• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nicolai Gogol

-Jorge-

mississippi queen
Nicolai Vasilievich Gogol (Poltava, Ucrânia, 20 de Março de 1809 - Moscou, 21 de Fevereiro de 1852), foi um proeminente escritor russo de origem ucraniana.

Apesar de muitos de seus trabalhos terem sido influenciados pela tradição ucraniana, Gogol escreveu em russo e sua obra é considerada herança da literatura russa. Toda a sua obra é fundada no realismo, mas um realismo muito próprio com rasgos do que viria a ser um surrealismo. Apesar da crítica fulminante, a obra é hoje apontada como absolutamente russa. (fonte: Wikipedia)

O que gosto particularmente em Gogol é o seu senso de humor, ainda mais se se pensar que ele escrevia no Império de Nicolau I. Foi amigo de Puchkin e professor de Turgeniev. A vida e a morte mesmo de Gogol são muito interessantes. Sobre a morte, por exemplo: um dia decidiu que ia morrer, parou de comer e morreu nove dias depois.

Dele li "O Capote", "O nariz", "Diário de um louco", e "O retrato". A CosacNaify tem uma edição muito bonita de "O nariz", que aliás nunca vi em livraria nenhuma. E a Editora 34 publicou o teatro completo dele, embora não sei se valha a pena. Há também algumas edições em coleções, como um Taras Bulba da Abril (se não me engano) e as edições que li pela L&PM.

Enfim, vale a pena conhecer!
 
Uma interessante análise de Arlete Cavaliere, tradutora de Gogol, para a Cult.

----
Ano passado foi declarado "ano de Gogol" pela Unesco. Uia, nem sabia que um escritor pode ter um ano só para ele.
 
Boa notícia para quem gosta do autor: está saindo pela editora 34 com tradução direto do russo "O Capote e outras histórias". A previsão de lançamento é para essa semana, como dá para ver no site da Cultura >> http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=22367699&sid=71121041112926396064786132&k5=2A376AC2&uid=
 
Nabokov escreveu uma biografia interessantíssima sobre ele: começa da morte e vai até o nascimento. Interessa-me bastante ler a biografia e o próprio Gógol, além dos ensaios que o Nabokov escrebeu a respeito do Gógol. Se não me engano, um deles inclusive acerca do Capote (acho esse título bem mais bonito que o russo ou o inglês). Um dia dou uma conferida nele...
 
Para quem quiser conhecer mais da obra de Gógol, eu indico o livro (já mencionado pela Anica) O capote e outras histórias da Editora 34. É muiito bom.

Ver anexo 10445
Pena que o volume é pequeno (apenas 224 páginas). No entanto, acho que dá para ter um panorama geral da obra desse grande escritor. Ademais, ele traz ao lado de algumas de suas histórias mais conhecidas, como O capote, O nariz e Diário de um louco), duas narrativas folclóricas, do chamado ciclo ucraniano, Viy e Noite de Natal.

Um abraço a todos.
 
Comprei dois livros dele há pouco tempo:

- O capote seguido de O retrato
- O nariz seguido de Diário de um louco

Pretendo ler em breve!!!
 
Acabei de ler O CAPOTE SEGUIDO DE O RETRATO!!!

Os dois contos presentes no livro satirizam a Rússia do século XIX. Mostra a real posição das pessoas na sociedade. O autor satiriza o sistema, não perdoando sequer a polícia no primeiro conto, O CAPOTE.

Como a maioria das obras de autores russos, os contos apresentam uma leitura carregada, tanto do lado emocional quanto psicológico, com forte poder crítico. O vocabulário não é rebuscado, mas é necessário paciência para interpretá-lo.

O segundo conto, O RETRATO, é mais monótono, mas não de menor qualidade. Cito abaixo uma passagem interessante desse conto:

"O pintor-criador é tão eloquente no insignificante como no sublime; o ínfimo nele já não é desprezível, pois através dele transparece imperceptivelmente o maravilhoso espírito do que foi criado, e o insignificante recebe uma expressão sublime, pois fluiu pelo purgatório da sua alma".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo