• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

No CE, jovem questiona prova que considera 'esperteza' pagar propina

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Questão consta em prova de concurso público da cidade de Beberibe.
Organização diz que a palavra ‘esperta’ significa também ‘espertalhão’.[/h]

esperteza.jpg

Prova de interpretação textual adjetiva como "esperta" a atitude de oferecer propina (Foto: Rodrigo Ferreira/VC no G1)​

O universitário Rodrigo Ferreira, 26 anos, considerou “absurda” a resposta a uma questão do concurso público para preencher vagas na prefeitura de Beberibe, litoral Leste do Ceará, realizado neste domingo (3). O gabarito diz que a personagem que sugeriu, no texto, o pagamento de propina é “esperta”.
"Já há tanta corrupção neste país, que eles deveriam ponderar colocar uma questão dessa natureza. Considero um absurdo",
disse o internauta.

No teste para o cargo de auxiliar de administração, consta uma questão que pede para assinalar a alternativa em que o adjetivo caracteriza a mulher de Oscar, na situação apresentada no último parágrafo do texto da prova de português. No gabarito oficial, a resposta correta é o item "B - esperta". Os demais ítens são "honesta", "invejosa", "fofoqueira" e "resmungona".

Rodrigo explicou que a namorada fez a prova e ligou para ele "estarrecida" com a questão e mais ainda com a resposta considerada correta pela banca.
"Havia outros ítens que poderiam ser mais certos. Na verdade, se eles quisessem fazer a correção, que colocassem 'resmungona'. Na melhor das hipóteses, eu acho que não só deveria ser anulada a questão como o Ministério Público deveria avaliar uma questão dessa em concurso público",
afirma.

O estudante disse ainda que, como vai prestar o mesmo concurso no próximo domingo (10) para outro cargo, aproveitou para ver como o conteúdo foi cobrado.
"E me deparei com essa questão absurda para um futuro servidor público, efetivo. Só uma pessoa desonesta poderia acertar uma questão dessa",
diz.

Nota da redação: o presidente da comissão coordenadora do concurso pelo município de Beberibe, Paulo Furtado, disse que entre mais de 7 mil inscritos é "natural" que apareçam pessoas que queiram "denegrir" a imagem do concurso. "Do mais humilde ao mais graduado, só há elogios à prova", afirmou. Furtado disse que alguém pode se sentir prejudicado por ter uma "casca de banana", mas tem o direito a recorrer do resultado. "Isso é coisa de concurseiro. Está lá no edital que ele tem o direito a recurso e recebe a devida resposta da CCV. Mas está tudo tranquilo", disse.

A presidente da coordenadoria de concursos (CCV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pela elaboração da prova, Maria de Jesus de Sá Correia, confirmou que a resposta correta para a questão seja "esperta". Mas, de acordo com ela, a palavra está contextualizada no sentido utilizado no dicionário Houaiss, de "espertalhão, que tenta levar vantagem em tudo". "Foi nesse sentido que a banca viu a história. Estamos selecionando servidor público e tudo que não se quer é estereotipar o servidor público como enrolão", afirmou.

De acordo com ela, o texto trata a questão da burocracia e da esperteza de forma crítica e que o próprio autor do texto, Fernando Sabino, não autoriza que se interprete "esperteza" de forma positiva. "Quem conhece a obra de Fernando Sabino reconhece que ele é um crítico da sociedade. Isso leva um leitor atento a perceber como foi produzido. Hoje não se faz interpretação isolada, de forma literal. Nesse caso, tem de se considerar uma que tenha o significado de crítica", defendeu.

Além disso, a professora informa que a banca abordou o tema "de propósito" para uma reflexão sobre o tema. "E que fique claro que a postura da personagem não é uma posição nem do autor nem da gente", disse.


Fonte
 
De novo....
É que nem a questão sobre BBB em concurso público.
Tá mais que certo, esses tipos de questão é que realmente definem esses funcionários públicos, oras.
Ficam o dia inteiro lendo Ego no computador, sem trabalhar, e recebendo propininhas pra adiantar algum favorzinho pra alguém.

Pelo menos esses concursos são honestos com o tipo de pessoa a ser contratada. Sem hipocrisias.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo