• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ninguém quer deixar um cartão de Bolsa Família de herança para os filhos

Pra entender a sua posição... e você acha que há?

Não sei se é o que o Ecthelion pretendia dizer, mas é preciso verificar em que medida a correlação se traduz em causalidade.

Sendo mais prático: é preciso verificar em que medida a redução de pobreza se deve ao bolsa família e/ou outros fatores (como o crescimento econômico). Já li artigos (como esse e esse) que apontam que a contribuição do bolsa família nesse aspecto é nula ou muito pequena, sendo que a maior razão para a queda da pobreza no Brasil são justamente outros aspectos, como o aumento da educação e o crescimento da economia.

Falei apenas em redução da pobreza, uma vez que parece que a desigualdade no Brasil não diminuiu nos últimos anos, a despeito do que dizem certas propagandas (e só para provocar mais: tem estudo que aponta que a ação do Estado aumenta a desigualdade)

E uma última provocação: já pararam pra pensar que o BF nada mais é do que devolver aos mais pobres, de certa forma, aquilo que já lhes é espoliado via tributação (sobretudo indireta)? Afinal, no Brasil quem mais paga impostos (como proporção da renda) são justamente os mais pobres. Ou seja: o governo coleta parcela considerável da renda desse grupo para depois devolver, e a isso é chamado assistencialismo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo