• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Noruega aprova serviço militar obrigatório para mulheres

Éomer

Usuário
A Noruega tornou-se o primeiro país europeu e membro da OTAN a introduzir o serviço militar obrigatório para as mulheres. A lei, aprovada pelo Parlamento norueguês, entrou em vigor em 01 de janeiro de 2015, informou a agência Itar-Tass.

"É uma decisão histórica. Estou orgulhosa de que a Noruega seja o primeiro país a introduzir estas mudanças. Podemos agora dizer que os direitos de todos os cidadãos são iguais", disse a ministra da Defesa da Noruega, Ine Eriksen Soreide. Até agora as mulheres também poderiam ser incorporadas no exército norueguês, mas voluntariamente, por isso das 8.000 pessoas que fazem o serviço militar este ano, apenas 12,5% são mulheres.

Fonte:
 
A Noruega tornou-se o primeiro país europeu e membro da OTAN a introduzir o serviço militar obrigatório para as mulheres. A lei, aprovada pelo Parlamento norueguês, entrou em vigor em 01 de janeiro de 2015, informou a agência Itar-Tass.

"É uma decisão histórica. Estou orgulhosa de que a Noruega seja o primeiro país a introduzir estas mudanças. Podemos agora dizer que os direitos de todos os cidadãos são iguais", disse a ministra da Defesa da Noruega, Ine Eriksen Soreide. Até agora as mulheres também poderiam ser incorporados no exército norueguês, mas voluntariamente, por isso das 8.000 pessoas que fazem o serviço militar este ano, apenas 12,5% são mulheres.

Fonte:
 
Não foi na Noruega que recentemente o salário médio feminino ultrapassou o masculino em uns bons 2 ou 3%?



EDIT

Não. Era dinamarca.
 
Sei lá. Não gostei. Não sou contra mulheres que queiram prestar serviço militar. Mas daí a ser obrigatório, já não concordo. Diferentemente para os homens, sou a favor do serviço militar obrigatório. Sempre exércitos foram compostos por homens, e tem várias razões práticas para isso... Não é questão de preconceito. Mas como eu disse, não sou contra mulheres que tenham vontade de prestar exército - desde que passem em todos os testes e tal.
 
Última edição:
Fale mais dessas razões práticas, @Thor.

O homem é melhor e mais adaptado ao combate, por exemplo, que é a maior função do exército. Pode até ser que não entre em guerra... Mas o exército deve sempre estar preparado para ela, né? Homens tem mais força física e podem atingir limites mais elevados na parte atlética. E acho que pode ser muito pesado para a maioria das mulheres se adaptarem à rotina pesada, rústica e prática de um soldado.

Sei lá. Acho errado obrigar mulheres a servir exército, enquanto existirem "homens que possam carregar armas" como reservistas.
 
O homem é melhor e mais adaptado ao combate, por exemplo, que é a maior função do exército. Pode até ser que não entre em guerra... Mas o exército deve sempre estar preparado para ela, né? Homens tem mais força física e podem atingir limites mais elevados na parte atlética.
Esse "melhor e mais adaptado ao combate" você está atribuindo só à força e resistência física, né? Acho um critério muito limitado para definir o valor militar da pessoa. O próprio combate vai muito além do confrontamento físico, tem a parte administrativa, a parte de inteligência e todo o resto. Note que na Polícia Militar, por exemplo, uma boa parte sequer faz atividade de campo.

E acho que pode ser muito pesado para a maioria das mulheres se adaptarem à rotina pesada, rústica e prática de um soldado.
Isso pode ser ajustado. Da mesma forma que o que se impõe a um soldado mais forte e experiente não se impõe a um recruta fraco.


Para mim, a medida é justa, porque o que vale para o homem deve valer para a mulher mesmo, a não ser que exista algo realmente da natureza do gênero que impeça a isonomia. Mas sou contra a obrigatoriedade do serviço militar em si.
 
Última edição:
Prevejo fails e bobos para você, @Thor.
** Posts duplicados combinados **
Esse "melhor e mais adaptado ao combate" você está atribuindo só à força e resistência física, né? Acho um critério muito limitado para definir o valor militar da pessoa. O próprio combate vai muito além do confrontamento físico, tem a parte administrativa, a parte de inteligência e todo o resto. Note que na Polícia Militar, por exemplo, uma boa parte sequer faz atividade de campo.


Isso pode ser ajustado. Da mesma forma que o que se impõe a um soldado mais forte e experiente não se impõe a um recruta fraco.


Para mim, a medida é justa, porque o que vale para o homem deve valer para a mulher mesmo, a não ser que existisse algo realmente da natureza do gênero que impedisse a isonomia. Mas sou contra a obrigatoriedade do serviço militar em si.

Tem um debate bem interessante sobre o alistamento obrigatório no livro que te mandei.

Enfim, estou na mais alinhado com o pensamento do Eriadan: O alistamento deveria ser aberto a todo e não obrigatório. Sendo obrigatório, que seja para todos.
** Posts duplicados combinados **
Women in ancient warfare
 
Uai... Fazer o que, né? Falo o que penso, independentemente se as pessoas vão gostar ou não. Acho que pelo menos falei de uma forma respeitosa.
vão dizer que você é machista, mas concordo com o seu ponto.
Pode ser que mulheres possam ser utilizadas no exército mas de forma alguma em campos de batalha.
Pra mim isso ainda é coisa de homem. Exceção feita a Brienne Tarth.
 
Eu ainda não entendo a lógica de obrigação de serviço militar.
Pura patriotada.

A lógica é muito fácil de entender. Se tiver guerra, se realmente o exército tiver que ser utilizado, a maioria da população não vai querer se alistar. Se isso é certo ou errado, é outra questão. Mas a lógica é bem simples.
 
Atualmente há pessoas de tantas culturas vivendo em tantos países distintos que não vejo muito sentido em ter de defender a soberania do seu país.

Paz e amor. Fala isso lá no Oriente Médio. As vezes nem é um problema de defender o país de invasores, mas defender de instabilidades internas.
** Posts duplicados combinados **
Segunda frase.
Pura patriotada.

Pq? De onde viriam os soldados então?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo