• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nobel de Literatura chama a internet de grande monstro

Aí já é outro extremo: "discutir pra que?"
É porque é meio óbvio que ninguém se entenderá aqui, ainda mnais com a maioria repetindo o óbvio à vontade: "a criação é amoral, a moral é concepção humana, os humanos é que fazem mau uso das criações, blá, blá, blá".



Mas é sim uma opinião extrema, e no fim das contas, continuarão todos vomitando suas opiniões... semelhantes.
 
E qual é o grau de responsabilidade do tal "inventor" da internet? O nigeriano (e você) dão a entender que é bastante alto. Outros diriam que é extremamente baixa. Outros diriam que é zero. Eu concordaria com esta última visão. Se a tecnologia não funciona direito (enquanto tecnologia), ele é responsável, mas daí a dizer que ele tem uma parcela (ainda que pequena) de responsabilidade criminal ou moral por qualquer coisa que qualquer um faça com a internet é um passo exagerado. Notem que estou falando de internet, e a resposta provavelmente virá com uma analogia sobre bombas ou facas. Ugh...
uma bomba basicamente é tnt. tnt é polvora, e da polvora se faz fogos de artifício, que usa uma lógica similar a de uma bomba.
se por um motivo bossal, um pirotécnico erra em algo, e os fogos de artificio que seriam usados para entreter, acabam gerando morte dos espectadores.
o culpado seria o chinês que desenvolveu a pólvora, ou do pirotécnico que fez caca?
o mesmo é valido para a internet.

Um cara abre um blog, e nesse blog, ele exprime suas idéias, anti-semitas, anti-minorias e racistas. Porem, no mesmo servidor aonde está esse blog, tem outros blogs que falam sobre cotidiano, e são muito mais uteis a qualquer pessoa que quiser ler algo que pode em um momento agregar algo de bom a vida dele.
digamos então que a pessoa de todos os blogs moram em um mesmo país. Porem, a justiça desse país decide que a culpa é da internet, e ela terá de ser retirada do país porque permite que as pessoas tenham acesso a material que incentiva a discriminação racial/social/ecumênica e blablabla.
A internet (como uma rede) é responsável pelo que os usuários escrevem/fazem? não. então, mesmo que tenha ocorrido uma personificação no criador (que na verdade, são criadores), o culpado não é aquele que escreve, e sim o meio que ele pode usar para propagar a mensagem dele.


então as pessoas que jogam lixo nas APA não devem ser culpadas, já que a natureza deixou um local para ela emporcalhar.

Sim, estou usando exemplos absurdos, mas que são tão absurdos para mim, como personificar a internet e dizer que ela é digna de um nobel e digna da morte.

isso me remete de fato a TIMES que deu o premio de pessoa do ano de 2006 para as pessoas que fazem a internet. ou seja, TODAS AS PESSOAS.
pq a internet é o monstro que é, porque existem pessoas monstruosas que tem acesso a internet. assim como existem pessoas que usam a internet apenas para pesquisas, ou mesmo para ter um momento de paz, escrever sobre algo....
 
O que eu sempre escutei é que a polvora foi inventada mesmo para os fogos de artificios em festivais chineses.

Outro povo, em outro local e com mentalidade completamente diferente é quem pegou isso e transformou em algo com objetivo de matar.



Assim como os povos dos Andes que mascavam folha de coca para amenizar problemas da altitude não podem ser responsabilizados pelo tráfico da droga hoje em dia.
Não os daquela época. Hoje em dia muitos deles tem participação sim.



É porque é meio óbvio que ninguém se entenderá aqui, ainda mnais com a maioria repetindo o óbvio à vontade: "a criação é amoral, a moral é concepção humana, os humanos é que fazem mau uso das criações, blá, blá, blá".



Mas é sim uma opinião extrema, e no fim das contas, continuarão todos vomitando suas opiniões... semelhantes.
Mas aí não seria Valinor.
Isso aqui perderia a graça.
:-P
 
Última edição:
é aquele uó do "anonimato", de que é impossivel saber um IP, muito menos rastrear...
essa mentalidade é boa para a policia. assim as pessoas deixam rastros latentes. :yep:

Sem duvida, eu concordo totalmente com esta sua afirmação. Por exemplo, eu tenho um cybercaffe, e todas as minhas máquinas estavam ligadas como o mesmo IP, no meu provedor, e inclusive eu tinha alguns emails que "emprestava" para pessoas de extrema confiança, mas depois que ocorreu um fato muito desagradável com alguém usando o IP em comum, e um de meus emails, eu tive que mudar tudo isto, para garantir que nunca mais ocorra tal tipo de situação embaraçosa. Por isto que eu havia afirmado que a internet depende muita da consciência das pessoas.
 
Vai no Orkut pra ver como é pior
Nhé.
Não tenho Orkut.
Sou viuvo do ICQ.



Sem duvida, eu concordo totalmente com esta sua afirmação. Por exemplo, eu tenho um cybercaffe, e todas as minhas máquinas estavam ligadas como o mesmo IP, no meu provedor, e inclusive eu tinha alguns emails que "emprestava" para pessoas de extrema confiança, mas depois que ocorreu um fato muito desagradável com alguém usando o IP em comum, e um de meus emails, eu tive que mudar tudo isto, para garantir que nunca mais ocorra tal tipo de situação embaraçosa. Por isto que eu havia afirmado que a internet depende muita da consciência das pessoas.
Ah.
Agora tá explicado alguns dos seus posts no mundo da lua.
:g:
 
Deriel disse:
Totalmente utópico e irreal. Não importa quão bem você procure se comunicar, sempre vai existir quem não entenda, entenda errado ou critique mesmo sem ler. Ser compreendido por todos é tão utópico quanto ser querido por todos.


... e é por isso que não vale muito a pena discutir alguma coisa aqui.

Cada um entenderá o que quiser da declaração do escritor. Repercursões diversas consdierando sua proeminência, origem, etc.

Falou o aspirante a escritor.

Mas é justamente por essa dificuldade inerente em entender o outro que é importante se comunicar. E para isso, entre outras coisas, temos a internet. E aí caímos num ponto que a Anna Cwen já ressaltou na página 2.
 
Vai no Orkut pra ver como é pior
:blah: :blah: :blah:

Falou o aspirante a escritor.
:assobio:

Mas é justamente por essa dificuldade inerente em entender o outro que é importante se comunicar. E para isso, entre outras coisas, temos a internet. E aí caímos num ponto que a Anna Cwen já ressaltou na página 2.
No fim das contas, eu é que não tenho nada mais a acrescentar na discussão. :jornal:

Muito engraçadinho, hein... :eek:
Então foi você mesmo naqueles posts nonsense? :eek:
 
Ka Bral, por mais surpreendente que isso pareça, existem pessoas que, embora nem sempre concordem com o que você diga, sempre vêm ler o que você tem a dizer. :)


isso me remete de fato a TIMES que deu o premio de pessoa do ano de 2006 para as pessoas que fazem a internet. ou seja, TODAS AS PESSOAS.
pq a internet é o monstro que é, porque existem pessoas monstruosas que tem acesso a internet. assim como existem pessoas que usam a internet apenas para pesquisas, ou mesmo para ter um momento de paz, escrever sobre algo....
A Time é uma incitadora de monstros!!! 8O

Vamos enforcá-los!!!


O que eu sempre escutei é que a polvora foi inventada mesmo para os fogos de artificios em festivais chineses.

Outro povo, em outro local e com mentalidade completamente diferente é quem pegou isso e transformou em algo com objetivo de matar.

Pelo que eu entendi do Balbo, os chineses teriam parte na infinita cadeia de responsabilidade, ainda que pequena.
Por mim, responsabilidade zero para este caso.
 
Qto ao negócio dos cientistas, não dá pra fazer um efeito borboleta desse nivel tb, né?
Jogar uma responsabilidade em cima do Einstein pela bomba atômica é perfeita. Já que além de criar a teoria da onde a idéia surgiu ele ainda sugeriu que isso fosse feito para a 2ª Guerra Mundial.
Para cientistas que apenas estudam os efeitos atômicos por questão de simples aprendizado e entendimento do universo, aí já é exagero.
Senão vamos culpar lá os gregos da era clássica onde essa idéia de um mundo constituido por átomos já existia. E foi a célula tronco de todos os estudos posteriores.

Eu não estou dizendo que os gregos não são os culpados pelos ataques nucleares porque é óbvio que o culpado é quem fez detonar a bomba. O pensamento deles ajudou nisso de uma forma ou de outra, mas estão tão longe da bomba na cadeia de eventos que a responsabilidade deles é desprezível.

No entanto, existem vários casos em que pessoas que não fizeram o mal propriamente dito tem uma boa parcela de culpa, como é o caso dos cientistas que construiram as bombas (na minha opinião).

Engethor disse:
Agora, sem ironia, não exagera, Balbo. Eu quero mais é que as pessoas assumam a responsabilidade pelos seus atos, mas não dá para forçar uma responsabilidade em qualquer situação. E nesta situação em particular estão sendo fabricadas ou insinuadas muitas associações extravagentes.

Por exemplo?

Engethor disse:
E qual é o grau de responsabilidade do tal "inventor" da internet? O nigeriano (e você) dão a entender que é bastante alto. Outros diriam que é extremamente baixa. Outros diriam que é zero. Eu concordaria com esta última visão. Se a tecnologia não funciona direito (enquanto tecnologia), ele é responsável, mas daí a dizer que ele tem uma parcela (ainda que pequena) de responsabilidade criminal ou moral por qualquer coisa que qualquer um faça com a internet é um passo exagerado. Notem que estou falando de internet, e a resposta provavelmente virá com uma analogia sobre bombas ou facas. Ugh...

Engethor, as analogias que eu fiz são perfeitamente razoáveis. Elas mostram a mesma situação do inventor da internet (fingindo que existe um "Inventor da Internet"): quem permite que as pessoas façam o mal também tem uma parcela de culpa pelas maldades (embora o grau da culpa seja discutível. Nesse caso seria bem pequeno na minha opinião).

Pelo que eu entendi do Balbo, os chineses teriam parte na infinita cadeia de responsabilidade, ainda que pequena.
Por mim, responsabilidade zero para este caso.

Eu diria que a responsabilidade é zero por aproximação.
 
Ka Bral, por mais surpreendente que isso pareça, existem pessoas que, embora nem sempre concordem com o que você diga, sempre vêm ler o que você tem a dizer. :)



A Time é uma incitadora de monstros!!! 8O

Vamos enforcá-los!!!




Pelo que eu entendi do Balbo, os chineses teriam parte na infinita cadeia de responsabilidade, ainda que pequena.
Por mim, responsabilidade zero para este caso.

Valeu. :joy:
 
A meu ver ele foi infeliz... se todo mundo pensasse como ele, ainda seríamos nômades sem piedade pelo inválido que nada faz pela sobrevivência do grupo.

Qualquer coisa é perigosa, inclusive a linguagem. Aliás, essa é a coisa mais perigosa do mundo, visto que pode formar armas humanas. Não devíamos ser capazes de nos comunicar, e apenas sobreviver e deixar a mãe natureza se livrar dos incapazes. Se contínuassemos como nossos primos chipanzés, teríamos sido mais inteligentes em não detonar nosso lar como fizemos até agora.

O que é meio estranho de ouvir de um nobel de Literatura é pelo seguinte: usar o velho subterfúgio de culpar UM indivíduo, abstendo a responsabilidade de todo o resto da humanidade.

Os crimes existem por conta de um ambiente propício mais do que pela presença do criminoso? Ou seja, se o ambiente é propício, significa que o criminoso vai surgir de repente e fazer a festa? Isso para mim é a mesma coisa que a teoria da geração espontânea de moscas a partir da carne putrefata.

Que a carne é um meio propício para gerar vermes, eu concordo. Sem ela, não existiriam os vermes. Mas sem a mosca para pousar na carne e botar os ovos, quero ver surgir os vermes.

A internet é o meio, o ambiente propício para gerar vermes. Responsabilizar o meio (ou o criador) por que gera vermes é como tirar a responsabilidade dos parasitas da sociedade.

Em termos criminais, volta e meia ouço: cresce o número de pedófilos, blablabla...

Eu discordo: os pedófilos estavam aí o tempo todo. Eventualmente "saem do armário" e se tornaram descuidados, porque sentem-se seguros em ficar barbarizando sem serem punidos. Ficam divulgando suas proezas para outros em sua patética necessidade de que alguém concorde com eles, na sua busca em procurar outros patéticos seres que digam "você está certo em sodomizar crianças, elas que ficam se oferecendo,blablabla". Beleza, quanto mais se expõe, mais no final temos como pegar esses FDP.

A histeria por conta de pais desesperados em proteger suas crianças é risível. Sabem por que? Porque os casos que lemos nas manchetes, do monstro que mutilou não sei quantos meninos, etc., não foram crianças arrebanhadas pela internet. Qual o metodo utilizado? A velha conversa mole no meio da rua, dando uma balinha ou sorvete, ganhando a confiança, todo mundo (até os adultos) achando ele gente boa porque gosta de crianças.

E outra fatia considerável dos crimes contra crianças acontece dentro de casa, cometido por alguém da família (padrasto, tio, primo, etc..).

O que a internet fez? Foi expor aos pais e mães o que sempre aconteceu e fingiam que não acontecia!

Em termos religiosos, eu culparia o Criador/Deus por criar um ambiente propício para a proliferação desta nossa espécie símia. Ele teria como argumento pela "cagada" de ter feito isso por amor à sua Criação de ter dado o livre arbítrio, mas sinceramente não era bem melhor e mais lógico simplesmente arrancar fora todos os que saíram tortos? Fazendo um ambiente bem hostil para que jamais pudessemos virar essa praga que somos hoje?

Alguém pensaria em culpar o tal Criador porque somos essa merda que somos. Bem eu pensaria, mas aí eu tiraria a responsabilidade de nós mesmos, e eu sei muito bem o que eu escolhi até o momento para ser quem sou. Ele tem a responsabilidade de ter me dado a Chama Imperecível (whatever), mas o que fiz com ela é problema meu. Eu podia ter virado uma piada como Lúcifer/Feanor, ou ser obediente aos seus ensinamentos cegamente, mas escolhi a porta número 3 que não estava lá.

O fato é que a internet não é o problema, nem seu criador. Existem variáveis fora do controle de um cientista, de qualquer ser humano no mundo. Se mesmo o Criador não conseguiu fazer uma coisa direito (nós) e ninguém tira satisfações com ele (exceto eu, o que é estranho... não devia ser o resto do mundo?), exigir que um criador humano tenha capacidades além das divinas é muito injusto. Não é possível: pode-se pensar muito sobre o que pode dar errado com seu Frankstein, mas mesmo assim não são inúmeros pais e mães que não querem abortar mesmo sabendo que seu filho seria defeituoso? A prioridade é dar uma chance para a nova criação/vida, e não simplesmente abortá-la pelo que pode ser que talvez ele um dia venha a fazer.

Se fosse assim, então devíamos abortar antes de nascer (indiscriminadamente) Hitler e Martin Luther King, Marie Curie e Osama Bin Laden, Galileu e Genghis Khan. Todos eles tinham potenciais de serem santos e demônios, e alguns santos foram queimados como demônios, e demônios foram ovacionados como heróis em suas épocas.

Devemos simplesmente evitar que algo "nasça" apenas porque desconfiamos que ele vá ser mau? Sem jamais ter feito?

E deve o pai, uma vez que Fransktein fez cagada e não pode mais ser controlado por ele, ser responsabilizado pelo que o filho faz? Ou pelo que o mundo faz ao filho? (perseguir Frank e torna-lo de fato um monstro)
 
Última edição:
De fato. A internet é uma ferramenta, que pode e é usada para o bem ou mal, (e nós aqui estamos fazendo um dos melhores usos possíveis, a meu ver), portanto os criadores da internet não precisariam ser enforcados, (afinal já morreram mesmo de velhice :mrgreen: )

O uso que fizerem da internet, deveria ser para o bem, afinal, eu aposto que nenhm dos criadores da internet pretendia fazer dela uma arma, ou um meio de poluição, mas uma forma de comunicação rapida a distância, uma coisa boa para a humanidade. :think:
 
Muito engraçadinho, hein... :eek:
Foi só uma brincadeirinha.
Nada pessoal.

Desculpa qlq coisa.



Eu não estou dizendo que os gregos não são os culpados pelos ataques nucleares porque é óbvio que o culpado é quem fez detonar a bomba. O pensamento deles ajudou nisso de uma forma ou de outra, mas estão tão longe da bomba na cadeia de eventos que a responsabilidade deles é desprezível.
Eu diria que a responsabilidade é zero por aproximação.
Entendi essa parte agora.



No entanto, existem vários casos em que pessoas que não fizeram o mal propriamente dito tem uma boa parcela de culpa, como é o caso dos cientistas que construiram as bombas (na minha opinião).
Nesse caso dos cientistas da bomba atômica, eu coloco responsabilidade pq as pesquisas eram voltadas exclusivamente para algo destrutivo.

Se o foco dos estudos com urânio e coisas do tipo tivessem sido visando uma nova forma de geração de energia, e outras pessoas utilizassem isso para a criação da bomba. Aí eu isentaria os primeiros.



Engethor, as analogias que eu fiz são perfeitamente razoáveis. Elas mostram a mesma situação do inventor da internet (fingindo que existe um "Inventor da Internet"): quem permite que as pessoas façam o mal também tem uma parcela de culpa pelas maldades (embora o grau da culpa seja discutível. Nesse caso seria bem pequeno na minha opinião).
Mas, segundo esse nigeriano, a parcela de responsabilidade seria bastante considerável.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo