• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

N'O Hobbit original, Gollum deu o Anel a Bilbo como prêmio.

Pandatur

Usuário
Dessa eu não sabia.Na versão original de O Hobbit, Gollum dá o Anel a Bilbo como recompensa por ter vencido o jogo de charadas.Devido a esse fato, Tolkien reescreveu "Charadas no escuro", tornando o capítulo como conhecemos hoje, e a nova edição do livro foi lançada.Isso ocorreu porque o fato de Gollum ser "bonzinho" e dar o Anel a Bilbo não se encaixaria na narrativa de "O Senhor dos Anéis", cuja história Tolkien começara a enxergar mais claramente e escrever.É por esse motivo que no Prólogo de SDA, Tolkien diz que Bilbo contava a todos que havia ganhado o Anel de Gollum como prêmio, mas que Gandalf, após muito insistir, conseguiu que o hobbit contasse a verdadeira história.Um jeito um tanto quanto inteligente de dar cabo de uma situação tão difícil:explicar duas versões de uma mesma história publicada.
A minha fonte? "O mundo mágico do Senhor dos Anéis" de David Colbert.
 
Nossa... Nao li o Mundo Mágico, mas isso me vem como uma baita surpresa... Como que Gollum DARIA a coisa mais preciosa da vida para Bilbo? O stoor deve ter comido carne de orc podre, ou algo assim, pq ele nao tá pensando muito bem... Bilbo estava relutante em deixar gandalf VER o anel, e isso foi em pouco tempo. Gollum provavelmente pularia do topo de Taniquetil se fosse para continuar com o Anel... E ele vai e dá o anel pro Bilbo? Tolkien realmente mudou muito suas idéias... Provavelmente no começo (quando o professor começou a escrever o Hobbit) o anel nao tinha esse efeito de fazer o seu carregador ser egoísta em relação ao anel.. Depois, deve ter mudado pra adaptar a idéia...
 
Provavelmente no começo (quando o professor começou a escrever o Hobbit) o anel nao tinha esse efeito de fazer o seu carregador ser egoísta em relação ao anel.. Depois, deve ter mudado pra adaptar a idéia...
Exatamente....foi quando ele percebeu o poder do Anel e sua importância, que ele viu que teria de transformar Gollum em uma criatura asquerosa e esgoísta, fruto do desejo pelo Anel.E assim alterou a narrativa.
 
E alterou BASTANTE. Mas no próprio Hobbit diz que até uma criatura como Gollum temia trapacear num jogo de adivinhas, algo assim. Então até que fica aceitável ele dar o Anel na versão "original".
 
Nossa q loco!^^
Tolkien tinha uma paciência enorme para reescrever as coisas (ele reescreveu uma pá!), por isso a obra dele é tão bem acabada. Eu num tenho saco nem pra 1° rascuno!!
 
Foi uma sacada boa dizer q o Bilbo contava pra todos q ganhou o Anel. Se não, a historia toda não ia ter sentido (e eu não iria estar aqui dizendo isso...). :obiggraz:
 
Prime Nazgûl disse:
Foi uma sacada boa dizer q o Bilbo contava pra todos q ganhou o Anel. Se não, a historia toda não ia ter sentido (e eu não iria estar aqui dizendo isso...). :obiggraz:

Pois é...Tolkien era excepional...e perfeccionista...mas a jogada a mentira do Bilbo foi muito boa.
 
essa é boa... realmente tolkien conseguiu explicar as duas versões pra mesma história com maestria. pena naum ter nada mencionado no SdA ou no Hobbit....
 
Ele menciona isso no Sda sim...no prólogo....só que com "maestria", sem ninguém perceber, pois não fala nada sobre "edição antiga do Hobbit"
 
Eu acho que ele não tinha tido a idéia de ser um anel do poder. Na verdade não sei se ele já havia criado os anéis. Mas estou com uma dúvida, Tolkien publicou a primeira versão do Hobbit?
 
Não é primeira "versão", é primeira (na verdade segunda também, se não me engano) edição. Só na terceira edição que foi alterado.
 
Hobbit

Pelo menos ele fez isso rápido. Hehehehe :D

Ela não tinha uma noção do que aquele anel poderia vir a ser então não fiz Bilbo roubá-lo.

Acho que o cara fazer uma história de um jeito e modificá-la depois mas sem modificar o espírito da anterior é mais difícil do que fazer tudo isso planejado.
Tolkien é demais!
 
Fico aqui imaginando quando custa um livrinho dessa edição antiga... quem tem deve guardar como relíquia.

A alteração foi feita logo antes da publicação do SdA? O Hobbit é de 37, então, 1957, pelo que você disse.
 
Pelo que li, foram dez anos depois da publicação de O Hobbit, ou seja, Sda aina estava sendo escrito.Agora não sei a fonte do Deriel, mas pode ser que ela seja a correta, ou não.
 
Tolkien

Deriel disse:
Rápido? É, Tolkien só levou 20 anos :obiggraz:
Sim. 10 anos é rápido. Ele teve até a sua morte pra mudar. E mudou enquanto O Hobbit não ficou mais famoso pelo lançamento de SDA. :roll:
 
Maglor disse:
Fico aqui imaginando quando custa um livrinho dessa edição antiga... quem tem deve guardar como relíquia.

realmente. só deve dar pra achar nesses leilões, q pagam milhares de dóleres pelos livros...
 
Sobre as edições antigas d'O Hobbit, eu li na Rede (já faz um bom tempo) que as impressões (se é esta a palavra certa) mais antigas são frágeis, já que o papel em que elas foram impressas não era de uma qualidade que permitisse sua conservação ao longo de muitas décadas.

(Editado)
 
Swanhild disse:
Sobre as edições antigas d'O Hobbit, eu li na Rede (já faz um bom tempo) que as impressões (se é esta a palavra certa) mais antigas são frágeis, já que o papel em que elas foram impressas não era de uma qualidade que permitisse sua conservação ao longo de muitas décadas.

por isso mesmo. se alguma sobreviveu, ela deve ser mto valiosa. existem muitos lugares q guardam livros com tanto cuidado q eles podem sobreviver várias décadas, com sala climatizadas e todas essas coisas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo