1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Noruega aprova serviço militar obrigatório para mulheres

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Éomer, 21 Jan 2015.

1. Éomer

Éomer Well-Known Member

A Noruega tornou-se o primeiro país europeu e membro da OTAN a introduzir o serviço militar obrigatório para as mulheres. A lei, aprovada pelo Parlamento norueguês, entrou em vigor em 01 de janeiro de 2015, informou a agência Itar-Tass.

"É uma decisão histórica. Estou orgulhosa de que a Noruega seja o primeiro país a introduzir estas mudanças. Podemos agora dizer que os direitos de todos os cidadãos são iguais", disse a ministra da Defesa da Noruega, Ine Eriksen Soreide. Até agora as mulheres também poderiam ser incorporadas no exército norueguês, mas voluntariamente, por isso das 8.000 pessoas que fazem o serviço militar este ano, apenas 12,5% são mulheres.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Éomer

Éomer Well-Known Member

A Noruega tornou-se o primeiro país europeu e membro da OTAN a introduzir o serviço militar obrigatório para as mulheres. A lei, aprovada pelo Parlamento norueguês, entrou em vigor em 01 de janeiro de 2015, informou a agência Itar-Tass.

"É uma decisão histórica. Estou orgulhosa de que a Noruega seja o primeiro país a introduzir estas mudanças. Podemos agora dizer que os direitos de todos os cidadãos são iguais", disse a ministra da Defesa da Noruega, Ine Eriksen Soreide. Até agora as mulheres também poderiam ser incorporados no exército norueguês, mas voluntariamente, por isso das 8.000 pessoas que fazem o serviço militar este ano, apenas 12,5% são mulheres.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 2
  3. Calib

Calib Visitante

Belo e moral.

4. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Não foi na Noruega que recentemente o salário médio feminino ultrapassou o masculino em uns bons 2 ou 3%?

EDIT

Não. Era dinamarca.

5. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Eu particularmente sou contra a obrigatoriedade de serviço militar, mas vindo de um país tão sussa como a Noruega não escondo que fiquei surpreso com a notícia.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Thor

Thor ἀλήθεια

Sei lá. Não gostei. Não sou contra mulheres que queiram prestar serviço militar. Mas daí a ser obrigatório, já não concordo. Diferentemente para os homens, sou a favor do serviço militar obrigatório. Sempre exércitos foram compostos por homens, e tem várias razões práticas para isso... Não é questão de preconceito. Mas como eu disse, não sou contra mulheres que tenham vontade de prestar exército - desde que passem em todos os testes e tal.

Última edição: 22 Jan 2015
  7. Grimnir

Grimnir Usuário

Fale mais dessas razões práticas, @Thor.

• Gostei! Gostei! x 1
  8. Thor

Thor ἀλήθεια

O homem é melhor e mais adaptado ao combate, por exemplo, que é a maior função do exército. Pode até ser que não entre em guerra... Mas o exército deve sempre estar preparado para ela, né? Homens tem mais força física e podem atingir limites mais elevados na parte atlética. E acho que pode ser muito pesado para a maioria das mulheres se adaptarem à rotina pesada, rústica e prática de um soldado.

Sei lá. Acho errado obrigar mulheres a servir exército, enquanto existirem "homens que possam carregar armas" como reservistas.

• Ótimo Ótimo x 1
    • Péssimo Péssimo x 1
    • Fail Fail x 1
  9. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Esse "melhor e mais adaptado ao combate" você está atribuindo só à força e resistência física, né? Acho um critério muito limitado para definir o valor militar da pessoa. O próprio combate vai muito além do confrontamento físico, tem a parte administrativa, a parte de inteligência e todo o resto. Note que na Polícia Militar, por exemplo, uma boa parte sequer faz atividade de campo.

Isso pode ser ajustado. Da mesma forma que o que se impõe a um soldado mais forte e experiente não se impõe a um recruta fraco.

Para mim, a medida é justa, porque o que vale para o homem deve valer para a mulher mesmo, a não ser que exista algo realmente da natureza do gênero que impeça a isonomia. Mas sou contra a obrigatoriedade do serviço militar em si.

Última edição: 23 Jan 2015
    • Ótimo Ótimo x 5
    • Gostei! Gostei! x 3
  10. Grimnir

Grimnir Usuário

Prevejo fails e bobos para você, @Thor.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 22 Jan 2015, Data da Mensagem Original: 22 Jan 2015 ---
    Tem um debate bem interessante sobre o alistamento obrigatório no livro que te mandei.

Enfim, estou na mais alinhado com o pensamento do Eriadan: O alistamento deveria ser aberto a todo e não obrigatório. Sendo obrigatório, que seja para todos.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 22 Jan 2015 ---

• Gostei! Gostei! x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  11. Eriadan

Eriadan Usuário Usuário Premium

Tô esperando também passar o dia 25/01 pra começar a ler. :mrgreen: Nenhuma distração até esse maldito concurso.

Alias, que p**** eu tô fazendo nesse fórum?! (eu):chibata: Até mais!

• LOL LOL x 4
  12. Thor

Thor ἀλήθεια

Uai... Fazer o que, né? Falo o que penso, independentemente se as pessoas vão gostar ou não. Acho que pelo menos falei de uma forma respeitosa.

Última edição: 22 Jan 2015
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Bobo Bobo x 1
  13. fcm

fcm Visitante

vão dizer que você é machista, mas concordo com o seu ponto.
    Pode ser que mulheres possam ser utilizadas no exército mas de forma alguma em campos de batalha.
    Pra mim isso ainda é coisa de homem. Exceção feita a Brienne Tarth.

• Fail Fail x 2
  14. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Eu ainda não entendo a lógica de obrigação de serviço militar.
    Pura patriotada.

Uma mulher que quer servir certamente fará melhor que um cara indo emburrado. Aliás, emburrado qualquer pessoa é um peso morto, homem ou mulher.

• Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 2
  15. Grimnir

Grimnir Usuário

Ou uma questão de equidade.

16. Thor

Thor ἀλήθεια

A lógica é muito fácil de entender. Se tiver guerra, se realmente o exército tiver que ser utilizado, a maioria da população não vai querer se alistar. Se isso é certo ou errado, é outra questão. Mas a lógica é bem simples.

17. Heberus Stormblade

Heberus Stormblade Paz e Amor

Atualmente há pessoas de tantas culturas vivendo em tantos países distintos que não vejo muito sentido em ter de defender a soberania do seu país.

• Gostei! Gostei! x 1
  18. [F*U*S*A*|KåMµ§]

Segunda frase.
    Pura patriotada.

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Grimnir

Grimnir Usuário

Paz e amor. Fala isso lá no Oriente Médio. As vezes nem é um problema de defender o país de invasores, mas defender de instabilidades internas.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 22 Jan 2015, Data da Mensagem Original: 22 Jan 2015 ---
    Pq? De onde viriam os soldados então?

• Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  20. Heberus Stormblade

Heberus Stormblade Paz e Amor

Instabilidades internas não foge da jurisdição do exercito?

Compartilhar