• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nobel de Literatura chama a internet de grande monstro

Ana Lovejoy

Administrador
O escritor nigeriano Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura de 1986, chamou a internet de um grande monstro que oferece grandes possibilidades de fazer o bem mas ao mesmo tempo é uma grande ameaça ao ser humano.

Soyinka, um dos convidados especiais da Feira Internacional do Livro de Cuba, que reúne 500 editoras de 28 países, participou de um encontro com o público nesta quarta-feira, em Havana.

O poeta, dramaturgo e romancista nigeriano disse que seria capaz de premiar com um Nobel o criador da internet, mas depois o enforcaria, porque, apesar de muito inteligente, um gênio, criou um grande monstro.

- Todos os políticos, intelectuais, aqueles que fazem as leis devem procurar as formas de utilizar a internet para o bem da Humanidade - afirmou.

- A capacidade da internet de espalhar o ódio é imensa. Basta piscar os olhos e a informação se espalha. Este, acho, é um desafio - ressaltou.

Fonte: http://canais.ondarpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?id=637071
 
Não deixa de ser verdade.Mas culpar a internet,que é uma ferramenta,não é bem o que eu esperava de um cara que ganhou um prêmio nobel...
Acho que ele deveria saber que tem pessoas e pessoas por aqui!!!
 
Creio que entendo o ponto de vista dele.
a parte do enforcar o criador da internet né?
então explica para mim, pq enforcar traria algum resultado plausivel ou mesmo a solução do problema que é a liberdade de expressão de alguns grupos extremistas.

de certa forma, ele incita o ódio dizendo que enforcaria o criador. estranho d+ ele falar que mata o criador de um monstro, se o monstro vai continuar a existir.
ou será que existe algo mítico e obscuro na mente do ganhador do Nobel que se matar o criador, a cria também morre?

sinceramente, ele perdeu uma ÓTIMA oportunidade em ficar calado (na parte de matar o criador da internet).
 
Sim. Para aqueles com alguma inteligência, compreende-se que se trata duma hipérbole.
enforcar é bem tipico de uma hiperbole apra "ele deveria morrer por ter criado uma rede sem "regras" aparentes aonde qualquer zé pode escrever o que bem entende."
nossa, bem figurado, quase que chorei rios de tão dramático que foi.
 
Discordo do pensamento dele. A internet em si não é um grande mal (porque traz uma grande quantidade de informção útil [e inútil tenho de adimitir], um exemplo de útil é esse fórum:yep: [puxa saco]. A única coisa terrível da internet é o uso que fazem dela (mas não acho que seje culpa do criador). A pior coisa da internet é a linguagem utilizada (já existem legendas para file em internetês obs: aposto que daqui a pouco vai ter livros:disgusti::disgusti:)
 
O problema não é a Internet, mas as pessoas que a usam para propósitos ruins, sempre existe alguém mal intencionado. Isso ocorreu com outras invenções também, como a pólvora, dinamite, avião, energia atômica e por ai vai. O criador não tem culpa alguma, o escritor nigeriano e que é obtuso.
 
Isso de sair falando que a Internet é um tumor maligno na sociedade já passou de moda há algum tempo. Já todos perceberam que os benefícios ou malefícios resultantes dependem do uso que lhe for dado, e de quem a usar. Como em tudo, é uma faca de dois gumes - se por um lado pode ser usada por terroristas para o planeamento das suas missões, por outro pode ser usada pelos governos para trocarem informações relativas à neutralização dos terroristas. Tudo depende, volto a dizer de quem a usa.

O poeta, dramaturgo e romancista nigeriano disse que seria capaz de premiar com um Nobel o criador da internet, mas depois o enforcaria, porque, apesar de muito inteligente, um gênio, criou um grande monstro.

Tem graça, o Nobel foi o inventor do dinamite, e não me lembro de o ouvir dizer que deviam tê-lo enforcado por isso. :aham:
 
Olha, nem é por nada, mas eu entendo o cara e entendo o porque o Ka Bral concordou com ele...

Não acho que o que ele falou deve ser entendido literalmente. Ele simplesmente usou o sentido figurado pra dizer isso que todos estamos dizemos aqui: que a internet é uma "faca de dois gumes". Ele apenas ilustrou o significado da frase com essa afirmação...o inventor mereceria um prêmio e a condenação à morte ao mesmo tempo.

Eu tenho todos os motivos pra gostar da internet (não me imagino mais sem ela), mas que a facilidade de comunicação dela e a possibilidade de anonimato trouxeram um monte de problemas, trouxeram sim.
 
Acho que não foi nem hipérbole, mas um sarcasmo, uma brincadeira, etc. Devia ter um "(risos)" do lado da afirmação.
No mais, concordo com ele, embora o termo "monstro" seja forte demais.
 
Eu acho que ele foi grandemente infeliz em se referir a internet como "monstro", a internet tem coisas ruins e boas, como tudo mais que existir, aposto que o criador da internet tinha ótimas intenções, e de certo modo, a meu ver, foi bem sucedido criando-a, pois se não existisse a internet, nós estaríamos perdendo muitas coisas boas, (como este maravilhoso fórum, é um dos melhores que eu já vi, talvez até o melhor, e está cheio de gente legal), eu penso que a questão é mais de conciência de cada um no uso da internet.

Obs: gostei deste tópico, este assunto é realmente ultra-complexo...
 
Gente, é sério. Leiam de novo. E dessa vez tentando entender o que ele disse (porque eu não acredito que várias pessoas aqui se deram ao trabalho de pelo menos tentar).

O escritor nigeriano Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura de 1986, chamou a internet de um grande monstro que oferece grandes possibilidades de fazer o bem mas ao mesmo tempo é uma grande ameaça ao ser humano.

O poeta, dramaturgo e romancista nigeriano disse que seria capaz de premiar com um Nobel o criador da internet, mas depois o enforcaria, porque, apesar de muito inteligente, um gênio, criou um grande monstro.


A propósito, eu concordo plenamente com isso.
 
Os termos usados pro negativo são bem mais fortes no geral.
"Possibilidades boas" para "ameaça" ou "prêmio" para "morte".


Mas se o que ele quis dizer é o lugar comum de "pode ser usado pro bem ou pro mal".
Então nem vale a pena discutir.
Dá pra fazer copy paste disso pra praticamente qlq assunto.
 
E...


Ele disse alguma novidade? Não.

Esse não é o ponto. O ponto é que algumas pessoas aqui não estão captando a mensagem do que ele falou.

Mas pelo menos pra mim é uma novidade; eu nunca vi alguém falando isso sobre o criador Internet.

Ele foi sim extremamente infeliz com a parte do enforcamento.
[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
Os termos usados pro negativo são bem mais fortes no geral.
"Possibilidades boas" para "ameaça" ou "prêmio" para "morte".

Eu acho que ele foi bem justo.
 
Esse não é o ponto. O ponto é que algumas pessoas aqui não estão captando a mensagem do que ele falou.

Mas pelo menos pra mim é uma novidade; eu nunca vi alguém falando isso sobre o criador Internet.




Eu acho que ele foi bem justo.
Balbo, ou eu não estou entendendo o que vc quer dizer ou então tem alguma coisa errada aí.

Ele disse que a internet é algo perigoso e que pode tanto ser usado pro bem quanto pro mal. Alguma novidade nisso? Não. Essa é a mensagem dele. Mas é uma mensagem antiga. Não sei o que lhe causou tanta atenção nisso. Sério.

E eu entendi que ele quis dizer com prêmio e condenação pro autor da internet só que (ao meu ver) ele não se expressou bem.
 
Balbo, ou eu não estou entendendo o que vc quer dizer ou então tem alguma coisa errada aí.

Ele disse que a internet é algo perigoso e que pode tanto ser usado pro bem quanto pro mal. Alguma novidade nisso? Não. Essa é a mensagem dele. Mas é uma mensagem antiga. Não sei o que lhe causou tanta atenção nisso. Sério.

O que me chamou atenção não foi o primeiro post. Foram os que vieram depois, criticando sem ter entendido nada do que ele disse.

E eu entendi que ele quis dizer com prêmio e condenação pro autor da internet só que (ao meu ver) ele não se expressou bem.

Ele foi muito preciso. Sinceramente, eu não sei por que você acha que não foi.




Editando: parece que vocês estão achando que o cara disse que deveriam matar o criador da internet. Não é isso.


E também estão dizendo que "o problema não é a internet e sim as pessoas" como se isso isentasse de qualquer responsabilidade os criadores de todas essas "ferramentas" pela forma como elas são usadas. Mas por que vocês não dão uma faca pra uma criança de 3 anos? Porque ela obviamente se machucaria e vocês teriam a culpa.
 
Última edição:
E também estão dizendo que "o problema não é a internet e sim as pessoas" como se isso isentasse de qualquer responsabilidade os criadores de todas essas "ferramentas" pela forma como elas são usadas. Mas por que vocês não dão uma faca pra uma criança de 3 anos? Porque ela obviamente se machucaria e vocês teriam a culpa.

Eu acho que o problema não é a internet e sim as pessoas. E acho que isso isenta o criador dessa ferramenta. Acreditamos que a intenção ao criar a internet era de algo útil para todos e portanto o criador não tem culpa da forma como os usuários a utilizam.
Tudo bem, não daríamos a faca a uma criança de 3 anos. Mas um adulto, vai utilizar a faca só para o que é realmente útil? Assim como ele utiliza a faca para cortar tomate ele pode utilizá-la como arma mortal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo