• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nome em Quenya e Sindarin

Arwen significa Donzela Real (da realeza), sendo que Ar- é Real e -wen é donzela ;)
Para o nome Éowyn, eu procurei no An Introduction to Elvish, do Jim Allan, e aqui estava dado como:
Alegria-dos-Cavalos (Horse-joy), porque era criado usando a primeira parte do nome do seu pai e a segunda parte do nome de sua mae (Théoden e Théodwyn). :wink:
 
Como eu falei lá no post, o da Éowyn eu encontrei no An Introduction to Elvish do Jim Allan. O livro tem um aglomerado de coisas, incluindo muito sobre o tengwa, letras, vogais e consoantes das linguas Proto-Eldarin e tal.. vale a éna dar uma conferida... E tem uma capa verde (eu sei que isso nao tem nada a ver, mas é legal falar :mrgreen:)!
Já o do nome da Arwen eu já sabia, embora eu nao lembre de onde... ;)
 
Gostaria de saber se é possível saber qual é a forma do nome Marcos em quenya e/ou sindarin. Ora, Marcus é próprio de Mars, Martis, deus da guerra, e a correspondência seria, então, com o vala Tulkas. também queria saber qual seria a forma sindarin de Manveru Artyelca Lairillon.
 
Acho difícil que seja Carnil, porque este é o nome do planeta Marte, Estrela Vermelha, para os elfos. Tulkas é o vala guerreiro, e como Marte (em latim Mars, Martis, Martem...) é o deus romano da guerra (Deus Bellis), então para se saber o nome Marcos (Marcus), que tem o mesmo sentido de Márcio (Martius), tem que se criar um adjetivo do nome Tulkas, com os recursos que se dispõe em quenya para tal.
 
Aiya!
Gostaria de saber qual o significado do nome Danilo, e o correspondente em quenya, já que não consta no tópico "Meu nome em quenya". :o?:

Obrigada.
 
É mesmo... Nem Daniel... então vou tentar fazer, ok?
Danilo - variante de Daniel
Daniel - do Hebreu Daniyel, que significa "Deus é meu Juiz"
Deus: Eru
Juiz: Námo
Logo: Erunámo
Alías, Erunámo já apareceu bastante antes.. Como é que nao tá no Quenya Essenya? (eu nao olhei o Quenya Essenya todo, entao vai que tá lá e eu nao sei...)
 
Quenya Essenya
Taí o link... É uma lista bem longa de nomes e sua tradução para o Quenya. Se a minha memória nao me falha, o pessoal do Lambendili (eu nao mando muita mensagem pra la pq todas saem 2 vezes :?) tava planejando fazer o Thindrim ned Estanîn (Meu Nome em Sindarin), mas nao tenho certeza quando vai ser feito (se é que já nao está sendo feito).
Ah, Pandatur, esse tradutor de nomes não é nada confiável, infelizmente. A única coisa que ele faz é compilar um nome qualquer e botar o suffixo -iel (se for pro feminino) ou -ion (se for pro masculino). Não recomendo de jeito algum, embora esteja à escolha da pessoa. Além do mais, é mais divertido fazer na mão :D
(segundo edit nesse post em 15 minutos)
Ah, foi só agora que eu li o final do seu post (é isso que dá eu nao ler tudo até o fim... :roll: ), e vi que vc falou o que eu falei ali em cima. Oh well.. Mas que é divertido ver o que eles bolam, é. 8-)
 
Como vcs fazem para descobrir o sgnificado dos nomes, a origem, que site... eu só achei isso..

Felipe vem do Grego e significa: Aquele que gosta de cavalos ...

Como ficaria em Quenya :?:
 
Notei que no Quenya Essenya faltam alguns nomes, entao vou TENTAR faze-los, e depois o Tilion corrige pra ser botado no Essenya, isso é, se pudermos faze-los. Vou colocar em negrito todas as que eu consegui fazer. Os em italico eu consegui achar uma definição, mas nao consegui criar um nome por faltar algo. As frases normais são aquelas que nao pude fazer de nada para melhorar/achar significado de algo.


DIEGO - forma de SANTIAGO (v.) ou derivado de DIDACUS, do grego DIDACHE ‘ensino, doutrinamento, instrução’
==> QUENYA
-ANA = dar
NÓLË = conhecimento
DIEGO = NÓLËANO


-----------------------------------------

SANTIAGO - Significa "Saint James". Saint é santo em portugues. James é derivado grego de Jacob. Jacob significa "aquele que segura o calcanhar", portanto Santiago é "Santo que segura o calcanhar".
==> QUENYA
AINU - santo
= segura
= calcanhar
SANTIAGO =


-----------------------------------------

SABRINA - Do nome Severn, um rio em Wales. Em mito celtico, uma princesa pelo nome de Sabrina se afogou no rio.
==> QUENYA
ARANEL = princesa
QUORIN = afogada
SABRINA =


-----------------------------------------

KATIA – de KATHY, forma curta de KATHERINE
From the Greek name Aikaterine. The etymology is debated: it could derive from the earlier Greek name Hekaterine, which came from hekateros "each of the two"; it could derive from the name of the goddess HECATE; it could be related to Greek aikia "torture"; or it could be from a Coptic name meaning "my consecration of your name". The Romans falsely derived it from Greek katharos "pure" and changed their spelling from Katerina to Katharina to reflect this. The name belonged to a 4th-century saint and martyr from Alexandria who was tortured on the famous Catherine wheel. This name was also borne by two empresses of Russia, including Catherine the Great, and by three of Henry VIII's wives.

HECATE (f) Possibly "far off" from Greek hekas. In Greek mythology Hecate was a goddess associated with witchcraft, tombs, demons and the underworld.

Literalmente "Deusa dos Demônios", "Deusa do Inferno

==> QUENYA
ERI = deusa
RAUKO = demônio
ANGAMANDO = inferno

KATIA = RAUKERI, ANGAMANDERI


-----------------------------------------

LÍVIA – forma peminina do nome romano LIVIUS que pode estar relecionado tanto com LIVEO ‘invejar’ quanto a LIVIDUS ’triste, melancólico,invejoso’. Também é usado como uma forma de OLÍVIA
==> QUENYA
? – inveja
? – melancolia, tristeza

LÍVIA = ???

-----------------------------------------

LUCAS – forma antiga de LUKE, do grego Loukas ‘da região da Loucania’
==> QUENYA
???

-----------------------------------------

MÔNICA – possivelmente ‘conselheiro’, do latim MONEO. Mais provavelmente de origem Fenícia ou Norte-Africana, com significado esconhecido
==> QUENYA
???

-----------------------------------------

REBECA - do hebraico REBEKAH ‘armadilha, cilada’
==> QUENYA
??
 
Ae, valeu pelo nome, mais um favor...

Como ficaria Ricardo em Quenya?

RICARDO - ANGLO-SAXÃO (RICHARD). SENHOR PODEROSO
 
em Quenya Essenya - Meu Nome em Quenya
-----------------------------------------

RICARDO – forma espanhola e italiana de RICHARD ‘governante severo/duro/rígido’.
==> QUENYA
TURO = governante
TULCA = forte

RICARDO = TUROTULCO

-----------------------------------------
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo