• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

NFTs e o fim da criatividade na industria de jogos

felipeocr

Usuário
Bom, em todo lugar estão comentando sobre NFTs.

O que é NFT?
Um modo de garantir que um objeto digital (qualquer um), é unico.

Algumas empresas de jogos estão começando a pensar nisso, para seus jogos.

Minha opnião:
Eu particularmente, acho que isso pode acabar com a criatividade da industria, tanto NFT como (e principalmente) NFT + Metaverso.

Um futuro onde você fica preso a um jogo só, e tem que gastar dinheiro real para poder fazer qualquer coisa nele, me soa até como um modelo maior, do que o que ja tem hoje, com microtransações.

O que acham disso?
 
Última edição:
Acho que a criatividade na indústria de jogos hoje já é coisa rara e fica restrita aos indies. O resto parece tudo mais do mesmo. Mas sei lá também. Cada vez quero jogar menos. :dente:
 
Não acho que a criatividade esteja baixa. Existem vários jogos indies se destacando por aí. O problema é que eles são logo adquiridos pelos estúdios grandes e isto limita eles em suas criatividades.

O que está em baixa são os grandes estúdios que estão trabalhando só em remaster ou remake ou fazendo continuações de suas séries já famosas. Estão trabalhando no modo "seguro".

Isto tem acontecido no cinema também.
 
Acho que isso tudo é criação de hype artificial, pra criar uma bolha de especulação.
Quem entrar nessa esperando ter lucro no futuro, com a "valorização", vai se foder bonito.
 
Acho que isso tudo é criação de hype artificial, pra criar uma bolha de especulação.
Quem entrar nessa esperando ter lucro no futuro, com a "valorização", vai se foder bonito.

A propria NFT é artificial, é como uma "falsa" sensação de que aquele objeto é unico, porque na verdade, podem ser geradas mais NFTs com a mesma base.

Um campo que isso poderia ser aplicado e poderia ser interessante, com certeza é o de copyright, finalmente dando autonomia para quem compra um item digital, poder vende-lo, doa-lo ou joga-lo fora.

Porém, duvido que quem esteja investindo, ou tentando fazer vingar, esteja pensando nisso.

Fora os problemas que pode trazer para os jogos, onde ja existem diversos cheios de microtransações, até para itens que afetam o gameplay.
 
Última edição:
Por mais artificial e virtual que seja, se há brecha pra exploração comercial, o ser humano nunca despreza uma oportunidade pra tentar lucrar bem em cima.
 
Por mais artificial e virtual que seja, se há brecha pra exploração comercial, o ser humano nunca despreza uma oportunidade pra tentar lucrar bem em cima.
E, na verdade, pelo menos até o momento, a imensa maioria dos jogos NFT não são bem jogos de fato, visto que rodam no automático: são mais similares a uma 'skin' que serve para tornar mais 'lúdico', por assim dizer, o processo de obtenção dos tokens. É, em última análise, uma especulação, assim como compra e venda de ações, contratos futuros de índices diversos e por aí vai.

A lista de jogos assim vai longe. Existem sim boas oportunidades especulativas nesse meio, principalmente nas fases iniciais dos jogos após o lançamento: o dinheiro alocado para a especulação em geral tem um ROI de 15 a 45 dias e após isso é lucro. Claro que tem de escolher muito bem, filtrar projetos reais de projetos de scam ou mesmo de projetos legítimos mas sem potencial de sobreviver e gerar lucro para ambos os lados.

Mas aos poucos os jogos NFT têm se tornado mais 'jogáveis' e interativos. Se não me falha a memória, a Ubisoft mostrou interesse em desenvolver jogos NFT. E já há jogos que prometem ser bem mais do que uma máquina de obtenção de tokens, como o Star Atlas.

Particularmente eu acho bem interessante esse tipo de 'jogo' e acho que vai ficar mais interessante quando se puder jogar de fato e for algo interativo e divertido.

O que me choca mais, mesmo, é essa onda louca de metaverso, com terrenos e lanchas virtuais sendo vendidos por milhões. Eu devo ser um dinossauro, pois realmente não vejo o menor sentido nisto e acho bem bizarro, pois não é bem uma especulação ao que parece, mas algo que as pessoas levam realmente à sério, como aquele NFT das baleias ou o outro dos macacos - algo que, em última análise, não tem por detrás um projeto sólido para ser financiado e possibilitar a criação de coisas bacanas, novas tecnologias (como a Chainlink, que está tentando criar uma espécie de 'Google' do blockchain) e etc.

Mas enfim, é um assunto fascinante.
 
Sobre NFT e o preconceito em cima, qual a diferença do macaco feio que o Neymar comprou pra um quadro feio do picasso? O fato de um ser digital, apenas?

Ambos não servem pra nada, ambos custam milhões, ambos tem uma estética duvidosa, ambos são sobrevalorizados por valerem apenas o que as pessoas acham que vale. Tudo que envolve valor é subjetivo, na prática um saco de arroz é mais útil do que um colar de diamantes, no entanto a comida vale uma fração do que vale a jóia. E isso se aplica em tudo, a diferença entre um contra-filé feito em casa e um bife de R$300,00 no Rubaiyat existe, mas não ao ponto de um valor 10x mais que o outro. Mas aqui entra o que valoriza esses quadros, jóias e NFTs: Status. E por isso acho que uma NFT de 5mi de reais é tão válido quanto um quadro de 5mi de reais.
 
Tudo é questão de gosto/necessidade. Se você sempre tem necessidade de sentir e tocar fisicamente naquilo que você considera valioso, o NFT simplesmente não tem o menor sentido. Por outro lado, pra quem não se importa nem um pouco com isso, ele é mais fácil de "guardar".

O ser humano nunca vai deixar de sobrevalorizar coisas sejam elas materiais ou digitais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo