• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nice tem a primeira praia com o título "sem tabaco" da França

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A cidade francesa de Nice transformará uma de suas emblemáticas praias em um espaço sem fumaça, e multará com até 38 euros quem acender um cigarro.

Esta é a primeira grande cidade da França a adotar a medida, uma iniciativa lançada pela Liga Nacional Contra o Câncer (LNCC), que pretende promover o título de "praia sem tabaco" no litoral de todo o país.

"Nice é a primeira grande cidade que propõe à liga a abertura a partir de 2012 de uma grande praia sem tabaco",
destacou o presidente da associação, Gilbert Lenoir, após assinar o acordo com o prefeito de Nice, Christian Estrosi, informou nesta terça-feira o jornal "Nice Matin".

O lugar eleito para iniciar a simbólica iniciativa é a Plage du Centenaire, uma pequena parte dos mais de dois quilômetros do Passeio dos Ingleses.

"Quando Nova York decidiu fazer uma central sem tabaco, teve uma repercussão internacional e criou uma dinâmica na América do Norte",
acrescentou o presidente da LNCC, que tem a intenção de
"iniciar esse mesmo círculo virtuoso e sistematizar os espaços públicos sem tabaco por todas as partes da França",

O prefeito de Nice se disse "muito orgulhoso" que essa "vila emblemática para o turismo" tenha se transformado na primeira praia da França rotulada como espaço sem cigarro.

A proibição de fumar nessa praia de Nice começará a ser aplicada a partir da próxima temporada, afirmou.

Entretanto, a Plage du Centenaire não é a primeira a experimentar a ideia de não permitir que os banhistas fumem enquanto se expõem ao sol na França, onde o fumo é proibido nos espaços públicos fechados desde 2006.

Já em 2011, a localidade de Ciotat, também no sudeste da França e mais próxima de Marselha, lançou a mesma iniciativa, embora sem o rótulo concedido pela Liga Nacional contra o Câncer.

O gesto de Nice, representativo por se tratar de uma cidade emblemática, segue a atitude tomada por Nova York há um ano. Com menos renome, a praia de L'Escala de Girona (Espanha) desde 2006 dispõe de uma zona livre de fumaças, mas não multa os infratores.

Fonte
 
Apesar de praia ser um lugar amplamente aberto que facilita a dispersão daquela fumacinha irritante, olhando pelo meu lado não-fumante eu agraço em ir em uma e não ver sequer uma bituca abandonada que é algo tão irritante quanto a fumaça.

Mas pra eles se essa iniciativa se expandir sei que será um tormento. Aí é mais um motivo pra se pensar em largar o vício.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo