1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nomes de Istari

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Thorondil, 29 Ago 2003.

  1. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Ae, de onde saem os nomes dos magos do SdA?? Seria do sindarin, seria do quenya?

    E eu tb queria sabê como se monta um nome de mago... :wink:
     
  2. Finrod

    Finrod Visitante

    Acho que o nome dos Istari seria feito pelo o quenya, mas... :roll:
    Pergunte para outro, etc.
     
  3. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    Gandalf é um nome nórdico parece, quer dizer "elfo do cajado". Saruman eu não me lembro, mas parece ser uma tradução do Westron em uma língua antiga européia (Inglês Velho tlz?). Radagast segue a mesma linha de Saruman. Alatar e Pallando são nomes em Quenya, mas o significado é obscuro, além de eu não me lembrar do possível significado no momento. :roll:
     
  4. TT1

    TT1 Dilbert

    Gandalf não era o nome dele e sim como ele era chamado. Seu nome Olórin é um nome em alto élfico.... uma tradução do que ele era chamado em Valarin. Tem a ver com sonhos, visão limpa... etc.

    O Contos Inacabados dedica uma bos parte de seu capítulo Istari a desvendar esse tema. Dá uma conferida ! :wink:
     
  5. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    isso pra não falar dos nomes em sindarin deles: Mithrandir e Curunír.

    creio que os nomes originais eram em quenya, mas conforme eles vagavam pela terra-média iam adaptando esses nomes à lingua da região...
     
  6. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    Se a questão era saber os nomes em Quenya, são Olórin, Curumo, Aiwendil, Alatar e Pallando. Se os nomes Gandalf, Saruman e Radagast são correspondentes em sentido com os em Quenya, até onde eu lembre não são.

    Para fazer um nome de mago, pense em alguma coisa que o caracterize. Olórin era por causa das visões e claridade de pensamentos que ele trazia com sua presença. Curumo era devido à habilidade que ele tinha (era um Maia de Aulë). Aiwendil era por que Radagast tinha muita afinidade com os pássaros. Alatar e Pallando são difíceis de achar o significado, mas Pallando tem o mesmo radical de Palantír aparentemente, o que pode significar que ele via longe. O importante é a personalidade.
     
  7. Thorondil

    Thorondil Usuário

    Valew aí em cara :wink: Eu imaginava que era desse jeito que você falô mesmo... Esses significados que você disse aí são tirados ddo quênya neh...?
     
  8. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    Sim, exato.
     
  9. Lord Zock

    Lord Zock Usuário

    Onde encontro a fonte (letra) "Tolkien" ????
     
  10. Tilion

    Tilion Administrador

  11. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Corrigindo: os nomes em Quenya de Pallando e Alatar são respectivamente Morinehtar e Roméstamo, sendo que Pallando e Alatar são nomes em sindarin, não necessariamente traduções de Morinehtar e Roméstamo.

    Morinehtar significa "darkness-slayer" (matador das trevas)

    Roméstamo significa "east-helper" (auxiliador do leste)

    Pallando, se não me falha a memória, pode ser "far-travelling one" (viajante de terras distantes)

    Alatar pode ser "after-comer", (aquele que vem depois).

    Acho que é isso que eu me lembre :think:
     
  12. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    Recorrigindo: Os nomes Alatar e Pallando são, como é demonstrado pela sua estrutura gramatical, e também pelos nomes que os acompanham, tanto dos outros Istari (que são citados como Olórin, Curumo e Aiwendil) como dos Valar (Manwe, Varda e Orome) no ensaio apresentado no Contos Inacabados, de fato, substantivos próprios em Quenya. Os nomes Morinehtar e Roméstamo aparecem no HoME XII, Peoples of Middle-earth, e lá é dito por CT que estes foram criados provavelmente pois Tolkien se esqueceu que já havia os nomeado em outro ensaio (se referindo explicitamente ao apresentado no Contos Inacabados).


    Cuio mae!
     
  13. Lord Tar-Palantir §

    Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

    Hantalë, Slicer.

    Nesse ensaio do Peoples tem mais sobre eles que a gente já não tenha postado? :o?:
     
  14. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    Eu já li inteiro, mas me lembro apenas "por cima". É claro que a parte lingüística, sendo minha especialidade, tomou atenção especial. Mas em termos de história que eu me lembre não adicionou nada.
    Via de regra, utilize o Contos como ponto inicial sobre qualquer discussão sobre os Istari.


    Cuio mae!
     

Compartilhar