• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nomes e expressões em Quenya

Status
Fechado para novas mensagens.
eu gostaria de saber como ficaria a exprssão "cavaleiro da luz","cavaleiro da sabedoria eterna" e o meu sobrenome(pedaço) "castello-branco ferreira" :o?:
 
Vamos ver o que posso fazer... :D
Cavaleiro da Luz...
cavaleiro = roquen
luz = cálë

Tanen, podemos ter de 2 jeitos... Nome, ou expressão. Já mando logo os dois:
Cálë Roquen, ou Cálëroqueno.

Agora Cavaleiro da Sabedoria Eterna:

cavaleiro = roquen
sabedoria = nólë
eterna = oira

Mesma coisa de novo... Podemos ter dois nomes... Mando logo os dois:
Roquen Oira Nólë, ou Roquenoiranólo.

Olha, eu não sei a definição de Castello-Branco... Talvez tenha um outro significado, mas vou considerar como Castelo Branco.

castelo = arta (fortaleza)
branco = fánë (não usei lossë pq lossë é branco-como-neve)

Castelo-Branco é Fánë-Arta.

Ferreira é, pelo que eu vi:
FERREIRA - LATIM (FERRARIA). MINA DE FERRO. DE ORIGEM GEOGRÁFICA.

mina = latta (na verdade é buraco, mas não achei nada melhor :| )
ferro = erë, eren, yaisa

Tanen, Ferreira fica: Erëlatta, Erenlatta, Yaisalatta. :wink:

Agora, é só juntar, e ficamos com:

Fáne-Arta Erëlatta, Fánë-Arta Erenlatta, ou Fánë-Arta Yaisalatta.

Como eu sempre digo: Ufa! :D
 
Ark4njo disse:
duvidazinha bem tosca, mas como seriam os pronomes pessoais em quenya?? eu, tu, eles, etc... sei q da trabalho mas podiam traduzi pra mim??

vlw...

Ark4njo, todos os pronomes são mostrados como finalizações em palavras. Aconselho vc a ler essa seção aqui do Ardalambion (uma parte já traduzida pelo Tilion): http://www.ardalambion.com.br/quenya.htm#Heading12

Mas, mesmo assim, vou colar aqui a lista resumida dos pronomes, lá da Ardalambion:

1. pessoa sing: -n ou -nyë "eu"
2. pessoa sing e pl, polido: -l ou -lyë "tu, vós"
2. pessoa sing e pl, familiar: *-ccë "você" (baseado em uma desinência em sindarin -ch, muito hipotética!)
3. pessoa sing: -s "ele, ela" (também podem ser formas específicas de gênero -ro "ele", -rë "ela")
1. pessoa pl. -mmë: "nós" (exclusiva), -lmë "nós" (inclusiva)
1. pessoa dual *-lvë: "nós" (inclusiva, "tu e eu" - é possível que esta devesse ser, ao invés disso, *-lwë)
3. pessoa plural -ntë "eles"

:wink:
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo