades. O jogo das oitavas será realizado na próxima segunda-feira, às 8h30m (de Brasília), em Kobe, no Japão.

O primeiro gol do Brasil saiu aos dez minutos do primeiro tempo em jogada pela esquerda. Edílson cruzou para Ronaldinho, que chutou a gol, mas a bola resvalou no zagueiro Marín e entrou. Dois minutos depois, Rivaldo cobrou escanteio pela esquerda, Ronaldinho disputou a bola com dois zagueiros e chutou no canto direito do goleiro Lonnis, aumentando para 2 a 0.

O terceiro gol brasileiro foi o mais bonito marcado nesta Copa até agora. Aos 38 minutos, Júnior cruzou pela esquerda, a bola desviou na defesa da Costa Rica e o zagueiro Edmílson pegou de meia bicicleta. Dois minutos depois, porém, Wanchope diminuiu para a Costa Rica, chutando a bola que ainda foi desviada em Lúcio.


No segundo tempo, os costarriquenhos voltaram com pressão sobre a seleção. Aos dez minutos, Gomez fez o segundo gol da Costa Rica aproveitando falha da defesa do Brasil. Mas o sufoco durou pouco: Rivaldo recebeu cruzamento de Júnior pela esquerda e tocou no canto esquerdo de Lonnis. Um minuto depois foi a vez de Júnior marcar. Ele recebeu de Edmílson, entrou na área pela esquerda e tocou na saída do goleiro.


O ponto fraco da seleção na partida foi mais uma vez a defesa, que ainda mostrou muita falta de entrosamento e falhas nas disputas de bolas altas. Felipão aproveitou a partida para testar três jogadores reservas: Kaká e Kléberson estrearam na Copa, o primeiro no lugar de Rivaldo e o outro, no de Edílson. Ricardinho também foi aproveitado, no lugar de Juninho.
 
CBF já pensa numa possível festa pelo penta

RIO - Satisfeitos com a campanha da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo, com três vitórias e onze gols em três jogos, os dirigentes da CBF já começam a pensar na realização de uma festa, caso o Brasil conquiste o pentacampeonato mundial.

O presidente em exercício da CBF, José Sebastião Bastos, confirmou que o assunto foi abordado em uma conversa telefônica que manteve com Ricardo Teixeira nesta quinta-feira.

O dirigente, porém, não quis se aprofundar no assunto e evitou maiores detalhes sobre a possível festa.
 
Portugal perde para a Coréia do Sul e é eliminado

0,,706546,00.jpg
0,,706928,00.jpg


INCHEON, Coréia do Sul - Portugal não estava no 'grupo da morte' e nem desfalca do seu principal jogador. Ao contrário de Argentina e França, a seleção portuguesa, que antes da Copa chegou a ser apontada como uma das favoritas, foi vítima de sua própria incompetência e deu adeus ao Mundial ao ser derrotada por 1 a 0 pelos anfitriões sul-coreanos, nesta sexta-feira, em Incheon. Os donos da casa

A equipe de Luís Figo dependia do resultado da partida entre Estados Unidos e Polônia, em Daejeon. Uma derrota dos americanos permitiria a Portugal se classificar com um simples empate. Aos dez minutos de partida, os poloneses já venciam por 2 a 0. O 0 a 0 no placar em Incheon era bom para as duas equipes. Mas uma irresponsabilidade do atacante João Pinto começou a dificultar as coisas. Aos 26 minutos de partida ele deu uma entrada criminosa em Ji Park e foi expulso pelo árbitro argentino Angel Sanchez.

Quatro minutos depois, os coreanos chegaram a comemorar um gol, quando Ki Seol aproveitou disputa de bola entre Jin Choi e o goleiro Vitor Baía e tocou para a rede. Mas Choi cometeu falta em Baía e a jogada foi anulada. O primeiro tempo terminou com os poloneses ainda vencendo por 2 a 0 e a vaga nas mãos de Portugal.

Logo no primeiro minuto da etapa final, Ki Seol cabeceou a bola rente à trave esquerda de Portugal, mostrando que os coreanos não pareciam dispostos a segurar o resultado. Aos 21, Beto foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo, por falta desnecessária em Young Lee, no meio de campo. A partir daí, restava aos portugueses recuar e tentar manter o 0 a 0. Pouco depois, o atacante Pauleta aparecia nas TVs do mundo inteiro pedindo calma a dois coreanos, Young Lee e Tae Ki, antes de deixar o campo substituído, 'sugerindo' que não buscassem a vitória.

Pedido negado. Aos 25, Ji Park recebeu cruzamento da direita, matou a bola no peito e, sem deixá-la cair, driblou Sérgio Conceição. Quando a bola quicou no chão, chutou por entre as pernas de Vitor Baía. O gol, ou melhor golaço, levou a torcida ao delírio. Era a segunda vitória sul-coreana em Mundiais e a primeira classificação para uma segunda fase em seis participações.


No desespero, Portugal mostrou ao menos raça. Figo, que arriscou-se a disputar a Copa lesionado, teve mais uma atuação apagada. Mas ele quase marcou o gol de empate aos 29, em cobrança de falta. Dois minutos depois, Nuno Gomes perdeu gol feito: após disputa de bola entre Sérgio Conceição e Sang Yoo, ele furou e a bola foi para fora, diante do goleiro Lee. Aos 43, Conceição acertou a trave coreana, com um chute de primeira - e quase caiu
no choro ao ver que a bola não entrara. Aos 47, o mesmo atacante fez boa jogada pela esquerda e chutou cruzado. Lee espalmou para fora e pôs fim às esperanças portuguesas.

Como primeira colocada do Grupo D, a Coréia do Sul enfrentará a Itália, em Daejeon, na próxima terça-feira. A equipe anfitriã manteve a tradição dos países-sede que sempre passam da primeira fase. Mesmo derrotados por 3 a 1 pela Polônia, os Estados Unidos ficaram com a segunda posição na chave e enfrentarão o México, na segunda-feira, em Jeongju. Portugal, como na última vez em que esteve numa Copa, em 1986, volta para casa mais cedo.
 
Artilharia da Copa após a Fase de Classificação

GOLS JOGADOR

5 - Klose (Alemanha)

4 - Ronaldinho (Brasil), Tomasson (Dinamarca)

3 - Bouba Diop (Senegal), Raúl (Espanha), Rivaldo (Brasil), Vieri (Itália), Wilmots (Bélgica), Pauleta (Portugal)

2 - Borgetti (México), Cuevas (Paraguai), Larsson (Suécia), Inamoto (Japão), Hierro (Espanha), Sas (Turquia), Ronald Gomez (Costa Rica), Robbie Keane (Irlanda), Morientes (Espanha)

1 - Ahn Jung-Hwan (Coréia do Sul), Acimovic (Eslovênia), Aghahowa (Nigéria), Alexandersson (Suécia), Anders Svensson (Suécia), Arce (Paraguai), Ballack (Alemanha), Delgado (Equador), Del Piero (Itália), Davala (Turquia), Crespo (Argentina), Cimirotic (Eslovênia), Campos (Paraguai), Campbell (Inglaterra), Breen (Irlanda), Bouzaine (Tunísia), Mboma (Camarões), Mauricio Wright (Costa Rica), Mathis (EUA), Linke (Alemanha), Korkmaz (Turquia), Karpin (Rússia), Júnior (Brasil), Jancker (Alemanha), Holland (Irlanda), Sun Hwang (Coréia do Sul), Sonck (Bélgica), Schneider (Alemanha), Santa Cruz (Paraguai), Sang Yoo (Coréia do Sul), Rui Costa (Portugal), Ronaldinho Gaúcho (Brasil), Rommedahl (Dinamarca), Rodriguez (Uruguai), Winston Parks (Costa Rica), Walem (Bélgica), Van der Heyden (Bélgica), Valerón (Espanha), Torrado (México), Titov (Rússia), Sychev (Rússia), Suzuki (Japão), Roberto Carlos (Brasil), Recoba (Uruguai), Rapaic (Croácia), Radebe (África do Sul), Quinton Fortune (África do Sul), Paulo Wanchope (Costa Rica), O´Brien (EUA), Olic (Croácia), Nomvethe (África do Sul), Morishima (Japão), Morales (Uruguai), Mokoena (África do Sul), Mendieta (Espanha), Mendez (Equador), McCarthy (África do Sul), McBride (EUA), Hidetoshi Nakata (Japão), Forlan (Uruguai), Fadiga (Senegal), Etoo (Camarões), Emre (Turquia), Edmílson (Brasil), Duff (Irlanda), Diao (Senegal), Batistuta (Argentina), Beckham (Inglaterra), Beschastnykh (Rússia), Beto (Portugal), Bierhoff (Alemanha), Blanco (México), Bode (Alemanha)
 
Resultados dos jogos da Fase de Classificação da Copa ded 2002 na Coriea e Japão

GRUPO A - sede: CORÉIA DO SUL

França 0 x 1 Senegal
Uruguai 1 x 2 Dinamarca
Dinamarca 1 x 1 Senegal
França 0 x 0 Uruguai
Dinamarca 2 x 0 França
Senegal 3 x 3 Uruguai


GRUPO B - sede: CORÉIA DO SUL


Paraguai 2 x 2 África do Sul
Espanha 3 x 1 Eslovênia
Espanha 3 x 1 Paraguai
África do Sul 1 x 0 Eslovênia
África do Sul 2 x 3 Espanha
Eslovênia 1 x 3 Paraguai


GRUPO C - sede: CORÉIA DO SUL

Brasil 2 x 1 Turquia
China 0 x 2 Costa Rica
Brasil 4 x 0 China
Costa Rica 1 x 1 Turquia
Turquia 3 x 0 China
Costa Rica 2 x 5 Brasil


GRUPO D - sede: CORÉIA DO SUL

Coréia do Sul 2 x 0 Polônia
EUA 3 x 2 Portugal
Coréia do Sul 1 x 1 EUA
Portugal 4 x 0 Polônia
Polônia 3 x 1 EUA
Portugal 0 x 1 Coréia do Sul

GRUPO E - sede: JAPÃO

Irlanda 1 x 1 Camarões
Alemanha 8 x 0 Arábia Saudita
Alemanha 1 x 1 Irlanda
Camarões 1 x 0 Arábia Saudita
Camarões 0 x 2 Alemanha
Arábia Saudita 0 x 3 Irlanda


GRUPO F - sede: JAPÃO

Argentina 1 x 0 Nigéria
Inglaterra 1 x 1 Suécia
Suécia 2 x 1 Nigéria
Argentina 0 x 1 Inglaterra
Nigéria 0 x 0 Inglaterra
Suécia 1 x 1 Argentina


GRUPO G - sede: JAPÃO


Croácia 0 x 1 México
Itália 2 x 0 Equador
Itália 1 x 2 Croácia
México 2 x 1 Equador
Equador 1 x 0 Croácia
México 1 x 1 Itália


GRUPO H - sede: JAPÃO

Japão 2 x 2 Bélgica
Rússia 2 x 0 Tunísia
Japão 1 x 0 Rússia
Tunísia 1 x 1 Bélgica
Tunísia 0 x 2 Japão
Bélgica 3 x 2 Rússia
 
Próximo adversário do Brasil : Bélgica.

Os diabos vermelhos serão nosso próximo alvo, eles contam com uma equipe experiente, onde a média de idade é de 29.5 anos.

A equipe européia tem alguns bons jogadores como o atacante Wilmots que já tem 3 gols no mundial, o meio campo Walen e o outro atacnte matador Emilie Mpenza.

Seu jogo aéreo, característico jogo aéreo europeu, é um de seus pontos fortes além dos seus bons jogadores.

O time tem uma boa saída da defesa para o ataque com seus homens de ligação, o meio campo é forte e coeso.

A defesa não é tão boa, inclusive é o ponto fraco deste time que levou 5 gols em 3 jogos. Muitos espaços são definidos entre sesu defensores possibilitanto o avanço dos atacantes brasileiros, pois a mesma sai sempre em linha. Este exemplo pode ser comprovado no jogo entre Bélgica e Rússia, onde mesmo defendendo com 9 homens, a Bélgica tomou o gol pelos espaços criados por seus zagueiros.
 
Dinamarca e Inglaterra disputam vaga nas quartas

NIIGATA, JAPÃO - Dinamarca e Inglaterra disputam neste sábado, às 8h30m (de Brasília), na cidade japonesa de Niigata, uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Mundo. O classificado deste confronto jogará contra o Brasil, caso a seleção ultrapasse as oitavas. Em caso de empate, o jogo vai para a prorrogação com 'morte súbita' e, persistindo a igualdade, haverá disputa de pênaltis.


Os dinamarqueses surpreeenderam ao terminar em primeiro lugar no grupo A, eliminando a França, atual campeã mundial. Caso cheguem às quartas, irão igualar a campanha de 98, quando foram eliminados justamente pelo Brasil. O zagueiro Laursen espera que os escandinavos promovam outra surpresa nesta Copa.

- Seria fantástico eliminar outro dos grandes - afirmou.

Pelo lado inglês, que terminou em segundo no grupo F, o 'grupo da morte', a expectativa do treinador Sven Goran Eriksson é que seu time repita a atuação que teve contra a Argentina.

- Se formos capazes de jogar como fizemos diante da Argentina, seria suficiente para passarmos de fase.

No último mundial, em 98 a Inglaterra caiu nas oitavas, após perder para os argentinos na disputa de pânaltis.

Escalações prováveis:

Dinamarca: Sorensen, Helveg, Henriksen, Laursen e Jensen; Gravesen, Tofting, Poulsen e Ebbe Sand; Rommedahl e Tomasson.

Inglaterra: David Seaman, Mills, Rio Ferdinand, Sol Campbell e Ashley Cole; Beckham, Nicky Butt, Scholes, e Sinclair; Heskey e Michael Owen.
 
Fifa credita a Ronaldinho primeiro gol contra Costa Rica

0,,696243,00.jpg


SEUL, Coréia do Sul - A Fifa anunciou nesta sexta-feira em Seul que o primeiro gol do Brasil na vitória sobre a Costa Rica por 5 a 2 foi creditado para o atacante Ronaldinho. No lance, aos 10 minutos da primeira etapa, o atacante brasileiro chutou prensado com o zagueiro costarriquenho Marin. O árbitro Gamal Ghandour assinalou o gol para o jogador da Costa Rica.

Com a decisão da Fifa, o atacante passa a ter quatro gols no Mundial, tornando-se vice-artilheiro da Copa ao lado do dinamarquês Tomasson. O alemão Klose é o artilheiro, com cinco.

Na saída da seleção do hotel para o aeroporto de Seul, o atacante já se mostrava otimista quanto à decisão da Fifa.

- O gol foi meu. Comemorei bastante. A CBF mandou o recurso, mesmo porque a Fifa vem considerando que o gol é do atacante em divididas com os zagueiros - afirmou, em entrevista ao Sportv.

Com os dois gols marcados contra a Costa Rica, Ronaldinho completou 41 gols pela seleção brasileira. Ele é atualmente o quarto maior goleador da seleção, atrás apenas de Pelé (77), Romário (54) e Zico (48).

Na manhã desta sexta-feira (horário da Coréia), a seleção embarcou para o Japão. Às 17h (5h no Brasil), a equipe fará o primeiro treino em Kobe, onde jogará pelas oitavas-de-final da Copa na segunda-feira.
 
Os destaques e as decepções da primeira fase da Copa

DAEJEON, Coréia do Sul - Três países campeões do mundo eliminados, dois asiáticos classificados pela primeira vez para as oitavas-de-final, uma goleada de 8 a 0, outra surpresa africana que encanta o mundo... A primeira fase da Copa 2002, que terminou nesta sexta-feira, já entra para a história por uma série de resultados surpreendentes.


Foram 15 dias de competição até o momento, com 130 gols marcados (média de 2,7 por partida). Alguns jogos, é verdade, deram sono, mas muitos outros conseguiram prender a atenção dos torcedores madrugada adentro. E para resumir o que aconteceu de melhor e pior nestes 48 confrontos iniciais, a Globonews.com e o Globo On Line selecionaram os destaques da etapa classificatória da Copa. Veja os resultados.

Melhor seleção: Alemanha - Logo de cara, aplicou 8 a 0 na Arábia Saudita. A goleada está entre as cinco maiores da história dos Mundiais. Sofreu um gol aos 47 minutos do segundo tempo e acabou empatando em 1 a 1 com a Irlanda, perdendo a chance de se classificar antecipadamente. No jogo seguinte, no entanto, bateu Camarões por 2 a 0 e garantiu o primeiro lugar no Grupo E. Os 11 gols marcados deram à Alemanha o melhor ataque da primeira fase, ao lado do Brasil, outra seleção que se destacou nessa etapa.

Pior seleção: China - Nunca tinha participado de uma Copa do Mundo e deixou a impressão de que nem chegou a estrear. Perdeu os três jogos que disputou e não conseguiu fazer sequer um gol. Entrou para o pequeno clube de países que nunca balançaram as redes adversárias em Mundiais, juntando-se a Zaire (atual República Democrática do Congo), Canadá, Austrália, Grécia e Índias Holandesas (atualmente Indonésia).

Seleção que decepcionou: França - A líder do ranking da Fifa chegou à Coréia do Sul com o status de grande favorita ao título. Saiu sem obter nenhuma vitória e sem marcar gols. A ausência de Zidane nos dois primeiros jogos pode servir de atenuante, mas uma equipe que deseja ganhar a Copa não pode depender de só um jogador.

0,,584592,00.jpg
Seleção que surpreendeu: Senegal - A vitória por 1 a 0 sobre a França, na abertura da competição, foi só um aviso. Depois, os senegaleses empataram com Dinamarca (1 a 1) e Uruguai (3 a 3) e conseguiram o segundo lugar no Grupo A. A equipe africana revelou ao mundo jogadores como Diouf e Fadiga. Agora, vai tentar igualar a façanha de Camarões, que chegou às quartas-de-final na Copa de 90. Ou, quem sabe, melhorar.

0,,645410,00.jpg
Melhor jogo: Inglaterra 1 x 0 Argentina - Era o confronto mais esperado da primeira fase e correspondeu às expectativas. Os jogadores das duas equipes se entregaram de corpo e alma e proporcionaram um grande espetáculo. O astro inglês David Beckham foi o destaque, jogando uma partida inteira pela primeira vez desde a fratura no pé, no início de abril. De quebra, fez o gol da vitória, de pênalti.


Pior jogo: África do Sul 1 x 0 Eslovênia - Deu sono. Total falta de imaginação de ambos os lados. Depois de ver as duas equipes jogando, a Fifa poderia perfeitamente repensar o número de vagas nas Copas do Mundo. Outras partidas, como México 1 x 0 Croácia e Tunísia 1 x 1 Bélgica, também servem de argumento para quem acha 32 países no Mundial um exagero.

Melhor jogador: Klose (Alemanha) - Com os três gols que marcou nos 8 a 0 da Alemanha sobre a Arábia Saudita, Klose disparou na artilharia da Copa já na primeira rodada. Fez mais um no empate com a Irlanda e outro na vitória sobre Camarões, mantendo-se na liderança da artilharia e ameaçando uma escrita de 24 anos: desde 1978, o artilheiro da Copa não passa de seis gols.

0,,555932,00.jpg
Jogador que decepcionou: Verón (Argentina) - Era um dos candidatos a craque da Copa, mas jogou tão mal nas duas primeiras partidas da Argentina que foi barrado do jogo decisivo contra a Suécia. Entrou no segundo tempo, mas não conseguiu ajudar seu time a virar o jogo e conseguir a classificação.


Melhor treinador: Mick McCarthy (Irlanda) - A poucos dias do início do Mundial, mandou de volta para casa a estrela do time, Roy Keanne, por indisciplina. Com uma equipe limitada, mas homogênea, conseguiu se classificar em segundo lugar no Grupo E, depois de vencer a Arábia Saudita e empatar com Camarões e a poderosa Alemanha.

Pior treinador: Giovani Trapattoni (Itália) - Mesmo tendo no elenco jogadores como Totti, Vieri, Maldini e Del Piero, se classificou apenas em segundo lugar em um grupo que tinha México, o primeiro colocado, Equador e Croácia. Sua equipe esteve a ponto de ser eliminada. Ainda assim, o máximo de ousadia que teve no jogo contra os mexicanos foi trocar Totti por Del Piero. Com Trapattoni, dois craques não ocupam o mesmo lugar no time.

Jogador revelação: Klose (Alemanha) - O que dizer de um jogador que, aos 24 anos, e sem ser a estrela do time, chega às oitavas-de-final como principal candidato à artilharia da Copa do Mundo? Os cinco gols que marcou ajudaram a Alemanha a se classificar em primeiro lugar na sua chave.

Gol mais bonito: Ji Sung Park (Coréia do Sul) - Marcou o gol que eliminou a seleção de Portugal. E que gol! Recebeu um cruzamento da esquerda, matou no peito, tirou Sérgio Conceição do lance com um toque por por cima e, de perna esquerda, mandou a bola por baixo das pernas do goleiro Vítor Baía. Um golaço que levou à loucura os torcedores que lotaram o estádio de Incheon.

Seleção da primeira fase: Khan (Alemanha), Arce (Paraguai), Rio Ferdinand (Inglaterra), Nesta (Itália) e Sorín (Argentina); Scholes (Inglaterra), Totti (Itália) e Rivaldo (Brasil); Owen (Inglaterra), Ronaldo (Brasil) e Klose (Alemanha).
 
Torcida japonesa comemora feito inédito

0,,711953,00.jpg
OSAKA, Japão - A histórica classificação da seleção japonesa para as oitavas-de-final da Copa do Mundo fez com que milhares de torcedores fossem às ruas comemorar o feito inédito.


Após a vitória por 2 a 0 sobre a Tunísia, na manhã desta sexta-feira (horário do Brasil), uma multidão de fanáticos pela seleção lotaram as ruas e bares da cidade de Osaka, a segunda maior do país, vestidos com a camisa do Japão e gritando o tempo todo 'Nippon!, Nippon!' (Japão!, Japão!).

Mesmo com a presença de um grande número de policiais, várias pessoas resolveram festejar a classificação à próxima fase de um jeito mais que tradicional em Osaka: com um mergulho no Rio Dotombori pulando da principal ponte da cidade.

As pessoas corriam pelas ruas, se abraçavam e pareciam não acreditar no triunfo japonês na Copa do Mundo.

- Isso é fantástico! Eu nunca estive tão feliz em toda a minha vida - disse Yusuke Hayashi, um jovem estudante de 17 anos.

Outra cidade que comemorou muito a vitória foi Tóquio. Na capital, mais de 50 mil torcedores pagaram quase R$ 50 cada para assistir à partida por um telão que foi instalado dentro do Estádio Nacional de Tóquio.

No fim do jogo, uma queima de fogos iluminou o céu, com os torcedores gritando sem parar 'Banzai!...Nippon, Nippon' e fazendo a tradicional ola.
 
Metsu: Francês que leva Senegal à glória no Mundial

0,,726786,00.jpg


YOKOHAMA - Senegal está a uma vitória de ser a primeira seleção africana a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo. O sucesso da equipe pode ser surpresa para muita gente, menos para um francês convertido ao islamismo que tem acompanhado a transformação do futebol no país: Bruno Metsu, 48 anos, técnico da seleção de Senegal há menos de dois anos.

- Não somos sortudos. O que vocês estão vendo é o nascimento de uma grande seleção - disse o treinador, após a vitória por 2 a 1 sobre a Suécia, que classificou a seleção para as quartas-de-final da Copa 2002.

Metsu é um vitorioso à frente da equipe de Senegal, apesar de ser essa a sua primeira e ainda curta vivência como treinador de uma seleção nacional. Nascido em 28 de janeiro de 1954, no povoado francês de Coudekerque, ele jogou futebol em clubes como Anderlecht (da Bélgica), Dunkerque, Valenciennes, Lille, Niza, Roubaix e Beauvais, onde começou a carreira de treinador.

A trajetória de Metsu na seleção senegalesa começou em novembro de 2000. A federação de futebol do país não tinha renovado o contrato com o alemão Peter Schnittger e surgiu então a oportunidade para o francês, que trabalhava como técnico do Guinea, um clube africano, havia seis meses. O
primeiro título não demorou a chegar. No início deste ano, em fevereiro, a seleção de Senegal conquistou a Copa da África, superando equipes mais famosas, como Nigéria, na semifinal, e Camarões, na decisão. A vitória foi na disputa de pênaltis. Nas Eliminatórias para a Copa da Coréia e do Japão, o time de Mestu só perdeu uma vez e superou marrocos e Argélia.

Senegal não é importante para o técnico apenas por causa do futebol. Metsu se converteu ao islamismo, a religião de 92% da população senegalesa, e adotou o nome de Abdou Karim. Em 24 de março deste ano, pouco antes do início da Copa do Mundo, o vínculo com o país aumentou ainda mais: o técnico da seleção casou-se com Rojaya Ndiaye, uma jovem senegalesa.

- Metsu casou-se defifinitivamente com nosso país e com Rojaya Ndiaye - noticiou na ocasião o jornal local 'Le Soleil'.

Senegal, a França que deu certo na Copa 2002

Senegal não deve aos franceses apenas o idioma e o atual treinador da seleção. o aprendizado no futebol foi todo praticamente realizado em território francês. Foi lá que os senegaleses começaram a descobrir os segredos do jogo e hoje 21 dos 23 jogadores convocados para o Mundial atuam em clubes da França. Essa mistura Mestsu definiu como fundamental para o sucesso de Senegal até aqui na Copa: há alguns dias, ele disse que Senegal teria a força de uma equipe
africana, mas a disciplina tática do melhor clube europeu.

Assim são os senegaleses: leões indomáveis como Camarões, mas com um algo a mais do futebol francês, considerado o melhor do mundo entre 1998 e 2002.
 
Brasil quer resolver jogo com a Bélgica nos 90 minutos

KOBE, Japão - A seleção brasileira pretende definir a partida desta segunda-feira, contra a Bélgica, nos 90 minutos de jogo, evitando complicações na prorrogação e nos pênaltis. Nos jogos deste domingo, Senegal bateu a Suécia com um ‘gol de ouro’ e a Espanha venceu a Irlanda nos pênaltis.

- Estamos preparados para conseguir a vitória nos 90 minutos. Vamos dar o máximo – disse Rivaldo, pouco antes de a seleção brasileira fazer, neste domingo, o reconhecimento do gramado do Kobe Wing Stadium, onde será disputada a partida.

Rivaldo não concorda com a afirmação de que o Brasil é o grande favorito.

- Nesta fase de mata-mata, as equipes crescem de produção e os jogos são muito perigosos - disse.

Já os belgas pretendem explorar ao máximo o suposto favoritismo brasileiro:

- Os brasileiros são os favoritos e nós não temos esta responsabilidade (a de vencer) – disse um membro da delegação da equipe européia, que treinou a portas fechadas em Kobe.

Para o capitão Cafu, o Brasil precisa entrar em campo “com muita energia para resolver as coisas como nas partidas anteriores”.

- Chegou a hora da verdade e todo mundo está conectado para fazer valer sua experiência e enfrentar o adversário com muita tranqüilidade – acrescentou.

O zagueiro Lúcio disse, no entanto, que a seleção brasileira tem gás suficiente para resistir a uma prorrogação.

- Chegar a fases decisivas gera um estímulo extra. Ninguém está cansado e teremos condições de correr mais de 90 minutos - afirmou Lúcio.

Entre os “Diabos Vermelhos”, a principal preocupação é direcionada ao zagueiro e mais efetivo puxador de contra-ataques Glen de Boeck, que se machucou no jogo contra a Rússia e está praticamente fora da partida contra o Brasil. O jogador não pôde treinar neste sábado e, mesmo sendo poupado, não deverá ser recuperar a tempo de jogar. Seu provável substituto, Vam Meir, é mais lento na marcação, o que pode facilitar as manobras ofensivas do brasileiros.

O técnico Luiz Felipe Scolari confirmou o retorno à equipe titular do zagueiro Roque Júnior, do ala Roberto Carlos e do atacante Ronaldinho Gaúcho. No entanto, Scolari colocou Roque Júnior de líbero, no lugar de Anderson Polga, que volta ao banco. Edmílson, por sua vez, ficará no lado esquerdo da defesa, no lugar de Roque Júnior.

Após as mudanças, o goleiro Marcos garantiu que não será por problemas na zaga que o Brasil não chegará às quartas-de-final da Copa do Mundo:

- Um time é bom pelo conjunto e não por causa dos setores. Se a zaga estivesse mal como dizem, a equipe não teria chegado às oitavas-de-final - afirmou.

Brasil e Bélgica se enfrentaram três vezes: vitória dos belgas por 5 a 1 em 1962; vitória brasileira por 5 a 0 em 65; e nova vitória do Brasil, por 2 a 1, em 1988.
 
Espanha vence a Irlanda nos pênaltis e está nas quartas


0,,724205,00.jpg

0,,725019,00.jpg



SUWON, Coréia do Sul - A Copa do Mundo de 2002 já tem mais uma seleção garantida nas quartas-de-final. De forma dramática, a Espanha derrotou a Irlanda por 3 a 2 nos pênaltis - a primeira decisão desta maneira no Mundial deste ano. No tempo normal, empate em 1 a 1 e, depois, 0 a 0 na prorrogação. Seu adversário sairá do confronto entre Itália e Coréia do Sul, terça-feira, em Daejeon.


O jogo começou muito movimentado e com um ritmo alucinante. As duas equipes buscaram o gol desde o início. Logo aos dois minutos do primeiro tempo, o atacante Robbie Keane fez grande jogada pela esquerda. Ele recebeu passe de Kilbane, dominou, tocou por baixo das pernas de Puyol, invadiu a área e chutou cruzado, levando perigo ao gol de Casillas.

Mas da mesma maneira como a Irlanda atacava, a Espanha respondia. Aos oito minutos, Puyol se redimiu do erro anterior. O lateral foi à linha de fundo e cruzou na área. Morientes desviou de cabeça e marcou - seu terceiro gol no Mundial -, sem chances para o goleiro Given.

Depois do gol a Espanha recuou, permitindo uma reação dos irlandeses, com chutes de Kinsella e Robbie Keane, aos 13 e aos 14 minutos, respectivamente. Com a vantagem no placar, os espanhóis se recuperaram no jogo e voltaram a atacar. Aos 23, Morientes tocou para Luis Enrique, que, em posição irregular, mandou para as redes, mas o árbitro sueco Anders Frisk assinalou impedimento.


O começo do segundo tempo foi semelhante ao do primeiro. Com um minuto, Raúl fez boa jogada na entrada da área, sofreu falta, mas o juiz deu vantagem. Na sequência, Morientes chutou em cima de Given e desperdiçou a chance do segundo gol. Aos 17, a Irlanda teve a primeira chance real de empatar. Duff foi derrubado na área e sofreu pênalti. Harte cobrou mal e Casillas defendeu, no rebote, Kilbane chutou para fora.


Mas a Irlanda ainda teria mais uma chance. Aos 44 minutos, Hierro cometeu pênalti, agarrando Quinn dentro da área. O atacante Robbie Keane cobrou com categoria e empatou, levando a decisão para a prorrogação.

Começava então a parte mais dramática da classificação da 'Fúria'. Abelda, que entrara no fim do segundo tempo, se machucou e não teve condições para disputar o tempo extra. Sem contar que o ataque titular, formado por Raúl e Morientes, foi substituído na etapa regulamentar.

Com um a menos, o time dirigido por Jose Luis Camacho passou sufoco, mas conseguiu segurar o resultado.

Depois dos 30 minutos de prorrogação, chegava a vez de o jovem goleiro Casillas, de apenas 21 anos, se transformar no herói da classificação espanhola. Sua equipe venceu por 3 a 2 e ele pegou dois pênaltis - sem contar que já defendera um no tempo normal.

Holland chutou na trave e Casillas defendeu as cobranças de Connoly e Kilbane. Mas como Juanfran e Valeron também desperdiçaram para os espanhóis, a vitória veio só com
Mendieta, o quinto batedor da 'Fúria'. Ele cobrou e assegurou a vaga nas quartas-de-final.
 
Figo pensa em deixar seleção portuguesa

Segunda, 17 de junho de 2002, 05h55
Lisboa - O jogador do Real Madrid Luis Figo está estudando a possibilidade de não voltar a vestir a camisa da seleção portuguesa, segundo fontes próximas ao atacante, publicou, nesta segunda-feira, o jornal esportivo "O Jogo".

O jogador, de 29 anos, já comentou sobre essa decisão a pessoas muito próximas a ele, mas ainda não a tornou oficial. Considerado um dos melhores jogadores do mundo e o maior ídolo deste esporte em Portugal após Eusébio, Figo está avaliando a possibilidade de não jogar mais pelo time nacional depois dos eventos ocorridos no Mundial.

Em sua volta a Portugal, muitos jogadores antes idolatrados foram alvo no aeroporto das críticas dos torcedores, que os culpam pelos maus resultados da equipe.

Apesar de que Luis Figo não foi testemunha da recepção, só fez escala em Lisboa para Madri, o ocorrido lhe afetou até o ponto de pedir sua retirada da seleção dirigida por Antonio Oliveira.

 
Morientes iguala recorde de gols da Espanha

Segunda, 17 de junho de 2002, 02h46
Ulsan – Com o gol feito nas oitavas-de-final contra a Irlanda, o atacante Morientes igualou-se a Butragueño e Hierro como os maiores goleadores espanhóis em Copas – cada um tem cinco.

Morientes já havia marcado dois contra o Paraguai e dois contra a França no Mundial de 98.

Butragueño fez todos os sus gols na Copa de 86. Já Hierro marcou um em 94, dois em 98 e outros dois neste Mundial.

Confira a relação de artilheiros espanhóis:

Gols – nome

5 - Butragueño
Hierro
Morientes


4 - Basora
Zarra
Míchel


3 - Salinas
Caminero
Raúl


2 Lángara
Igoa
Calderé
J.A. Goikoetxea
Luis Enrique
Kiko


EFE
 
Jogadores encaram Inglaterra como final antecipada

Segunda, 17 de junho de 2002, 13h32


Antonio Prada e Wanderley Nogueira
Direto de Kobe

Depois de passar pela Bélgica nas oitavas-de-final nesta segunda-feira, o próximo adversário da Seleção será a Inglaterra, jogo que é considerado pelos atletas brasileiros como um duelo digno de uma final de Copa do Mundo.

"Vamos pensar agora na Inglaterra. É uma final", disse Ronaldo.

Ao marcar seu quinto gol no Mundial, o atacante Ronaldo prevê uma partida de igual para igual com os ingleses. Rivaldo, que também marcou o seu (o quarto na competição) tem a mesma opinião do companheiro de ataque.

"Poderia ser a final, mas infelizmente é um jogo das quartas", disse Rivaldo, que em poucos segundos antes de marcar o primeiro gol brasileiro, pensou em dar uma bicicleta e fazer um gol igual como fez no Barcelona, em um jogo contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol.

Para o zagueiro Edmílson, enquanto os ingleses tem Beckham e Owen, o Brasil não fica atrás com o trio de Erres no ataque, chegando até a comparar os ingleses com a seleção belga.

"É uma grande equipe que joga no estilo da Bélgica, mas tem qualidade na bola no chão. Assistimos aos jogos, vamos observar mais, tanto as qualidades boas quanto as ruins", disse.

"O Brasil também tem Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo. É jogo de duas equipes e espero que nós da defesa tenhamos menos trabalho. Já a Inglaterra tem tanta obrigação de vencer quanto o Brasil, o que deve abrir alguns espaços para nós", afirmou o goleiro Marcos, o melhor em campo com pelo menos três espetaculares, que espera não sofrer tanto contra os ingleses como no jogo nas oitavas, quando garantiu a vitória por 2 a 0.

Já o lateral-esquerdo Roberto Carlos, o único pendurado da Seleção, não perdeu a chance de dar uma estocada nos próximos rivais deste Mundial. Além disso, ele foi na maré contrária dos jogadores, afirmando que o jogo de sexta-feira, às 3h30, não pode ser considerado como uma final antecipada.

"É mais uma fase na competição. A final é no dia 30", disse o lateral, que disparou: "Eles conhecem bem o time do Brasil. Acho que não tinham muito o que fazer no hotel e por isso vieram ver o jogo".

Quem não entrou na polêmica sobre os próximos adversários, foi o zagueiro Roque Júnior, que preferiu explicar seu lance polêmico com o meia Wilmots no primeiro tempo. "Ele (Wilmots) bateu com o cotovelo na minha nuca e quando fui subir já estava escorado. O juiz viu e deu. Acabou", afirmou o zagueiro sobre o gol anulado pelo jamaicano Peter Prendergast.


Redação Terra


[/b]
 
Técnico da Bélgica diz que gol de sua equipe era válido

Segunda, 17 de junho de 2002, 12h41


Kobe - O técnico da Bélgica, Robert Waseige, declarou-se surpreso com a anulação do gol de Marc Wilmots na partida em que o Brasil esta terça-feira venceu a Bélgica por 2 a 0.

Waseige criticou a decisão do árbitro jamaicano Peter Prendergast e afirmou que os espectadores "seguramente também se surpreenderam".

"Anularam um gol sem razão, acho que se viu isso nas imagens da televisão. Acho que as grandes equipes têm a sorte de seu lado, como o gol de Ronaldo que foi desviado em sua trajetória". Sobre a seleção brasileira, o técnico destacou a atuação de Rivaldo.

"É preciso aplaudir o talento de Rivaldo e é preciso levar em conta que o Brasil tem vários astros dentro de sua seleção, enquanto que a Bélgica possui uma grande equipe com uma visão coletiva muito importante. Mas o talento de Rivaldo marcou o resultado", declarou.

Sobre a eliminação da Bélgica e sua má sorte em marcar no segundo tempo, assegurou que "no futebol há coisas que são inexplicáveis, por exemplo quando Rivaldo dispara e um jogador belga desvia a bola que entra no gol".
 
0,,733532,00.jpg

Scolari elogia espírito de luta dos jogadores
KOBE, Japão - O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, afirmou ter ficado muito satisfeito com a atuação da equipe na vitória por 2 a 0 sobre a Bélgica nesta segunda-feira em Kobe (Japão). Scolari elogiou o espírito de luta dos jogadores e afirmou que eles cumpriram suas determinações.


- Estou muito contente. Tudo aquilo que imaginei em uma equipe estou conseguindo na seleção: amizade, trabalho e dedicação.

Principal responsável pela volta de Ronaldinho à seleção, Luiz Felipe Scolari elogiou o atacante, que marcou cinco gols em quatro jogos e divide a artilharia do Mundial com o alemão Klose.

- Os jogadores se uniram e nós sabíamos que tínhamos que marcar gols. E temos jogadores para marcar gols, como Ronaldinho.

O treinador brasileiro reconheceu méritos da Bélgica na defesa e na saída para o campo de ataque e elogiou o desempenho dos defensores brasileiros.

- Sabíamos que a Bélgica iria atuar com bolas altas e estávamos preparados para isso.

Questionado sobre a Inglaterra, adversário de sexta-feira pelas quartas-de-final do Mundial, Scolari não quis fazer comentários.

- Agora só quero descansar.
 
Coréia do Sul elimina a Itália e está nas quartas-de-final

0,,742037,00.jpg
0,,742011,00.jpg


DAEJEON, Coréia do Sul - A seleção da Coréia do Sul provou nesta terça-feira que é mesmo uma das maiores surpresas da Copa do Mundo de 2002. Co-anfitriã da competição, que pela primeira vez é disputada na Ásia, a equipe comandada pelo técnico holandês Guus Hiddink derrotou a Itália por 2 a 1, com um 'gol de ouro' de Ahn, aos 12 minutos do segundo tempo da prorrogação.

O resultado colocou a equipe nas quartas-de-final para enfrentar a Espanha, no mesmo dia em que o maior rival, o Japão, foi eliminado pela Turquia. O jogo foi disputado em Daejeon e a sensacional torcida, que lotou o belo e moderno estádio, empurrou a equipe para a vitória.

A Itália, no entanto, terá motivos para reclamar mais uma vez da arbitragem, desta vez do árbitro equatoriano Byron Moreno. Ele expulsou Totti na prorrogação por uma suposta simulação para cavar um pênalti e anulou um gol de Tommasi, também no tempo extra, marcando impedimento inexistente.


O jogo foi disputadíssimo e teve muitos lances ríspidos. Os italianos abriram o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, após escanteio cobrado por Totti, que Vieri desviou de cabeça. Neste momento, a Coréia já perdera um pênalti aos quatro, marcado naqueles típicos agarrões dentro da área, que só de vez em quando os árbitros assinalam: Ahn cobrou e Buffon defendeu.



O time da casa só conseguiu o empate, de maneira dramática, aos 43 minutos da segunda etapa. Ki Hyeon Seol aproveitou a falha de Panucci e chutou de canhota, sem chances para Buffon.


Com o empate no tempo normal, a partida foi decidida na prorrogação. As duas seleções tiveram chances de garantir a classificação até que aos 12 minutos do segundo tempo, Ahn, o mesmo que desperdiçou o pênalti marcou de cabeça, superando Maldini e selou a sorte dos italianos.

Os italianos não eram eliminados nas oitavas-de-final de uma Copa do Mundo desde 1986, quando perderam por 2 a 0 para a França.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo