• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nobel de Literatura 2016

muito bom, ri um monte hahahahahaha "not bob dylan, that's for sure" :rofl:

mas o que o autor não leva em conta é que não foi só a svetlana que a ladbrokes cravou. nos últimos anos o top5 sempre apresentou o nome do vencedor (e tem uns casos mais malucos, tipo um ano que do nada - acho que a herta muller? apareceu no topo e aí ela ganhou). o que quero dizer é: eu não botaria tanta confiança na segurança da academia ou no fato de que não vazam informações como o autor do artigo faz. por exemplo: esse ano murakami era o primeiro da lista, agora o ngugi wa thiong'o foi para primeiro. se ele ganhasse e continuasse entre os top5 eu pensaria só na coincidência, mas esse salto para primeiro na última semana? nada tira da minha cabeça que tem uns malandrinhos vazando informação. nem que seja um "fulano de tal está entre os cotados", já que a academia não divulga, mas faz shortlist.
 
Mencionaram o Charles Portis ali e eu só pensando agora, "cara, e se ele ganha?" Até consigo imaginar os acadêmicos e literatos tacando praga na Academia Real. :lol:
 
Gente, será que é a hora e a vez do Don DeLillo?

I don’t know who’s going to win the Nobel Prize in literature. But the British betting site Ladbrokes has been taking bets, and American Don DeLillo is making a last-minute surge in the standings, rising from 66/1 odds earlier this week to 4/1 odds, putting him in fourth place.

Se for, é bom que eu tenho um livro curtinho dele aqui pra ler, hehe

Os quatro primeiros são, além do DeLillo, Thiong'o e Adonis (Murakami não conta :p ). Acho que vai dar um desses três.

Btw, fiquem ligados às 8:00

** Posts duplicados combinados **
Segue outro texto, do mesmo site que compartilhei ali em cima:

Swedish journalist Jens Liljestrand of the newspaper Expressen also thinks that this might be DeLillo’s year. “The Academy is very much aware of the fact that their disregard for American literature is starting to look silly, and might even make the ‘brand’ of the Nobel Prize suffer internationally,” he wrote in an email. “Zero K was well-received here by leading critics and his work is generally adored. This year, what better time to reward an American that is sharply critical to Trump?”
...
DeLillo would be a fitting writer to honor in the Year of Trump. Fifteen years ago, a large swath of the literary community had embraced the idea that DeLillo—and his mode of metaphysical, politically resonant fiction—belonged to the past. It would be a sweet irony, if, on the eve of the scariest presidential election in history, they were proven wrong.
 
Vou rir disso até o ano que vem. Só consigo imaginar umas discussão foda entre eles para decidir o vencedor até o momento em que alguém cansou e mandou "Quer saber? Vamos dar esse para o Bob Dylan!"
 
Premiados do Nobel e do Oscar não me surpreendo com mais nada. Só resta rir mesmo.
Eduardo Suplicy deve ter pirado com o resultado.
 
Eu só consigo pensar naquela cena do How I Met Your Mother, quando o Ted e a Robin estão no restaurante e o garçom traz por engano uma taça de champagne com uma aliança dentro e a Robin fica: No, no, no, no, no, no, no, no, no, no, no, no, no, no...
 
Eu ia escrever um post no blog mas achei melhor trazer para cá e talz. Uma teoria louca que surgiu de última hora:

Vocês acham que as pessoas que acompanham o Nobel puxam à lista da Ladbrokes por nada? Não, amiguinho. Tudo começou em 2007, quando um pouco antes da Ladbrokes fechar as apostas para o Nobel o nome do Le Clézio disparar nas apostas. Quem levou? Sim, Le Clézio. Ano seguinte mesmo efeito se repetiu, mas com Herta Müller. Foram dois anos seguidos desse efeito esquisito da Ladbrokes, falhou 2010 (Llosa nem constava no top5 das apostas), mas então começou de novo:

2011: Tomas Tranströmer, era segundo na lista da Ladbrokes.

2012: Mo Yan, na primeira aparição na lista já surgia como um dos mais bem cotados.

2013: Alice Munro, segunda na lista da Ladbrokes.

2014: Patrick Modiano, quarto na lista da Ladbrokes.

2015: Svetlana Alexievich, primeira na lista da Ladbrokes.

O que eu acho? Dylan era uma opção, mas não a primeira - e acabou levando para justamente para dar um abafa na tendência da casa de apostas que aponta para um óbvio vazamento de informação. Digo isso porque hoje cedo o nome do DeLillo começou a apontar como favorito, da mesma forma como aconteceu com a Müller, simplesmente do nada, muito rápido. Se ele levasse, confirmaria o que os últimos anos já apontam: alguém tá vazando informação dos encontros ~~~ultra secretos~~~ da Academia.

Relevante enfatizar o que acabei de dizer: Dylan era uma opção, mas não a primeira. O nome dele vem aparecendo há algum tempo (inclusive foi o mais cotado em 2011 e 2012 se eu não me engano), mas talvez esse fosse o ano do DeLillo e ao ver através das apostas que tinham vazado a informação, logo seguiram para um plano b para que não fiquem levantado a bola do vazamento (que sinceramente, me parece óbvio).

*****************

Sobre a escolha em si:

inicialmente me senti trollada pela academia, fiquei entre um "heim?" e ao mesmo tempo muito, muito riso porque lembrei do artigo que o gabriel tinha compartilhado aqui (vide meu post anterior). mas depois o mavericco levantou uma bola que acho importante: de que com o nobel para o dylan talvez as pessoas parem de dissociar música de poesia. nós temos uma visão meio limitada de poesia, no fim das contas. e é até irônico quando isso parte de brasileiros, que têm entre ídolos da música popular caras como o vinicius de moraes, conhecido como "o poetinha" e que fez um puta trabalho de popularização da poesia justamente através de suas músicas.

respeitando o critério eu seria muito mais leonard cohen, mas é gosto pessoal. de qualquer forma, não acho que dylan não seja merecedor. mas fica sim, um amarguinho por ter sido um cara conhecido e não alguém que ganharia visibilidade e seria traduzido pelas bandas de cá como aconteceu com a svetlana ano passado.

ps: aposto dérreal que logo sai uma antologia com as letras do dylan tipo aquela do lou reed da companhia das letras.
 
Tenho o leve pressentimento e não ficarei nem um pouco surpreso se esse Nobel pro Dylan for mais rentável em aumento de shows e vendas de CD´s do que de livros :lol:.
 
Uma conversa sobre o premio com dois escritores da New Republic - https://newrepublic.com/article/137779/bob-dylan-won-nobel-prize-literature-conversation

That said, the Swedish Academy knew exactly what they were doing when they did this. I simultaneously think it’s a great and inspired choice and a giant middle finger aimed at people (like me!) who have been asking when, at long last, they would honor an American again.

O cara que é contra escreveu esse post - https://newrepublic.com/minutes/137...e-wants-recognize-musician-create-award-music

O que é a favor, o nosso querido Alex Shepard, que nos fez rir tanto, escreveu este - https://newrepublic.com/minutes/137766/bob-dylan-fine-nobel-laureate


Agora, alguém conhece esse Dario Fo (que btw, morreu hj) cuja premiação eles tanto citam como sendo uma farsa?
 
Última edição:
O PH Britto traduziu aquele Tarantula, do Dylan. Acho bem provável relançarem. O Ivan Justen Santana, poeta curitibano, tem traduções muito boas de canções do Bob Dylan. Acho que se alguma editora quiser algo mais quentinho no forno, eu torceria pra que o contratassem...
 
Agora, alguém conhece esse Dario Fo (que btw, morreu hj) cuja premiação eles tanto citam como sendo uma farsa?
Andei lendo e parece que o inconformismo de muitos com o premio de Fo foi por sua obra ser bem volúvel, suas peças eram constantemente readaptadas de acordo com a questão socio-política do presente, e assim acabava não tendo muito como experienciá-la fora dos palcos. Mas isso foi o que li por alto. Posso estar (certamente estou) por fora.
 
Little-Known Author Bob Dylan Gets Discovered, Book Sales Skyrocket

Following Bob Dylan’s unexpected and of course polarizing Nobel Prize win yesterday, the Alternative Press reports that the musician/book writer‘s book sales have skyrocketed. They report that his memoir Chronicles: Volume 1 and a book that’s kind of cheating — in that it’s a compilation of lyrics — The Lyrics: 1961-2012 numbered among the fastest sellers, with the lyric book bursting (yes, bursting!) from No. 73,543 on their list to No. 209, and Chronicles bursting (still bursting!) from No. 15,690 to 278 over the course of a day. By the end of the day, it had gone out of stock — likely because there’s no reason Amazon would’ve kept excessive amounts of a memoir that rested at No. 15,690 in stock on the off chance that the Nobel Prize in Literature decided it was the Grammys.

One thing you can say for the Nobel Prize’s decision is that at least they decided to bring a little-known author out of obscurity.

http://flavorwire.com/591661/little...dium=socialflow&utm_campaign=FlavorwireSocial

o pessoal não superou ainda :rofl:
 
Após várias tentativas, Academia Sueca desiste de notificar Dylan sobre o Nobel
"Se ele não quiser vir, não tem problema, a festa será a mesma", disse Sara Danius, secretária permanente da entidade que elege o ganhador

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/17/cultura/1476716208_505357.html


A Academia Sueca desistiu de comunicar diretamente ao cantor e compositor norte-americano Bob Dylan que ele foi premiado com o Nobel de Literatura deste ano, depois de quatro dias de tentativas infrutíferas de contatá-lo. Foi o que admitiu nesta segunda-feira à rede pública Radio da Suécia Sara Danius, a secretária permanente da instituição que anualmente elege o ganhador do Nobel dessa categoria.

Os representantes da Academia Sueca falaram com o agente do músico e com outras pessoas próximas, mas não conseguiram falar com Dylan, que também não deu nenhuma declaração pública nem fez qualquer comentário a respeito do assunto nos shows que apresentou nos últimos dias. Ele se apresentou em Las Vegas algumas horas depois do anúncio do prêmio e não fez nenhuma menção, durante todo o espetáculo, à mais prestigiosa distinção do mundo das letras.

Danius disse não estar preocupada com isso, embora ainda não se saiba se o músico irá aceitar o prêmio e se irá a Estocolmo para recebê-lo no próximo dia 10 de dezembro.

“Tenho o pressentimento de que Bob Dylan pode vir. Posso estar enganada e claro que seria uma pena se não viesse, mas de todo modo o prêmio é dele e não podemos nos responsabilizar por aquilo que acontecerá agora. Se ele não quiser vir, não tem problema, a festa será a mesma”, afirmou Danius.

Apenas duas pessoas recusaram o Nobel de Literatura em mais de um século de história: o escritor russo Boris Pasternak, em 1958, obrigado a isso pelas autoridades soviéticas, embora o tenha aceitado mais tarde; e o francês Jean-Paul Sartre, em 1964, devido à sua política de recusar qualquer tipo de premiação.

A Academia Sueca premiou Dylan por ele ter criado “novas expressões poéticas dentro da grande tradição da canção norte-americana”, segundo a decisão divulgada na última quinta-feira.

A escolha surpreendeu por se tratar da primeira vez que o Nobel de Literatura é concedido a um cantor e compositor.

§
§
§

que doidura... com aquela grana toda em jogo, eu tava ligando era de 5 em 5 minutos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo