• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

No Topo do Vento

Eu sou bem crítico e pragmático em relaçao a esse capítulo. A explicaçao mais satisfatória é que Tolkien moldou esse capítulo de acordo com suas necessidades, abandonando um pouco a lógica. Ora bolas, no Contos Inacabados narra-se como os nazgûl eram implacáveis na busca pelo Anel. No caminho eles encontravam vários guardioes, colegas de Aragorn, e os mataram impiedosamente. Dias antes de encontrarem Frodo, é verdade, eles tiveram um encontro desagradável com Gandalf, que os repeliu. Mas mesmo assim eles eram os piores servos de Sauron.

Agora imaginem a cena: 4 hobbits e um humano armado de um tronco em chamas e uma espada quebrada (outra falha que até o PJ corrigiu) encurralados no topo de um monte.... Que tipo de ameaça eram eles frente a 5 nazgûl? Nenhuma. Essa desculpa de que o Rei-bruxo achava que o estilhaço de sua faca traria Frodo para as sombras e aí Frodo em pessoa lhe entregaria o anel é ilógica. Pra que esperar tanto, se Aragorn e os hobbits estavam desprotegidos? E quem garantia que alguém nao tomaria o anel de Frodo antes dele ser corrompido e fugiria, obrigando os nazgûl a recomeçar sua caçada da estaca zero?

Tolkien escreveu assim porque lhe convinha e é só. Eu nao vejo nenhuma explicaçao lógica para se buscar.
 
Bom gente, desculpem minha ignorância, mas uma coisa me intriga. Como é que o aragorn não sentiu medo ? Pois não é dito que os Nazgul inspiram pavor em todos os mortais????
 
Talvez, mas os Nazgul eram humanos poderosos quando ainda eram homens, e muitos deles eram comandantes de exercitos e homens com grande carreira militar. Não me parece que grandes generais e coisas do tipo iriam ignorar o "não subestime seus inimigos".
Os Valar ainda exerciam algum poder sobre a TM, pois alguns fãs aceditam que foi Ulmo que enviou a Faramir e Boromir o sonho da profecia. Será que Varda não poderia estar agindo sobre os Hobbits e Aragorn lá no Topo? :o?:
 
leoff disse:
Ora bolas, no Contos Inacabados narra-se como os nazgûl eram implacáveis na busca pelo Anel. No caminho eles encontravam vários guardioes, colegas de Aragorn, e os mataram impiedosamente.

Bom, Contos Inacabados são contos inacabados, O Senhor dos Anéis é o senhor dos anéis. :lol:
Acho que fica claro que os Nazgûl ficaram até certo ponto surpreendidos com a aparição de Aragorn o líder dos Guardiões do Norte. Mas acho que o uso da faca Morgul foi meio óbvio, eles queriam transportar o Frodo para o mundo das sombras onde seria mais fácil controlá-lo e obter informações.

Essa desculpa de que o Rei-bruxo achava que o estilhaço de sua faca traria Frodo para as sombras e aí Frodo em pessoa lhe entregaria o anel é ilógica. Pra que esperar tanto, se Aragorn e os hobbits estavam desprotegidos?

Tanto não estavam desprotegidos que conseguiram espantar os Nazgûl.

E quem garantia que alguém nao tomaria o anel de Frodo antes dele ser corrompido e fugiria, obrigando os nazgûl a recomeçar sua caçada da estaca zero?

E quem tomaria o Anel de Frodo? Se o Glorfindel não tivesse aparecido o Frodo teria virado um espectro e desaparecido das vistas de qualquer um a não ser dos próprios Nazgûl. Simples. Eles não precisariam se arriscar em serem queimados ou serem varridos pela correntesa do Ruidoságua.
 
Com certeza ele pretendia matar frodo, mas por algum motivo ele não alcançou seu objetivo e como aquele que fosse perfurado com a lamina de sua faca acabaria ficando entre a vida e a morte, ou seja, frodo viraria um espectro, a serviço do rei dos nazgûl, ele não se preocupou mto em terminar seu serviço matando frodo, já que estavam no topo do ventos, longe de medicamentos necessários, assim dificilmente frodo seria curado e perderia o anel.
 
leoff disse:
Ora bolas, no Contos Inacabados narra-se como os nazgûl eram implacáveis na busca pelo Anel. No caminho eles encontravam vários guardioes, colegas de Aragorn, e os mataram impiedosamente.

Bom, Contos Inacabados são contos inacabados, O Senhor dos Anéis é o senhor dos anéis. :lol:
Boa parte do Contos foi escrita depois de SDA. E diga-se que essa parte é a que melhor casa com o texto canônico. O trajeto dos nazgûl explica muitas coisas de SDA, como a cumplicidade dos nazgûl com o sulista meio-orc do Pônei Saltitante. Tolkien consideraria essa parte como oficial.

Essa desculpa de que o Rei-bruxo achava que o estilhaço de sua faca traria Frodo para as sombras e aí Frodo em pessoa lhe entregaria o anel é ilógica. Pra que esperar tanto, se Aragorn e os hobbits estavam desprotegidos?

Tanto não estavam desprotegidos que conseguiram espantar os Nazgûl.
O ponto é: nao espantaram. O próprio Aragorn fica perplexo com isso pois sabia que nao representava ameaça. Ele deduz, e aí tem o dedo de Tolkien como explicaçao oficial, que os nazgûl preferiram bater em retirada para deixar a lâmina de Morgul fazer efeito. Eu ainda acho isso completamente estapafúrdio.

E quem garantia que alguém nao tomaria o anel de Frodo antes dele ser corrompido e fugiria, obrigando os nazgûl a recomeçar sua caçada da estaca zero?

E quem tomaria o Anel de Frodo? Se o Glorfindel não tivesse aparecido o Frodo teria virado um espectro e desaparecido das vistas de qualquer um a não ser dos próprios Nazgûl. Simples.
Simples nada. Aragorn sabia o que estava acontecendo com Frodo e, no desespero, podia antever a desgraça e mandar um dos hobbits pegar o anel antes da transformaçao ocorrer. É uma possibilidade viável e o fato dos nazgûl (leia-se Tolkien) ignorar isso é um erro grave.
 
Agora imaginem a cena: 4 hobbits e um humano armado de um tronco em chamas e uma espada quebrada (outra falha que até o PJ corrigiu) encurralados no topo de um monte.... Que tipo de ameaça eram eles frente a 5 nazgûl? Nenhuma.
Lembrando também que Merry e Pippin tinham se jogado ao chão apavorados, e o que aconteceu com Sam se eu não me engano não é descrito. Mas acho que foi só o Frodo que inventou de ser corajoso. :mrgreen:
Portanto, era praticamente só o Aragorn contra os Nazgûl, embora não ache que os hobbits fariam muita diferença nessa situação.

Mas será que Aragorn não tinha outra espada além da espada quebrada?
 
leoff disse:
Eu sou bem crítico e pragmático em relaçao a esse capítulo. A explicaçao mais satisfatória é que Tolkien moldou esse capítulo de acordo com suas necessidades, abandonando um pouco a lógica. Ora bolas, no Contos Inacabados narra-se como os nazgûl eram implacáveis na busca pelo Anel. No caminho eles encontravam vários guardioes, colegas de Aragorn, e os mataram impiedosamente. Dias antes de encontrarem Frodo, é verdade, eles tiveram um encontro desagradável com Gandalf, que os repeliu. Mas mesmo assim eles eram os piores servos de Sauron.

Agora imaginem a cena: 4 hobbits e um humano armado de um tronco em chamas e uma espada quebrada (outra falha que até o PJ corrigiu) encurralados no topo de um monte.... Que tipo de ameaça eram eles frente a 5 nazgûl? Nenhuma. Essa desculpa de que o Rei-bruxo achava que o estilhaço de sua faca traria Frodo para as sombras e aí Frodo em pessoa lhe entregaria o anel é ilógica. Pra que esperar tanto, se Aragorn e os hobbits estavam desprotegidos? E quem garantia que alguém nao tomaria o anel de Frodo antes dele ser corrompido e fugiria, obrigando os nazgûl a recomeçar sua caçada da estaca zero?

Tolkien escreveu assim porque lhe convinha e é só. Eu nao vejo nenhuma explicaçao lógica para se buscar.

Bem, eu sou cético em acreditar que Tolkien escreveu algo porque lhe convinha. A obra em si é "calculada" incrivelmente. Mas quem sabe... :roll:

Acho que você está subestimando o encontro. Veja bem, oz Nazgûl não esperavam encontrar qualquer ressistência. Esperavam encontrar quatro hobbits indefesos, que na melhor das hipoteses, iriam fugir apavorados. Os Nazgûl levaram um susto deveras grande. No lugar dos hobbits indefesos, havia um homen, sem medo deles, avançando com um tocha potencialmente dolosa, principalmente para os Nazgûl, que não gostam nem um pouquinho do fogo. Foi uma retirada estrategica.

Os Nazgûl, acima de tudo, são estrategistas. Eles não vão por aí atacando tudo e todos. Eles esperavam que naquela noite tudo desse certo, e o Anel já estivesse com eles. Eles vinham, podemos dizer, até "acomodados" (se isso é possível para um Nazgûl) para o combate. Nem em seus piores sonhos esperavam encontrar ressistência daqueles. Portanto, fugiram para reaver suas estrategias, agora com o fator Aragorn sendo levado em conta (e muita conta!).

Sobre o fato deles só terem encontrado Aragorn logo quando Glorfindel entra em cena,; não vejo problemas. Aragorn era certamente o maior conhecedor daquelas terras. Conhecia cada milimetro. Enquanto isso, os espectros, nunca haviam passado por lá. É querer demais que um dia depois eles já encontrassem os hobbits, não? Aragorn não é idiota, bobo, e com certeza é o maior conhecedor daqueles bandas em toda Endor. :wink:
 
No livro o Aragorn fala "só a menção do nome de Elbereth,já os fez recuar",mas isso não os faria fugir,o fato de Frodo atacar o Rei Bruxo já os fez "balançar" e qndo Aragorn atacou foi o ponto final,já q naum esperavam encontrar resistência,outra coisa é q o golpe de Frodo no Rei Bruxo,deve ter feito ele errar a mira do golpe
 
Eu não sei......acho que Tolkien nunca escreveria nada simplesmente por escrever. Ele sempre tomou todo cuidado com tudo que escreveu , revisando e revendo todos os seus textos. Se os Nazgûl fugiram , certamente não foi a toa. Concordo com a afirmação de que eles não esperavam resistencia e ao encontrar ficaram surpresos e resolveram se retirar para elaborar uma nova estrategia.
 
No topo do vento...

Acho que a vontade no Espectro era acertar Frodo no coração :twisted: mas como ele se mecheu e Aragorn começou a ataca-los ele errou a mira :disgusti: . Quanto a eles terem fugido, acho que foi realmente pela presença de Passo-Largo, Lembra-se que os Nove são os reis humanos... e que Aragorn é o ultimo descendente deles 8O ... digamos que era uma briginha em familia :gotinha: . 8-)
 
Acredito realmente que foi o fogo e a espada quebrada que assustaram os nazgûls.

A lembrança do que a espada já fez ao seu senhor deve ter batido na cabeça dos caras.
 
Edrahil disse:
Acredito realmente que foi o fogo e a espada quebrada que assustaram os nazgûls.

A lembrança do que a espada já fez ao seu senhor deve ter batido na cabeça dos caras.
De certa forma eu concordo... mas eu acho que não foi apenas por isso.. Aragorn deve ter lutado pelo menos um pouquinho com eles ^^
 
Sem dúvida houve a luta. Isso não se discute, mas não vejo muito mais do isso: a luta, a espada e o fogo.

Lógico, sem falar da prévia com o Gandalf anteriormente. :mrgreen:
 
Eles queriam o Um, e queriam punir seu portador. Devemos considerar que os nazgul que lá estavam (5, pois Gandalf despistara os outros) não esperavam encontrar tamanha resistência. Se não me engano, é dito que quando Frodo pronunciou Elbereth, feriu ao nazgul mais do que poderia com suas armas (ou isso foi com as criaturas tumulares? :? )
 
Lúthien_Tinúviel disse:
Edrahil disse:
Acredito realmente que foi o fogo e a espada quebrada que assustaram os nazgûls.

A lembrança do que a espada já fez ao seu senhor deve ter batido na cabeça dos caras.
De certa forma eu concordo... mas eu acho que não foi apenas por isso.. Aragorn deve ter lutado pelo menos um pouquinho com eles ^^

Exato! O que eu acredito é que eles fugiram porque não esperavam encontrar resistência lá, e pq viram que era melhor bater em retirada para repensar a estratégia. É nisso que creio.
 
quando os cavaleiros rumaram em direção à Colina do Topo dos Ventos, e que já estavam subindo a colina, Frodo sentiu uma imensa vontade de colocar o Um anel no dedo..
e finalmente ele colocou, facilitando assim o trabalho para os cavaleiros Negros...
e frodo conseguiu enxergá-los.. tres deles avançaram lentamente...
então Frodo puxou a ferroada... então doi deles pararam e um terceiro continuou, este era o rei dos Nazgûl...que tinha a uma mão uma espada e à outra uma faca... então frodo foi para o chão e golpeou as pernas do inimigo... gritando alguma coisa que eu n lembro...e ao mesmo tempo.. o Nazgûl enfiou a espada no ombro dele.. o que nos leva a concluir que.. se frodo n tivesse se mexido e golpeado o nazgûl com a faca, este teria acertado o seu coração.. ...
depois disso.. ele viu de relace Aragorn avançando para cima do Nazgûl.. acho que este já tinha dado cabo dos outros ..
é tudo o que eu lembro.. espero ter ajudado


é claro q o rei dos nazgul queria matar frodo. e ele teria conseguido se aragorn não tivesse chegado. mas é óbvio q o seu objetivo era pegar o um anel. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo