1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

nome do Sméagol.. Gollum..

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por nana, 26 Set 2003.

  1. nana

    nana Usuário

    humm...
    tenho uma dúvida.. que talvez fosse sanada se eu
    relesse a sociedade do anel e o hobbit - de novo hehe :mrgreen:

    bem.. seguinte

    O nome do Gollum, é Sméagol.
    Quem deu o nome de Gollum à ele? 8O

    Tudo bem, Gandalf é um mago mas como ele já sabia
    que Sméagol se chamava Gollum? Ele deu
    esse nome à ele? Bilbo contou ao Gandalf - não
    lembro se o Bilbo soube o nome dele (Gollum)..
    Gollum se deu o nome? :o?:

    Aliás.. não sei se estou viajando pq li O Hobbit
    há muito tempo, mas o Gollum fazia uns barulhos
    que no livro era gollum, gollum, ou não? :roll:

    obrigada :obiggraz:
     
  2. Myamoto Musashi

    Myamoto Musashi Usuário

    Sim, ele fazia ins barulhos com a garganta (muito malfeitos no filme, parece tosse) descritos como gollum, gollum, algum engasgo na garganta ou pigarro ou coisa assim, e foi daí que botaram esse apelido nele.
     
  3. Riff

    Riff Usuário

    Foram os Grados q viviam perto do Anduin, q era onde Smeagol vivia, o pq do apelido já foi explicado :wink:
     
  4. nana

    nana Usuário


    ahm.. o q são Grados? :oops:
     
  5. Riff

    Riff Usuário

    Uma raça de hobbits :mrgreen:
     
  6. nana

    nana Usuário

    ah :mrgreen:

    obrigada =]] :obiggraz:

    quase não dormi pensando nisso 8O :lol:
     
  7. Andiara

    Andiara Usuário

    Smeagol era um Grado, um tipo de hobiti, e os parente dele q deram o apelido
    e Gandalf ñ sabia que ele era Smeagol, foi ele mesmo quem contou essa parte e todo o resto p/ o mago
     
  8. Acredito que o apelido de Gollum foi dado pela sua avo ou familiares!

    ate mais...
     
  9. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    Nao nao, é Gollum pelo barulho que ele fazia com a garganta :)
     
  10. Tanto é que Pippin e Merry, quando foram raptados pelos Uruk-hai e pelos Orcs e que estavam nas bordas da floresta de Fangorn, se fingiram de portadores do Um Anel para um Orc que agora eu não me recordo o nome.. então eles começaram a fazer barulhos do tipo "Gollum.. Gollum"...
    mas eles fizeram isso só pra imitar o Sméagol, pois essa era uma caracteristica dele... se não, já imaginaram o isildur fazendo "Gollum... Gollum..." :eek:
     
  11. Ah, eu não sabia quem tinha dado esse nome para ele!
    Que legal!

    Mas como é que é esse barulho? Não consigo imaginar um "gollum gollum" a não ser como tosse (mal de filme). Como vcs imaginavam isso??
     
  12. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    oras, vc jah descreveu o barulho!!!!
    no livro da a descrição desse barulho e no filme reproduziram direitinho
    o gollum tem esse nickname por conta dos parentes dele mesmo
    desde q ele foi acusado de matar o primo dele, Déagol, ele sempre foi discriminado na comunidade e foi se afastando

    Gollum na verdade é um apelido prejorativo
     
  13. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    tá mas o é devido ao ruido que ele fazia nao era? eu lembro de ter lido isso sim, o que tu quis dizer é que quem deu esse apelido foram os familiares?
     
  14. sim.. esse apelido tinha que ser dele...até porque nenhum dos portadores do anel repetiam "gollum.. gollum..."
    mas essa questão do apelido dele ter sido dado pelos familiares dele eu n sabia.. =)
     
  15. berenmaneta

    berenmaneta Usuário

    mas e a dupla personae tinha? não era o gollum? eu sempre achei q fosse... :o?:
     
  16. Andiara

    Andiara Usuário

    Ñ, Sam e Frodo diferenciavam assim entre eles, ñ sei direito quando foi que ele começou c/ essa dupla personalidade, acho que foi depois de encontrar Frodo e esse tentar de todas as formas "cura-lo" p/ ter esperanças que ele mesmo poderia ter salvação, aí Gollum começou a se lembrar como ele era antes e resgatar a própria personalide que tinha sido corrompida pelo anel, mas isso pode ter começado bem antes, só ver como ele se comporta c/ Bilbo em O hobiti, tem gente que diz que aquele jogo de charadas foi o começo desse processo, mas de qualquer maneira, as duas personalidades dele Ñ tinham nomes específicos, Frodo e Sam que colocaram assim
     
  17. MaxDirty

    MaxDirty Firefox Enthusiast

    exatamente, foram os familiares dele q botaram esse apelido nele

    outra coisa tb q Gollum so começo a ter aquela "dupla personalidade" quando encontro Frodo e este lhe chamou de Sméagol novamente, nome q ele tinha esquecido pq ñ era chamado assim a muuuuuito tempo
    ñ sei quem lembra, mas, Sam deu nome pras duas personalidades dele
    pelo menos no livro em portugues é assim:

    • Caviloso = Sméagol "bonzinho" :obiggraz:
      Fedegoso = Gollum MAL :twisted:
     
  18. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    Isso. Inclusive no filme de ADT uma hora o Sam chama o Gollum de Fedegoso :mrgreen:
     
  19. Andiara

    Andiara Usuário

    é mesmo tinha esquecido disso :oops:
     
  20. Shagrath

    Shagrath Usuário

    Ele recebeu esse nome de Gollum de seus parentes, pois depois de pegar o um anel ele ficava andando e falando gollum então todos passaram a chamar ele assim.... 8-)
     

Compartilhar