• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ney Franco: ‘Ganso foi fritado’

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Ney Franco: ‘Ganso foi fritado’

Durou um ano a passagem de Ney Franco no São Paulo. E um mês após sair o treinador resolveu romper o silêncio diante das seguidas críticas de jogadores do clube, em especial de Rogério Ceni. Em setembro de 2012, num jogo pela Sul-Americana, torneio que o São Paulo conquistou, o goleiro gesticulou e reprovou publicamente uma substituição de Ney Franco, que o repreendeu.

INFOGRÁFICO: A trajetória de Ney Franco à frente do São Paulo

Desde então, a relação se deteriorou. O treinador diz que o goleiro extrapolou os limites do campo, participa da vida política do clube e mina, nos bastidores, profissionais cujas contratações não o agradam. Ney Franco revela que uma das vítimas da “fritura” de Ceni é Paulo Henrique Ganso.

Como encarou as críticas de alguns jogadores após sua saída?

No início, fiquei surpreso. Já passei em várias equipes e sempre saí numa boa, com o desgaste natural de um técnico. Mas é preciso filtrar algumas coisas. Fiquei um ano no São Paulo e, na primeira parte, o trabalho foi muito bom, com título. Havia quatro anos que o clube não conquistava um título, havia três que não ia para a Libertadores. Assumi um time que estava ganhando um jogo e perdendo outro no Brasileiro. Fizemos a melhor campanha do segundo turno (em 2012). Havia um diálogo, e este comando perdemos depois, na Libertadores. Sei que são declarações infelizes, que se aproveitam do momento.

Por parte do Rogério Ceni?

Talvez pelo problema que tivemos. Não sei se ele leva isso até hoje. O tempo dirá quem está certo. Fechamos bem o ano (2012), ele na dele, e eu fazendo o meu trabalho com respeito. Só que, a cada turbulência, esse assunto voltava. Não sei se ainda mexia com ele.

Rogério extrapolou os limites de um jogador?

Sem dúvida. Extrapolou o limite. Até participa da vida política do clube, há uma disputa por seu apoio político. Ele tem consciência do que representa.

E isto atrapalhou seu trabalho?

Em 2013, não tive nele o capitão de que precisava. Havia a preocupação de quebrar marcas individuais. Até em contratações: se chega um nome que é do interesse dele, ele fica na dele; se não é, reclama nos corredores. E isso chega aos contratados, como Ganso, Lúcio. E eu, como técnico, ficava no meio disso.

A evolução do Ganso pode ser prejudicada por Rogério?

Ganso chegou num ambiente... Percebeu claramente as coisas. Chegou ao ouvido dele. Havia uma fritura por trás e pode atrapalhar. Nos corredores, era o que se escutava, que quando Ganso jogava o time tinha um jogador a menos.

É difícil que um profissional não aprovado por Rogério dê certo no São Paulo?

Mais ou menos isso. Se está bom para o Rogério, este profissional vai bem. Se não, se chega um profissional que ele não concorda, a tendência é ser minado. E nos dois últimos meses de trabalho eu sabia que havia interesse de parte do grupo na minha saída. Depois, Rogério disse que meu legado no clube foi zero. Antes de trabalhar no São Paulo, vários jogadores da base do clube se valorizaram comigo na seleção. Quando cheguei, Jádson e Osvaldo cresceram. O Lucas teve um boom e foi negociado. E subi jogadores. Além de termos ganho a Copa Sul-Americana no fim de 2012.

E o Mílton Cruz (auxiliar técnico do São Paulo)?

Ele é muito ligado ao clube. Em qualquer problema que envolva alguém que tenha poder de convencimento no São Paulo, ficará deste lado. Antes da minha queda, me foi dito que ele já tinha ligado para outro treinador. Fico à vontade para falar, porque não tive qualquer problema direto com ele. No primeiro treino, eu e meu auxiliar (Éder Bastos) o chamamos para o campo. Ele não quis. Não o afastamos. Meu auxiliar foi massacrado. Ele trabalha muito e, pela primeira vez, vi um profissional ser penalizado por trabalhar muito. Se ele tirou espaço de outro, é porque este profissional não ocupou um espaço.

E você achou que agora era hora de se posicionar?

Ele (Rogério) direcionou de uma forma que, se o São Paulo não der certo na temporada, eu sou culpado. Se der certo, é porque chegou outro treinador e consertou. O time era quinto colocado quando saí. E não é verdade que estava mal fisicamente. Tenho os dados. E alguns jogadores que estão no clube me ligaram, dizendo que não concordam com a forma como as coisas aconteceram, como estou sendo tratado. Mas têm medo da forma como Rogério lida. Nem tudo foi minha culpa. Há uma oposição declarada, uma pressão no clube minando o trabalho. Não era o Ney Franco, era qualquer um que estivesse ali.

Já recebeu convites para voltar a trabalhar?

Tive três sondagens de clubes da Série A do Brasileiro. Em duas não tive interesse. A outra, que me interessou, foi do Fluminense. Eles me ligaram, mas fecharam com Vanderlei Luxemburgo.

Acha que pode se queimar?

Eu tenho conquistas, não é um momento ruim que vai apagar tudo o que já fiz. Agora quero ver jogos, repensar, ver o que deu certo no São Paulo e o que não deu. E não vou ficar me culpando por tudo. Espero pegar um time de Série A que possa ganhar a Copa do Brasil ou o Brasileiro, embora, em tese, quem trocar de técnico no Brasileiro será por estar embaixo na tabela.

Você se vê numa elite de técnicos brasileiros?

Acho que sim. Tenho uma média de um título por temporada. Quem pegar o currículo vai ver. Tenho conquistas e também revelei muitos jogadores. Outro dia mesmo fiquei feliz por ter sido lembrado pelo Renato Augusto. Toda mudança de técnico que acontece em clubes grandes me procuram. O que já fiz me credencia a dirigir qualquer equipe. Não vou deixar as críticas me jogarem para baixo.

Você se arrependeu de ter deixado a CBF antes das Olimpíadas?

Nunca, de forma alguma. Foi uma decisão madura, tomada de forma segura. E a passagem pelo São Paulo foi boa, pelo título sul-americano, pela valorização e pela parte econômica. Quem sabe no futuro, com novos títulos, não volto para a CBF para dirigir a seleção principal? É um sonho.

Por falar em seleção, como viu o trabalho do Felipão e o título da Copa das Confederações?

Felipão e Parreira têm experiência de seleção brasileira. E Felipão é expert em competições de tiro curto, em fechar o grupo e fazer os jogadores darem o máximo. E, ao contrário do que se prega, é antenado, sim. Conhece o futebol europeu. Ele mobilizou o time e deu à seleção muita disciplina tática.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/campeonato-...ranco-ganso-foi-fritado-9366926#ixzz2bCWdGGT3
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

É.
O Ceni que só os torcedores não veem.

E eu confio no Ney Franco nesse sentido, apesar de como técnico eu tenha minhas ressalvas.
 
Ceni é um pau no cú, sempre foi.

Só não vê quem não quer. Arrogante e mala demais. Vai ver é por isso que representa tão bem o SPFC. Tem a cara da torcida.
 
Texto sobre o caso, Arnaldo Ribeiro:

Rogério Ceni: o mito, a panela, a aposentadoria, o legado, o futuro...

Devo ter escrito mais de uma dezena de textos sobre Rogério Ceni, desde que o conheci, como reserva de Zetti, cobrindo o São Paulo, em meados dos anos 90. Sou quase obrigado a voltar ao tema agora. As declarações de Ney Franco sobre ele, embora bombásticas e escancarando de forma cristalina a crise sem precedentes no São Paulo, não me surpreendem - e vou tentar explicar aqui os motivos nas próximas linhas.

Em primeiro lugar, as qualidades de Rogério Ceni... Um goleiro, sem igual. Nunca haverá outro como ele. Bom goleiro. Além disso, fez mais de 100 gols e mais de 1000 jogos por um mesmo time. Por isso mesmo incomparável.

Fora de campo, incomparável também. Nível intelectual acima da média, profundo conhecedor de tática e estratégia no futebol. Também vaidoso, um tanto quanto ciumento e péssimo perdedor. Não aceita derrota e não sabe reagir bem a ela. Assim, tornou-se alvo fácil e preferido de qualquer torcedor que não seja são-paulino e também da mídia.

Pois bem. Rogério, em tese, tem mais quatro meses de carreira...Vai se aposentar aos 40 anos, depois desta trajetória sem igual.

E esta trajetória está em risco. Seu clube pode cair para a segunda divisão e começam a pipocar opiniões desabonadoras sobre o seu comportamento - vide a entrevista de Ney Franco.

Ney não mentiu. Carregou um pouco nas tintas, ferido pelos últimos acontecimentos, mas não mentiu.

Rogério Ceni, talvez involuntariamente e pelo tempo de casa, faz parte da panela que governa o vestiário do São Paulo por décadas. Ele, o eterno auxiliar técnico Milton Cruz e companheiros da comissão fixa do São Paulo - um diferencial no passado, um problema no presente.

Para alguém de fora triunfar com essa panela é complicado... Técnicos de futebol, de quaisquer perfis, sofrem (Adilson, Ney Franco, Leão e outros tantos que o digam). Jogadores do tamanho ou 'maiores' que Ceni (com mais lastro internacional, como Lúcio e Luís Fabiano) e 'promessas das categorias' de base (como Casemiro) também.

A panela do CT - agora fortalecida, pela saída do dirigente Adalberto Baptista, pelo afastamento de Lúcio, pela presença de Paulo Autuori - governa e convive muito bem com treinadores com 'afinidades ideológicas' e jogadores experientes, mas subservientes também.

Juvenal Juvêncio, presidente do clube, que meteu os pés pelas mãos e se perdeu, tentou dissolver a panela (sob o escudo de Adalberto Batista) e encaminhar a aposentadoria de Ceni. Perdeu. Percebeu que, às vésperas de nova eleição, poderia ver seu time na série B.

E devolveu plenos poderes a Ceni e cia. Agora, o goleiro e capitão, com os escudeiros Autuori e Milton Cruz, herdam a missão de um final de ano digno para o clube e digno também para o maior jogador do São Paulo em todos os tempos. E só.

Se o legado de Ney Franco para Rogério Ceni e seus companheiros é "zero, zero e zero", eles têm de se preocupar em não deixar legado pior para quem vier em 2014.

Quando pendurar as chuteiras, Rogério Ceni pode se tornar treinador ou dirigente do São Paulo. Capacidade ele tem. Mas só será um técnico ou um dirigente bom se tiver aprendido lições de ambiente nos seus tempos de atleta.

Será que ele consegue?

________

Foi educado demais, mas a imprensa não pode chamar jogador de pau no cu (viva Milton Leite!)
 
Foi educado demais, mas a imprensa não pode chamar jogador de pau no cu (viva Milton Leite!)
Isso porque Arnaldo ribeiro é são paulino, né? Tem esse desconto.
Ceni=Raul.
Merece os elogios como jogador com conquistas para os são paulinos. Fora dessa esfera fica complicado.
 
Acho que só torcedor do São Paulo que gosta mesmo do Rogério Ceni.

Quanto ao Ganso, pode até ter essa queima interna, coisa que eu não duvido, mas é claro que seu futebol está fraco a um longo tempo. Até no final de seu tempo no Santos ele estava jogando muito abaixo do "normal" ou que havia jogando ao lado do Neymar.

E acredito que o São Paulo tem tudo para se reerguer no próximo ano. O Rogério Ceni se aposenta finalmente do gol.
 
Que o RC e o Ney não deram liga isso nunca foi novidade. Isso se viu desde o começo da Sulamericana quando bateram de frente no jogo com a LDU de Loja. Só que a coisa não se restringe só a ele. Outros jogadores também se posicionaram igual.

Agora quanto a "fritar" o Ganso ele nunca publicamente se posicionou contra. Alguns repórteres de rádio e jornal que cobrem diariamente o SPFC se manifestaram isso.

O tempo é o senhor da razão.
 
Mas é foda também.

Por um lado, o Ganso tá ruim há muito tempo.

Por outro... se porventura o cara quer provar que pode ser diferente, dá com a cara na parede ao sentir que a opinião do ambiente, que diz "não, você é essa bosta mesmo".

Personalidade cristalizada, diriam os psicólogos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo