1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Copa 2014 [Nostalgia] Melhores copas que você assistiu ao vivo.

Tópico em 'Esportes' iniciado por Fúria da cidade, 2 Jan 2014.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Agora dentro do ano da Copa que tal colocarmos um ranking pessoal das copas que conseguimos ver ao vivo até agora.

    Fiz um top 5 levando em conta vários fatores como a qualidade e nível técnico dos jogos, dos jogadores que lá estiveram, o desempenho dos maiores craques, os estádios, a atmosfera de copa que cada país soube proporcionar e por aí vai.

    As que mais curti foram:

    1° México 1986 - Beneficiado pela desistência da Colômbia, o México pra mim é o país que disparado teve a melhor atmosfera pra sediar uma Copa com a implantação permanente da primeira grande coreografia mundial de torcida que foi a "Ola". Lá tem os 2 estádios que considero perfeito pra grandes jogos que é o Jalisco e o Azteca que até hoje comporta públicos de mais de 100 mil e é fodasso!

    Em matéria de jogos vi a melhor atuação individual ao vivo de um grande craque que foi o Maradona. Mesmo com aquele gol de mão roubado contra os ingleses, ele teve atuações que beiraram a perfeição. Foi uma ótima copa do francês Platini e do alemão Rummenigge que corresponderam a altura. A final Argentina 3 x 2 Alemanha foi uma final bem disputada e que valeu a pena ver.

    Uma seleção que se destacou bem e valeu a pena ver foi a Bélgica que fez uma prorrogação duríssima contra a Espanha e terminou em 4° lugar e a Dinamarca mesmo caindo nas oitavas apresentava ao mundo pela primeira vez o Laudrup e o que seria também a melhor geração de sua história.

    2° Itália 1990 - Muita gente costuma falar com profundo desgosto dessa copa por causa de sua baixa média de gols e um número meio elevado de decisões nos penaltis que fez dela a campeã do pragmatismo. Por outro lado foi uma Copa divisora de águas ao apresentar naquela época a grande maioria dos estádios com um padrão de qualidade bem elevado, boas concentrações pras seleções e que a partir daí se tornou o famoso padrão FIFA de qualidade e encarecendo as edições seguintes.

    Mas eu sempre terei saudade dessa Copa porque ela conseguiu reunir quase todos os maiores nomes em evidência daquela época que eu gostaria de ter visto como o trio holandês Van Basten, Gulit e Rijkaard, Maradona, Paul Gascoigne na sua melhor fase, Klinsmmann, Maldini, Baresi, o goleiro belga Michel Preud' homme e até nas seleções não favoritas aquela geração boa da Colômbia com Asprilla, Valderrama, Rincón e o espalhafatoso goleiro René Higuita, além do futebol alegre do camaronês Roger Millá.

    3° França 1998 - Uma copa que esse país organizou muito bem que gostei de ver boas atuações do Ronaldo, Rivaldo, Bergkamp, Kluivert, Michael Laudrup e o croata Suker. O Zidane embora tenha ficado de fora algumas partidas na final decidiu e correspondeu as expectativas. Os jogos da Holanda contra a Argentina e o Brasil, além de França x Itália foram os mais disputados e que mais gostei.

    4° Espanha 1982 - A Espanha foi meio decepcionante na organização com alguns estadiozinhos bem medíocres que nem existem mais como o Sarriá, mas em nível técnico foi um bom mundial com o Brasil levando a campo a melhor geração de sua história pós-1970. Alemanha, Polônia e a França com o Platini já se destacando tinham ótimas e fortes equipes chegando as semi-finais mas foi surpreendente a Itália ressurgir das cinzas e atropelar todo mundo na reta final com o Paolo Rossi conseguindo a façanha de ser o artilheiro e o melhor jogador da Copa e o Dino Zoffi goleiro de 40 anos atuando muito bem e sendo campeão.

    5° EUA 1994 - Apesar das longas distâncias e do forte calor em algumas sedes, numa média geral me agradou porque os nomes de maior destaque dos 4 semifinalistas como Romário, Baggio, Stoichkov e K. Anderson corresponderam pras suas seleções. A final deixou a desejar, mas outros jogos como Brasil x Holanda, Suécia x Romênia, Itália x Espanha foram bem disputados e que eu mais curti.
     
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Bom. Eu só tive 5 copas mesmo (94, 98, 02, 06 e 10). 90 eu tinha só 4 anos e 86 tinha 4 meses.

    Facilmente 98 foi a minha favorita. Inclusive a seleção brasileira que mais me agradou mesmo tendo ficado com vice.
    2010 certamente a mais broxante.
     
  3. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    1. Eua 94: Foi a primeira Copa de que eu tenho memória, e foi a que eu mais me diverti assistindo. Coincidentemente, acredito que tenha sido a com o melhor nível técnico também - não pelo Brasil, mas por todas as seleções envolvidas. Romário, Baggio, Maradona, Stoichkov, Larsson, Bebeto, Klinsmann, Bergkamp, Koenman, Baresi, Maldini, Higuita, Valderrama, Redondo, Luis Henrique, Hierro, Guardiola, Dunga, Caniggia, Matthaus. Todos esses jogadores estiveram nessa edição.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    2. França 98: Copa de três seleções - Brasil, Holanda e França. Ainda assim, foi muito boa também. Ver o Ronaldo, no auge, sendo fenômeno em todos os jogos (só na final que não), foi muito legal. Aquela seleção Holandesa também era espetacular. E a Seleção Francesa que fez história. O melhor jogo de todas as copas, das que eu já assisti ao vivo, é justamente a semi-final entre Brasil e Holanda.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    3. África do Sul 2010: Confesso que consegui me divertir bastante com essa Copa. Apesar das vuvuzelas, achei muito legal todo aquele clima de África. O povo sul-africano acrescentou em muito para a Copa. E tivemos seleções muito interessantes nessa Copa. A começar pelo Uruguai, que foi excelente. Forlán arrebentou, Suárez sacaneou. A Alemanha jogou bonito de mais! Foi a melhor seleção da Copa, na minha opinião. Cada jogo da Alemanha era uma delícia de se assistir. Todo mundo pegava no pé do Messi porque ele não fez gol, mas achei que ele jogou muita bola, e era uma estrela solitária em uma Argentina toda desestruturada. A campanha dramática da Espanha também foi muito legal... Essa pra mim foi a prova de que uma Copa pode ser muito legal, mesmo sem o Brasil.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    4. Japão-Coréia do Sul 2002: De bom, só teve o Brasil. Só! Mas a trinca formada por Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho já foi o suficiente pra deixar essa Copa divertida. E, sério... Melhor jogador da Copa, na minha opinião, foi o Gaúcho. Ronaldo foi o artilheiro, Rivaldo arrebentou, mas quem fez os lances mais geniais foi o Dinho.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    5. Alemanha 2006: Copa meio chatinha... Na primeira fase me diverti um pouco com a Argentina, que deu espetáculo em alguns momentos (Riquelme, Aimar, Messi, Saviola, Tevez apresentaram um futebol interessante em alguns momentos). Já a segunda fase foi um lixo... Brasil, que tinha tudo para fazer uma ótima Copa, foi decepção total. Acho que a melhor coisa da Copa foi o Grosso, da Itália... Aí já dá pra ver o nível das coisas. Ah, sim! Teve aquela atuação brilhante do Zidane contra o Brasil. Mas eu estava ocupado de mais emputecido com o Parreira pra conseguir apreciar o show que ele deu naquele jogo.
     
    Última edição: 2 Jan 2014
  4. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Na de 94 quem foi titular foi o Córdoba porque o Higuita havia ficado um tempo preso por causa de um sequestro o que lhe custou a perda da titularidade.

    Nessa copa o que foi triste saber que um dos zagueiros morreu assassinado por causa de um gol contra na derrota pros EUA, fruto de uma cobrança exagerada de um grande desempenho depois daquela goleada histórica que os colombianos deram nos argentinos de 5x1 dentro do Monumental de Nuñez nas eliminatórias. Eles tinham sua melhor geração e um bom time cuja base já tinha jogado a Copa de 90, mas que não souberam amadurecer o suficiente pra irem mais longe.
     
  5. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Pensando de novo cá comigo, 2010 ainda entraria como pior pra mim mas 2002 realmente também foi bastante fraco.

    98
    Uma Holanda formidável pegando a maturidade de jogadores como Bergkamp e Overmars, e incluindo a famosa geração do Ajax de 95.
    Uma Dinamarca com os irmãos Laudrup, Michael em fim de carreira e o Brian no auge, no finzinho da geração da Dinamáquina.
    Melhor time africano, no papel, na minha opinião que era a Nigéria de Kanu, Ikpeba, Taribo West, Okocha, etc.
    Paraguai com a melhor defesa que já vi em copas com Gamarra, Chilavert, Arce, etc, que quase conseguiu segurar a França até os penaltis. Reforçando a atuação do Gamarra que fechava a porteira sem ter feito uma falta sequer.
    Ainda tínhamos de coajuvantes uma Yugoslavia com jogadores de alto calibre como Mijatovic, Mijalovic e Stankovic, com futebol ofensivo. Além do spinoff da Yugoslávia, a Croácia, que chegou até as semi.
    Das grandes, já disse que pra mim foi o Brasil que jogou o melhor futebol das copas que vi. Praticamente me diverti em todos os jogos mata-mata (goleada, embates ferrenhos com Dinamarca e Holanda, só a final que foi aquela decepção). Ronaldo e Rivaldo jogando o fino.
    A Alemanha não me encantava muito, mas vinha de titulo de euro e final de carreira de jogadores fantásticos como Klinsmann e Matthaus. A Itália também em transição, com fim de carreira de 2 jogadores favoritos meus (Pagliuca e Baggio), além do Maldini eterno, e com um Del Piero no auge.
    Brasil x Holanda foi o melhor jogo em copas que vi (na verdade troco de opinião de tempos em tempos com o mesmo Brasil x Holanda de 94, mas mesmo assim fica entre os 2).
    Holanda x Argentina foi um jogaço também, com direito a golaço do Bergkamp no finzinho do jogo.

    2006
    O favorito Brasil decepcionou bastante na copa como esperança de time que jogaria bonito, mas foi uma copa cheia de acontecimentos e jogos fantásticos.
    Teve a guerra Portugal x Holanda num jogo nível Libertadores anos 80. Divertidíssimo.
    O embate nas semi entre as gigantes européias relembrando minimamente o famoso jogo em 70 com tudo se decidindo na prorrogação de forma alucinante. E com os italianos se dando bem de novo.
    Teve a goleada dos argentinos sobre a Servia e Montenegro em crise política.
    Infelizmente teve o show do Zidane contra nós nas quartas, mas ainda assim um show. E ele estava fazendo uma bela final contra a Itália também até ser expulso. Expulsão essa que inclusive já está marcado como um dos acontecimentos mais inesquecíveis (e bizarros) em uma final de copa do mundo.

    94
    Foi a primeira que acompanhei e realmente a quantidade de craques participantes era uma grandeza, apesar de eu pouco (nada) entender na época.
    Na época inclusive meu jogador favorito era o Baggio e eu adorava boa parte daquela seleção italiana com Pagliuca e Maldini. Só não fiquei triste na final porque do outro lado era o Brasil.
    De mais marcante foi a questão de que foi a copa com a maior atuação individual dos que assisti. Obviamente falo da atuação do Romário que carregou aquela seleção nas costas até o título (mas perdeu um gol sem goleiro na final, seria o apogeu e ele merecia).
    De novo Brasil X Holanda foi um jogaço (revezando como favorito meu). Os demais jogos do Brasil foram mais tensos do que realmente interessantes. E eu não lembro dos demais jogos das outras seleções pra comentar.

    2002
    Foi uma copa de um goleiro que agarrou tudo e levou uma das piores Alemanhas de todos os tempos até a final, mas que acabou falhando na final.
    Copa também de 2 jogadores (Rivaldo e Ronaldo) que jogaram pela segunda copa consecutiva o fino até a final, salvando a formação retrancada da seleção. Mas que também foram salvos pela arbitragem nas oitavas, pelo Ronaldinho depois da engrossada do Lúcio e com muita dificuldade passaram pela Turquia.
    As seleções badaladas (França e Argentina) decepcionaram devido ao cansaço dos jogadores em fim de temporada.
    De jogos interessantes só poderia destacar a final em que os alemães chegaram a dar um aperto no Brasil, o embate entre os americanos e mexicanos pela rivalidade e a goleada histórica dos alemães sobre os sauditas (acho que única goleada tão acachapante dessas copas que vi).
    Mas o fato mais marcante foi a pilantragem em favor da Coréia do Sul que eliminou no apito a Espanha e a Itália. Vergonhoso.

    2010
    A seleção campeã mais sem graça dos que assisti, inclusive com reclamações de arbitragem em 3 dos 4 jogos de mata-mata. E foi sem graça por opção pois sabemos que a Espanha podia ter jogado muito mais. Foi de uma sonolência e pragmatismo que só se compara ao da outra finalista, Holanda, que também não jogou tudo que podia e sabia nessa copa.
    Novamente o Brasil foi decepcionante já que era a principal concorrente dos espanhóis, mas que também era um futebol pragmático de contra-ataques.
    De jogos, teve 3 realmente interessantes. Teve o embate com final emocionante bagaralho de uruguaios e ganenses. E teve as duas atuações formidáveis dos alemães contra Inglaterra (apesar do gol não dado) e Argentina.
    Os craques não foram mal, mas não brilharam. E em comparação a outras copas, eu encontro menos jogadores que eu daria esse rótulo de craque.
     
  6. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Nas Copas que eu mais gostei agora vou comentar as seleções que gostaria de ter visto, mas que durante as eliminatórias ficaram pelo caminho.

    Nas de 82 e 86 justamente nas 2 primeiras copas que consegui acompanhar eu não consegui ver nelas a Holanda participar. Quando finalmente comecei a vê-la e gostar de seu futebol foi só na Euro de 88 quando eu já estava com 14 anos.

    Na de 90 faltou a Dinamarca que em 86 já tinha mostrado um belo cartão de visitas e pouco tempo depois iria vencer a Eurocopa em 92.

    Em 94 pelos mesmos motivos pode-se repetir novamente a Dinamarca porque a geração dos irmãos Laudrup e o goleiro Peter Schmeichel se encontravam na melhor forma e respaldados pela conquista recente da Euro com potencial teórico pra chegar até uma semifinal, mas quis o destino que fosse a Suécia a melhor seleção escandinava a ir mais longe.

    O curioso é que tanto em 90 e 94 a França ficou de fora justamente no período que o polêmico Eric Cantona jogava na seleção e acabou não disputando nenhuma copa. De qualquer maneira mesmo que jogasse a França vivia um período muito ruim atravessando uma entre-safra que correspondia ao fim da geração de Platini e o inicio da de Zidane.

    Outra seleção que tinha uma geração boa que gostaria de ter visto nas Copas de 94 e 98 é a de Portugal, pois só fomos ver auquela boa geração de Luis Figo que tinha sido bi-campeã no sub-20 em 89 e 91 (na última conquista deles ganhando do Brasil) só em 2002 quando ele já estava com 30 anos.

    E pra finalizar a República Tcheca de boas participações na Eurocopa ficou ausente de vários mundiais e só em 2006 fomos ver o Nedved também já envelhecido. Gostaria de ter visto mais vezes em 98 e 2002 pelo menos.
     
  7. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    2014
    98
    2006
    94
    2002
    2010
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Ainda tem muita coisa pra rolar pela frente, pois falta o mata-mata

    Mas o de 2014 entrar no meu top 5, isso já entrou.
     
  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Agora a de 2014 tem lugar garantido no meu top 3 das que mais gostei. Apenas estou indeciso se ficará em 2° ou 3° na minha lista

    Uma coisa é certa, independente do que acontecer nas semis e na final, eu ainda mantenho a de 86 no topo porque nesta pude ver todos os grandes craques daquela época (Platini, Maradona, Rummenigge, etc) jogando o fino da bola e totalmente intactos e o número elevado de lesões em 2014 é um critério que infelizmente tá pesando muito pra que eu não considere essa a melhor, mas pelo menos desse século não tenho a menor dúvida que ela é.
     
  10. Thor

    Thor ἀλήθεια

    1. 2014
    2. 1994
    3. 1998
    4. 2010
    5. 2002
    6. 2006
     
  11. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Eu não me lembro da de 90 e menos ainda da de 86. A de 94 foi a primeira que consigo lembrar, e lembro que o Tetra me marcou. Não por ser "o" Tetra, mas porque foi a primeira copa que eu lembro de conseguir acompanhar (tinha 8 anos) - e que de cara o Brasil já levou título.

    Já a de 98 foi decepcionante. 2002 foi boa porque o Brasil ganhou.

    Como não me ligo em futebol, as copas de 2006 e 2010 onde o Brasil não chegou muito longe não me marcaram muito. 2006 eu lembro mais do lance do Zidane, na época o Orkut bombava e fizeram 1000 fakes e comunidades pra zoar o infeliz fato.

    Já 2014 ficará marcada por esse fiasco da Alemanha, que nunca houve antes em história de copas.

    Enfim, minha lista seria:

    2014
    1994
    2002
    1998
    2006
    2010

    PS: corrijam-me se estiver errada, mas em 2010 o Brasil não perdeu pra Alemanha também?
     
  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Foi pra Holanda
     
    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar