• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nossas Apostas para o Nobel 2011- parte II

Eles devem algo a literatura holandesa, assim como a literatura Arabe, não penso que o Roth mereça este prêmio, não conheço o Murakami, mais do que eu conheço que leram acharam sua obra não muito boa; Eu tenho quase certeza que se o Bolaño estivesse vivo seria ele! Hahaha
 
Vamos que vamos, será que esse ano o Murakami leva? 1Q84 fez bastante sucesso embora eu não tenha curtido muito. Será que a Academia vai dar o braço a torcer para o pop do Murakami? Gostaria de ver ele laureado sim, imagina ele no banquete, fazendo discurso e tudo o mais, ia/vai ser legal.

É aquela coisa né, Nobel é coisa de política, picuinha e bla bla bla. Seria muito foda se o Murakami ganhasse.

Eles devem algo a literatura holandesa, assim como a literatura Arabe, não penso que o Roth mereça este prêmio, não conheço o Murakami, mais do que eu conheço que leram acharam sua obra não muito boa; Eu tenho quase certeza que se o Bolaño estivesse vivo seria ele! Hahaha

Eles devem para tanta gente que estão com dívidas junto ao FMI.
 
Não consigo imaginar o Murakami ganhando o Nobel... Li metade do Kafka à beira-mar e achei tão bobinho...

Mas ele tá liderando as apostas, segundo o Ladbrokes. Agora... Bob Dylan? Isso é sério?
 
O que acham de Ariano Suassuna concorrendo ao Nobel 2012? Chances mínimas, minúsculas ou podemos esperar surpresas?

"O escritor Ariano Suassuna vai ser o candidato brasileiro na disputa pelo Prêmio Nobel de Literatura de 2012. O autor paraibano de obras como O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino teve a indicação aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado."

http://veja.abril.com.br/noticia/ce...sputa-pelo-premio-nobel-de-literatura-de-2012
 
Não consigo imaginar o Murakami ganhando o Nobel... Li metade do Kafka à beira-mar e achei tão bobinho...

Você também é bobinho e acho que você ganha prêmio de usuário simpático.

Em outras notícias,

Mas ele tá liderando as apostas, segundo o Ladbrokes. Agora... Bob Dylan? Isso é sério?

Sim, achei bizarro Bob Dylan nessa lista. Olha Cess como sempre bem cotado. Também fiquei feliz de ver o Kadaré, Oz e McCarthy bem cotados. Viro a cara para o Roth.

Nunca considerei o Pynchon um potencial para ganhar.
 
"O escritor Ariano Suassuna vai ser o candidato brasileiro na disputa pelo Prêmio Nobel de Literatura de 2012. O autor paraibano de obras como O Auto da Compadecida e A Pedra do Reino teve a indicação aprovada pela Comissão de Relações Exteriores do Senado. " http://veja.abril.com.br/noticia/ce...sputa-pelo-premio-nobel-de-literatura-de-2012

O que acham de Ariano Suassuna indicado para o Nobel? Chances mínimas, minúsculas ou podemos ter surpresas?
 
Última edição por um moderador:
eu acho que suassuna não tem chance, não. e sobre o bob dylan, deve ser efeito da bizarrice do ano passado. de qualquer forma, vale lembrar que não dá para levar a lista da labrokes muiiiito à sério. até a el james do 50 tons de cinza está ali.
 
eu acho que suassuna não tem chance, não. e sobre o bob dylan, deve ser efeito da bizarrice do ano passado. de qualquer forma, vale lembrar que não dá para levar a lista da labrokes muiiiito à sério. até a el james do 50 tons de cinza está ali.

Ela deveria ganhar. Seria um tapa na cara da sociedade intelectual... e um chute nas bolas de qualquer leitor.
 
Mas deixa eu dar uma de ignorante aqui: qual é a 'pira' do Bob Dylan? Ele tem livros escritos ou se consideram as letras das músicas literatura também?

Gosto bagarai das músicas dele e tudo o mais, mas o que a escolha dele representaria para a tradição do Nobel e para tudo o que o Nobel representa? Não tô falando que ele vai conspurcar a imaculada tradição nem nada disso (ficou parecendo, mas não é) mas é uma escolha no mínimo inusitada. Já houve um caso semelhante?


(o Luciano e o Tiago podiam fazer um post extra do Nobel para explicar essa 'coisa' de Bob Dylan, não? #fikdik)
 
Gosto bagarai das músicas dele e tudo o mais, mas o que a escolha dele representaria para a tradição do Nobel e para tudo o que o Nobel representa? Não tô falando que ele vai conspurcar a imaculada tradição nem nada disso (ficou parecendo, mas não é) mas é uma escolha no mínimo inusitada. Já houve um caso semelhante?


(o Luciano e o Tiago podiam fazer um post extra do Nobel para explicar essa 'coisa' de Bob Dylan, não? #fikdik)

Não há muito que explicar, afinal, como a Anica citou acima, a fonte do Rodrigo não é lá muito confiável. E acho que nunca ocorreria de o Nobel pesar mais na carreira musical do que na escrita de alguém para laurear.

Além do Tarantula, ele tem livros de desenho e uma autobiografia planejada para ter três partes (a primeira já lançada).

Por outro lado, existe o Leonard Cohen, que teria muito mais meu respeito para ganhar um Nobel do que o Dylan.
 
Gosto mais das letras do Leonard Cohen do que dele como poeta. Li Flowers for Hitler e achei mediano. Talvez ele tenha melhorado com o tempo, não sei, mas me parece pouco.

Sobre o Nobel 2012: É dificil dar uma previsão. Nos últimos anos tem tido uma lógica de mulher-homem-homem-mulher (ou coisa semelhante) nos prêmios. Tecnicamente seria o ano de uma mulher não poeta vencer. Mas é tudo achismo. Também boa parte dos prêmios de 2000 pra cá foram concedidos a países que nunca haviam ganhado, especialmente nos anos pares (com a exceção de 2008, que foi quando o Le Clezio ganhou - se não me engano).

Eu ia gostar de ver vários autores ganhando, mas aí é opinião pessoal baseado em nada. Tom Stoppard, John Ashbery, Haruki Murakami, László Krasznahorkai, Bei Dao, Leena Krohn, Jon Fosse etc.

Se juntar a lógica "anos pares = prêmio inédito" dá pra supor um prêmio para o Cees Nooteboom, já que nos últimos dois anos a tendência tem sido galardoar candidatos perenes (Vargas Llosa e Tranströmer).
 
Eu torceria para brasileiros só para a exportação aumentar. Mandar muita gente pra fora além de J.P. Cuenca, Paulo Coelho e outros.

Se o Suassuna ganhasse seria uma boa, mais para o mercado editorial e para novos escritores (talvez?), do que para o reconhecimento da nossa (???) literatura.
 
O Bob Dylan é poeta, ué.
Acho justo concorrer.
Se implicarem com a falta de "livros", ele pode compilar todas a letras num só volume e lançar um livro.
Como a Companhia das Letras fez com o Lou Reed.
 
Calma lá. Primeiro, Bob Dylan já tem um livro parecido com esse do Lou Reed, mas acho que é justamente por serem poemas não publicados, apenas musicados, que tiram o mérito do Dylan de ganhar um Nobel. Não existe a intenção de publicação, seria um best of, saca? Na minha visão como Nobel. A musicalidade, a melodia, ajuda você a ver a interpretação desse chamado poema e isso tira um pouco do mérito de ler poesia. Ou melhor, ele criou aquele amontoado de palavras para outra arte.

Eu amo o Bob Dylan e considero suas letras incríveis. Só que citamos o Leonard Cohen que separa as duas coisas, ele escreve coisas além de compor músicas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo