1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nobel de Literatura chama a internet de grande monstro

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Ana Lovejoy, 15 Fev 2007.

  1. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    O escritor nigeriano Wole Soyinka, Prêmio Nobel de Literatura de 1986, chamou a internet de um grande monstro que oferece grandes possibilidades de fazer o bem mas ao mesmo tempo é uma grande ameaça ao ser humano.

    Soyinka, um dos convidados especiais da Feira Internacional do Livro de Cuba, que reúne 500 editoras de 28 países, participou de um encontro com o público nesta quarta-feira, em Havana.

    O poeta, dramaturgo e romancista nigeriano disse que seria capaz de premiar com um Nobel o criador da internet, mas depois o enforcaria, porque, apesar de muito inteligente, um gênio, criou um grande monstro.

    - Todos os políticos, intelectuais, aqueles que fazem as leis devem procurar as formas de utilizar a internet para o bem da Humanidade - afirmou.

    - A capacidade da internet de espalhar o ódio é imensa. Basta piscar os olhos e a informação se espalha. Este, acho, é um desafio - ressaltou.

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Creio que entendo o ponto de vista dele.
     
  3. A Arlequina

    A Arlequina Sumida e inconstante

    Não deixa de ser verdade.Mas culpar a internet,que é uma ferramenta,não é bem o que eu esperava de um cara que ganhou um prêmio nobel...
    Acho que ele deveria saber que tem pessoas e pessoas por aqui!!!
     
  4. Omykron

    Omykron far above

    a parte do enforcar o criador da internet né?
    então explica para mim, pq enforcar traria algum resultado plausivel ou mesmo a solução do problema que é a liberdade de expressão de alguns grupos extremistas.

    de certa forma, ele incita o ódio dizendo que enforcaria o criador. estranho d+ ele falar que mata o criador de um monstro, se o monstro vai continuar a existir.
    ou será que existe algo mítico e obscuro na mente do ganhador do Nobel que se matar o criador, a cria também morre?

    sinceramente, ele perdeu uma ÓTIMA oportunidade em ficar calado (na parte de matar o criador da internet).
     
  5. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Sim. Para aqueles com alguma inteligência, compreende-se que se trata duma
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  6. Omykron

    Omykron far above

    enforcar é bem tipico de uma hiperbole apra "ele deveria morrer por ter criado uma rede sem "regras" aparentes aonde qualquer zé pode escrever o que bem entende."
    nossa, bem figurado, quase que chorei rios de tão dramático que foi.
     
  7. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Algumas pessoas mais velhas tendem a ser travadas para as novidades.
    Sempre foi assim.
     
  8. Kryshnack

    Kryshnack I am more I

    Discordo do pensamento dele. A internet em si não é um grande mal (porque traz uma grande quantidade de informção útil [e inútil tenho de adimitir], um exemplo de útil é esse fórum:yep: [puxa saco]. A única coisa terrível da internet é o uso que fazem dela (mas não acho que seje culpa do criador). A pior coisa da internet é a linguagem utilizada (já existem legendas para file em internetês obs: aposto que daqui a pouco vai ter livros:disgusti::disgusti:)
     
  9. Karnillë

    Karnillë Geologista

    O problema não é a Internet, mas as pessoas que a usam para propósitos ruins, sempre existe alguém mal intencionado. Isso ocorreu com outras invenções também, como a pólvora, dinamite, avião, energia atômica e por ai vai. O criador não tem culpa alguma, o escritor nigeriano e que é obtuso.
     
  10. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Isso de sair falando que a Internet é um tumor maligno na sociedade já passou de moda há algum tempo. Já todos perceberam que os benefícios ou malefícios resultantes dependem do uso que lhe for dado, e de quem a usar. Como em tudo, é uma faca de dois gumes - se por um lado pode ser usada por terroristas para o planeamento das suas missões, por outro pode ser usada pelos governos para trocarem informações relativas à neutralização dos terroristas. Tudo depende, volto a dizer de quem a usa.

    Tem graça, o Nobel foi o inventor do dinamite, e não me lembro de o ouvir dizer que deviam tê-lo enforcado por isso. :aham:
     
  11. Olha, nem é por nada, mas eu entendo o cara e entendo o porque o Ka Bral concordou com ele...

    Não acho que o que ele falou deve ser entendido literalmente. Ele simplesmente usou o sentido figurado pra dizer isso que todos estamos dizemos aqui: que a internet é uma "faca de dois gumes". Ele apenas ilustrou o significado da frase com essa afirmação...o inventor mereceria um prêmio e a condenação à morte ao mesmo tempo.

    Eu tenho todos os motivos pra gostar da internet (não me imagino mais sem ela), mas que a facilidade de comunicação dela e a possibilidade de anonimato trouxeram um monte de problemas, trouxeram sim.
     
  12. Acho que não foi nem hipérbole, mas um sarcasmo, uma brincadeira, etc. Devia ter um "(risos)" do lado da afirmação.
    No mais, concordo com ele, embora o termo "monstro" seja forte demais.
     
  13. Thor_theOld

    Thor_theOld Banned

    Eu acho que ele foi grandemente infeliz em se referir a internet como "monstro", a internet tem coisas ruins e boas, como tudo mais que existir, aposto que o criador da internet tinha ótimas intenções, e de certo modo, a meu ver, foi bem sucedido criando-a, pois se não existisse a internet, nós estaríamos perdendo muitas coisas boas, (como este maravilhoso fórum, é um dos melhores que eu já vi, talvez até o melhor, e está cheio de gente legal), eu penso que a questão é mais de conciência de cada um no uso da internet.

    Obs: gostei deste tópico, este assunto é realmente ultra-complexo...
     
  14. Balbo

    Balbo Usuário

    Gente, é sério. Leiam de novo. E dessa vez tentando entender o que ele disse (porque eu não acredito que várias pessoas aqui se deram ao trabalho de pelo menos tentar).


    A propósito, eu concordo plenamente com isso.
     
  15. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    E...


    Ele disse alguma novidade? Não.
    Ele foi sim extremamente infeliz com a parte do enforcamento.
     
  16. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    Os termos usados pro negativo são bem mais fortes no geral.
    "Possibilidades boas" para "ameaça" ou "prêmio" para "morte".


    Mas se o que ele quis dizer é o lugar comum de "pode ser usado pro bem ou pro mal".
    Então nem vale a pena discutir.
    Dá pra fazer copy paste disso pra praticamente qlq assunto.
     
  17. Balbo

    Balbo Usuário

    Esse não é o ponto. O ponto é que algumas pessoas aqui não estão captando a mensagem do que ele falou.

    Mas pelo menos pra mim é uma novidade; eu nunca vi alguém falando isso sobre o criador Internet.

    Eu acho que ele foi bem justo.
     
  18. Ecthelion

    Ecthelion Mad

    Balbo, ou eu não estou entendendo o que vc quer dizer ou então tem alguma coisa errada aí.

    Ele disse que a internet é algo perigoso e que pode tanto ser usado pro bem quanto pro mal. Alguma novidade nisso? Não. Essa é a mensagem dele. Mas é uma mensagem antiga. Não sei o que lhe causou tanta atenção nisso. Sério.

    E eu entendi que ele quis dizer com prêmio e condenação pro autor da internet só que (ao meu ver) ele não se expressou bem.
     
  19. Balbo

    Balbo Usuário

    O que me chamou atenção não foi o primeiro post. Foram os que vieram depois, criticando sem ter entendido nada do que ele disse.

    Ele foi muito preciso. Sinceramente, eu não sei por que você acha que não foi.




    Editando: parece que vocês estão achando que o cara disse que deveriam matar o criador da internet. Não é isso.


    E também estão dizendo que "o problema não é a internet e sim as pessoas" como se isso isentasse de qualquer responsabilidade os criadores de todas essas "ferramentas" pela forma como elas são usadas. Mas por que vocês não dão uma faca pra uma criança de 3 anos? Porque ela obviamente se machucaria e vocês teriam a culpa.
     
    Última edição: 16 Fev 2007
  20. Loreley

    Loreley Desecration Smile

    Eu acho que o problema não é a internet e sim as pessoas. E acho que isso isenta o criador dessa ferramenta. Acreditamos que a intenção ao criar a internet era de algo útil para todos e portanto o criador não tem culpa da forma como os usuários a utilizam.
    Tudo bem, não daríamos a faca a uma criança de 3 anos. Mas um adulto, vai utilizar a faca só para o que é realmente útil? Assim como ele utiliza a faca para cortar tomate ele pode utilizá-la como arma mortal.
     

Compartilhar