• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Notícia] Computador diz se uma mulher é bonita ou não

seGUNdo

Usuário
Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê. E esses olhos, pelo menos segundo alguns cientistas israelenses, não precisam ser humanos. Amit Kagian, graduado em Ciências da Computação pela Universidade de Tel Aviv, desenvolveu um programa que interpreta a beleza de uma mulher.

A pesquisa de Kagian e sua equipe acaba de ser publicada na revista científica Vision Research. O estudo une psicologia e computação para obter uma avaliação quase humana feita pelo computador. A primeira etapa é o mapeamento das formas geométricas do rosto, que são comparadas então a 100 imagens previamente classificadas em uma escala de 1 a 7, de mais a menos atraente, por um grupo de 30 homens e mulheres.


Com o registro de quais características são consideradas bonitas, o computador é capaz de identificar pessoas atraentes cruzando esses dados com os de outras imagens. Outro critério utilizado é a simetria das feições, tradicionalmente relacionada aos padrões humanos de beleza.


A pesquisa, no entanto, não é apenas uma questão de vaidade. Os pesquisadores ressaltam sua importância no processo de desenvolvimento de inteligência artificial em computadores, além de sugerir a aplicação do software em cirurgias plásticas e reconstrutivas ou em programas de reconhecimento de rostos.


O próximo passo para Kagian é o desenvolvimento de um programa similar, mas que identifique a beleza em homens. Esta será uma tarefa mais árdua para o cientista, uma vez que a psicologia já demonstrou haver menos concordância no julgamento da beleza masculina.

FONTE: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2739646-EI4801,00.html

Blzaaa, já posso ficar cego agora =) :sacou:
 
Mas que coisa... inútil:lol::lol::lol:
Pra que fazer uma coisa dessas se tem muita coisa mais importante? Eu mesmo sei dizer quem é bonita ou não. Tá... as vezes o álcool muda minha opinião:lol::lol::lol:
 
Ahh, faz parte:P
Você não sabe o vídeo que eu recebi que gravaram de eu cantando umas músicas depois da minha calourada:mrgreen:
Tava no youtube, mas falei pra tirarem hehehe
 
A pesquisa, no entanto, não é apenas uma questão de vaidade. Os pesquisadores ressaltam sua importância no processo de desenvolvimento de inteligência artificial em computadores, além de sugerir a aplicação do software em cirurgias plásticas e reconstrutivas ou em programas de reconhecimento de rostos.

Quando comecei a ler a notícia pensei que era mais uma pesquisa inútil, compartilhando da opinião do Fringway. Mas depois de ler essa parte destacada, vi que tem utilidade, e muita, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento de rostos. Mas, claro, quando tal programa se tornar público, a maioria usará por vaidade.
 
Oops, isso passou desapercebido.
Por esse ponto de vista, realmente tem alguma utilidade essa pesquisa.
Valeu aí Izze.
 
vi que tem utilidade, e muita, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento de rostos.

Na verdade não, haha. Eles provavelmente só utilizaram oq já existe p/ reconhecimento facial em uma nova aplicação...
 
Mas podem desenvolver isso e tornar realmente útil, não?

Utilidade p/ vaidade talvez. Eu não acredito q saber se a pessoa é bonita ou não vá ajudar no reconhecimento facial, uehueheuheuehu. A não ser p/ um sistema de controle de entrada de danceterias do tipo "essa aqui é bonita, deixa entrar", ou "essa é feia, devolve a grana do ingresso e manda embora".
 
Mas non no sentido de dizer "ah, é bonita". Mas a questão é a geometria do rosto. Mesmo fazendo uma plástica, certas características permanessem, nisso a leitura da geometria ajuda no crime (olhem o Abadia, quantas plásticas o maldito não fez, mas um pouquinho da cara dele fica). Então pega o rosto de um suposto criminoso que fez uma plástca, se indicar certa competibilidade, já é de grande utilidade.
 
o reconhecimento facial de hj em dia funciona naquela de encontrar a pessoa mais "parecida" entre todas as pessoas cadastradas (p/ brincar com isso eu recomendo http://www.myheritage.com.br/reconhecimento-facial-celebridades)

Esse kra deve ter criado algo no estilo: (1) encontra a pessoa previamente classificada mais parecida; e (2) devolve a nota dessa pessoa previamente classificada para a pessoa q quer saber se é bonita.

Ou seja, p/ o reconhecimento facial ele não acrescentou mta coisa, a não ser um novo uso =)
 
Na verdade não, haha. Eles provavelmente só utilizaram oq já existe p/ reconhecimento facial em uma nova aplicação...
Eu tenho um colega que trabalha em redes neurais.
Ele faz umas amostragens de alguns dispositivos que a gente monta e usa isso para ensinar a rede neural dele o comportamento das características do dispositivo ao mudar cada um dos inumeros parâmetros. Mas há um limite crítico (que eu não sei como ele consegue definir) que diferencia quando a máquina pára de aprender e começa a decorar o que está sendo mostrado a ela.

Talvez o cara possa utilizar algo parecido não para fazer a máquina decorar um rosto perfeito. Mas para "ensinar" a máquina a possuir um gosto próprio e passar a conseguir definir sozinha o que seria uma pessoa bonita para ela, mesmo que sejam diferentes.
 
Imagine q esse kra da notícia treinou uma rede neural a partir das imagens das pessoas previamente classificadas p/ essa rede retornar a nota dada p/ essa pessoa. A rede aprende a usar a imagem p/ retornar a nota, e, em teoria, qualquer imagem de outra face inserida nessa rede neural receberia uma nota "compatível" com a sua beleza, mas quem já viu qq coisa sobre redes neurais sabe que na verdade não funciona bem assim...
 
No ponto de vista vaidade, absolutamente útil.
Levando em conta que "beleza" é relativo e que a personalidade da pessoa é que a torna interessante para um segundo contato, essa coisa se tornou mais inútil que um programa de televisão, sobre a ortografia correta da língua portuguesa, capitaneado pela Carla Perez.
Mas, como já disse a Izzie, talvez alguém se dê conta que pode se usar um programa desse tipo pra coisas mais importantes que dizer se alguém é estéticamente belo ou não.
 
Imagine q esse kra da notícia treinou uma rede neural a partir das imagens das pessoas previamente classificadas p/ essa rede retornar a nota dada p/ essa pessoa. A rede aprende a usar a imagem p/ retornar a nota, e, em teoria, qualquer imagem de outra face inserida nessa rede neural receberia uma nota "compatível" com a sua beleza, mas quem já viu qq coisa sobre redes neurais sabe que na verdade não funciona bem assim...
E nunca passarão a ser "bem assim" se não continuarem testando.
 
E nunca passarão a ser "bem assim" se não continuarem testando.

Testar é uma boa p/ encontrar novas aplicações, assim como o kra fez. Oq eu estou tentando dizer é q só haveria uma contribuição real p/ o rec. facial se ele estivesse alterando a rede neural em si (ou qq outra técnica q ele utilizar). E esse tipo de contribuição não costuma virar noticia...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo