• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

NFT é eleita como a palavra do ano de 2021 pelo Dicionário Collins

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Termo superou "crypto", "cheugy" e até o mais recente Metaverso, tão badalado após o anúncio do Facebook​


destaque-nft.jpg


Mantendo a sua tradição anual, o Dicionário Collins divulgou nesta quarta-feira (24) a palavra do ano de 2021. A vencedora foi a sigla NFT, que superou as concorrentes "crypto" e "cheugy" para conquistar a posição de destaque neste ano.

NFT é um acrônimo para "Non-fungible tokens", ou Tokens não-fungíveis. O próprio Dicionário Collins o define como "um certificado digital único, registrado em uma cadeia de blockchain, usado para gravar os dados de propriedade de um ativo, tal como uma peça artística ou colecionável".

Essa tecnologia, que explodiu em popularidade ao longo de 2021, vem sendo utilizada para certificar itens digitais de todos os tipos, desde gravuras (como a obra EVERYDAYS: THE FIRST 5000 DAYS, de Beeple, vendida por mais de 69 milhões de dólares) a personagens de jogos, de modo que eles se tornem únicos no mundo.

Collins
Imagem: Collins

Uma ascensão explosiva​


De acordo com a publicação da Collins, o termo NFT sofreu um aumento "meteórico" de 11.000% em sua utilização em relação ao ano de 2020, o que fez com que ele estivesse por toda a parte, desde a internet até museus e casas de leilões.
Segundo o diretor Alex Beecroft, ainda não é possível saber se os NFTs terão uma influência duradoura sobre o mundo, mas a sua presença em conversas pelo planeta todo fazem com que ela claramente seja a palavra de 2021.

Palavra do ano de 2021
Imagem: Collins

Disputa acirrada com outras palavras​


Ainda no mês de outubro, o Dicionário Oxford escolheu Vax (versão reduzida de vacina, em inglês) como a sua palavra do ano, considerando que o termo foi 72 vezes mais utilizado do que no ano passado, durante o mês de setembro.
A lista de concorrentes ao título de palavra do ano da Collins, por sua vez, contava com 10 termos. Depois de NFT, o segundo foi Crypto, a forma abreviada para descrever as criptomoedas, cuja utilização está 468% mais alta em relação ao ano de 2020.
Continua após a publicidade
Outra palavra presente foi Metaverso (Metaverse), um termo criado originalmente em 1992 e que hoje é descrito como uma visão do futuro da internet, compreendendo um mundo tridimensional inédito. Aliás, o Metaverso é tão importante que o Facebook mudou o nome da sua empresa controladora para Meta, apostando pesado na nova tendência.

A gíria cheugy também pegou para descrever as coisas que estão fora de moda. Climate Anxiety (ansiedade causada pelas mudanças climáticas) também foi citada de forma recorrente. Você pode conferir o post completo da Collins neste link.
Também sugerimos a leitura do nosso artigo detalhando o que são e como funcionam as NFTs, disponível logo abaixo.

NFT:  O que é e como funciona a tecnologia que dá milhões de dólares por arte digital

NFT: O que é e como funciona a tecnologia que dá milhões de dólares por arte digital
Proposta é dar autenticidade a itens digitais, criando uma peça "original" a partir de um arquivo digital

.....​
 
É uma loucura como as criptomoedas estão difundidas em nossas vidas cotidianas. E não foram apenas tendências estranhas como NFTs que chamaram minha atenção.
A última coisa que vi foi uma lista completa de cassinos criptográficos em cryptogmblr.com/br/ que aceitam moedas como bitcoin como forma de pagamento. Posso imaginar que você pode jogar anonimamente online com ele sem que ninguém descubra.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo