• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

No meu tempo é que era bom!

Erunamo

Baluarte da Nostalgia
"Essa juventude de hoje não respeita mais nada! No meu tempo sim que era bom! A gente brincava na rua sem se preocupar! Respeitava os mais velhos! Ai de mim se respondesse à um adulto! Levava surra de cinto! Não tinha esse sem-vergonhice de hoje em dia! Bla bla bla bla bla bla!"


Quem é que nunca ouviu aquela tia velha chata ou um velho ranzinza qualquer falando essa ladainha de sempre?


Acontece que eu tava dia desses vendo a juventude de hoje... e as coisas que eles assistem... e as coisas que eles brincam... e as influências que eles tem... e percebi que se pensar bem, meu discurso não tá tão diferente assim...


Tudo bem que eu sou uma Ser velho, decrépito, ranzinza (e sobretudo hediondo) por natureza... Mas de uma forma geral as pessoas da minha idade (e até mais novas) tem esse mesmo pensamento...


Então comecei a pensar se quando essa molecada de hoje em dia (que eu recrimino) estiver mais velha, se não vai falar a mesma coisa das próximas gerações... Aliás será que a próxima estará pior? Será que é um movimento natural as gerações futuras irem piorando cada vez mais?


E outra, será que toda geração acha que "o seu tempo sim é que era bom"? Será esse um pensamento/comportamento recorrente, natural e inevitável?


Oq vcs, caros companheiros Olifantásticos e amantes da nostalgia em geral acham disso? Levando em conta coisas como qualidade de vida, valores morais, perspectivas, desenvolvimento, cultura/artes/entretenimento, poder aquisitivo, etc vcs acham que a infância/juventude era melhor na década de 50? 60? Acham que a geração 80 sim que foi a grande década?



Confabulemos!
 
Na década de 80 era melhor do que na de 90/2000, mais inocente. Aparecia uma propaganda de cigarro na tv, ninguém pensava 'tenho que tirar meu filho daqui pq ele será influenciado por isso!' ou coisas do gênero.
 
E outra, será que toda geração acha que "o seu tempo sim é que era bom"? Será esse um pensamento/comportamento recorrente, natural e inevitável?

É natural. A memória é seletiva e traiçoeira. E é muito melhor lembrar de coisas boas do que aquelas chatas pra caramba. Quase sempre, os momentos traumáticos são parcamente lembrados por quem sofreu tal trauma. Se formos aceitar a idéia do filósofo francês Albert Camus de que "o pensamento do homem é, antes de tudo, sua nostalgia" então...

Mas sei lá. Eu adoro recordar e comemorar (com+memorar), mas não fico sentindo saudades daquela época ou achando que uma outra foi melhor. Talvez minha escolha acadêmica (História) tenha certa influência nessa minha concepção...
 
Sei lá.
Eu acho que todas as épocas são equivalentes. Talvez tirando um período ou outro isolado com algum evento ultra marcante como Beatles, Pelé, etc.

Lembro de já ter discutido com alguns tios sobre brincadeiras.
Eles falavam que na época deles é que era legal e que as brincadeiras virtuais de hoje em dia não são comparáveis as de antigamente.
Sei não. Eu, quando criança, achava brincar de bolinha de gude e soltar pipa meio coisa de deficientes mentais. Troço sem graça e pouco complexo.
As brincadeiras de hoje em dia nos computadores e videogames são muito mais complicados e com nivel de diversão semelhante pra quem entende o que está ocorrendo.
Gerações evoluem e as brincadeiras deixam de ser apenas jogar uma bola de vidro na outra e rir desse feito.
 
Não sei kamus, temos que pensar na saúde mental dos jovens também, tanta complexidade, pressão mental de diversas áreas e tanta coisa para se comprar e aproveitar faz uma tremenda confusão mesmo que não seja aparente.

Acredito que as futuras gerações serão tão "mentais" ou complexas que eles podem até fazer coisas terrivelmente imprevisíveis por causa da pressão externa. Foi-se o tempo da simplicidade, hoje é tudo complexo demais e quem fica fora está perdido. É... vida moderna é isso... fazer o quê...
 
Pelo menos oque aparece em filmes e em seriados os anos 80 nos EUA era uma maravilha as festas Black as musicas parecem bem legal gostaria de ter vivido nessa época.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo