• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ningen Kyouki Katsuo (idem, 1998)

KovarD

Usuário
Sinopse e Avaliação de Ningen Kyouki Katsuo!: site-webotaku.com

Este mangá infelizmente é muito pouco conhecido, mas sei que foi lançado na França, então eu quis pesquisar o que a crítica acha sobre a obra. Achei um comentário interessante no site francês webotaku.com; traduzi via Babelfish e fiz alguns ajustes por conta própria seguindo minha interpretação.

=========================================================

Informações:

Título: Katsuo, A Arma Humana
Título Original: Ningen Kyouki Katsuo
Character Design: Takashi HAMORI
Mangaka: Hideo MURATA
Tipo: Shônen
Editora França: Glénat
Editora Japão: Shogakukan

Lançamento Japão: 1998

KATSUO, a ARMA HUMANA

Sendo um fã incondicional do excelentíssimo mangá Noritaka (do mesmo autor), estive realmente feliz que um novo mangá deste tipo aparecesse no mundo dos quadrinhos japoneses. Por isso, deixei-me tentar e para dizer realmente a todos, não fiquei desapontado. Ao ataque...

Personagem Principal

O herói desta história é homônimo ao título. Ele se chama Katsuo Hamada e está começando um novo semestre no colegial. Desde sua infância, sempre foi alvo de insultos e injúrias de seus "camaradas", mas o pobre garoto não tem nenhum meio para se defender (ele tem a compleição física de um camarão ^^).

Este protagonista nos faz realmente cair sob seu encanto. O seu físico é hilariante e a sua mentalidade “virgem-pervertida” nos faz morrer de rir. O seu percurso pelo caminho da glória (brigas de rua) não será sem obstáculos e os combates serão mais cada vez mais difíceis.

História

A intriga deste mangá teria como ser escrita sobre um bilhete de metrô de tão simples e clássica. Num dia em que retornava da escola, Katsuo assiste impotente ao ataque de seu melhor (e único ^^) amigo, Toshio, por um grupo de jovens arruaceiros. Embora na possibilidade de intervir, Katsuo, morreu de medo, permaneceu parado no lugar, petrificado, deixando o seu amigo ser molestado por estes delinqüentes.

No dia seguinte, Katsuo não ousa mais olhar para o rosto de seu amigo e decide vingar-se indo recuperar o par de tênis que roubaram de Toshio, sem ele saber. Para isso, pede ajuda à Matsuki, um membro em comum de seu fã-clube, que toma-o sob sua asa. Katsuo chega a pôr em lona os vadios e traz o fruto de seu trabalho à Toshio. Mas aí que está o problema, o rumor de sua proeza espalhou-se na cidade e todos os chefes de gangue querem fazer de Katsuo um dos seus membros. E é aí que a beleza se encontra... Ainda que o cenário não seja muito elaborado, torna-se um prazer seguir a evolução do herói que põe seus músculos zigomáticos à dura prova.

Outros Personagens

Enumerar todos os personagens que Katsuo encontra seria demasiadamente longo, vou descrever os que têm mais influência sobre o nosso herói.

Matsuki:
É o primeiro instrutor de Katsuo que acompanhará o herói. Matsuki colocará o nosso perdedor sob sua asa, porque Katsuo faz parte do mesmo fã-clube que ele (de uma cantora famosa). Matsuki ensinará as primeiras noções da briga de rua e irá colocá-lo em contato com os seus próximos instrutores, pois este vai se mudar pra outra região.

Leão:
É o segundo instrutor de Katsuo. Com este seguirá um treinamento terrível que irá deteriorar e depois aumentará sua força. Em seguida, Rei Leão avaliará as aptidões de luta de Katsuo durante um combate em que mostrará, derrotando um adversário, que tem um dom para as artes marciais. No fim do combate, Leão abandonará o seu posto, considerando que não tem mais nada a ensinar à Katsuo.

Ryuzaki:
É a terceira e antepenúltima instrutora de Kat’s. Ela é realmente sexy e sua incrível força de combate esconde uma enorme tristeza no mais profundo lugar de seu coração. Uma fraqueza que Katsuo saberá detectar e atenuar (não lhes direi como)...

???:
Não vos revelarei a identidade do último instrutor de Katsuo para não desperdiçar o prazer da descoberta deste magnífico mangá...

Aí está os principais personagens, à vocês resta descobrir os personagens secundários, por você mesmo lendo este mangá. Vamos abordar agora o capítulo dos maldosos e dos chefões. Após uma vitória sobre um chefe de gangue ultra forte, Katsuo receberá convocações de duelo dos mais fortes da cidade. Todos os vilões têm um look bastante agressivo e desprovidos de piedade. Mais uma vez, não vou fazer uma lista detalhada porque seria demasiadamente longo. A vocês resta descobrir por vocês mesmos...

A Técnica

A partir do primeiro olhar, reconhecemos o traço de Takashi Hamori, que repete após ter assinado o excelentíssimo Noritaka. Os corpos em geral não são de forma bastante realistas e freqüentemente nos faz morrer de rir ^^. Nosso herói oferece-nos, uma atrás das outras, caretas cada vez mais hilariantes . Um pequeno senão quanto à modelização dos rostos femininos que são ligeiramente esquisitos (é voluntário?).

Quanto a parte dos diálogos, é bom no geral e engraçado a ponto de impressionar. O herói é realmente um azarado e as desculpas e pretextos que inventa para evitar os confrontos são realmente geniais. Se ler Noritaka, reencontrará o estilo caricatural de Hamori que parodia os maiores padrões do gênero.

Mais Alguma Coisa?

Ao meu conhecimento, não existe nenhuma adaptação em animê ou filme live-action no país do Sol Nascente. No entanto, não me avanço sobre este ponto, porque não tive ocasião de fazer investigações exaustivas. Este mangá, classificado como shônen (mangá para rapazes) no país do sushi (não tenho mais do que inventar ^^), não conheceu um sucesso fenomenal, mas não tenho nenhuma dúvida de sua popularidade na França. Goodies estão disponíveis na Net. Prejuízo que haja poucos volumes (T_T), 10 no total.

Aí está, escrevi tudo que tinha a dizer sobre este mangá. Recomendo muito que procure esta obra, se gosta de Noritaka, e se você tem um mínimo de senso de humor. Você irá rolar de rir com as peripécias do herói. Esqueci de prevení-los que um toque de sexo banha este manga (para não deixar de avisar)...

Por NoriSan, em 12/12/2002
http://webotaku.com/manga/article.php?art_id=156

==========================================================
 
Quem quiser saber mais sobre esse mangá, é só digitar o nome "Ningen Kyouki Katsuo" no Google Brasil. Procure por Cartel do Distrito Central.
 
Excelente mangá, é comédia na medida certa. Lia ele a uns 4 anos atrás, pena ser tão exporadico.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo