1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Nelson Rodrigues

Tópico em 'Autores Nacionais' iniciado por Ronzi, 21 Dez 2007.

  1. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Com essa nova edição muito bacanuda da Ediouro, o mais maldito de todos os escritores nacionais, Nelson Rodrigues, voltou a ser encontrado nas estantes da livrarias, coisa que infelizmente andava difícil.

    Dessa nova edição compre três livros: A Vida Como Ela É, Elas Gostam de Apanhar e O Casamento, já tinha o Homem Proibido numa edição de 1959 que "herdei" de meu pai (leia-se surrupiei descaradamente).

    na minha humilde opinião, Nelson Rodrigues foi um dos maiores dramaturgos e escritores da sua geração e também da literatura nacional. Seus contos sempre mostram um lado dramalhão-romantico, mas com uma imagem crua da sociedade carioca que sempre foi sua inspiração.

    Infelizmente acho que pouco é falado sobre esse autor qe tanto contribuiu para a evolução da literatura no Brasil.

    Alguém mais gosta de suas obras?

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    o artigo da Wiki sobre ele.
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    Eu gosto muito do Nelson Rodrigues. Na realidade, antes eu tinha um certo preconceito contra ele, de que ele só falava de sexo e traição (culpa daquele especial "A Vida como ela é" da Globo =P ). Aí conheci trabalhos como O Beijo no Asfalto e Valsa nº6 e não teve como não me encantar pelo trabalho dele. É um olhar tão atento ao 'ser' humano - de suas qualidades até às mesquinharias, que não tem como não se ver refletido em algumas situações colocadas ali.
     
  3. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Sim, é o que acho. Apear de enredos extremamente caricatos, ele apresenta situações onde o leitor muitas vezes se identifica com algum aspecto da personalidade da personagem.
     
  4. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Nelson Rodrigues é sensacional, antes de conhecer sua obra, também o via muito associado somente ao sexo.

    O sexo com certeza é uma parte importante de sua obra, mas não é só isso, ele também faz críticas sociais e fala de outras coisas.

    Talvez por ser flamenguista, um dos trechos que mais gosto dele é esse:

    " Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo a camisa é tudo. Já têm acontecido várias vezes o seguinte: quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

    Detalhe: O cara torcia pro Fluminense, tem que ser bom demais pra falar uma coisa dessas.
     
  5. Pveti

    Pveti Usuário

    O Nelson foi apresentado para mim com o especial da Globo.
    Meu professor colocou 2 episódios pra nossa sala ver e fiquei fascinado pegando o livro(a vida como ela é) imediatamente após aquela aula.
    Pra mim tudo bem se ele falasse só de sexo e traições e etc, pois como ele fala que é ilário
    Na verdade só conheço ele por isso( Sexo...) e não tive preconceito nenhum e nem conhecia os outros lados dele(criticas sociais???). Vou procurar saber mais...
    Já começa agora
    Anica, do que fala O Beijo no Asfalto e Valsa nº6????
    Abraço a todos
     
  6. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

  7. Pveti

    Pveti Usuário

    Salve pessoal!!!
    Pra mim, tanto faz quem responda.
    Brigadão Ronzi (Outra vez)

    Caricas!!!
    Acabei de ler a sinopse do "O beijo no Asfalto". Genial!!!!
    tenho que ler (ou seria assistir????) imediatamente...

    O Valsa n° 6 também é interessante
    Caçapa, e eu não conhecia esse trabalho do Nelson Rodrigues (que é brasileiro...)
    Ainda bem que tenho o fórum e pessoa de boa vontade como vocês pra trazer a luz do conhecimento a mim.
    Obrigado Mesmo a todos que fizeram (e participam) desse fórum...
    Abraço
     
  8. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    Nunca encontrei nada do Nelson Rodrigues para ler. Já esbarrei com essas novas edições na livraria, mas o preço não ajudou...

    De tanto que eu ouço falar nele, de tanto que ele é citado, ele é um dos autores brasileiros que eu mais tenho vontade de conhecer.

    Até hoje só vi alguns textos no colégio. A apostila trazia um pouco da obra do Nelson, só que não dava nem idéia da importância do trabalho dele. :(
     
  9. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    Ger, realmente o preço das novas edições é meio salgado. Dá uma olhada no www.estantevirtual.com.br, lá vc encontra muita coisa boa e barata.
     
  10. Anica

    Anica Usuário

    Entoncis, eu conhecia Nelson dramaturgo, no final de semana comecei a ler "A vida como ela é..." e agora estou ainda mais apaixonada pelo trabalho dele. Tudo bem, alguns elementos até são repetitivos (por exemplo, marido que fica com dor de dente quando mulher vai parir ou ainda, as tragédias dos casais acontecerem sempre próximas ao casamento, etc.) mas são as figuras que ele cria que fazem as histórias valer.

    Agora pouco estava lendo "Feia Demais" no ônibus e não conseguia parar de rir, por causa de momentos como quando dizem para o sujeito que a namorada dele é feia demais:

    :lol:
     
  11. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Ótimo!

    "Feia Demais" eu ainda não li, mas depois disso deu vontade...
     
  12. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    O mais legal desse conto é quando ele realmente percebe que a mulher é uma baranga :lol:

    Nelson rodrigues tinha um que de marginal em sua literatura, mesmo sendo supermelodramatico e tals. ele gostava de mostrar os pequnos traços psicológicos, preconceitos e costumes da sociedade carioca através de seus damalhões.
     
  13. Mavericco

    Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

    Estou me sentindo exatamente assim, agora que estou começando a ler algumas peças dele... Outra coisa que eu acho muito bacana também (e que a Barbara Heliodora sempre destacou), e que é característica de todo grande dramaturgo, é a forma e a potência com que ele dá às personagens, tornando-as de fato vivas e palpitantes... No caso do Nelson, como nós somos meio que contemporâneos dos seus personagens, o efeito é ainda mais mágico e mais chocante, além de dar ao texto da peça em-si um estatuto de maior representabilidade do que se lermos outra peça menos contemporânea...
     
  14. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Em falar em Nelson Rodrigues... estão apresentando - até 5 de maio, eu acho - a peça Vestido de noiva no CCBB... queria muito ir, mas é de noite(21:30) lá no centro da cidade - longe pacas da minha casa... sem condições de ir :(
     
  15. SenhorK

    SenhorK Usuário

    O bukowski brasileiro.
     
  16. faoliveira

    faoliveira Hobbit Bonzinho (ou não)

    Buk <3

    Nunca li Nelson ainda :/ mas conheço algumas frases deles e com isso já tem minha simpatia “Amar é ser fiel a quem nos trai”. Ainda consertarei esse erro e o lerei!
    Tem um texto muito bom sobre ele,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  17. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Eu li "A vida como ela é" há uns três anos atrás, e realmente a humanidade do texto é imensa... tem bastante sacanagem sim (rs), mas retrata muitas vezes o que as pessoas escondem por trás de suas "máscaras sociais" no dia a dia.

    Outra frase dele, meio sádica, é "O mineiro só é solidário no câncer", da peça "Bonitinha porém ordinária" (só vi o filme, e é bem pesadinho, mas a frase é impactante e, pra mim, é basicamente o centro da trama).
     
  18. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu praticamente gosto de tudo do Nelson Rodrigues, desde que não seja nada relacionado a futebol :lol:
     

Compartilhar