• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

No rastro do SDA - Troia

Status
Fechado para novas mensagens.

Lasgalen

Usuário
Bem, tive finalmente o prazer ( e foi um prazer, acreditem!) de assistir o Troia, de Wolfgang Petersen, daqui em diante nomeado simplesmente WP, baseado na obra Ilíada, de Homero. E a primeira coisa que posso dizer é: PJ nos deixou muito mais que a trilogia no cinema. Deixou um verdadeiro rastro de épicos e lendas,tal qual aquelas épocas em que estava na moda cines catástrofe. O que eu só tenho a agradecer, posto que sou uma amante incondicional do gênero (dos épicos, não das catástrofes!!). E como temos muitos elementos comuns entre os filmes, não posso deixar de traçar um paralelo.

1) Troia, surpreendentemente, é um filme bem adaptado. Assim como o SDA, e talvez até muito mais, colocar o Ilíada na tela não é tarefa fácil. WP teve que fazer muitas concessões, cortar personagens importantes, lutas, episódios que para muitos seriam considerados um pecado. Eu, na verdade, acho que ele podia - ainda seguindo a moda - ter feito uma trilogia. Mas já que tinha que caber tudo em 2 horas e meia, até que ele se virou bem.

2) Se PJ tivesse feito isso - um filme só - teríamos heresias muito maiores, e nisso ele foi mais feliz. Por outro lado, aquilo que WP deixou em Troia foi fiel - ao contrário do PJ, que acrescentou coisas sem precisão, em vez de se ater aos fatos e ao tempo que tinha. Então, nesse aspecto o PJ desperdiçou um tempo precioso, ao passo que o WP aproveitou cada minuto que tinha, com fidelidade.

3)A produção do PJ ganha do WP. SDA convence mais em cenários, figurinos, maquiagem, armas, caracterização de época.. essas coisas. Troia tem uma arzinho meio artificial, por assim dizer... chamo atenção para o colar que Páris tem ao pescoço. Fantásticamente adequado.

4)Quem viu SDA, é claro, vai sentir um gostinho de " dèja vu". Não apenas pelos atores, mas pelas cenas em si. Eu via a hora em que ia aparecer um orc no meio das lutas. E o primeiro cerco a Troia me lembrou muuuito o Abismo de Helm ... não sei porque ...

5)Tem uma cena - das bolas de fogo - que eu coloquei em pé de igualdade com o Grond do PJ. Maravilhoso aquilo !!

6)A primeira lança que Aquiles atira nos troianos nada fica a dever às estripolias do elfo sobre trolls e cavalos. Foi de uma artificialidade confortante.

7) A implicância que vocês, Uvas Verdes, tem com o menino não procede. Bloom está muuuuuito bem como o inconsequente e fraco Páris, e além da atuação, conseguiu me convencer que pode ser belo mesmo moreno ( viu, Marco!!). Ele está maravilhoso, digno do Páris de Homero (que era um dos homens mais belos da época). Palmas para o Heitor de Eric Bana, para Helena, que me parece ser o primeiro papel da mocinha no cinema. Quanto ao Pitt ... esqueçam. Um canastrão, como sempre. Pobre Aquiles.

8) Boromir também estava... quero dizer, Sean Bean também estava bem de Odisseu. Só achei estranho ele não ter dado um beijinho em Aquiles quando ele morreu, afinal ele ganhou um de Aragorn ... cara egoísta, sô.

9)A única heresia do WP que me fez saltar na cadeira foi o Enéias... aquilo foi uma sacanagem. Virgílio, Homero e outros devem ter virado pó na sepultura. Mas nisso, o PJ pecou muito, mas muito mais... e fez Tolkien se revirar com muito mais frequência.

10)É capaz de Troia me levar para o cinema novamente, coisa que poucos filmes conseguiram fazer ( 4 SDA, 1 ADT, 2 RDR). E eu juro que não é para ver os closes divinos do divino Páris,o divo Alexandre de belas feições, sedutor de mulheres ( palavras de Homero!!).

11) Finalizando: tive a grata surpresa de ver um trailler de .. Rei Arthur. Na minha ignorância, eu nem sabia que estavam refilmando Rei Arthur. Como eu disse, Pj nos legou bem mais que SDA.
 
Lasgalen disse:
Finalizando: tive a grata surpresa de ver um trailler de .. Rei Arthur. Na minha ignorância, eu nem sabia que estavam refilmando Rei Arthur. Como eu disse, Pj nos legou bem mais que SDA.
Isso é verdade. SDA fez uma nova revolução no cinema, que fará com que se arrisque mais com os épicos.

Quanto a Tróia, ainda não vi. Mas pelo que você diz ...
 
4)Quem viu SDA, é claro, vai sentir um gostinho de " dèja vu". Não apenas pelos atores, mas pelas cenas em si. Eu via a hora em que ia aparecer um orc no meio das lutas. E o primeiro cerco a Troia me lembrou muuuito o Abismo de Helm ... não sei porque ...


Eu também senti isso. MUITO inspirado na batalha do abismo de Helm.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo