• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nórdicos e sua cultura

Re: Nórdicos e sua cultura.

Obrigado, me sinto honrado com tantos elogios. :D

Bem, eu tirei essas informações de dois livros e artigos aleatórios na internet.


PS: Leiam os livros indicados a cima se tiverem a chance, eles detalham o máximo possível essa cultura fascinante.
 
Última edição:
Re: Nórdicos e sua cultura.

Relamente sascinante, pois apesar de adorar mitologia à nórdica não é tão fácil de achar material. E aqui você teve um trabalho fenonemal e nos deu uma aula de mitologia.

E o que é melhor de graça:D.
Parabéns.
 
Pelo que eu sei (que pode não ser muito) o Ragnarök começa quando Loki e seu filho Fenrir são libertados de sua prisão, e não tem muita relação com a morte de Balder. O também não significa o "fim do mundo", pois nessa batalha apenas os deuses morreriam, com excessão de Forseti, deus da justiça, que governaia mundo após o Ragnarök.
Não lembro onde li isso, mas assim que descobrir postarei as fontes.
 
Isso mesmo Mirabella. Mas antes da libertação ocorre o evento da Morte do Sol e da Lua (Sol e Mani) mortos pelos lobos Sköll (perseguidor do sol) Hati (perseguidor da lua) (Ambos filhos de Fenrir, que por sua vez é filho de Loki). Nisso durante o longo inverno não haveria sol nem lua o que causaria uma manifestação natural catastrófica que libertaria Fenrir e seu pai Loki da prisão eterna de onde partiriam (Liderando hordas de gigantes e criaturas más) até "os céus" para guerrear contra os deuses, guerreiros valorosos e os vanas. Nisso ocorreria a guerra entre deuses e gigantes e a sociedade humana entraria em caos até o fim da guerra onde seria derrubada a árvore yggdrasil e somente Lif e Lifthrasir se salvariam e dariam continuidade à raça humana. A única relação de Balder com o ragnarök é o fato dele ressucitar ao final, pois é o deus puro e da luz que morreu injustamente.
O Ragnarök nada mais é do que o destino final dos deuses.
 
Última edição:
O Ragnarök nada mais é do que o destino final dos deuses.
Mas essa é que é a questão. O Ragnarok já se deu ou está para acontecer?
Aceitando o facto de que esses deuses já não existem, então pressupõe-se que o Ragnarok já aconteceu, que Hod e Balder renasceram, e que, os primeiros humanos Lif e Lifthrasir, nascidos depois do Ragnarok, deram origem à raça humana.
Pelo contrário, se o Ragnarok ainda não se deu... onde estão então os deuses?

Muitas fontes ditam que a morte de Balder quebrou o equilíbrio e que os acontecimentos que se sucederam precipitaram o Ragnarok (a sua morte é o grande presságio que anuncia a chegada do Ragnarok). Estudei durante sete anos a mitologia nórdica, o kalevalla, a céltica, a estoniana, a eslava, etc., e as interpretações dos autores dos livros são muito diferentes, acreditem. Não se baseiem só numa fonte, porque sobre a mitologia nórdica, há muitas, mas mesmo muitas interpretações diferentes e divergentes.
:yep:
 
Última edição:
Post original de ruims
Muitas fontes ditam que a morte de Balder quebrou o equilíbrio...

Realmente isso deve ser atribuido a morte de Balder, o deus da luz. Tanto é que, se não me engano, Loki foi preso por tramar um meio de promover a morte de Balder.
Como era o deus da Luz e da Justiça, pode-se entender que as mesmas deixaram o mundo, desse modo foi estabelecido o Caos e a Escuridão.
Realmente me pergunto às vezes:
Será que o Ragnarök aconteceu e nós estamos no pós-ragnarök? Ou será que ainda ocorrerá? E se ocorrerá onde estão os deuses?
 
ANtes de continuar a discussão, creo que vocês deveriam se perguntar se têm realmente fé nessa mitologia. Se for o caso, são pagãos! Recomendo buscar algo sobre Asatru Vanatru (Fé Aesir e Vanir) e a busca da espiritualidade nórdica no pagansimo atual, ou neopaganismo.
 
ANtes de continuar a discussão, creo que vocês deveriam se perguntar se têm realmente fé nessa mitologia. Se for o caso, são pagãos!

Compreendo a sua afirmação.
Mas você vê o prisma pelo lado sul-americano.
Só que aqui, na Europa, a diferença está no antes e depois do cristianismo.

Hoje chamamos mitologia áquilo que os antigos consideravam como a sua religião.
Se um dia surgir algo que "acabe" com o cristianismo, então o próprio cristianismo vira Mitologia. Porque muita da base do cristianismo gira em torno de milagres.

Eu confesso: não creio muito nos milagres que relatam os cristãos.
Se isso faz de mim um pagão, também não sei. Porque basicamente, eu acredito nos ensinamentos de Jesus. Acho que eram maravilhosos.

Mas por favor, não me obriguem a gostar do Vaticano, nem dos ortodoxos, nem dos protestantes, nem dos Manás, etc.
Isso eu considero uma TOTAL contradição dos ensinamentos de Jesus.

Jesus pregava o despojamento dos bens materiais e pregava o perdão.
Só de pensar na riqueza e ostentação das várias Igrejas e na Inquisição, fico com voltas no estômago.
 
Realmente isso deve ser atribuido a morte de Balder, o deus da luz. Tanto é que, se não me engano, Loki foi preso por tramar um meio de promover a morte de Balder.
Como era o deus da Luz e da Justiça, pode-se entender que as mesmas deixaram o mundo, desse modo foi estabelecido o Caos e a Escuridão.


O Loki foi preso por ter matado Balder indiretamente, afinal foi ele que deu o arco e a flecha e fez pontaria para o irmão cego de Balder matá-lo.

Pelo livro que eu e você lemos Curunír - As melhores histórias da mitologia nórdica, não há nada sobre o estabelecimento do Caos e a Escuridão após a morte da Balder. Mas como disse Ruims, há várias fontes da mitologia nórdica, e o nosso livro usa principalmente os Eddas.



Só um último comentário:
muito bom o tópico!
 
Sim uma flecha de Visco (Azevinho).
Creio eu que existe sim uma relação com amorte de Balder, embora no livro nada seja citado.
 
Bem, eu não tenho fé em qualquer religião ou mitologia se preferirem, seja ela católica, nórdica ou qualquer outra, simplesmente gosto de histórias de fantasia, até algumas histórias bíblicas são bem interessantes.

Não acho que a morte de Balder fui um pressagio do Ragnarök pelo fato de ser algo entre trevas e escuridão, os conceitos de bem e mal dos nórdicos eram bem diferentes dos nossos, para mim foi algo como uma maldição, quando todos perderiam aquilo que mais amava, no caso Balder.

Ah, o Ragnarök é o crepúsculo dos deuses, depois dele Balder renascera em glória radiante como o sol da manhã e junto dos deuses restantes governarão o mundo na nova Terra verde que emergiu do oceano. Outro fator interessante é que a "nova Terra verde" é repopulada por dois humanos que se esconderam nos feixos de Yggdrasil, uma mulher chamada Lift e um homem chamado Lifthrasir.
Tudo isso é claramente uma preparação para a entrada do cristianismo na cultura nórdica, essas lendas também foram passadas para o papel bem no fim dos cultos pagãos, o que explica muitas vezes porque o deus são colocados em situações ridículas e são feitos de bobos.

PS: Devemos lembrar que não da para encaixar o Ragnarök na nossa atual linha de tempo, essas histórias foram feitas para outra época, para outras pessoas e outros países.

PS [2]: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_nórdica

PS [3]: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Mitologia_nórdica

PS [4]: Obrigado mesmo e bom proveito! :D
 
Última edição:
Wikipédia
Na mitologia nórdica, Ragnarök é a batalha que levará ao fim do Mundo (de forma semelhante ao Armageddon), na região de Midgard. Ragnarök não significa "Crepúsculo dos Deuses" (como se poderá pensar, a partir da tetralogia de Wagner); essa expressão é a tradução de Götterdämmerung, que, por sua vez, é uma tradução incorrecta da palavra alemã Ragnarök. A confusão deriva da semelhança no nórdico antigo entre rök ("destino final") e rökr ("crepúsculo").

E então, Crepúsculo ou Destino Final?
 
Essa é uma pergunta que deveria ser respondida por alguma pessoa com um conhecimento etimológico da palavra ragnarok...mas vou tentar falar algo.

Creio que a tradução mais certa da palavra seria "Destino dos Deuses"...a palavra em si vem do 'Old Norse' (lingua falada durante a era dos vikings ; sec VIII até o sec XIII +/-) , que é derivado do 'Proto-Norse'(usada antes do sec VIII).

Ja o "Crepúsculo dos Deuses" é a tradução de Götterdämmerung(como ja foi dito acima)que foi o nome da ultima opera de Wagner ...e veio do alemão alemão mais atual. Essa opera se refere ao fim de Siegfried e Brünnhilde...e termina com a visão do Ragnarok.

A ultima opera termina assim: "A Valquíria(Brünnhilde) tira o anel do dedo do herói e o põe em seu próprio dedo. Quando as chamas começam a devorar o corpo de Siegfried, Brünnhilde lança-se nas chamas e morre com ele. O rio sobe até eles e as Donzelas do Reno tiram o anel do dedo de Brünnhilde. Hagen pula na água tentando recuperar o anel e morre afogado. A ópera termina com uma visão do céu em chamas e Valhalla sendo consumida pelo fogo. É o fim do reino dos deuses. É a chegada do Ragnarok. "



Acho que ficou meio confuso o que falei...mas tentem ver dessa maneira...crepúsculo ou destino , não importa... vai se referir ao mesmo ponto mitologia nórdica.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo