• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nossas apostas para o Nobel 2010- Parte I

Seguindo a lógica de que a Espanha é um bom lugar para o Nobel de literatura esse ano, acho que ele tem chances sim, Rodrigo. Mas não conheço particularidades da obra dele pra poder falar algo mais consistente...
 
Muito legal a discussão, valeu Tiago e Luciano por trazerem isso para a gente! Vamos ver amanhã se vocês estão bem nos palpites... XD

Mas então, fui procurar mais informações e encontrei um artigo bem interessante sobre a história do Nobel de Literatura, na própria página do prêmio. A ideia central é que...

Como diretrizes para entrega do Prêmio de Literatura, a Academia Sueca tem o requiremento geral para todos os prêmios - que o candidato tenha conferido "o maior benefício à humanidade" - e a condição especial em literatura, "em uma direção ideal". Ambos os preceitos são vagos, e o segundo, em particular, foi causa de muita discussão. O que Nobel realmente quis dizer com ideal? De fato, a história do Prêmio de Literatura mostra-se como um série de tentativas de interpretar um testamento em palavras imprecisas. As fases consecutivas nessa história refletem a percepção cambiante de uma Academia em constante renovação. A fonte principal de conhecimento quanto aos princípios e critérios aplicados são os relatórios anuais que o Comitê apresentados à Academia (ela mesma sendo parte daquele corpo). Também a correspondência entre os membros frequentemente é esclarecedora. Existe um obstáculo, porém: toda informação envolvendo o Nobel deve ser mantida em segredo durante 50 anos.

Espmark, K., The Nobel Prize in Literature. A Study of the Criteria behind the Choices. G.K. Hall & Co, Boston 1991.

Depois disso ele segue fazendo uma análise de vários períodos do Prêmio e de quais as interpretações de "ideal" envolvidas. Se houver interesse, posso traduzir mais um panorama geral dessa história...
 
[align=justify]Também estive olhando essa história na página do Nobel Gigio, a interpretação que se faz desse "ideal" é basicamente o que direciona a escolha do vencedor. O interessante é ver como ela vai se modificando conforme o tempo vai passando e a humanidade vai tendo novas experiências, novos problemas, novas abordagens, novos pontos de vista etc. e tal.[/align]
 
Mas vale lembrar que quem fala isso é a Academia, ou seja, há a chance de isso estar ligeiramente 'embelezado' para que eles pareçam mais legais e interessados na humanidade, ao invés de se interessarem tanto por política e outras coisas...

Faltam quarenta minutos :D
 
Luciano R. M. disse:
Mas vale lembrar que quem fala isso é a Academia, ou seja, há a chance de isso estar ligeiramente 'embelezado' para que eles pareçam mais legais e interessados na humanidade, ao invés de se interessarem tanto por política e outras coisas...

Faltam quarenta minutos :D

há cem anos atrás o ideal da humanidade era um pequeno europeu bastante educadinho, civilizado, cheio de ideias empreededora, bastante machinho, e cristão - é claro...
 
[align=justify]Juro que pensei que Llosa poderia ser um dos possíveis nomes, mas agora ninguém vai dar a mínima para isso, hehehe.

Li A Festa do Bode semana passada e vi que ele ainda está vivo então cheguei a pensar: bom, pode ser que o Llosa ganhe um Nobel ainda. Porque é que eu não falei...DAMN IT!

Arrependimentos remoídos a parte, acho que a premiação de Llosa é legal, até mesmo pela questão da América Latina estar esquecida, como o Tiago mesmo disse, nos últimos anos. [/align]
 
E vcs que são conhecedores.... qual é o grilo entre o Llosa e o Gabo?

http://passouline.blog.lemonde.fr/2007/03/19/trente-ans-de-mysteritude/
 
kika_FIL disse:
E vcs que são conhecedores.... qual é o grilo entre o Llosa e o Gabo?

http://passouline.blog.lemonde.fr/2007/03/19/trente-ans-de-mysteritude/

Hmmm, barraco! :uhu:

Tem a ver com a mulher do Vargas Lhosa não é isso?
Parece que o GGMarques deu "uma força" pra esposa do Lhosa quando o casal estava brigado.

Dizem que teve até sopapos entre os dois escritores. :briga:
 
O sopapo eu vi.... a foto do artigo é a carinha do Gabo após esse encontro fortuito.... heheheh
 
Que tópico bacana... Quando é que começam as movimentações de indicação e cia pro próximo? :pipoca:
 
[align=justify]Aproveitando a ressurreição do tópico, faço uma pergunta que encucou eu e o Gigio sábado passado: Umberto Eco não é um candidato forte para o Nobel de Literatura?[/align]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo