• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Neymar: O melhor jogador Brasileiro Pós-Pelé

Mas Espanha e Alemanha estão revelando bons jogadores ultimamente. Quem parece que parou foi a Itália, que sempre teve boas revelações.
 
Se não houvesse um êxodo tão grande de jogadores indo pra Europa, o futebol sulamericano em seus clubes seria praticamente imbatível, ainda mais que a capacidade de revelaçao de grandes jogadores europeus já não é a mesma de outros tempos.
Ai que tá.
Se não houvesse êxodo, aqui seria muito forte sim.
Como era no passado do final dos anos 80 pra trás.

Com o exodo só faz sentido dizer que aqui ainda é tão forte se os europeus estivessem levando apenas os pernas de pau e deixando os craques com a gente.


Melhorou bastante nos ultimos 2 ou 3 anos.
Mas ainda os melhores no auge continuam indo pra lá.
O que conquistamos foi que estamos segurando a jovem promessa até o inicio dos seus vinte anos e trazendo os ex-craques com trinta e poucos, ao invés de traze-los com trinta e muitos.

Mas o auge do craque continua não sendo aqui.
 
Não consigo ver o futebol que vocês vêem nesse português mal-caráter.

Se não acompanha os jogos, olhe ao menos seus números. Tem noção do que é 100 gols em 105, sendo que ele NÃO É o centroavante? :think:

Completo demais. Finaliza, corre, dribla, cabeceia. Muito bom mesmo. Se fosse no CM, ele seria aquele cara que seria SEMPRE titular, ora no meio/ataque, ora na ponta...:lol:

Concordo com o Elessar, e vou mais além: tem grandão que tomaria uma bela piaba de time daqui. Inter de Milão, por exemplo, na fase em que tá, poderia tomar uma bela piaba do Vasco, e o Arsenal poderia tomar um passeio do Corinthians. Ou não, afinal futebol é mais imprevisível que outros esportes.

"PODERIA". Mas é o que o FUSA disse: Olha o elenco do Inter. Só dos brasileiros. Todos ali seriam TOP aqui no Brasil. Lucio, Julio César, Jonathan, Maicon... os elencos dos grandes europeus são muito melhores que os nossos.

Usando o Santos novamente de exemplo, tirando Neymar, temos:
Borges: Nunca teve chance na Europa. Nunca jogaria num grande clube europeu.
Elano: Coadjuvante na Ucrânia e Turquia
Ganso: Promessa. Veremos...
Léo- Anos de Benfica. Nunca um ídolo (E Benfica não é nem sombra do que era a décadas atrás)
Edu Dracena: Não deu certo na Europa.
O resto nem vou citar pois não teria chance lá também. E estamos falando do CAMPEÃO da América, considerado o melhor time do Brasil.

Outros jogadores que hoje são "grandes nomes" no futebol brasileiro:
-R. Gaúcho: Reinou no Barça por anos. Depois decaiu.
-T. Neves: Fracassou na Alemanha.
-Deivid: O máximo que conseguiu foi a Turquia
-Fred: Coadjuvante no Lyon
-Liedson: Ídolo. Mas no Sporting de Portugal.
-Adriano: Início excelente. Hoje não tem mais mercado
-Emerson Sheik: Só Arábia.
-D'Alessandro: Sem sucesso na Espanha

E poderia citar vários outros nomes. Nomes como Elias, Nilmar e parecidos, que saíram do Brasil com grande expectativa, lá são apenas medianos. O nível é realmente mais alto. Não tem como negar.

Se o Santos, ou Flamengo ou outro time tradicional do Brasil jogar contra a maioria dos times europeus vai ganhar com facilidade, tirando os cachorros grandes né! Acho relativo isso, até mesmo onde corre mais dinheiro.

TIRANDO OS CACHORROS GRANDES. Seriam apenas times como Valencia ou Villareal. Ou Parma/Udinese. No máximo um Totenhan. (acho que nem isso, mas tudo bem).

Elencos de TOPs brasileiros ficam muito atrás de TOPs europeus, não tem como negar. Se um dia vai mudar, não sei. Mas HOJE isso é fato.
 
Podemos dizer que nossos tops são os médios grandes de lá?

Sério, não vejo os times brasileiros jogando de igual com Barcelona ou Real Madri.

O Santos terá a chance de nos mostrar i contrário, mas acho difícil.
 
Até parece que os times brasileiros se jogarem contra os times europeus serão "sacos de pancadas".

Também concordo! Tira da Espanha o Barça e Real. O que sobra de time pra botar medo nos clubes brasileiros? Não vejo nenhum.

Tira da Italia o Milan e Inter. Que time vocês garantem que ganhariam fácil do Flamengo, Vasco, Santos, Grêmio, São Paulo, Cruzeiro e Inter? Até mesmo o Barça e Real podem perder.

Se tirar da Inglaterra o City e United também não podemos afirmar facilidades pelo lado inglês se jogar contra times brasileiros ou argentinos.

A França não acho os times tão perigosos assim. É relativo dizer quem ganha e quem perde.

O futebol europeu tem que tomar cuidado, porque muita coisa lá é pura vitrine, e se forçar um pouco essa vitrine ela quebra.

Alguém aqui acredita em sã consciência que mesmo se o Brasil tivesse uma liga de primeiro mundo, os melhores jogadores do mundo seriam eleitos como os melhores jogando na América do Sul? Eu também duvido!
 
"TIRA TODOS OS BONS, VEJA QUEM FICA".

:lol: :lol: :lol:

Não tem essa de tirar. São dos bons que estamos falando. De Messi e Ronaldo, não de Nenê ou outros medianos. Tira do Brasil os grandes, veja quem sobra. A diferença é que time médio lá tem Nilmar. Time médio aqui tem Bill.

O Brasil não tem time como Manchester, Chelsea, City, Bayern, Real, Barça, Milan, Inter....estão todos muito acima.

E Neymar só vai ser o melhor do mundo quando jogar com/contra os melhores.
 
Mas aí é que está o problema!

Na Europa não existem nada além disso. Só essas porcarias principalmente da falsa Espanha. E isso torna o mundo europeu muito pobre no quesito qualidade técnica dos times, tirando os dois melhores de cada liga. E ainda duvido dessa tal monstuosidade e "colossimo" que colocam no Barça.

Quando se fala em Europa você está falando de Europa ou apenas de Barça e Real? Ou de United e Byern? Porque pra mim uma coisa são os clubes europeus (99%) e outra são os dois times principais das principais ligas.

Não duvido do Messi ser o melhor do mundo e não duvido do Barcelona de hoje ser também o melhor time do mundo. Mas não credito 100% em tudo deles.


Futebol da espanha é sem graça, não tem competitividade (só pra dois) e isso vale para a maioria das ligas.

Coloca o Barça pra jogar no calendário brasileiro e vamos ver se eles são tão poderosos e tal ponto de aguentar o tranco. Duvido kkkkkkkkk
 
Última edição:
É, também acho que eles sofreriam horrores pra ganhar do Figueirense.

E cara, 98% do Brasil é o que? Só time grande? Olhemos um pouco pra cá. HOJE temos Santos como unanimidade de melhor time. Com DURVAL, DRACENA e afins. Depois temos um Corinthians sem brilho. Flu com alguns BONS jogadores, e o resto razoável. Flamengo, idem. SPFC apenas com Lucas, que está piorando a cada jogo. Inter com um elenco forte, mas nenhum grande craque, salvo Damião. O restante nem isso tem. Palmeiras um lixo, Cruzeiro SÓ MONTILHO... que time o Brasil tem que chegue perto desses "um ou dois" da Europa?

Olhem para os Brazucas que temos com estrelas aqui, e lembrem o que eles eram na Europa. Fred é o grande jogador do Flu. Na Europa jogou num time Francês, que nem é considerada uma liga de ponta. E não foi ídolo, apenas mais um passou pelo Lyon.

Isso é bairrismo. O que tem aqui parece lindo, e na Europa é só dinheiro, sem craques. SONHEM.

Não temos Kaka, Pato, Daniel Alves, Maicon, Julio César. Não temos nem Elias, Nilmar ou Ramires. Nem mesmo conseguimos segurar Jucilei ou Tardelli. Os melhores jogam na Europa. Os melhores times estão na Europa.

Espero que um dia mude. Mas a realidade é essa.
 
Eu não estou dizendo que essa não é nossa realidade, concordo. Só não concordo também em todo mundo achar que os times europeus são verdadeiras avenidas das vitórias se caso enfrentar times brasileiros.

Sou totalmente contra achar que jogar contra times brasileiros é o mesmo "que jogar contra times de quinta categoria". Quer queiram ou não com corrupção ou sem, com super craques ou não, o mundo futebolístico brasileiro continua e continuará sendo lider na revelação de craques e um dia podemos chegar ao nivel de organização do tal futebol europeu.

Lembro que em 2006 no mundial o mundo inteiro babou o ovo do Barcelona e quebraram a cara. E hoje? Se o Santos for a final do mundial? O Barcelona vai ganhar com certeza? Pode ser que sim ou não. E se for o Santos, vão creditar tudo só ao Neymar?

Tem mais, a liga brasileira sendo a melhor do mundo ou não nunca terá o verdadeiro reconhecimento dos europeus e principalmente do próprio povo brasileiro, pricipalmente pelo não "bairrismo" que é tratado como algo absurdamente errado.

Existe o praticante do bairrismo e existem os puxa-sacos do Barcelona e da racionalidade financeira e das Cia´s Ltdas. Quem é certo ou errado? Cada um com suas ideias kkkkkkkkk
 
Última edição:
Acho curioso como o Olórin, que já disse aqui que só vê os gols dos jogos europeus, parece ter base para julgar não só o futebol do Cristiano Ronaldo, mas também o caráter dele. Tudo isso só por ver os gols? Caramba.



Mas sobre o tópico, da mesma forma como muito jornalista ufanista vê os times e jogadores brasileiros com um ar de superioridade que não existe, tem também muito brasileiro que menospreza em exagero o futebol daqui. Tipo o Neithan, que quando citou os jogadores mais conhecidos fez questão de enfatizar os fracassos, e não as conquistas, e que no começo do ano debochou da imprensa por considerar os times daqui favoritos na Libertadores (sendo que não só o Santos acabou campeão, como nos últimos SETE anos o Brasil sempre teve pelo menos um finalista, e foi campeão 4 vezes - ou seja, é óbvio que os times daqui sempre entram como favoritos).
 
Nos últimos anos principalmente na Alemanha e na Espanha tem sido revelados jogadores de potencial, porém o resto do futebol europeu estão muito aquem disso vide Italia, Inglaterra, etc.
Nas copas os sulamerianos estão mostrando que podem disputar com os europeus, vejamos pelas seleções, tirando a Espanha e a Alemanha, as seleções europeias não tem nada demais hoje em dia.

Superestimamos demais o futebol brasileiro ou superestimamos demais o europeu?
Brasileiro por natureza ja tem uma mania de achar que tudo que vem de fora é melhor, isso é típico de uma ex-colônia europeia.

É lógico que o futebol brasileiro tem muiiiitos problemas agora como o Knolex observou, muitos só veem os lados negativos do futebol brasileiro e esses mesmos só veeem os positivos do europeu.
 
A questão ainda é, porque jogadores que fazem sucesso aqui e todos babam ovo dizendo que os times que tem esses jogadores são foderozassos, quando estes vão pra europa todo mundo não considera esses times foderozassos idem? Sendo que esses times geralmente pegam só os melhores nossos e juntam com melhores do resto do mundo inteiro.

Ter Robinho e Diego no Santos fazia a gente dizer que aquele time era MEGA-HYPER DO CARALHO. O time que tem os 2, mais craques italianos, mais craques ingleses, mais craques argentinos, etc, é só vitrine. É puro marketing.


Claro que nenhum europeu vai vencer com facilidade um grande daqui.
Da mesma forma que o Brasil de 2006 que era considerado a volta do futebol arte perdia do México, empatava com Bolivia, etc.
O futebol está num patamar que nem sequer o Kuwait os grandes tem vencido com goleada. O Brasil tem nem sequer conseguido fazer mais do que 2 gols nesses timecos. Bobos por enquanto só os San Marinos e alguns da oceania, que não possuem futebol profissional em seus territórios.


Mas se for colocar o Barça pra jogar o Brasileirão. Eu tenho certeza absoluta que ele seria campeão. E com algumas rodadas de antecedencia. Idem pro Real. Idem pra qualquer grande europeu de hoje. Mas óbvio que perderiam jogos. Mais óbvio ainda que poderiam ser eliminados em mata-mata por um time copeiro.

Os médios brigariam por Libertadores.
Ou alguém já esqueceu que a maioria dos jogadores que babamos em cima hoje em dia tem ido pra times médios europeus. Elias foi pra time grande? Luis Fabiano veio de time grande? O Tardelli que os atleticanos veneravam e foi artilheiro do brasileirão, é o quinto reserva de um time russo.
Não que sejam ruins. São todos bons jogadores. Excelentes jogadores. Só não tinham espaço no elenco dos gigantes europeus. Simples assim. "Sobraram" pros médios.
 
FUSA disse:
Mas se for colocar o Barça pra jogar o Brasileirão. Eu tenho certeza absoluta que ele seria campeão. E com algumas rodadas de antecedencia. Idem pro Real. Idem pra qualquer grande europeu de hoje. Mas óbvio que perderiam jogos. Mais óbvio ainda que poderiam ser eliminados em mata-mata por um time copeiro.


Eu concordo com a marioria das coisas que tu disse. O problema é que muitos olham os gols do campeonato espanhol e assistem ao Barceona tocando 5 no Levante, dai pensam que aqui a coisa seria diferente. Seria sim. Tocaria 2 ou 3 a 0. E seria mais se o nosso campeonato fosse melhor organizado, com datas Fifa não tirando os principais jogadores dos clubes. Aliás times como a Inter de MIlão em certas partidas do Brasileiro jogariam sem nenhum titular visto que estes seriam convocados.

E tem que parar com esse papo besta de que o Mundial FIFA de alguma forma serve como tira-teima para saber quem é o melhor. Qualquer um sabe que os europeus não ligam para esta competição. E que os sul americanos suam sangue para ganhar. E mesmo assim perdem. E quando ganham temos que admitir, salvo as excessões que justificam a regra, foi na sorte, num lance casual com o goleiro fazendo milagres. É assim mesmo. O futebol deles, que preza pela tática e organização em campo, ainda é imensamente superior ao nosso, que tem muita força de vontade mas a grande maioria dos jogadores (e treinadores) não sabem o que fazer quando pegam uma equipe que toca a bola como o Barcelona.
 
O lance é que times como o Barcelona e alguns poucos (a maioria é um futebol a meu ver pobre) que prezam pela tática e organização em campo, e que mesmo assim são imensamente superiores não significam que ganhariam fácil de alguns times até mesmo da Argentina e do Brasil. (a lógica é essa)

Realmente a qualidade técnica do Barcelona, Real, United, Byern Munich, Milan, Inter, Liverpool são excelentes, superiores de qualquer time do mundo. Esse reconhecimento é lógico, que por sua vez está atrelado ao total profissionalismo embutido nas ligas europeias e dos megas milhões de euros colocados.

O triste é a desconsideração e proclamação de fracassos aos times brasileiros em prol da Europa. Times do Brasil mesmo em inferioridade técnica podem e sempre vão surpreender qualquer adversário que tiver pela frente, seja Milan ou o invencível Barcelona; coisa que a maioria dos clubes da rica e organizada Europa não conseguem. Essa é minha opinão.
 
Última edição:
Acontece que esses grandes clubes europeus chegam a ser melhores que muitas seleções, se for colocar no papel. Eles possuem os melhores jogadores de cada Seleção, formando assim um grande time, que fica difícil de jogar de igual para igual com eles. Fora a disciplina, questões físicas e tudo o mais que envolve os clubes de ponta na Europa.

Basta ver o Robinho, que era fraco quando saiu daqui e hoje ganhou massa para aguentar mais as partidas. O mesmo aconteceu com Kaká e tantos outros jogadores. Não duvido que seja diferente com o Neymar quando este for para a Europa.

Não é questão de desmerecer os clubes brasileiros, mas os gigantes na Europa estão muito acima do nosso futebol em praticamente todos os sentidos. Isso não significa que não podemos vencê-los, mas as chances são menores, tanto que o futebol é conhecido por ser imprevisível.
 
Não é questão de desmerecer os clubes brasileiros, mas os gigantes na Europa estão muito acima do nosso futebol em praticamente todos os sentidos. Isso não significa que não podemos vencê-los, mas as chances são menores, tanto que o futebol é conhecido por ser imprevisível.

Que é bem diferente da lógica europeia. Ainda bem rsrs
 
E tem que parar com esse papo besta de que o Mundial FIFA de alguma forma serve como tira-teima para saber quem é o melhor. Qualquer um sabe que os europeus não ligam para esta competição. E que os sul americanos suam sangue para ganhar. E mesmo assim perdem. E quando ganham temos que admitir, salvo as excessões que justificam a regra, foi na sorte, num lance casual com o goleiro fazendo milagres. É assim mesmo. O futebol deles, que preza pela tática e organização em campo, ainda é imensamente superior ao nosso, que tem muita força de vontade mas a grande maioria dos jogadores (e treinadores) não sabem o que fazer quando pegam uma equipe que toca a bola como o Barcelona.
Até estão vendo a competição com olhos melhores, mas certamente é no máximo o terceiro campeonato na prioridade dos torcedores e do clube. Atrás da liga nacional e da CL.
Aqui o mundial é o primeiro disparado e incomparável.

Nos ultimos tempos os times sul-americanos que venceram o mundial jogaram como nós costumamos chamar de "jogar como time pequeno". Na retrancassa e buscando 1 bola apenas no jogo.
Mas normalmente essa tática nós brasileiros chamamos de "jogar como time pequeno" quando são os outros que fazem. Quando somos nós que fazemos é chamado de "nó tático" ou "inteligencia tática", etc.
Nos ultimos 10 anos só teve 1 time que tentou jogar de igual pra igual com um europeu. Que foi o Boca em 2007. E levaram uma trolha gigantesca do Milan.

1 jogo nós podemos muito bem vencer. Mesmo porque é um jogo que envolve não só técnica, mas emocional, físico, vontade, etc.
Coloca 10 jogos entre o campeão europeu e sul-americano hoje em dia. Vamos ganhar 1, 2 jogos, talvez 3. Mas o confronto seria vencido pelo europeu.
 
O que seria mais certo então?

Valorizar mais a Libertadores em detrimento do mundial assim como fazem os europeus em relação a Liga dos Campeões onde pouco se lixam para o mundial?
 
Não tem certo.
Cada um faz o que quer.

Tem que arcar com as consequencias apenas.
Que nem nós brasileiros que desprezávamos a Libertadores até quase os anos 90. Pra só depois virar de fato uma obsessão de todos os clubes daqui. E vimos argentinos deslancharem em titulos. Nos ultimos 20 anos nós é que temos dominado a competição. Podia ter sido assim desde o inicio.
 
Acontece que a Champions League é muito mais rentável para os clubes do que esse mundial.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo