• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Neymar: O melhor jogador Brasileiro Pós-Pelé

Eu não entendi a conta.
Estavam incluindo coisas tipo luvas pro Neymar e talz na conta do preço dele. Eu achava que essas coisas não contavam pra se calcular o preço. Salário e o escambau.
 
Neymar desabafou. Sobrou pra diretoria

“Hoje eu entendo o meu irmão Paulo Henrique Ganso de não ter ficado no Santos, não foi porque ele não gostava mais do clube e nem queria jogar no Santos, foi sim por causa da diretoria! Sempre respeitei todos eles e fui muito profissional. Estou totalmente decepcionado com o ex-presidente Laor e o atual Odílio”,
 
Presidente admite que compra de Neymar arranhou imagem do Barça

Josep Maria Bartomeu foi o homem que ficou com a batata quente nas mãos em Barcelona. Depois da confusa negociação que resultou na chegada de Neymar ao clube catalão, o Barça já viu o então presidente, Sandro Rosell, renunciar; precisou pagar uma quantia milionária à Justiça em uma espécie de gesto para mostrar boa fé; ainda pode precisar dar mais respostas nos tribunais; precisou revelar o altíssimo salário de um jovem de apenas 22 anos, o que sempre gera risco de "ciumeira" dentro do vestiário; e, para piorar tudo, os resultados dentro de campo não estão ajudando.

Bartomeu, o novo presidente, não está podendo fazer muito mais do que o papel de bombeiro. Tenta restaurar a boa imagem que o Barcelona sempre teve nos quatro cantos do mundo. "É uma situação constrangedora", admitiu, em entrevista exclusiva à BBC. Constrangedora, segundo ele, porque o Barcelona teria feito tudo certinho, de acordo com a lei.

"Nós temos a obrigação de falar, de mostrar, explicar a situação, mostrar que tudo foi feito da maneira certa. Por isso estamos aqui esclarecendo. Se há gente que vê danos para o nome do Barcelona, então precisamos fazer com que esses danos sejam reparados. Não queremos que a imagem seja danificada por conta disso (a compra de Neymar). Isso é muito importante para nós. Temos mais de 100 milhões de fãs nos seguindo pelo mundo, então temos de nos comunicar com eles, falar para ficarem tranquilos, porque o Barça tem respeito e valores. No caso Neymar, no contrato que assinamos, tudo foi respeitado", garante Bartomeu.

Leia a entrevista completa:

BBC - Como está o caso da contratação do Neymar na Justiça agora?

Bartomeu -As coisas mudaram um pouco nos últimos dias, nós decidimos alguns dias atrás pagar os 13,5 milhões de euros (R$ 44 milhões) de impostos, é uma decisão que nós tomamos porque vimos que há diferenças nos impostos do contrato do Neymar pagos no Brasil e na Espanha. Porque tem um juiz analisando esse caso aqui, ele interpretou de modo diferente e nós decidimos pagar na Espanha.

Isso significa que agora nós pagamos duas vezes, pagamos os impostos no Brasil, porque o pai do Neymar pagou os impostos pela sua empresa, e pagamos os impostos na Espanha. Isso não é justo, claro, porque ninguém pode pagar duas vezes por um mesmo contrato. No futuro, o tribunal vai decidir por um lugar só, ou no Brasil ou na Espanha, porque não podemos pagar nos dois lugares.

BBC - Vocês pagaram os impostos que estão sendo reivindicados na Justiça Espanhola, isso não é uma forma de se assumirem culpados?

Bartomeu -Não pagamos porque somos culpados, pagamos porque fomos prudentes, não queríamos arriscar, então nós fizemos de um jeito que estaria correto nos dois países e aí cabe a eles decidirem onde nós devemos pagar. Não queríamos ter nenhum risco, porque o Barça é uma marca muito forte no mundo todo, então nós queríamos preservar isso. Nós fizemos isso para nos precaver e preservar a boa imagem de nosso clube.

BBC - O juiz decidiu levar o caso adiante e investigar o pagamento dos impostos. Vocês concordam com isso?

Bartomeu -Nós não concordamos com a decisão do juiz de levar o caso à frente, porque não achamos justo. O Barcelona fez tudo da forma correta, pagamos a todos corretamente, os sócios não precisam ficar preocupados, respeitamos as leis e tudo o que envolve o contrato de um jogador. A Secretaria de Esportes da Espanha falou sobre o assunto e afirmou que o Barça havia feito tudo do jeito certo. Temos a ajuda e o reconhecimento de um órgão político do país.

BBC - Isso acabou se tornando uma situação constrangedora para o Barcelona, não?

Bartomeu-Sim, é uma situação constrangedora, porque achamos que estamos certos, consideramos que fizemos tudo certo, tudo da melhor maneira para trazer Neymar, respeitando todas as situações legais. Então claro que nós não estamos felizes, mas vamos defender o clube da melhor maneira possível, firmemente, quando o juiz nos chamar para declarar.

BBC - Estivemos no treinamento das categorias de base, conversamos com alguns sócios e eles nos disseram que essa situação com o Neymar e a Justiça espanhola arranhou a imagem do Barcelona. O que você acha disso? Acha que prejudicou a imagem do clube?

Bartomeu -Espero que não, mas é verdade que pessoas que vivem longe de Barcelona podem achar que ficou arranhada a imagem do clube. E claro que nós temos a obrigação de falar, de mostrar, explicar a situação, mostrar que tudo foi feito da maneira certa, é nossa obrigação informar a todos disso. É o que estou fazendo neste momento e agradeço à BBC pela oportunidade.

Por isso estamos aqui esclarecendo. Se há gente que vê danos para o nome do Barcelona, então precisamos fazer com que esses danos sejam reparados. O próprio secretário de Esportes da Espanha veio a público, disse que o Barcelona é um modelo de clube que paga seus impostos corretamente, somos dos poucos do país que fazem isso, e deve ser levado em consideração para falar do nosso clube.

Nós somos mais do que um clube, isso é verdade, o Barcelona pela sua história e pelo que ele representa, todos os sócios que nós temos, são 164 mil membros no mundo todo, então claro que temos que estar nos comunicando com eles o tempo todo, porque não queremos que a imagem seja danificada por conta disso. Isso é muito importante para nós.

Temos mais de 100 milhões de fãs nos seguindo pelo mundo, então temos de nos comunicar com eles, falar para ficarem tranquilos, porque o Barça tem respeito e valores. No caso Neymar, no contrato que assinamos, tudo foi respeitado.

BBC - É possível para um clube que tem princípios, valores, manter esses princípios e competir com outros clubes pelos melhores jogadores do mundo?

Bartomeu -Sim, é possível, é isso que nós fazemos. Nós, como um clube modelo, olhamos para as nossas categorias de base para ensinar os novos jogadores o que eles precisam para chegar aos profissionais. Claro que, quando não encontramos na base um jogador pra determinada posição, aí nós temos de ir ao mercado, para ver jogadores que tenham nosso perfil. Nós temos que seguir essa filosofia e temos muito respeito a essas regras, às leis, às nossas estratégias, ética, para fazer as coisas e isso tem que continuar no Barcelona.

BBC - Mas está ficando difícil continuar fazendo tudo desta maneira…

Bartomeu -Sim, um pouco. Estamos tendo mais dificuldades. Nos últimos anos, alguns clubes apareceram com um único dono que tem recursos ilimitados, e aqui nós não temos isso. Claro que nós somos um grande clube, para nós, nós somos o maior clube do mundo, mas como competimos com recursos limitados, nós temos que achar outras estratégias, outras formas. E às vezes isso nos impossibilita de ter os melhores jogadores do mundo.

BBC - Vocês têm um grande plano de expansão para o estádio, há um referendo que será votado agora. Isso mostra que o Barcelona está em um momento decisivo?

Bartomeu -O clube pertence aos nosso sócios. Nós temos de decidir as nossas prioridades, vamos votar o referendo no dia 5 de abril, estamos em um momento crucial, porque lá provavelmente a decisão que for tomada vai mudar esse clube pelos próximos 80, 90 anos. É uma proposta importante para os nossos sócios opinarem, porque envolve a reconstrução do estádio e mais obras de infraestrutura, é algo incrível e bastante animador.

É algo que vai mudar o clube num futuro próximo, mas que vai durar por um século. Concordo que vai ser uma decisão importante e crucial para definir o futuro do clube. Claro que poderíamos manter tudo assim como está, mas nossa proposta é fazer um clube melhor, ainda mais moderno, novas instalações e ser o centro da cidade. Nós somos um dos melhores clubes do mundo, então temos que ter as melhores instalações do mundo para o nosso clube.

BBC - Você está preocupado com essa votação ser um voto de confiança em você depois de todos esses problemas com a contratação o Neymar?

Bartomeu -Não. Porque isso é um projeto para o clube, o que nós estamos propondo não vai mudar muito para a gestão atual, vai mudar para o clube como um todo.

BBC - Depois de um resultado decepcionante no final de semana no Campeonato Espanhol (derrota para o Valadolid por 1 a 0 fora de casa), o quão importante é esse jogo de quarta contra o Manchester City, pela Liga dos Campeões?

Bartomeu -É tão importante quanto era antes, o Espanhol é uma competição, a Champions League é outra. Tivemos um bom resultado no primeiro jogo, uma pequena vantagem que nos deixa com certo otimismo, mas temos de ter cuidado, porque estaremos enfrentando um time muito forte, ofensivo e que joga muito bem o futebol.

O Espanhol vai continuar, temos 11 jogos para jogar ainda, estamos quatro pontos atrás do líder (Real Madrid) e podemos mudar isso. Estamos confiantes nos nossos jogadores, no nosso time e esperamos que na quarta eles possam mostrar o altíssimo nível deles.

Fonte: UOL Esporte
________________________

A entrevista foi muito boa. Ao menos o atual presidente está ciente do que vem acontecendo e está trabalhando para melhorar essa imagem que ficou do Barcelona. Só que o caso de um presidente renunciar logo em seguida continua muito estranho.
 
A situação não podia ser muito diferente, quem assumiu a presidência do Barça tem que limpar a sujeira.

De qualquer maneira, ficou nítido que toda essa situação envolvendo a contratação do Neymar deixou um bom desgaste.
 
Cruyff diz que o problema do Barça é Neymar: "Ninguém com 21 anos é Deus"

Ídolo histórico do Barcelona, o holandês Johan Cruyff voltou a falar sobre o que pensa sobre o clube catalão. Na sua visão, o problema do clube tem um nome: Neymar.

"No Barcelona e em toda grande equipe, o chefe tem que ser o técnico. Por isso o Pep se foi do Barcelona, porque a diretoria se metia. E o problema do Barcelona é o Neymar. É um grande jogador, isto é indiscutível, mas não se pode contratar um jogador de 21 anos e cobre mais do que jogadores que já ganharam tudo. Ninguém com 21 anos é Deus", falou o holandês para o Diário Sport.

"Você já tem o melhor jogador do mundo, e um jogador com 21 anos não pode ser esta grande figura. Isto é impossível no futebol. Com 26 anos sim, mas com 21 é impossível".

Cruyff deu a sua opinião sobre a vitória do Barcelona por 4 a 3 sobre o Real Madrid no superclássico realizado no último domingo. "Não pude ver porque estava voando. Quando me inteirei do resultado, foi uma surpresa pelo marcador elástico".

Sobre a briga pelo título espanhol, o ex-jogador holandês não arriscou um palpite sobre quem será o campeão. "Todos as partidas serão como finais para Barcelona, Madrid e Atlético. É muito meritória a constância que está tendo o Atlético, mesmo sem ter um grande plantel".

Fonte: UOL
_______________________________

Neymar vai continuar sendo questionado por um bom tempo ainda.
 
O Cruyff parece a turma do amendoim do Palestra, véi! Muito corneteiro.
 
Eu ainda estou confuso.

Os direitos econômicos do Neymar daquela época eram parte do Santos (que dividia com um outro grupo de empresários) e parte do Neymar (nessa empresa do pai). É isso?
E aí a empresa do pai sabia que o Neymar valeria e poderia cobrar 80 milhões de euros, enquanto que o Santos não sabia e aceitou o que acabou recebendo? Mas agora percebeu que deveria ter recebido mais?

Não consigo enxergar porque o Barcelona teria feito isso.
Se tivesse feito tudo abertamente, duvido que o preço final do Neymar pra tirá-lo do Santos teria chegado perto de 80 milhões de euros. Só chegou em 80 milhões porque foi tudo feito embaixo das cobertas, não? Então não houve exatamente uma economia por ter deixado de pagar míseros 17 milhões de impostos. Pagando abertamente 60 milhões de euros, teria tirado fácil o Neymar do Santos.
 
Sobre o lance de Neymar ontem, minha p*** pros espanhóis! Driblar, ainda mais em direção ao gol, é falta de respeito agora? Eu acho válido até quando é no meio de campo. Futebol é isso, carai: provocar faz parte, nunca foi contra as regras, e não é falta de respeito, é jogo. Cabe ao adversário saber lidar. Ainda mais quando o cara dribla em direção ao gol, como Neymar fez. Ah, pra porra esse futebol moderno que pra tudo tem um mimimi.
 
Neymar é acusado de corrupção por enganar Santos
neymar-se-lamenta-no-jogo-do-brasil-contra-a-colombia-na-copa-america-1434591517431_956x500.jpg
As imagens de Brasil x Colômbia na 2ª rodada da Copa América23 fotos

Neymar se lamenta no jogo do Brasil contra a Colômbia na Copa América Leia mais AP Photo/Natacha Pisarenko
A Justiça Espanhola abriu processo por corrupção contra Neymar por ter fechado, em 2011, transferência para o Barcelona ignorando o Santos com quem tinha contrato. É o que está descrito na instrução da ação iniciada nesta quarta-feira a qual o blog teve acesso. Além de corrupção, ele responde por fraude.

A ação foi iniciada por queixa-crime da DIS, que detinha parte dos direitos do jogador, e cobra dinheiro da negociação. Consultado, o Ministério Fiscal de Madrid indicou que a negociação pode constituir delitos nos artigos 251.3 (simulação de contrato) e 286bis (corrupção entre particulares) do código penal espanhol.
O juiz José Del La Mata Amaya aceitou a denúncia, e deu início à investigação e ao processo. A ação envolve outras cinco pessoas: dirigentes e ex-cartolas de Santos e Barcelona, e o pai do jogador.

A acusação por corrupção contra Neymar tem origem no contrato entre Barcelona e N&N, empresa do pai do jogador, feito em 2011. Esse determinou a negociação dos direitos futuros do jogador por € 40 milhões sem que o Santos soubesse de nada, como mostrou o blog em 2014.

Naquele ano, o time espanhol antecipou € 10 milhões à N&N, que teria de pagar um multa caso Neymar fosse para outro clube. A denúncia alega que essa operação feriu o livre mercado de transferências de jogadores. Neste caso, o Barcelona aparece como corruptor ativo, e o jogador como passivo.

Em sua instrução de acusação, o juiz diz sobre o time espanhol: “Tudo isso (contrato de € 40 milhões) com a finalidade de adquirir tais direitos fora da concorrência normal com outros clubes clubes interessados na sua contratação por valor inferior ao de mercado, e sem pagar quanto os outros clubes poderiam pagar'', Em seguida, o magistrado explica sobre craque brasileiro: “O sujeito passivo seria Neymar, por meio de seu pai e de sua empresa N&N, pois era jogador empregado do Santos e colaborador da DIS, com quem estava obrigado a colaborar, (…) na valorização de seus direitos e não na interferência na venda dos mesmos no mercado de contratações''.

E emenda: “Seu comportamento (de Neymar), apoiado pelo pai, N&N e Barcelona, implicou no descumprimento de suas obrigações o que impactou na livre concorrência de contratações.'' Na conclusão, o juiz afirma que, pela denúncia, Neymar não cumpriu com a obrigações com o Santos em benefício próprio e “por razões espúrias''. Assim, tirou do clube a chance de arrecadar € 45 milhões da sua cláusula de transferência.

Por isso que o juiz notificou o Bayern de Munique, Manchester City, Real Madrid e Chelsea para saber quais as propostas que fizeram por Neymar e avaliar o dano da falta de concorrência para o Santos.
A pena prevista no artigo 286bis é de um a seis anos de prisão por corrupção entre particulares. E pode ser aplicada uma multa do triplo do valor do ganho com a operação. O artigo 251.3 prevê pena de um a quatro anos de detenção. Embora apareça como vítima no caso de corrupção, o Santos é um dos acusados do delito de fraude de contrato.
A assessoria de Neymar ainda não fala sobre o caso. Seus advogados ainda vão preparar a defesa. Uma das linhas de argumentação deve ser que o pai do jogador tinha uma carta do Santos liberando o para negociar com outros clubes. Esse documento já foi apresentado algumas vezes pelo pai do jogador, e tem assinatura do ex-presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, um dos acusados no processo.

Mais uma alegação de pessoas ligadas ao jogador é de que ele teria direito de jogar onde quisesse. Assim, não teria como ferir o mercado de transferência porque escolher um clube ou outro.
Outro ponto levantado por pessoas ligadas ao Barcelona é de que a Justiça Espanhola, em processo movido pelo Fisco, já multou o clube em € 13 milhões pela negociação do jogador. Teoricamente, essa decisão determinava que o dinheiro de € 40 milhões era referente a salários.
Esse novo processo contra Neymar, aliás, não tem nenhuma relação com aquele movido pelo Fisco. Mas o juiz já determinou que os documentos da outra ação sejam anexados a essa denúncia.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

A coisa tá cada vez mais séria
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo