• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

nome do Sméagol.. Gollum..

Mas quem colocou fedegoso e caviloso foi o Samwise gamgi, o nosso Sam.

Sméagol era seu nome verdadeiro, depois fora apelidado de Gollum pelos hobbits que viviam com ele, depois de se tornar mal pelo poder do anel ele fora conhecido como gollum, então só nos pantanos mortos é que gollum se lembra que se chamava sméagol, ele fala: yes, yes, sméagol, yes...

certinho ?


8-)
 
Saradoc Bolseiro disse:
Dark Sage disse:
quem deu esse nome foi a avó dele
quem te disse isso? Ou aonde voce leu? não me lembdo de ter lido isso em lugar nenhum. :o?:
é q eu ñ to com o livro aq na minha frente, mas da uma procurada nas partes em q descrevem o dito cujo e/ou tb nos apendices....
 
ñ sei quem lembra, mas, Sam deu nome pras duas personalidades dele
pelo menos no livro em portugues é assim:


Caviloso = Sméagol "bonzinho"
Fedegoso = Gollum MAL

Eu me lembro e ja ia postar isso antes de ler oq vc escreveu :roll:

Vcs sabiam q se ñ fosse o Sam(eu) o Gollum ñ iria trair o Frodo e q Realmente ele gostava dele?
 
Vcs sabiam q se ñ fosse o Sam(eu) o Gollum ñ iria trair o Frodo e q Realmente ele gostava dele?

Difícil saber. Ele até gostava do Frodo, mas gostava ainda mais do Anel. Ele não iria aguentar ver o Frodo destruindo o Anel, aliás, talvez nem aguentasse vê-lo por tanto tempo com outra pessoa que não ele. Uma hora ele acabaria fazendo alguma coisa para recuperá-lo e como Frodo não entregaria tão facilmente... :roll:
 
[quote="Sam Gamgee]Vcs sabiam q se ñ fosse o Sam(eu) o Gollum ñ iria trair o Frodo e q Realmente ele gostava dele?[/quote]
hauhau.gif

vc ta zuando neh???

Gollum ñ gostava de mais ninguem à não ser o Anel
ele o amava acima de tudo!!!!
ele so entrou no modo "Caviloso" pra poder parecer amigo e ganhar a confiança do Frodo. Mas se não fosse o Sam, Frodo teria tombando nas Emyl Muín mesmo, no primeiro encontro dos dois.
mas como ele se viu encurralado teve q ficar bonzinho...
 
Vcs sabiam q se ñ fosse o Sam(eu) o Gollum ñ iria trair o Frodo e q Realmente ele gostava dele?

vc realmente acredita nisso??? eu acho q gollum nao tinha mais chance alguma de se reabilitar e q soh fingia... eh dificil... pq ele passou muito tempo consumido pelo anel... mais cedo ou mais tarde ele iria trair Frodo...
 
vc realmente acredita nisso??? eu acho q gollum nao tinha mais chance alguma de se reabilitar e q soh fingia... eh dificil... pq ele passou muito tempo consumido pelo anel... mais cedo ou mais tarde ele iria trair Frodo...

ñ eh questão de acreditar ou ñ.Foi o proprio Tolkien q disse isso.Isso ñ foi uma opinião pessoal minha.Na carta 246 diz o seguinte:

"Isto é devido claro a “lógica da história”. Sam quase não poderia ter agido diferentemente. (Ele afinal atingiu o ponto de piedade(pág. 1000)4 mas tarde demais para o bem de Gollum.) Se ele tivesse, o que poderia ter acontecido então? O curso da entrada em Mordor e a luta para alcançar a Montanha da Perdição teriam sido diferentes, bem como o fim. O interesse teria passado para Gollum, eu penso, e a batalha que teria ocorrido seria entre seu arrependimento e novo amor de um lado e o Anel do outro. Embora o amor estivesse se fortalecendo diariamente ele não poderia ter se livrado do domínio do Anel. Acho que de algum modo estranho e lastimável Gollum teria tentado (não talvez com intuito consciente) satisfazer ambos. Certamente em algum ponto não distante do fim ele teria roubado o Anel ou tomado-o a força (como ele faz no Conto real). Mas com a “posse” satisfeita, acho que ele então teria se sacrificado para o bem de Frodo e se lançado voluntariamente no abismo de fogo."

Leia a carta toda:
http://www.valinor.com.br/kb.php?mode=article&k=587&page_num=1&o=1

É estranho mas foi o proprio Tolkien q escreveu, vai discutir com ele? :twisted:
 
"Isto é devido claro a “lógica da história”. Sam quase não poderia ter agido diferentemente. (Ele afinal atingiu o ponto de piedade(pág. 1000)4 mas tarde demais para o bem de Gollum.) Se ele tivesse, o que poderia ter acontecido então? O curso da entrada em Mordor e a luta para alcançar a Montanha da Perdição teriam sido diferentes, bem como o fim. O interesse teria passado para Gollum, eu penso, e a batalha que teria ocorrido seria entre seu arrependimento e novo amor de um lado e o Anel do outro. Embora o amor estivesse se fortalecendo diariamente ele não poderia ter se livrado do domínio do Anel. Acho que de algum modo estranho e lastimável Gollum teria tentado (não talvez com intuito consciente) satisfazer ambos. Certamente em algum ponto não distante do fim ele teria roubado o Anel ou tomado-o a força (como ele faz no Conto real). Mas com a “posse” satisfeita, acho que ele então teria se sacrificado para o bem de Frodo e se lançado voluntariamente no abismo de fogo."


mas entao! ele ia continuar sedendo ao desejo de roubar o anel... eh a isso q me refiro! de qualquer modo ele vai roubar o anel de Frodo... isso pq ele nao tem mais cura... :wink:

de maneira alguma pretendo discutir com Tolkien... mas eu entendi pelo q vc disse antes q Gollum nao ia roubar o anel de Frodo, de fato ele roubaria de qualquer maneira... :mrgreen:
 
Também acho que mais cedo ou mais tarde ele ia acabar roubando o um anél de Frodo, mas sei lá, acho que mesmo que a cobiça pelo anel fosse maior acima de tudo, o gollum gostava do frodo.. Bem, eu acho! :tsc:
 
Também acho que mais cedo ou mais tarde ele ia acabar roubando o um anél de Frodo, mas sei lá, acho que mesmo que a cobiça pelo anel fosse maior acima de tudo, o gollum gostava do frodo.. Bem, eu acho!


Gostava sim! ele fikou dividido entre Frodo e o anel.. mas no final, em sua mente, a vontade pelo anel prevalesceu... :wink:
 
lordpas disse:
de maneira alguma pretendo discutir com Tolkien... mas eu entendi pelo q vc disse antes q Gollum nao ia roubar o anel de Frodo, de fato ele roubaria de qualquer maneira...

Eu ñ disse q o gollum NÃO ia roubar o anel do Frodo mas q ele REALMENTE gosta dele e se ñ fosse o sam, o gollum ñ iria trair o seu mestre bonnzzzinnhoo.

"Acho que de algum modo estranho e lastimável Gollum teria tentado (não talvez com intuito consciente) satisfazer ambos"

Resistir ao poder do anel eh impossivel mas o amor por Frodo era forte o suficiente pra fazer Gollum se matar.

Maxdirty disse:
vc ta zuando neh???

Gollum ñ gostava de mais ninguem à não ser o Anel
ele o amava acima de tudo!!!!
ele so entrou no modo "Caviloso" pra poder parecer amigo e ganhar a confiança do Frodo. Mas se não fosse o Sam, Frodo teria tombando nas Emyl Muín mesmo, no primeiro encontro dos dois.
mas como ele se viu encurralado teve q ficar bonzinho...
:dance:

Quem rir por ultimo ri melhor heheeheheh

Lembrando q eu NÃO falei q o Gollum NÃO ia roubar o anel do Frodo mas sim q ele reamente gostava dele(ñ custa lembrar)
Se vcs acharam o contrario posso fazer nada ehehehhe :twisted:
 
realmente...ele tinha ficado dividido, o que mostra q ela gostava do frodo mesmo...pra ficar em duvida entre o um anel e o frodo! sendo q ele era muito maluco pelo anel! LoL
 
Embora o amor estivesse se fortalecendo diariamente ele não poderia ter se livrado do domínio do Anel. Acho que de algum modo estranho e lastimável Gollum teria tentado (não talvez com intuito consciente) satisfazer ambos. Certamente em algum ponto não distante do fim ele teria roubado o Anel ou tomado-o a força ...

Independentemente de gostar de Frodo, ele ainda tentaria tomar posse do Anel, ainda que fosse pra se matar depois. E Frodo a essa altura talvez também já estivesse dependente do Anel e não permitiria que ele o fizesse, ou seja, seria uma traição para ele. Os dois poderiam acabar lutando (como aconteceu) e um (ou até mesmo os dois) morreria. Pelo que entendi sobre o que Tolkien disse nessa carta, ele achava que talvez Gollum se sacrificasse por Frodo, mas isto não era uma certeza.
 
Dark Sage escreveu:
quem deu esse nome foi a avó dele

quem te disse isso? Ou aonde voce leu? não me lembdo de ter lido isso em lugar nenhum.
na verdade eu disse a ele isso.
eu li no diccionario enciclopédico tolkien de f. schneidewind ( em espanhol).

que plágio não? hehehehehehehehehe
 
Nao acredito que gollum gostasse realmente de frodo, ele so agia como "Cavioloso" por causa da promessa que gollum fez para o frodo, uma promessa em nome do precioso !!! e ele realmente ia ajudar o frodo, mais ficou revoltado ou fedegoso por causa dos maus tratos do Sam e pq o Frodo "traiu" o gollum ajudando o Faramir a captura-lo.
:)
 
pra mim, no começo foi em nome da promessa, mas ele tava começando a gostr do frodo.. Depois ele se sentiu traido e.. Já sabem, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo