1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nomes de espada

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Prime Nazgûl, 28 Jan 2003.

1. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Eu queria saber como fica "A Chama de Além-Mar" em Quenya e/ou Sindarin. Será o nome da espada de um personagem meu.

2. Tilion

Tilion Administrador

Meio complicado esse nome.

Sugiro algo como Nárëo Eärello-pella (literalmente: "Chama de Além do mar".

Náreo = nárë "chama" + -o (desinência de genitivo: "de")
    Eärello = ëar "mar" + -llo (desinência ablativa: "de" - no sentido "proveniente de")
    pella = "além"

Não tenho certeza absoluta se a desinência genitiva é usada aqui. É apenas uma sugestão. ;)

3. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Obrigado Tillion!
    Será q seria possivel reduzir pra Náreo Pellëar sem perder muito o sentido? :o?:

4. Tilion

Tilion Administrador

Pelo que eu sei, não é possível, já que a palavra pella "além" é uma posposição em quenya: ou seja, ela tem que aparecer no final da expressão. ;)

Além disso, vc estaria tirando a desinência -llo, o que faria a expressão perder o sentido.

5. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Valnáril seria um nome construído corretamente, significando algo como Brilho de Fogo Poderoso (ou de Poder) e lembrando também que não é quenya puro?

6. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Não tem jeito de deixar o nome q eu pus um pouco menor? Tipo, como ficaria em Sindarin, alguem sabe? :osigh:
    E, aproveitando, como fica "Terra Santa" (ou terra sagrada) em Quenya ou Sindarin?

7. Tilion

Tilion Administrador

Sim, está correto.
    É uma boa aglutinação. ;)

8. Tilion

Tilion Administrador

Acho que nesse caso, não há como diminuí-lo.

Em sindarin, deve ficar algo como Thangaer i Lach, mas não tenho certeza (sindarin não é meu forte).

Ainandor, em quenya (em sindarin, não temos a palavra para "santo, sagrado"

Aina = literalmente "sagrada"
    -ndor = "terra"

9. Fëaruin Alcarintur ¥

Ahá!! Acertei!!! 8-) :cheers:

E meu "nome" Tilion, tá certo?? :wink:

10. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

qual o significado dele?

11. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Valeu denovo! :D

Pelo dicionario da Valinor:

athan = além
    gaer = mar
    naur = fogo

Eu acho q ficaria Naur i Thangaer, eu não sei nada de Sindarim; apenas acho q deveria ser desse jeito. :o?:

12. Tilion

Tilion Administrador

Naur é "fogo", mas lach é "chama"... e foi "chama" que vc pediu. ;)

13. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Ah, tah. Vc sabe d mais alguem q sabe de Sindarim? Pq vc disse q não tem certeza se o nome esta certo, então eu queria confirmar.

14. Mithquendu

Mithquendu Usuário

chama - lach /mar - aear,gaer/além - thar, haer, athan

Tharaear i lach??

Sagrado - aer/ terra(seca, devastada) - dór/terra - iand

Aeriand :roll:

15. Mulder

Mulder Usuário

Pq vc não coloca algo menor? a chama de alem mar não ia ficar pequena mesmo. Quem sabe "chama do oeste" ou coisa parecida? Só uma sugestão :wink:

16. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Eu acho q eu vou por Náreo Ainandor, Chama da Terra Santa. É o q ficaria além do mar, d qq jeito, mas Chama d Além-mar é mais poético. 8-)

17. Fëaruin Alcarintur ¥

Chama de Além-mar é um bom nome, ao menos em português.

Amanáreo pode significar algo como Chama Abençoada? Se o for, é um nome que você pode utilizar.

18. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Nem, não gostei do som. E desse jeito não ficaria Bênção da Chama, já q Fëanaro é Espírito de Fogo?

Ah, e outra pergunta: poderia ser náro ao invés de náreo?

E, se alguem souber de latim: como fica o nome Chama de Além-mar? Eu gostei do nome ee pretendo gravar numa espada q eu vou comprar (um dia :roll: ). Eu acho q ficaria Flamma Transmarina

19. Mithquendu

Mithquendu Usuário

Tu divia gravar o nome em tenguar :D

20. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

Eu vou: de um lado da lâmina, Nárëo Eärello-pella em tengwar e do outro Flamma Transmarina em letras romanas (nosso alfabeto).

Compartilhar