• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nossas apostas para o Nobel 2010- Parte I

Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Aproveitando a ressurreição do tópico, faço uma pergunta que encucou eu e o Gigio sábado passado: Umberto Eco não é um candidato forte para o Nobel de Literatura?[/align]

Acho que não, Lucas. O Eco não tem muito o perfil, eu acho. A Itália tem nomes mais encaxavéis, como Claudio Magris ou Antonio Tabucchi, p.ex.
 
Lord_Ueifoul disse:
Acho que não, Lucas. O Eco não tem muito o perfil, eu acho. A Itália tem nomes mais encaxavéis, como Claudio Magris ou Antonio Tabucchi, p.ex.

O Tiago sempre consegue fazer eu me sentir um ignorante...hehe. Nunca nem ouvi falar desses caras. Parabéns!

P.S.: Onde é que você procura esses possíveis candidatos, hein Tiago?
 
pela vida a fora (-risos-)
não se bem... às vezes, são menções que se fazem nos jornais e eu procuro saber que são... às vezes aparecem nas listas das casas de aposta inglesas...
 
Então Lucas, você tinha perguntado no outro tópico sobre o Eco e o Couto... Acho dificílimo de ser o Eco. Claro, a academia tem mudado, então pode acabar sendo.
Já o palpite da Ana eu acho mais fácil de estar certo, mas, pessoalmente - o que não vale muito- eu diria que não.
 
[align=justify]Vou deixar registrado só de bobeira mesmo. :timido:

Mas dentro do que se apresenta no cenário mundial, cuja pujança pode despertar a atenção da Academia para laurear alguém que se posicione dentro desse contexto, o que valeria ressaltar para esse ano? O que estou querendo dizer aqui é que há uma tendência da Academia em levar em conta questões que se apresentaram globalmente no ano (ou ao longo de vários anos) para procurar nesses contextos alguém cujo 'ideal humanista' condiga com os pressupostos de escolha da própria.

Então, o que você considera ponto nevrálgico a ser encarado (ou não) pela Academia quando da escolha? Pensei na questão da China e do Japão (por motivos diferentes, obviamente), acha que pode ter a ver com isso tudo?[/align]
 
E aquela história toda da "Primavera Islâmica"? É um motivo político forte, será que isso vai contar esse ano? E o fato do Pahmuk ter recebido há pouco tempo atrapalharia nisso? (OK, estou tentando entrar no esquema... XD)
 
é uma possibilidade, essa a dos árabes...
Pamuk é turco, está em outro contexto (o dos turcos com relação a UE, etc etc)
mas não sei... como o caldo está engrossando lá na europa, acho que eles vão querer dar uma de barristas...
mas não descarto a possibilidade...

certamente terá um nome na minha lista, pensando nisso...
 
[align=justify]Pois é, eu nem mencionei os movimentos no Egito, Libia e outras justamente pensando nisso que o Tiago falou, é uma coisa pujante demais, a coisa está muito recente, as feridas estão muto abertas ainda, acho que a Academia pode focar em outras 'coisas', tipo a tragédia no Japão ou a posição global e as controvérsias da China, para adiar uma tomada de posição mais definitiva, até porque as coisas não amainaram tanto quando pode parecer a julgar a (não) cobertura midiática.

Guardando as proporções e todos os poréns possíveis, a situação da Europa, no que tange à Grécia e outros movimentos e insurreições pululando aqui e ali, e as restrições que estão sendo implementadas com relação aos termos e condições firmados pela União Européia, tem várias ligações com a situação no Oriente Médio, ao passo que a Academia possa escolher abster-se de posicionamentos mais concretos nesse terreno em disputa aberta e bastante acalorada.

Será que a Academia terá colhões para botar o dedo na ferida Tiago e Luciano?[/align]
 
Luciano R. M. disse:
Não sei tanto se eu espere esse 'botar o dedo na ferida', quiçá uma tentativa de confortar...

[align=justify]Pois é, também não acho que ela vá se voltar para essa questão, ou, caso se volte, escolherá alguém cujo humanismo e ideais não estejam tão clara e definidamente identificados com os grupos políticos de um ou de outro lado, né?[/align]
 
Ah é? Eba! E já tem data pra entrega do prêmio? E já começam as apostas lá naquele site inglês que vc falou aqui? :cheer:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo