• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Netflix] Stranger Things

Adorei a última temporada, mas porra... era pra ter terminado.
Sim. Toda aquela "epicidade", a sincronia absurda de elementos e a convergência de forças por uma causa, a superação da Eleven, etc. tinha cara de final definitivo. Agora vão fazer uma temporada derradeira bem meia-boca e terminar com um gosto amargo.
 
acabei a quarta temporada!

Realmente o Dustin é o cara!
@Omykron era tio do Eddie e não pai ou eu to maluco?
acredito que a Max será peça chave na quinta, provavelmente virando como eu team Vecna...
 
Agora vão fazer uma temporada derradeira bem meia-boca e terminar com um gosto amargo.
será? Os caras são criativos demais, a criação do Vecna/Um/nome da criança que esqueci foi sensacional.
Acho que Max virará algo meio estranho na próxima.. aguardando...
 
Estou começando a ver a quarta temporada agora. Acabei o terceiro episódio, e, por enquanto, contrariando minhas expectativas depois de duas temporadas ruins, estou gostando bastante. Alguns personagens continuam não passando de cabides de atores (Will, Mike, Jonathan), mas, por sorte, não se perde muito tempo com eles; ainda assim, melhor seria se estivessem em coma.
 
Terminei ontem de assistir. Gostei bastante até o último episódio, que foi um martírio, com um clímax de duas horas todo quadradinho em que tudo acontece exatamente do jeito que se supunha. Todo mundo ganha o seu momento de diálogo relevante em que os sentimentos e a forma com que os personagens devam ser percebidos pelo espectador são diretamente declarados, e acaba sendo constrangedoramente artificial. Parece o tipo de episódio redigido com base em uma checklist de tudo que poderia ser reclamado no Twitter. Nos 30 minutos de epílogo, deixei rodando enquanto fazia outras coisas, porque minha boa vontade com a série já tinha se esgotado.

Os Duffer precisavam tomar aula com o último episódio da segunda temporada de Castle e o último da quarta temporada de Bosch para aprender como se faz um season finale.
 
SPOILERS! (S1 a S4)

Eu vi a série nos idos de 2016, 17, e, apesar de ter gostado, saí meio decepcionado, porque o hype ao redor da série estava gigantesco, bastante gente bem emocionada. De forma que fui esperando uma história complexa, ou uma série de explodir cabeças em algum sentido... mas, ao final, a série acabou me soando como um filme muito longo de sessão da tarde. As referências aos anos 80 ou me passavam totalmente batidas, ou não ressoavam muito em mim... Até porque os filmes dos anos 80 estão num lugar meio secundário na minha memória afetiva, peguei bem mais os filmes dos anos 90 e de até meados dos 00s.

Mas como de 2016 pra 2023 foram 50 anos em 7, já comecei prematuramente a ficar com certa nostalgia de coisas que assisti na época e quis assistir de novo, já sabendo e disposto a curtir algo na vibe de sessão da tarde. E dessa vez gostei demais da série. Muito divertida e redondinha, a despeito da simplicidade da história. Incluindo a segunda temporada: também enxuta, desenvolve (por exemplo) Dustin e Steve, Eleven e Harper, traz a personagem da Max, desenvolve um pouco até o seu irmão Billy (o que culmina no seu desfecho na temporada 3). Até o episódio dos punks também gostei (não entendo do que reclamam, eles são tão caricatos quanto quaisquer outros grupos que aparecem no decorrer da série).

A terceira temporada também é muito boa, toda uma pegada diferente, bem mais colorida, e com ótimo desfecho: essa fórmula de missões paralelas cumpridas conjuntamente de forma muito sincronizada já começava a ficar saturada, mas, no último episódio, meteram um alívio cômico muito foda, mataram dois personagens (Bill e Harper) de forma significativa, e mudaram o status quo dos personagens principais: fizeram os personagens "crescerem", abandonarem o RPG (dando os jogos para Erika) e abandonarem o círculo de amizades como ele existia. A série poderia muito bem terminar por aí mesmo... Diga-se de passagem, é até pouco coerente com esse espírito de coisas que Mike, Will e Dustin venham novamente a entrar em um grupo de RPG na quarta temporada.

Temporada esta me pareceu inchada demais. Os primeiros episódios começaram bons, como a Eleven sem poderes, a Max deprimida, etc., até culminar no excelente encerramento do quarto episódio. Mas depois a série parece inchar e descambar ao mesmo tempo. O arco da Eleven na base militar, por exemplo, foi bem inútil - ela já tinha resolvido sua relação com o "pai", trazem o cara de volta para ao final ela terminar, em relação a ele, do mesmo jeito que começou. E também se põe a resolver um problema criado artificialmente ("Eleven tem demônios no seu passado, matou todo mundo!" (....) "Ah não, foi o Vecna!"). Aliás, a história do Vecna também não achei grande coisa, preferiria que o monstro fosse meramente um ser sobrenatural ligado à depressão, por exemplo (até porque que tosqueira foi essa?). O arco do Will e Mike também foi bem chato: o cúmulo é a side quest de, ao invés de levarem-nos direto para base da Eleven, inventam que, antes, eles precisavam de um hacker, e isso rende uma visita bem bizarra à casa de Suzie.

A parte na União Soviética foi igualmente bem arrastada, e pediu mais suspensão da descrença - uma coisa é uma história com tom fantástico e infantil numa cidade fictícia de interior, outra é suspender a descrença numa prisão soviética... Quando Harper chega magro em Hawkins e isso deveria ser motivo de peso emocional, o que ocorre, na realidade, é uma certa dissonância emotiva, porque a sensação que a série passa é que, na maior parte do tempo, ele vinha tendo uma grande aventura a la Indiana Jones, e não que sofria um cativeiro real... Enfim, por aí vai. Preferia uma série curtinha com episódios de 50 min cada um, pra maratonar em dois ou três dias. Episódios de 1h30, 2h, 2h30, sempre me faziam pensar "putz grila, agora a história desenvolve!", mas acabavam sendo episódios longos meramente porque tinham muitos grupos de personagens separados... Perdeu toda a dinamicidade da coisa que era um elemento essencial das temporadas anteriores.

Mas enfim, no geral a série é muito foda e já ganhou lugar, por si mesma, no panteão da cultura nerd, muito além de ser mera dita "homenagem" aos anos 80 (mesmo porque "homenagem" em TV/cinema tende a ser mero eufemismo pra cópia ou inspiração excessiva).
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo