• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Noite na Taverna"(Álvares de Azevedo)

Eu fiquei doida para ler o Macário depois daquele seu post no blog do Meia. Acho que preciso renovar minha carteirinha na biblioteca pública :think:
 
Gostei muito de Noite na Taverna. A maneira do Álvares escrever é fantástica, os contos são excelentes, apesar de mórbidos. Eu so fiquei com um pouco de nojo no Bertram
quando ele come carne humana
.
 
Terminei.
Olha se não tivesse aquele final, eu simplesmente não acharia nada de mais no livro, mas o fim da história me surpreendeu e eu adorei.Só não curti muito a história do Claudius, achei que não teve muito a ver.
 
Considero um dos clássicos da Literatura Brasileira. Se fosse pra eu fazer uma lista com obras essencias da literatura nacional com certeza iria pôr essa obra entre as escolhidas. Romantismo em tom quase épico, a noite do século por um literato ultra-romântico, discípulo de Lord Byron, o mal do século, tudo isso reunido em um relato sombrio da vida boêmia que tolheu a vida de tantos jovens românticos.
Literatura da melhor qualidade!
 
É aquele tipo de livro que vc é obrigado a ler no colegial e acaba se apaixonando. A história é ativa, com várias surpresas, porém nenhuma com aquele final feliz de das histórias atuais. Como o Lucas comentou, o Álvares de Azevedo foi bastante influenciado pelo mal do século, o período ultra-romantico.
 
Faz bastante sentido para muitas pessoas em sua adolescência, o período de transição, todas as incertezas de uma realidade mutante, meio indefinida que traga os jovens em um turbilhão de sentimentos e emoções ganham sentido ao seguir os passos dos personagens em suas experiências nada convencionais. A fase de rebeldia, justamente em resistência a essa indefinição, faz o gosto pelo livro ficar ainda melhor, tem um ar de subversão, de viver até as últimas consequências.
Às vezes fico curioso (e às vezes com medo) para saber como os jovens de hoje interpretariam essa obra. Que tipo de sensibilidade eles teriam para com essa obra.
 
Acabo de ler o livro e... bem...


É preciso ressaltar que esse estilo de literatura não agrada muita gente com seus exageros, mas - vou te contar - é muito engenhosa (inovadora?) a maneira como os amigos contam os causos. Álvares montou a história dum jeito bem comum que hoje em dia a gente vê aos borbotões em filmes, desenhos... Fiquei realmente impressionado. Acho que impressionante é uma boa palavra para descrever esse livro.


P.S. Quando minha namorada deu com esse livro no meu apartamento começou a rir e disse:

- Tá de sacanagem que tu ta lendo esse cara?!


++
 
Há algum tempo atrás eu comprei uma edição da década de 40 de Noite na Taverna em conjunto com Macário, toda ilustrada pelo Di Cavalcanti, bem barato em um sebo. Agora, vendo o seu elogio, me animei a dar uma lida, mas o cheiro de velho no livro está tão forte, que, até eu que já adquiri alguma imunidade, não tenho condições. XD

Se eu tivesse um leitor digital, poderia baixar um PDF ou coisa que o valha e resolver o problema.
 
Tataran disse:
Há algum tempo atrás eu comprei uma edição da década de 40 de Noite na Taverna em conjunto com Macário, toda ilustrada pelo Di Cavalcanti, bem barato em um sebo. Agora, vendo o seu elogio, me animei a dar uma lida, mas o cheiro de velho no livro está tão forte, que, até eu que já adquiri alguma imunidade, não tenho condições. XD

Se eu tivesse um leitor digital, poderia baixar um PDF ou coisa que o valha e resolver o problema.

aaaiiiii tens uns livros que o cheiro é bemmm forte mesmo, o meu nariz tb não aguenta é atchimmm toda hora

tem no domínio público:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16541

Boa leitura! :happyt:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo