• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nossas Apostas para o Nobel 2011- parte II

Meia Palavra

Usuário
Eis aqui a segunda parte das apostas para o Nobel de Literatura desse ano. Agora é a hora em que realmente apostamos: eu e o Tiago apontamos, cada um, cinco autores que pensamos terem a maior probabilidade de serem escolhidos para receberem o galardão da Academia Sueca de Literatura. Vale lembrar que as escolhas não [...]

[continue lendo...]
 
Há algum tempo atrás li em um site da internet que o Prêmio Nobel de Literatura 2011 tem dois escritores italianos bem cotados: Umberto Eco e Andrea Camilleri.

Eco é hoje o escritor italiano mais conhecido, principalmente pelo seu livro O nome da Rosa, lançado em 1980, e que foi transformado em filme homônimo. Por outro lado Camilleri, apesar de pouco conhecido no Brasil, é reconhecido mundialmente por seus romances policiais.

Entre os nomes mundiais, verificamos que o escritor japonês Haruhi Murakami lidera as indicações, seguido pelo americano Cormac McCarthy e o indiano Vijaydan Detha.
 
como os autores aparecem indicados? o que faz com que eles cheguem lá? é estilo oscar, nao né?
 
Eles são indicados por órgãos acadêmicos - como a Academia de Escritores Esperantistas, a Academia Alemã de Letras e etc - e por nomes de peso da cena literária mundial - via de regra laureados dos anos anteriores.
 
Queria poder dizer que conheço esses caras de lê-los, posso até já ter ouvido falar ou ter lido algo a respeito de alguns desses escritores, mas ler algo que eles mesmos escreveram, nadica de nada.

Tirando um ou dois que nem sequer tinha ouvido falar, sabia dos outros por pesquisas internéticas e por conversas aqui no fórum, e, pelo que vocês disseram, tem boas chances mesmo de ganhar. Um site de apostas (que não me lembro qual) tá com o McCarthy em primeirão, vocês acham que ele não tem tanta chance assim então?

---

Estou aprontando minha lista aqui, alguns escolhidos são por meio do 'poder mutante' (LOL) que a Anica falou. Assim que terminar coloco ela aqui.
 
pelo meu poder mutante:

Cees Nooteboom
Philip Roth
Haruki Murakami
Amos Oz
Thomas Pynchon

(tudo gente que há tempos enrolo pra ler, quero muito ler, mas ainda não li. philip roth provavelmente sai do páreo pq começo zuckerman acorrentado hj :rofl: )

minha torcida, sem considerar critérios nem nada, só que eu curto os caras mesmo:

Cormac McCarthy
Ian McEwan
 
Olha, se fosse para citar alguns nomes que eu gostaria que ganhassem (independente dos fatores recentes, mais pelo potencial emancipador de suas obras), acho que eu adicionaria Fazil Iskander, Ernesto Cardenal, Juan Goytisolo, Alexander Kluge,... ah! tem uma porrada de gente... (-risos-)
 
Não sei se é o lugar adequado, mas aproveitando este tópico que fala de Prêmio Nobel de Literatura, pergunto aos que já travaram conhecimento com o livro abaixo citado se vale a pena adquirí-lo:

TODOS OS GANHADORES DO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA de Ludenbergue Goes (Global Editora).

Agradeço desde já alguma informação.

Um abraço a todos.
 
Não sei se é o lugar adequado, mas aproveitando este tópico que fala de Prêmio Nobel de Literatura, pergunto aos que já travaram conhecimento com o livro abaixo citado se vale a pena adquirí-lo:

TODOS OS GANHADORES DO PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA de Ludenbergue Goes (Global Editora).

Agradeço desde já alguma informação.

Um abraço a todos.

É um bom guia introdutório. Não tem grandes aprofundamentos nem traz mais que comentários esparsos e pontuais sobre uma ou outra do autor. A listagem de obras também não está completa. Os dados biográficos também são mais informações pontuais, não relacionam-se diretamente com alguma análise mais aprofundada sobre a obra, os posicionamentos filosóficos etc.

O que gosto desse livro é que ele junta todas aquelas frasezinhas que a Academia cria para justificar a escolha de cada laureado. É bom consultá-lo de vez em quando, mas como eu disse: a título de introdução, até porque as referências todas que o autor usou são da Internet (nclusive a Wikipedia!), ou seja, as informações que estão ali você pode achar na Internet mesmo.
 
É um bom guia introdutório. Não tem grandes aprofundamentos nem traz mais que comentários esparsos e pontuais sobre uma ou outra do autor. A listagem de obras também não está completa. Os dados biográficos também são mais informações pontuais, não relacionam-se diretamente com alguma análise mais aprofundada sobre a obra, os posicionamentos filosóficos etc.

O que gosto desse livro é que ele junta todas aquelas frasezinhas que a Academia cria para justificar a escolha de cada laureado. É bom consultá-lo de vez em quando, mas como eu disse: a título de introdução, até porque as referências todas que o autor usou são da Internet (nclusive a Wikipedia!), ou seja, as informações que estão ali você pode achar na Internet mesmo.

Valeu. :sim:
 
Ainda acho que a melhor fonte para conhecer o Nobel é o site da própria fundação... o pessoal por aí fala muita bobagem, pensando que é uma espécie de prêmio "do melhor escritor vivo", e não faz muita questão de entender...
e se fala de política, então... aí sim que o pessoal fica de cabelo em pé...

deem uma olhada lá... é interessante...

e procurem os Nossas Apostas dos anos anteriores que a gente comenta bastante sobre o processo da Academia
 
cara... para ser sincero, eu nunca mais vi esse livro... achei que tinha sido uma miragem...

Pois é, comprei na época em que saiu achando que seria algo mais aprofundado e talz. Confesso que fazia quase um ano que não mexia nele lá na estante, só mexi agora para falar dele aqui no tópico.

Minha lista de apostas (reflete mais quem eu gostaria que ganhasse e quem eu li, não adianta eu comentar aquele monte de autores favoritos de quem vocês falaram porque, bem, não os li e conheço quase necas de suas obras, hehe):

- Haruki Murakami
- Juan Goytisolo
- Ian McEwan
- Philip Roth
- Tahar Ben Jelloun (tomo a liberdade de adicioná-lo porque estou lendo um livro dele agora)

e mantenho o azarão, estilo poder mutante da Anica:

- Umberto Eco

----

Não sei porque, mas depois que vi o Noteboom na lista e fui atrás de ler algo sobre a obra dele, estou com um pressentimento de que ele vai levar.
 
Viu que vai sair 1Q84 em português ano que vem - em três volumes?

Vi agora, mas já tinha comprado em pré-venda a edição em inglês do Kindle, vai chegar em outubro eu acho. Vai sair pela Objetiva, né? As edição do Murakami tem umas capas muito maneiras, vou ficar tentado de comprar.


Vou lê-la já já, pode deixar. Estou com Con los ojos bajos. Vamos ver no que é que dá, hehe.
 
Lista de apostas da Ladbrokes:
http://sports.ladbrokes.com/en-gb/A...PrizeAwards/Nobel-Literature-Prize-t210003519

Fora um nome ou outro, é a mesma lista de todos os anos, com Tranströmer, Adonis, Pynchon etc lá em cima. As novidades entre os dez primeiros devem ser os poetas Rajendra Bhandari, do Nepal, e K. Satchidanandan, da Índia.

Numa lista made by Sputnik teria László Krasznahorkai, Bei Dao e Ko Un em posições de destaque (esse último tá bem colocado na Ladbrokes). Acertar o Nobel é sempre um tiro no escuro, mas o jogo é divertido. Bei Dao seria meu favorito e plenamente compatível com o prêmio, pelo histórico de luta e dissidência ao lado dos Misty Poets na China, além da qualidade inquestionável da obra.

Tá chegado o dia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo