• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

NINJAS - OS GUERREIROS DAS SOMBRAS

Status
Fechado para novas mensagens.

Nukenin

Usuário
O GUERREIRO QUE POUCOS CONHECEM COMO DEVERIAM

O Ninja realmente existiu. Ele não é uma criação da mídia, embora ela tenha contribuído de forma decisiva para espalhar as lendas e histórias que giram em torno dele. Com tantas releituras e interpretações, a essa misteriosa figura foi atribuída a característica de ser pouco mais que um mero assassino, um mercenário. Isso é mentira, porque a filosofia de ser um Ninja volta-se para a compreensão de nosso próprio interior e do fascinante mundo que nos rodeia, permitindo-nos compreender a nós mesmos. De capanga ordinário a serviço de organizações criminosas – como foi plantado na cabeça de muitos na década de oitenta, seja através de livros ou filmes – o naturalista incompreendido e isolado, que veio à tona nos anos seguintes, graças às pesquisas de muitos historiadores, o Ninja conquistou um status místico, semelhante à sua natureza, que lhe trouxe uma conotação popular e, ao mesmo tempo, “cult”. Ainda mergulhado em segredos, resgatar a verdadeira essência deste indivíduo, que habita uma sociedade singular e possui uma visão de vida diferente daquela ensinada pela maioria das artes marciais, é um desafio. Acompanhe-me em uma viagem que atravessa o tempo, para traçar o perfil de um dos mais famosos e comentados guerreiros da História.
 
GUERREIRO INCOMPREENDIDO

Diferente da idéia que se popularizou através da mídia, o Ninja não é um simples assassino que vende seus serviços como um mercenário qualquer, valendo-se de truques sujos e enganando os inimigos para conquistar seus objetivos. Pelo contrário, ele é um homem que dedica sua vida a uma busca interior e aos caminhos da iluminação. Conheça esta misteriosa figura, que atravessa os tempos e permanece como um ser sobrenatural.

O QUE É NINJA?

A versão reduzida da origem do Ninja foi recontada diversas vezes em livros, filmes e, até mesmo, em histórias em quadrinhos. Ela nos diz, resumidamente, algo assim: “As Artes Ninjas floresceram na antiga China, então viajaram para o Japão durante a Disnatia Tang. Os japoneses desenvolveram as Artes Ninjas ao máximo, criando assassinos mortais que são capazes de entrar em qualquer local sem ser detectados e investir quando menos se espera”.Isto, no entanto, parece ser bastante inconsistente. Desse modo, precisamos voltar e olhar para os livros de História, só assim poderemos testemunhar a verdadeira história dos Ninjas, baseada em fatos reais que nos são contados.

“Os relatos históricos costumam se perder quando se busca uma fonte confiável para explicar o aparecimento das Artes Ninjas que se disseminaram pelo Oriente. Ainda hoje, está é uma questão que está passível de erros de interpretação e julgamento”.
 
Eu não entendi o Objetivo do tópico e nos seus dois posts vc fala basicamente a mesma coisa...

Mas de qq forma, eu tenho certeza que a origem dos ninjas não é tão deturpada como algumas adptações modernas mostram, mas tb não é cor-de-rosa como o texto diz... a verdade é que os camponeses que eram oprimidos e pobres começaram a desenvolver uma arte marcial para se defender dessa opressão...

Se tornaram muito especialistas e ao longo do tempo o Ninjutsu se tornou uma arte marcial complexa, eficiente e muito abrangente.

Eles se preparavam para todo o tipo de situação....
Não eram mercenários, mas matavam quem tivesse que matar pra poder viver com alguma dignidade.... assassinaram muitos opressores por décadas...

A filosofia e introspeção maior dessa arte apareceu um pouco mais tarde, então não finjamos que ela sempre foi cor de rosa não....
 
Dúvida:

Isto não poderia estar no tópico Artes - Marciais, lá no esportes?

Já falamos sobre nin-jitsu lá...
 
Eu vou mandar pro Esportes e o pessoal lá vai saber o que fazer :think:


Valeu pela dica Zanza :wink:
 
Podia voltar pro Geral!
Ou na pior das hipóteses mover pra dentro do Artes Marciais... Afinal de contas, lá já se fala sobre tudo isso q o Nukenin falou...
 
A DEFINIÇÃO DO NINJA

Antes de irmos adiante, é preciso definir alguns termos. Afinal de contas, o que é um Ninja? A palavra, em si, é derivada do shinobi-no-mono japonês, que é escrito com dois caracteres em kanji, que também podem ser pronunciados como ninsha, se a pronúncia chinesa for utilizada.

O primeiro caractere, nin, sugere encobrimento, segredo, enquanto o outro, sha, significa pessoa. Ninja: uma pessoa que esconde sua presença. Em japonês a palavra é aplicada a um indivíduo que realiza operações militares secretas. Não é possível deixar o termo abranger muitas considerações, apesar de, tanto a CIA, quanto o FBI e os fuzileiros serem todos encarados, a seus modos, como sendo Ninjas na atualidade. Em determinadas circunstâncias, alguns desses oficiais realmente acreditam que o são, dadas as características de algumas de suas missões furtivas.

Quando falamos sobre os Ninjas, o assunto implica, igualmente, no detalhe de que eles fazem parte de uma organização secreta, fraternidade ou clã, cujas técnicas e conhecimentos foram passados em total ocultamento de geração a geração. E, finalmente eles devem, ocasionalmente, vestir o tradicional (para não mencionar o folclórico) traje preto.

Em suma, para ser observado como um Ninja – do jeito que nós conhecemos através do entretenimento popular e pelos mestres modernos de ninjutsu, é preciso seguir algumas regras:
· praticar a arte do ocultamento
· engajar-se em operações militares furtivas
· pertencer a uma irmandade secreta de Ninjas
· vestir um uniforme preto

Com isso estabelecido previamente, podemos observar que os dois primeiros quesitos possuem práticas históricas no Japão, o que é uma grande surpresa, já que esses são atos comuns nas guerras que explodem – ou explodiram – ao redor do mundo. É difícil justificar uma única participação do conteúdo místico pintado em torno dos Ninjas, em qualquer fato histórico. Ainda assim, os dois últimos pontos (ser membro de uma fraternidade e vestir-se com o uniforme preto) exaltam a qualidade mística desses guerreiros e podem ter pouca – ou nenhuma – relação com a verdade. Contudo, um cuidadoso estudante de história realmente revelará que certos Ninjas operaram no Japão, pelo menos durante os séculos XVI e XVII. Mas, antes de chegarmos até aqui, precisamos dar uma espiada nas alegações de uma antiga herança das Artes Ninjas, que teve início na China ancestral. É exatamente por aqui, que esses relatos começam a apresentar divergências.

“O misticismo, que envolve o personagem do Ninja, é um produto folclórico gerado em nosso tempo por filmes, histórias em quadrinhos e lendas. A arte de massa, em geral, ajudou a consolidar nossa visão mágica sobre esta figura das sombras. No âmbito real, o Ninja nada mais é do que um soldado militar que se vale dos talentos adquiridos através de um longo treinamento, para realizar missões furtivas”
 
E na verdade, todos esses textos ja foram postados la no artes marcias, então não a porq a existencia desse tópico, ja q eh material repetido.

Textos, do Masaaki Hatsume do Tagkure estao cheios por ai na net, e em revistas especializadas. Assim como nos livros do Ashida Kim...

Mas bem, como disse, esses texto ja foram postados la, e discutidos, com coerencia e fundamento historico-filosifco, ou seja... mais informativo e do q agente num precisa...

Tchau tchau... 8-)
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo